quinta-feira, 2 de abril de 2020

NT: DADO IMPORTANTE.

ALTERAÇÃO NOS EVANGELHOS & NT? 

J. Harold Greenlee diz que as citações da Escritura nas obras dos primeiros escritores cristãos são em número tão grande que é virtualmente possível reconstituir o Novo Testamento (...).
Em referência as citações em comentários, sermões, etc, Bruce Metzger reitera a declaração acima, dizendo: "De fato, essas citações são tão vastas que, se todas as demais fontes de conhecimento sobre o texto do Novo Testamento fossem destruídas, sozinhas essas citações seriam suficientes para a reconstituição de praticamente todo o Novo Testamento." 
(...) 
Sir David Dalrvmple estava refletindo sobre a preponderância das Escrituras nos escritos antigos, quando alguém lhe perguntou: "Supondo que o Novo Testamento houvesse sido destruído, e se tivessem perdido todas as suas cópias, seria possível até o fim do terceiro século reconstruí-lo novamente a partir dos escritos dos pais da igreja do segundo e terceiro séculos'.
Após uma prolongada investigação, Dalrymple chegou à seguinte conclusão:  "Veja aqueles livros. Você se lembra da pergunta que me fez sobre o Novo Testamento e os pais? Aquela pergunta despertou a minha curiosidade, e, como eu conhecia todas as obras existentes dos pais do segundo e terceiro séculos, comecei a pesquisar e, até agora, já encontrei todo o Novo Testamento, com exceção de onze versículos".
Extraído de EVIDÊNCIA QUE EXIGE UM VEREDITO, de Josh Mcdowel). 

Simplificando Ao Máximo:
Mesmo sem os CÓDICES ALEXANDRINO, SINÁITICO E DO VATICANO, de séculos antes do Islam e sem as traduções, de desde o Século II (Peshita, etc. ),  ainda assim todo o NT estaria conservado.
Mcdowel era ateu e tornou-se cristão, tentando negar a Bíblia: convenceu-se de
que não poderia fazê-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário