quarta-feira, 29 de abril de 2020

A COVID-19, A VERDADE & O CRISTÃO CRISTÃO.

LEIA TAMBÉM:
O Cristão & A Política Partidária: Reflexão
https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/09/o-cristao-politica-partidaria-reflexao.html?m=1


Raramente escrevo sobre política. E quando o faço, não escrevo na perspectiva do político-partidário e do ideológico. Não posso, como pregador do Evangelho, colocá-lo a serviço dos mesmos, rebaixando-o a tanto. Quem leu a minha Série, ainda inconclusa, QUESTÃO DE IDENTIDADE: Cristãos Cristãos Ou Modernos Cruzados? há de se lembrar. Então, o que faço? 
Quando escrevo, levo o cristão autêntico (E é sempre a ele a quem me dirijo primeiramente.) a refletir sobre o seu lidar com o político-partidário e ideológico, sem se perder ou perder aquela "pureza e simplicidade devidas a Cristo"  de que Paulo falou e... quem lê, entenda.
Há duas verdades  aprendidas e a serem ditas sobre a pandemia do Coronavírus, mas, deixarei para o final. O que importa dizer, a partir deste parágrafo, é a dificuldade que alguns estão tendo em lidar com a pandemia, os seus números e, principalmente, com a verdade. Os fatos mencionados a seguir exemplificam o que pretendo dizer:
1 - MATÉRIA DE UM JORNAL DE DIREITA:
"Jornalista da GloboNews planta o terror e é detonado por Hang: "É um idiota ou mal-intencionado?".
2 - O QUE DISSE O JORNALISTA DA GLOBO E DE ESQUERDA:
“Amanhã, o Brasil possivelmente ultrapassa a China em número de mortos pela Covid-19, apesar de ter 1/7 da população. Sim, a China não é transparente nos números, mas há subnotificação no Brasil. E lá concentração de mortes era em Wuhan; no Brasil, está mais pulverizado, de SP a AM", escreveu Guga Chacra.
Nota: o texto do mesmo jornal, bolsonarista, reproduz o que disse o jornalista. 
3 - O QUE MAIS REPERCUTIU O JORNAL CONTRA O JORNALISTA:
"O empresário afirmou que fez um levantamento onde comprova que o Brasil está em 52º lugar no mundo por número de mortes por 1 milhão de habitantes."
Nota: Aqui o jornal está repercutindo a fala de Luciano Hang, identificado pelo jornal como político e empresário (Havan) contra o jornalista Guga Chacra. E a notícia, melhor, a repercussão da mesma pelo jornalista, vistos pelo empresário com um ato de terror.
A questão de ver e problematizar as coisas apenas na perspectiva do político-partidário e ideológico, fazendo política no seu pior sentido, está em: a) Não procurar entender o que é dito, principalmente quando se trata de um adversário; b) Desdizer o que ele não falou. c) E, obviamente, faltar com a verdade. 
Refiro-me tão somente à verdade concreta e que não pode e nem deve ser relativizada: números, fatos e dados, isentos do uso e do discurso político em torno dos mesmos. Trata-se de uma utopia nesse infeliz momento da nossa nação.  E passo a mostrar por que.
4 - OS NÚMEROS DA PANDEMIA NA FALA DE VOSSA EXCELÊNCIA, O SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA, recentemente: "70% da população será infectada".
5 - E A FALA DO PRESIDENTE, NÃO TOCARIA O TERROR?
A minha primeira reação (E após análise, obviamente.) foi procurar entender o quanto o sr. Presidente estava errado e precisava ser compreendido. Pois, 70 por cento de uma população estimada em 220 são 154 milhões de pessoas E, com uma taxa de letalidade na média de 5%, teríamos 7,7 milhões de mortos.
Qualquer não eleitor, não simpatizante ou jornalista de esquerda poderia, com os dados que apontei, voltar todas as suas baterias contra o Presidente. 
Quando publiquei um artigo falando sobre isso, um bolsonarista me alertou de que 5% seria um percentual super-faturado. E que lera um outro artigo, no qual era dito que a taxa real seria de 0,03.
Refazendo os meus cálculos, se é que estou certo pois não sou matemático, a projeção seria de 46 mil mortes. E, sendo mesmo assim, os números continuariam assustadores. E mais aterrorizantes, se algo realmente pode ser feito para evitar. Eu continuo a orar e a crer que o Senhor Jesus Cristo e o sol hão de se tornar o diferencial a nosso favor, que o clima tropical, embora no seu Inverno, diminua a capacidade de estragos da doença. 
6 - NADA MAIS TEMERÁRIO, usando eu do adjetivo mais suave, do que um posicionamento político-partidário e ideológico perante o desconhecido: de um vírus, provavelmente manipulado em laboratório, e da real projeção de sua desgraça em números por países e realidades sócio-econômicas diferentes. Pouco se sabe sobre a doença, em seus desdobramentos, além dos seus números de infectados, mortos e curados. E pior: com os dados, devido ao ambiente da política no mal sentido, também podendo ser manipulados. Foi o que procurei fazer ver os irmãos no  meu já referido artigo, A COVID-19, A FALA DO SR. PRESIDENTE & Atos Nossos de Cada Dia. 
7 - DUAS VERDADES 
(que vamos aprendendo e precisam ser ditas com a pandemia):
i - O Coronavirus mostra o quanto é possível que se cumpra as OCORRÊNCIAS previstas no Livro do Apocalipse. E, então, o que a humanidade terá pela frente, para um futuro possivelmente breve? 
Ocorrências que levarão à devastação de um terço da vegetação e a morte também de um terço da vida aquática. Parece o fim do mundo? Então imagine o sol reduzido em um terço da sua claridade e a morte de um terço da população da terra, óbvio que por guerras, epidemias e desastres naturais. Quem viver verá; e quem estiver aqui não terá como escapar. Minha oração é, lembrando-me de uma irmã quando muito atribulada: Jesus, me leva! Antes ou, se for o caso, no Arrebatamento da igreja. Quem lê entenda. 
ii - AS AÇÕES REGULADORAS, dos organismos mundiais (OMS, por exemplo.) a prefeituras municipais, no ensaio de um  ESTADO CONTROLADOR por vir, no governo do Anticristo. E estamos de novo lidando com as profecias do LIVRO DO APOCALIPSE. 
- É aceitável, numa democracia, o governo, em qualquer de seus níveis, proibir reuniões para cultos religiosos? Desde que a real motivação seja a saúde pública, sim. Mas, não foi apenas o que vimos. Vimos também denúncia de culto nos lares de evangelicos sendo proibido; o  interrompimento de uma missa,  realizada às portas fechadas,  por poucas pessoas e transmitidas para muitos; enfim, excessos que precisamos sabemos se de um agente isolado do Estado ou orientação do próprio Estado, e ambos inaceitáveis. 
- É aceitável o Estado intervir na vida doméstica do cidadão? Desde que para proteger a vida e a dignidade humanas, sim. Imagine se polícia não interfere numa casa, na qual o marido espanca a esposa e quer violentar sexualmente os filhos? 
Todavia, se as razões alegadas for ou dissimular supressão do direito à liberdade religiosa e à educação dos filhos nos valores primeiramente de seus pais, no seu lar e nas comunidades, o cristão precisa colocar a sua obediência a Deus e sua Palavra acima da submissão ao Estado. Foi o que fizeram os crentes da Igreja primitiva com relação ao Império Romano. 
Uma das consequências, óbvio, tomando Pedro e Paulo como exemplo, foi o martírio de muitos. Todavia, não os imagino (E nem o ensino e o exemplo de Cristo nos autorizam a fazê-lo.) amaldiçoando os seus algozes e desejando-lhes a morte seguida do inferno de fogo. E por quê? 
Eles, por uma questão de identidade, se sabiam primeiramente cidadãos dos céus e, naquelas circunstâncias, ovelhas para o matadouros. Pois, jamais quereriam, renegando ao ensino e o exemplo de Jesus, se incluir entre os "dominadores deste mundo tenebroso". Fazendo prevalecer, por imposição e não pelo convencimento, a sua fé, os seus valores e a sua visão cristocêntrica de todas as coisas. 
Felizmente, ainda não lidamos com as mesmas circunstâncias. Mas, a Bíblia nos previne que iremos lidar: 

"E sereis odiados de todas todas as nações, por causa do meu nome."

Aqui, é preciso enfatizar: uma coisa é ser odiado sem causa, a exemplo de Jesus; outra, é se fazer odioso e com toda a razão e legalidade dada. 
E como lidar com circunstâncias semelhantes a dos apóstolos (E muitos dos nossos irmãos em várias partes do mundo já estão.), sem sequer saber lidar com o político-partidário e o ideológico? 
Aí é preciso lábios e coração convertidos ao Senhor Jesus. Os mesmos que aos cristãos (Cristãos?) têm faltado,  principalmente tratar, não apenas com a Covid-19, os seus  números e os dados;  mas, principalmente, com os seus desafetos. Embora o cristão cristão jamais possa ser inimigo de ninguém (1 JOÃO 3:14).
E agora imagine os lábios e o coração para a oração, a qual deve preceder as nossas ações, visando a garantia de uma maior eficácia... Até mesmo, se for o caso, no âmbito do político-partidário e ideológico. 
Infelizmente, parece que, para a grande maioria, é impossível transita-lo se perder ou já ter perdido aquela "pureza e simplicidade devidas a Cristo". E de novo: quem lê, entenda. E se o leitor quiser realmente ver em sua real dimensão o que afirmo, te convido leitura de SOBRE O JEJUM DO DIA 05 DE ABRIL: VOCÊ OROU? COM QUE LÁBIOS??? 

LINKS:
-https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/20175/jornalista-da-globonews-planta-o-terror-e-e-detonado-por-hang-equote-um-idiota-ou-mal-intencionado

SOBRE O "JEJUM do DIA 05 de ABRIL ": Você Orou? Com Que Lábios??? E Com Que Coração?
https://missaoimpactar.blogspot.com/2020/04/sobre-o-jejum-do-bolsonaro-voce-vai.html?m=1

OBS. : O link deste blog, se não abrir diretamente, acesse pela data (Anos e mês.) da publicação.
Meditação: Livro do Profeta Daniel 12:8-10.


IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 
Obs.: não abrir, copie e cole o link na página de busca do Google ou o acesse, neste blogue, pela data da publicação.

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário