sábado, 2 de maio de 2020

POR QUE JESUS FOI A CRUZ? E Qual A Origem da Fé Cristã???




1/ PRA INÍCIO DE CONVERSA:
A FÉ CRISTÃ VEM DE ANTES  OU DEPOIS DAS RELIGIÕES?
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. 
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.
(PRIMEIRA CARTA DE PEDRO 1:18-20)

A fé cristã, na vinda do Messias, antecede as religiões e, em resumo, testemunham sobre ela:
1 - A PRIMEIRA PROFECIA da Torah, dada pelo próprio Deus (TORAH, Livro da Gênesis 3), estando Adão e Eva ainda no Éden;
2 - A observação do SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS, após o pecado de Adão (GÊNESIS 4) até a vinda "do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (EVANGELHO, João 1:29 e 36);
3 - A INSTITUIÇÃO DO SISTEMA NA LEI, por Deus, através de Moisés, sendo os sacrifícios diários e anual, no Grande Dia da Expiação (TORAH, Livro de Levítico 5, 16, etc.).
4 - PROFECIAS DE DAVI, descrevendo cenas da CRUCIFICAÇÃO, mil anos antes do fato (SALMO 22,,69, etc.).
5 - A PROFECIA DE ISAÍAS, cerca de 750 anos antes, falando o PORQUÊ da Crucificação, capítulo 53. E o primeiro africano convertido à fé cristã seria pela compreensão da profecia de Isaías (ATOS DOS APÓSTOLOS 8).
6 - O FATO de Jesus prever a sua Crucificação antes do ocorrido (EVANGELHO, Mateus 17:22-23), etc.) e ter mostrado as MARCAS aos discípulos, após ter ressuscitado, conforme previu (EVANGELHO, João 20:24-29, etc.)
7 - E o dado mais importante de ser esta a MENSAGEM DO EVANGELHO e o tema da pregação dos seus apóstolos e primeiros discípulos, os quais foram TESTEMUNHAS OCULARES dos fatos prédios, ocorridos e comprovados.
EM TEMPO:
O que fiz foi apenas um resumo, mas, uma análise pormenorizada é feita num longo artigo meu, disponível no meu blogue.
.
Abram, por favor, o LINK.
https://missaoimpactar.blogspot.com/2017/02/endo-deus-jesus-foi-cruz-por-que.html?m=1
FALTOU DIZER
que cada sacrifício oferecido, desde Abel (Filho de Adão e Eva) eram ATOS PROFÉTICOS E SIMBÓLICOS do que viria fazer Jesus. E que a CARTA AOS HEBREUS traz a interpretação divinamente inspirada do SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS e o seu cumprimento na pessoa e obra expiatória do Messias. 


2/ O ARTIGO PROPRIAMENTE DITO:

Epígrafes:
- “Procuravam, pois, prendê-lo; mas ninguém lhe deitou as mãos, porque ainda não era chegada a sua hora.
(EVANGELHO DE JOÃO 7:30)
“Porque eu dou a minha vida para retomá-la.
Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la.”  (EVANGELHO DE JOÃO 10:17-18)
- “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.”
     (LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS 20:28)
.
.
Este artigo é também publicado com o seguinte título: SENDO DEUS, JESUS FOI A CRUZ. POR QUÊ? (Fraqueza Ou Força Na Evidência de Uma Vitória Ao Nível Cósmico???) 
E a razão está no fato de que, sendo Deus a parte primeiramente ofendida pelos pecados de todos os homens, somente Ele poderia a todos perdoar. E o fez com o sacrifício de Si mesmo, na pessoa de Jesus Cristo. Pois como está escrito, "o salário do pecado é a morte; mas, o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."


I – NÃO HÁ RAZÃO PARA ESPANTO:
DEUS NOS AMA. E ISSO É TOTALMENTE BÍBLICO.
.
Quando este tema entra em discussão, no grupo de debates Bíblia & Alcorão / Facebook, pessoas sem a devida compreensão do grande amor de Deus pelo ser humano tendem a ficar escandalizadas. Principalmente os adeptos de religiões não e anticristãs. Recentemente fui questionado por um islâmico, o qual fez a seguinte objeção: “tu acreditas que Deus desceria do céu pra ser dominado com (por) suas próprias criaturas na terra?”
Porém, a resposta e o porquê são simples e podem ser assim resumidos:
- PARA cumprimento das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia.);
- PORQUE morrer, na Bíblia, jamais significou deixar de existir;
- ALÉM DE DEIXAR EM EVIDÊNCIA a Sua completa vitória em nível cósmico sobre o Mal, representados pelo pecado, a morte e Satanás. Em suma: Deus, na pessoa de Jesus, nos ensinou (e o fez na prática) a vencer a maldade, fazendo o bem (EVANGELHO DE MATEUS 5:38-48). Coisa impossível para o Diabo e para aqueles que se fizeram seus capachos (E da mentira, do ódio, da vingança, dos assassinatos, etc.). Pois, como disse Jesus, Satã veio somente para roubar, matar e destruir (EVANGELHO DE JOÃO 10: 10).  E nunca foi novidade que os emissários do Diabo, em seu engano religioso, façam as obras dele, em nome de Deus. Ou de um suposto.
PALAVRAS DE JESUS (aos judeus incrédulos):
- "Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." 
 (EVANGELHO DE JOÃO 8:43-44)
.
PALAVRAS DE JESUS (aos seus discípulos):
- "...virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus." (16:2)
.
INICIALMENTE, 
pretendo falar de forma resumida sobre estes tópicos. Para, depois, aprofundarmo-nos, citando e interpretando vários textos bíblicos. Será um artigo-estudo longo; porém, esclarecedor do por que Jesus, mesmo sendo Deus, assumiu a forma humana e ter ido à Cruz, para salvar os pecadores. Então, pegue a sua Bíblia ou a acesse pela internet e confira. Embora inúmeras passagens, da NVI em especial, serão aqui transcritas.
.
II -  A IMPORTÂNCIA DO CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS.
.
Lembra-nos de que o Deus bíblico NÃO mente. Ao contrário, p.ex.,  do deus corânico, que mente, se assume agente de uma mentira, tentando negar a Crucificação, além de ordenar a mentir (SURAS 4:157-158, 16:106; 3:28). O Deus da Bíblia fala a verdade; exige que os seus filhos o façam; e vela por cumprir as Suas Palavras, ditas através dos profetas.
LIVRO DE JOSUÉ 21:45:
- “Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.”
.
III – MORRER JAMAIS SIGNIFICOU DEIXAR DE EXISTIR.
.
Até os meros mortais, quando morrem fisicamente, NÃO perdem a existência  (Consciência do ser e de si mesmos.). É que nós nos tornamos eternos, a partir do nascimento. Deus, em se tratando da Eternidade, não teve início e nem terá fim. Ele é antes de todas as coisas e também do próprio tempo. E nisso se verifica OUTRO DIFERENCIAL de Jesus com relação aos seres humanos:
.
- “Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se".
Disseram-lhe os judeus: "Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão? "
Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! " (EVANGELHO DE JOÃO 8:56-58)
Nota:
Abraão tinha existido cerca de DOIS MIL ANOS ANTES de Jesus humanizar-se, assim como Deus já o fizera na Torá (LIVRO DE GÊNESIS, capítulo 18).
.
MORRER NÃO É DEIXAR DE EXISTIR / DEMONSTRAÇÕES:
1  -  
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”
 (LIVRO DO APOCALIPSE 6:9-10)
2 –
- “E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (EVANGELHO DE LUCAS 23:39-43)
3 –
- “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (EVANGELHO DE LUCAS 16:22-31)
Notas:
i - NEM MESMO NO ALCORÃO a morte significa deixar de existir. Na SURA 19:68-73,  alega-se que todos, sem exceção, passarão pelo lugar de tormento, companhia dos demônios. Alega-se também (e erroneamente) que alguns seriam salvos; mas.... através das boas obras. Jesus, porém, disse (e com séculos de antecedência) que NÃO há como alguém deixar àquele lugar (de tormento) e ir para o Paraíso, representado metaforicamente pelo “seio de Abraão”. E isso não apenas refuta o Alcorão; como, também, o conceito católico-romano de Purgatório.
- SURA 19:68-73:
Por que não recorda o homem que o criamos quando
nada era?
Por teu Senhor, que os congregaremos com os
demônios, e de pronto os faremos comparecer, de joelhos,
à beira do inferno!
Depois arrancaremos, de cada grupo, aquele que tiver
sido mais rebelde para com o Clemente.
Certamente, sabemos melhor do que ninguém quem
são os merecedores de ser ali queimados.
E não haverá nenhum de vós que não tenha por ele,
porque é um decreto irrevogável do teu Senhor.
Logo salvaremos os devotos e deixaremos ali,
genuflexos, os iníquos.
Quando lhes são recitados os Nosso lúcidos versículos,
os incrédulos dizem aos fiéis: Qual dos dois partidos, o
nosso ou o vosso, ocupa melhor posição e está em
melhores condições?”
.
ii -  UM DOS MALFEITORES CRUCIFICADO COM JESUS, TENDO SE ARREPENDIDO,  SEQUER PASSOU PELO SUPOSTO TORMENTO DA SURA CORÂNICA. Ele foi direto com Cristo pro Céu.
O Messias havia dito a ele, um pouco antes de morrer: "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso." (EVANGELHO DE LUCAS 23:43). E é este o destino dos que reconhecem a Jesus como Senhor e Salvador, após deixarem esta existência. (CARTA AOS FILIPENSES 1:21-24).  Enquanto que aos islâmicos, segundo o próprio Alcorão, resta o Inferno. E... uma promessa de saída, impossível biblicamente de ser cumprida.
.
iii – Por uma questão de ESTUPIDEZ TEOLÓGICA, o islamismo prega a salvação por obras. E isso, depois de passar a pessoa pelo lugar de tormento e companhia  dos demônios, no (Ou para o?) enfrentando do Juízo Final.
PROBLEMA: Biblicamente falando, ninguém se salvará por boas obras (LIVRO DE GÊNESIS, capítulo 15; CARTA AOS GÁLATAS, capítulo 03, etc.). E o Juízo Final NÃO irá absolver (justificar) ninguém. Todos os que passarem por ele serão  condenados. De modo que LIVRO DO APOCALIPSE 20:11-15 desmente (com séculos antecedência) a “salvação” prometida na Sura 19:67-73.
- LIVRO DO APOCALIPSE 20:11-15:
"Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.
Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.
Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.
Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo."
Nota:
Somente serão salvos aqueles que têm os seus nomes escritos no Livro da Vida. Ou seja: os cristãos, nascido de novo e autênticos seguidores de Cristo, conforme palavras do próprio Jesus (3:5 e EVANGELHO DE LUCAS 10:17-20, etc.). 
.
.
.
IV -  EVIDÊNCIA  DA VITÓRIA
EM NÍVEL CÓSMICO DE JESUS.
.
Trata-se da vitória definitiva contra os principais inimigos do ser humano: o pecado, a morte e o Diabo.
- Sendo imaculado, Jesus venceu o pecado (PRIMEIRA CARTA DE PEDRO 1:18-20).
- Por ter vencido o pecado, Ele venceu a morte; a qual NÃO pode desintegrar o seu corpo físico (APOCALIPSE 1: 17-19).
- E tendo vencido a morte, consumou Sua vitória sobre o Diabo, que a instigou, quando fez o homem pecar e condenar-se ao Inferno, com a perda da comunhão que tinha no Éden com Deus (LIVRO DE GÊNESIS 3: 22-24, CARTA AOS HEBREUS 2:14-16, CARTA AOS ROMANOS 3:23).
Tendo esclarecido que, na Bíblia, morrer jamais significou deixar de existir, este artigo, em forma de estudo irá se fixar no primeiro e no terceiro aspectos da resposta: o CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS  e na compreensão da VITÓRIA EM NÍVEL CÓSMICO de Jesus.
A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO,
cabe, ainda, dizer que a VITÓRIA FÍSICA E MATERIAL de Jesus Cristo sobre os inimigos de Deus e do seu povo (Na terra representado pelos cristãos e judeus que irão se arrepender  e, finalmente, reconhecê-Lo.  ) está reservada e prevista para a Sua segunda vinda. Deverá ocorrer num futuro que eu, espero, próximo. Talvez não passe deste século. E o que fora, p.ex.,  profetizado por Davi (SALMO 02), mil anos antes da primeira vinda; e pelo profeta Zacarias (LIVRO DO PROFETA, capítulo 12), 450 anos antes; está, desde o final Século I, minuciosamente descrito no LIVRO DO APOCALIPSE (Capítulos 12, 13, 16:12-16, 19:11-21) e em outras escrituras do Novo Testamento, como SEGUNDA CARTA AOS TESSALONICENSES, capítulo 01 e 02.)        
.
.
.
V -  SOBRE O CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS,
NA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO:
.
1- LIVRO DE GÊNESIS, capítulo 03, primeira profecia bíblica sobre O Messias (Jesus Cristo):
i  - ELE  seria descendente da mulher: HUMANIZAÇÃO;
ii - ELE feriria a cabeça da Serpente, Satanás: GOLPE MORTAL e  VITÓRIA EM NÍVEL CÓSMICO SOBRE O MAL;
iii -  PORÉM... ELE também seria ferido no calcanhar  (INDICATIVO DA CRUZ).
E POR QUÊ???
Porque se trata de um  princípio bíblico, assim enfatizado pelo escritor da CARTA AOS HEBREUS (A qual faz a interpretação divinamente inspirada do SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS, observado desde o princípio do mundo e estabelecido na Torá.): “sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” (9:22).
.
- “Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".”
(LIVRO DE GÊNESIS 3:14-15)
Nota:
A PARTIR DESTA PROFECIA, passou a ser observado o SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS na Bíblia. E foi esta a única forma de culto aceita pelo Deus bíblico, até a vinda de Jesus, "o cordeiro de Deus que tira a pecado do mundo" (EVANGELHO DE JOÃO 1:29 e 36).
Abel (LIVRO DE GÊNESIS, capítulo  04); Noé (Capítulo 08); Abraão (Capítulo 15 e 22); Moisés (LIVRO DE ÊXODO) e povo judeu observaram-no. Tanto que o sistema foi instituído na Lei (LIVRO DE LEVÍTICO.), por Moisés.
A vida religiosa dos judeus não girava apenas em torno da observância da Lei. Mas, e principalmente, em torno daquele sistema de culto: diário e anual. 
A Lei, com suas severas ordenanças, nunca serviu para justificar a ninguém, diante de Deus. Pela Lei, o indivíduo apenas vê agravar-se a sua condição de pecador. Já a forma de culto, através do Sistema de Sacrifícios Substitutivos é que conferia ofertante a aceitação por parte de Deus. O Sistema apontava profética e simbolicamente para a expiação e obra propiciatória (Redentora.) que viria fazer "o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", Jesus Cristo.  
POR OUTRO LADO....
Não há uma sequer menção na Bíblia ao culto islâmico da Caaba (SURA 3:96) e nem mesmo à tal Caaba (Suposto primeiro templo "monoteísta" erguido na Terra). Reproduzirei, ao final, SETE PONTOS que desmentem àquela Sura e fazem a completa  e definitiva refutação às suposições islâmico-corânicas.
.
2 - SALMO 22, 69 e outros de Davi: descrevem, MIL ANOS ANTES dos acontecimentos, CENAS DA CRUCIFICAÇÃO e situações ocorridas nos Evangelhos.
.
3 - LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 53: explica o PORQUÊ da crucificação, cerca de 750 ANOS ANTES, nos seguintes termos (Versículos 4 ao 11):
.
- “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 
(...)
Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.
Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.”
Nota:
Isaías é o profeta mais citado por Jesus. Embora Ele tenha feito referência a vários outros e ao Antigo Testamento, de forma geral (EVANGELHO DE LUCAS 24:17-27, etc.)
.
4 – OS LIVROS DE GÊNESIS,  ÊXODO E DE LEVÍTICO (AT), corroborados pela CARTA AOS HEBREUS (NT).
Neles, como eu já disse,  é observado o SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVO. E aquele sistema de culto (O único aceito  por Deus, no Antigo Testamento, até a Vinda do Messias.) APONTAVA SIMBÓLICA E PROFETICAMENTE para a Morte e Ressurreição redentoras de Jesus Cristo.
-  DEMONSTRAÇÃO  (01):
Se alguém pecar, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, ainda que não o saiba, será culpado e sofrerá as conseqüências da sua iniqüidade.
Do rebanho ele trará ao sacerdote um carneiro, sem defeito e devidamente avaliado, como oferta pela culpa. Assim o sacerdote fará propiciação em favor dele pelo erro que cometeu sem intenção, e ele será perdoado.
É oferta pela culpa, pois com certeza tornou-se culpado perante o Senhor". (TORÁ, Livro de Levítico 5:17-19)
DEMONSTRAÇÃO 02:
- “Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.
Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.”
- “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.”   (CARTA AOS HEBREUS 9:11-12 e 27-28)
DEMONSTRAÇÃO 03:
- “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim.” 
(João Batista, EVANGELHO DE JOÃO, O APÓSTOLO, 1:29-30)
Nota:
João Batista é profeta também reconhecido pelo Alcorão (SURAS 3:39, 6:85,etc.) Ele, porém, nasceu antes de Jesus assumir a forma humana. E quando João diz que Jesus existia antes dele, dá dando testemunho da Eternidade de Cristo: salienta o diferencial de Jesus dos seres humanos.

.
5 – AS PALAVRAS DE JESUS ANTES DE SUA RESSURREIÇÃO:
.
- “Eles saíram daquele lugar e atravessaram a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde eles estavam,
porque estava ensinando os seus discípulos. E lhes dizia: "O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará". (EVANGELHO DE MARCOS 9:30-31)
.
- “Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (EVANGELHO DE LUCAS 22:19-20)
.
“Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim". Ele disse isso para indicar o tipo de morte que haveria de sofrer.”  (EVANGELHO DE JOÃO 12:32-33)
.
6 – PALAVRAS E DEMONSTRAÇÕES DO PRÓPRIO JESUS, DEPOIS DE MORTE E  RESSURREIÇÃO REDENTORAS:
.
“Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! ".”
(EVANGELHO DE JOÃO 20:25-28)
.
- “Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos.
Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? "
"Que coisas? ", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.
Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram;
e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.
Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro
e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo.
Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram".
Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!
Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? "
E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.”
(EVANGELHO DE LUCAS 24:17-27)
.
– LIVRO DO PROFETA ZACARIAS, escrito cerca 450 ANOS ANTES.
Prevê o futuro reconhecimento dos judeus de Jesus como o Messias. Visto que os seus pais (no passado) rejeitaram-No. Observemos, todavia, que até a rejeição (LIVRO DO PROFETA ISAÍAS, capítulo 53.) fora também prevista. Também Jesus preveniu Seus discípulos sobre o fato. Num futuro, que eu espero breve, o povo judeu irá reconhecer a Jesus como o Messias prometido, porque assim está escrito e Deus não mente:
- “Naquele dia, quando todas as nações da terra estiverem reunidas para atacá-la, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todas as nações. Todos que tentarem levantá-la se machucarão muito.
Naquele dia deixarei todos os cavalos em pânico e os seus cavaleiros loucos", diz o Senhor. "Protegerei o povo de Judá, mas cegarei todos os cavalos das nações.
(...)
Naquele dia procurarei destruir todas as nações que atacarem Jerusalém.
E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.”
(LIVRO DO PROFETA ZACARIAS 12:3-10)
Notas:
O cenário é de guerra e marcará o fim de um período de grande perseguição ao povo judeu (LIVRO DO PROFETA DANIEL 12, EVANGELHO DE MATEUS 24, etc.).
E o Senhor Deus é bastante explicito:
- “Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.”
Precisa dizer mais???
.
.
.
VI -  SOBRE A EVIDÊNCIA
DA VITÓRIA DE JESUS CRISTO EM NÍVEL CÓSMICO.
.
.
i – OS PRINCIPAIS INIMIGOS DO SER HUMANO  são o pecado, a morte e o Diabo. Um homem pode até assassinar o outro. Porém, não tem o poder de condená-lo ao Inferno. Razão pela qual Jesus ensina aos Seus discípulos a não ter medo daqueles que podem provocar-lhes a morte. Antes, temer a Deus, o qual pode nos condenar ao Inferno.
.
- “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”  
        (EVANGELHO DE MATEUS 10:28 – ACRF)
.
ii -  JESUS,  SE QUISESSE, poderia destruir os que o levaram à Cruz. Porém, se o fizesse, NÃO se cumpririam as Escrituras. Além disso, os principais adversários (O pecado, a morte e o Diabo.) também NÃO seriam destruídos. E desse modo, Ele NÃO teria a vitória maior: sobre o mal, fazendo o bem. Ao contrário de tornar-se um capacho da maldade (Mentindo e matando.), como, p.ex., o deus e o profeta corânicos. Observem os textos bíblicos:
DEMONSTRAÇÃO (01):
- “Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.
Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles. Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.”   (EVANGELHO DE JOÃO 18:3-6)
Nota:
Eles simplesmente NÃO teriam poder para prendê-Lo e crucificá-Lo, se Ele não lhes permitisse. E Ele apenas o permitiu para cumprimento das Escrituras. Jesus sabia o  REAL TEOR DA SUA VITÓRIA. O Diabo é um adversário em nível cósmico;  e não apenas humano. As armas dele são o pecado, que nos leva à morte; e a morte leva os pecadores que rejeitam o Redentor ao Inferno. Não se vence o mal, retribuindo com o Mal com o mal, fazendo-se um capacho da maldade. Foi por isso que Jesus ordenou o contrário da Lei do Talião: amar os inimigos e orar pelos que nos odeiam e perseguem. Ora, Jesus fez exatamente o que Satanás (e os seus capachos da maldade) são incapazes fazer. Amar a todos, sem exceção, como Deus ama e demonstrar isso na prática. (EVANGELHO DE MATEUS 5:38-48).
.
DEMONSTRAÇÃO (02):
- “Disse-lhe Jesus: "Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.
Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?"
(EVANGELHO DE MATEUS 26:52-54)
.
- DEMONSTRAÇÃO 03
(EVANGELHO DE LUCAS 4:28-30):
- “Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso. Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo. Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.”
Nota:
Este fato se deu três anos antes da Crucificação. E Jesus, simplesmente NÃO lhes permitiu que O tocassem. Ainda NÃO era o tempo e NEM a Sua morte seria daquela forma: atirado de um precipício.
EVANGELHO DE JOÃO 10:17-18:
- “... eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la.”
Nota:
Precisa dizer mais???
.
EVANGELHO DE JOÃO 12:27
- "Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.”
Nota:
Jesus disse estas palavras pouco antes da Crucificação, a qual Ele previra e sabia que iria do que iria acontecer. E não impediu Sua morte (física), como impedira em Nazaré (EVANGELHO DE LUCAS,capítulo 04).
Simples assim.
.
.
.
.
iii – PARA A DEVIDA COMPREENSÃO DA VITÓRIA DE JESUS:
.
1 – A VITÓRIA SOBRE O PECADO.
Todos os homens, sendo pecadores, estão condenados à morte. E, na Bíblia, os que foram ressuscitados, tornaram a morrer. Jesus, porém, não! Ele já existia antes der ter assumindo a FORMA HUMANA, assim como Deus fizera na Torá (LIVRO DE GÊNESIS, capítulo 18):
.
- “Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se".
Disseram-lhe os judeus: "Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão? "
Respondeu Jesus: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! " (EVANGELHO DE JOÃO 8:56-58)
Nota.
EU SOU (O Senhor) é o nome PESSOAL que Deus dá-se a Si mesmo, na Torá (LIVRO DE ÊXODO, capitulo terceiro.) e está muitíssimo além do genérico (e apenas título) “Deus”.
E Jesus, depois de ressuscitado (Vencido a morte.), NÃO mais como os meros mortais, tornaria a morrer. E pôde dizer:
- “Eu sou o primeiro e o último.
Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.” (LIVRO DO APOCALIPSE 1:17-18)
Nota:
As palavras de Jesus não são de um mero mortal; mas, de quem venceu a morte. E homem nenhum tem este poder (Autoridade sobre a morte e o Inferno); só Deus.
CONCLUSÃO:
Jesus já havia dito:
- “Eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la.  
(EVANGELHO DE JOÃO 10:17-18).
.
POR QUE, ENTÃO, então, Ele se deixou prender e ser crucificado???
Além do cumprimento das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia.); além do fato que morrer jamais significou deixar de existir (e nem mesmo se tratando de meros mortais); Jesus teve a CAPACIDADE DE VENCER O MAL, FAZENDO O BEM. Vitória sobre o pecado e sobre os pecadores, instigados pelo diabo. E isso também nos faz lembrar de UM DESAFIO que ele fez aos judeus, que se recusavam a aceitá-Lo como o Messias:
.
- “Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus". (EVANGELHO DE JOÃO 8:46-47)
.
É exatamente isso que  pseudo-cristãos  e o Islamismo tem dificuldade de compreender. Porque lidam com capachos da maldade, tendo estes últimos o aval do livro que considera sagrado. Então, mentir, vingar, praticar homicídios, etc. e etc.; ao contrário de oferecer o perdão e a misericórdia, como Jesus fez, deixando o exemplo, lhes parece natural. Como se Deus aprovasse a prática do mal contra o semelhante  e Jesus, com Sua autoridade divina, não tivesse preceituado:
.
- “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 
Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".  (EVANGELHO DE MATEUS 5: 43-48)
Nota:
 Observe como Jesus deixa no mesmo (baixo) nível espiritual do Paganismo, religiões beligerantes como o Islamismo (dos mais de CEM VERSOS SANGUINÁRIOS DO ALCORÃO e o enfatizado na SURA 61:9). E, obviamente, também o pseudo-Cristianismo das Cruzadas, das guerras religiosas, etc.     
 .
2 - A VITÓRIA SOBRE A MORTE.
VENCENDO O PECADO (o mal fazendo o bem), JESUS  VENCEU TAMBÉM A MORTE. Porque a morte veio à raça humana, em função do pecado de Adão e Eva. Quando eles desobedeceram a Deus, ouvindo ao Diabo, começaram a morrer fisicamente. Perderam a comunhão como Senhor; tanto que foram expulsos do Éden e um de seus filhos (Caim) se tornaria o primeiro assassino. Jesus, porém, veio para nos redimir da triste condição de pecadores (dominados pela tendência à maldade) e sua principal consequência: o Inferno.
CARTA AOS HEBREUS 2:14-15:
- "Portanto, visto que os filhos (DE DEUS) são pessoas de carne e sangue, ele (JESUS) também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,
e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão."
.
3 – A VITÓRIA SOBRE SATANÁS: VENCENDO A MORTE, JESUS VENCEU O DIABO, instigador do pecado que levaria os homens à morte e ao inferno.
O QUE JESUS FEZ, morrendo em favor e no lugar dos pecadores?
Transferiu OS MÉRITOS DA SUA VITÓRIA sobre o pecado, a morte e o Diabo para os que Nele creem como “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.  E se não o fizesse, todos nós pecadores: a) NÃO vencemos completamente o pecado; b) também  NÃO  venceríamos à morte (E estaríamos sem direito à ressurreição, para a vida eterna.); c) seríamos, portanto, inapelavelmente condenados ao Inferno, como todos vão passar pelo Juízo Final (LIVRO DO APOCALIPSE 20:11-15).
.
.
.
VII – EM TERMOS DE CONCLUSÃO,
NUMA NOTA IMPORTANTÍSSIMA:

.
.
Só mesmo a ESTUPIDEZ TEOLÓGICA de quem escreveu o Alcorão (SURA 33:21-23), para supor: alguém passando pelo Juízo Final e sendo julgado por obras, tendo por critério aquele julgamento a santidade (e a perfeição) de Deus, seria salvo. Não há, na Bíblia,  tal possibilidade. Por isso é que Jesus veio como “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
No SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS, observado desde o Princípio, após o pecado (Abel, Noé, Abraão, Moisés.); e depois instituído na Lei, através da Torá (LIVRO DE LEVÍTICO, etc.); o pecador impunha as mãos sobre o cordeiro (ou animal a ser sacrificado). Este gesto SIMBOLIZAVA a transferência de suas culpas para mesmo; sendo, em seguida, o cordeiro sacrificado em seu lugar. O Sistema apontava profética e simbolicamente para a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, em favor dos pecadores. TANTO QUE, o primeiro africano convertido à fé cristã, converteu-se a partir da compreensão do que estou dizendo. Vale a pena ler o relato:
.
- “Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza".
Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e,
de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.
E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a".
Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? "
Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.
O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.
Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra".
O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? "
Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.
Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? "
Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".
Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.”
(LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS 8:26-38)  
.
DE NOVO, AS PALAVRA DE JESUS
(a um dos malfeitores, arrependido,  também foi crucificado com Ele:
- “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.”
MAS...
COMPARE com  as palavras de Allah, na SURA 19:68-73...
.
Enquanto o Deus bíblico, ama-os e paga um ALTO PREÇO (Preço de Cruz.) para a Redenção dos pecadores, o deus corânico se compraz  em querer e dizer que todos, sem exceção, vão para  o Inferno e à companhia dos demônios. E PIOR: como não tem compromisso com a verdade (Pois mente, Sura 4:157-158, etc, e manda mentir, Sura 16:106, 3:28, etc.), MENTE DE NOVO, dizendo que haverá saída de tal lugar de tormento. Jesus já o dissera, cerca de 700 anos antes do Alcorão, que NÃO há tal saída (EVANGELHO DE LUCAS, capítulo 16). E, por isso, nem o malfeitor da cruz passou pelo alegado na Sura 19:68-73, como quer o Alcorão.
FINALIZANDO,
uma comparação precisa ser feita: enquanto o Deus bíblico ama, ao ponto de se identificar (humanizando-se) e sacrificar a Si mesmo, em favor e por amor da Sua criatura, o que faz o suposto deus corânico? Se compraz em dizer e querer que todos os homens estejam no lugar de tormento e na companhia dos demônios. E a ainda se diz misericordioso.
Mas... que conceito estranho (pra não dizer satânico) de misericórdia é esse???
Talvez as atrocidades cometidas por Maomé contra judeus e cristãos, na Arábia do seu tempo (As mesmas hoje cometidas pelos integrantes do Terror...) poderiam explicá-lo, possível fosse. Todavia, as Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia.) nos ensina a verdadeira misericórdia de Deus, nos seguintes termos:
- "De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.
Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores."
(CARTA AOS ROMANOS 5:6-8).
(FIM)
.
.
APÊNDICE:
SOBRE O SISTEMA DE CULTO E ADORAÇÃO ACEITOS POR DEUS: SERIA MESMO VERDADEIRA A AFIRMAÇÃO DA SURA 3:96????
.
- SURA 3:96:
“A primeira Casa (Sagrada), erigida para o Gênero
humano, é a de Bakka, onde reside a bênção servindo
de orientação à humanidade).”
.
i – ENTENDENDO A SUPOSIÇÃO corânico-islâmica:
A SURA ALEGA que, numa suposta Meca, inexistente na Bíblia e sem registro na Antiguidade, teria sido construído o primeiro templo monoteísta. De acordo com o Islamismo, erguido por Abraão, na companhia de Ismael, tendo Abraão instituído ali o mesmo sistema de culto hoje ali observado em Meca.
Depois da morte de Abraão e Ismael, os árabes teriam abandonado o preceito monoteísta e introduzido formas do Paganismo. E Maomé teria vindo para restaurar o culto ao Monoteísmo.
.
ii – REFUTANDO A SUPOSIÇÃO corânico-islâmica:
Conforme foi demonstrado, com inúmeras transcrições e referências bíblicas, o único sistema de culto aceito por Deus até a vinda do “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” foi SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS. Antes observado ao ar livre. E, depois, no único lugar que Deus ordenou e autorizou para a Sua adoração: o TABERNÁCULO DE MOISÉS, que seria depois transformado no TEMPLO DE JERUSALÉM.
.
iii – DEMONSTRAÇÃO:
SETE 7 ASPECTOS
 IRRECONCILIÁVEIS ENTRE A BÍBLIA E O ALCORÃO:
.
1  – ATÉ A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO DE MOISÉS, NÃO HÁ NAS SAGRADAS ESCRITURAS (Leia-se: Bíblia.) SEQUER O CONCEITO DE TEMPLO ERGUIDO AO DEUS BÍBLICO.
Nota:
O Tabernáculo foi erguido cerca de 500 anos depois de Abraão, cuja história esta narrada no LIVRO DE GÊNESIS. E não no LIVRO DE ÊXODO, que conta com detalhes (planta, móveis, serviço e culto) a construção do primeiro templo (ou Casa) de Deus.
.
2 - O CONCEITO DE TEMPLO (Casa de Deus, ainda que móvel.) SOMENTE APARECE NO LIVRO DE ÊXODO.
Este livro traça a história do povo judeu cerca de Quinhentos anos depois de Abraão (Gênesis 15:12-21) e quatrocentos e cinqüenta anos antes de Davi. Já NO O LIVRO DE GÊNESIS, SOMENTE EXISTE O CONCEITO E A REFERÊNCIA A ALTARES.
.
3 – NÃO HÁ NAS SAGRADAS ESCRITURAS SEQUER A MENÇÃO DE QUE ABRAÃO, JUNTAMENTE COM ISMAEL, TERIA PEREGRINADO NA ARÁBIA. E MUITO MENOS QUE TENHA ALI ESTABELECIDO QUALQUER FORMA DE CULTO E CONSTRUÍDO QUAISQUER TEMPLOS.
Nota:
A única forma de culto aceita por Deus, desde o princípio, e, depois, instituída na Lei, por Moisés, foi o SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS. Sistema apontando SIMBÓLICA E PROFETICAMENTE para o que iria fazer Jesus. Nas palavras de João Batista (Profeta também reconhecido pelo Alcorão), “O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!” (EVANGELHO DE JOÃO 1:29 e 26).
.
4 – ISMAEL SEQUER É MENCIONADO NAS SAGRADAS ESCRITURAS COMO ADORADOR DO DEUS BÍBLICO.
Não se tem notícia de que tenha erguido um altar sequer; e nem que o Senhor lhe tenha falado diretamente ou com ele estabelecido qualquer Aliança. E aqui é importante novamente enfatizar que toda espiritualidade biblicamente aceitável apenas decorre das promessas e Alianças divinas.
.
5 – NÃO HÁ NAS SAGRADAS ESCRITURAS SEQUER A MENÇÃO DE QUE OS ISMAELISTAS (OU OS ÁRABES) TAMBÉM ADORASSEM AO DEUS BÍBLICO.
Seria natural, se Ismael (Como quer o delírio corânico, sobre a construção da suposta Kaaba.) tivesse se tornado em verdade um adorador do Senhor; mas, não é o que acontece. Alem destes cinco aspectos, dois outros apenas indiretamente delineados, merecerão de nossa uma maior atenção no desenvolvimento deste artigo:
.
6 – QUANDO DAS INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO DE MOISÉS, DEUS SEQUER MENCIONA A EXISTÊNCIA DE UMA SUPOSTA KAABA. E COM UM AGRAVANTE: AS INSTRUÇÕES FORAM DADAS NA PENÍNSULA ARÁBICA.
.
7 – E, FINALMENTE: QUANDO DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM, DEUS SEQUER MENCIONA (A DAVI E A SALOMÃO) A EXISTÊNCIA DE QUALQUER TEMPLO CONSTRUÍDO POR ABRAÃO E ISMAEL:
.
- "E naquela mesma noite Deus falou a Natã:
"Vá dizer ao meu servo Davi que assim diz o Senhor: Não será você quem vai construir uma casa para eu morar.
Não tenho morado em nenhuma casa, desde o dia em que tirei Israel do Egito, mas fui de uma tenda para outra, e de um tabernáculo para outro.
Por onde tenho acompanhado todo o Israel, alguma vez perguntei a algum líder deles, a quem ordenei que pastoreasse o meu povo: Por que você não me construiu um templo de cedro? "
(PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS DOS REIS ISRAEL 17:3-6).
Notas:
i - Davi recebeu esta palavra de Deus, através do profeta Natã, cerca de 950 anos depois de Abraão. E Deus disse que nunca tinha habitado e nem ordenado a construção de quaisquer casa (Templo).
ii - Deus somente ordenara a Moisés, cerca de 500 anos depois de Abraão (Suposto construtor da Kaaba, de acordo com os delírios corânico-islâmicos.) a construção do TABERNÁCULO. E este era próprio templo que seria construído por Salomão, num modelo móvel. Visto que, quando Moisés o construiu, o povo judeu estava peregrinando no deserto.
iii - Tanto o Tabernáculo, quanto o futuro TEMPLO, receberam de Deus instruções detalhadas: planta, móveis, objetos de uso, tipo de serviços prestados, etc. e etc., merecendo capítulos e mais capítulos da Bíblia, nos livros de ÊXODO e LEVÍTICO e das CRÔNICAS 1 e 2.
Conclusão: não falta RIQUEZA DE DETALHES nas Sagradas Escrituras, quando o tema é a Casa de Deus; enquanto que o Alcorão prima pela POBREZA DE INFORMAÇÃO. Numa prova evidente de que quem o escreveu sequer sabia do quê exatamente estava falando; assim como de tantos outros assuntos: Deus; profetas; livro sagrado; Jesus; Evangelho; Trindade (termo e o conceito); Monoteísmo. É “perfeita” a ESTUPIDEZ TEOLÓGICA de quem em verdade escreveu o Alcorão. Pois tal livro NÃO é corroborado pelas Escrituras bíblicas; NÃO as corrobora; como também NÃO consegue ficar sem entrar em contradição consigo mesmo. Isso leva a um adepto da religião de Maomé a todo tido de conflito e confusão.
NOTA FINAL:
Este tema é aprofundado nos seus pormenores em dois artigos, constantes do meu A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS. Eles são intitulados Kaaba: O Mito Se Sustenta Perante As Sagradas Escrituras? e Seria O Mito da Kaaba Algo Além do Que Um Mito?. Mas creio que o essencial está respondido: a tal Kaaba jamais foi construída por Abraão e nela, em termos estritamente bíblicos, não se presta culto ao Deus das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia).

Faltando ainda acrescentar: QUANDO UMA FORMA DE CULTO NÃO É ACEITA POR DEUS, TODA A PRÁTICA DELA DECORRENTE É RECUSADA PELO SENHOR. Isso não significa que algumas práticas das religiões não sejam louváveis, do ponto de vista ético e moral. E estas, geralmente, são influenciadas pelas Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia). O Alcorão, p.ex., plagia a Bíblia em muitas coisas; assim como também bebe de fontes extras (Talmude, livros apócrifos e literatura pagã.). E a forma culto corânico-islâmica, assim como de qualquer outra religião sem o Redentor, é totalmente REFUTADA pelas Sagradas Escrituras.  TUDO NOS FAZ LEMBRAR a história de Caim, que por inveja e ódio matou Abel: se o culto (oferta de adoração) não for aceito, o praticante também não (LIVRO DE GÊNESIS, capítulo quarto.

.

INFORME-SE MAIS!
BIBLICAMENTE É MELHOR.
.
- LINKS (Se não abrir, copie e cole na página de busca do Google):
.
SETE RESPOSTAS BÍBLICAS AO “CRESCIMENTO” DO ISLAMISMO (Como de Qualquer Outra Religião Sem o Redentor):
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2017/01/sete-respostas-biblicas-ao-crescimento.html
-
SETE RESPOSTAS BÍBLICAS À VIOLÊNCIA & AO TERROR.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2017/01/sete-respostas-biblicas-ao-crescimento.html
-
EM DEFESA DA BÍBLIA: A Série.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-serie.html
-
POR QUE TANTOS PASTORES E LÍDERES OMISSOS, NA DEFESA DE NOSSA FÉ, DIANTE DO MAIOR DESAFIO? (Acaso Possuem Mais Unção Que A dos Apóstolos?)
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/10/dedo-na-ferida-por-que-tantos-pastores.html



.
IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves:


OU/

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)

.
APÊNDICE:
25 Profecias CUMPRIDA [em torno da morte DE Cristo]

por Rafael Marques 

“Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas”. Mateus 26.56a

As seguintes profecias do Antigo Testamento (Bíblia Sagrada), sobre a traição, o julgamento, a morte e o sepultamento de nosso Senhor Jesus Cristo, foram feitas por diferentes pessoas, em épocas DISTINTAS, em um espaço de cinco séculos, de 1000 a 500 a.C.. Todas se cumpriram, literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário