domingo, 26 de abril de 2020

RAQUITIM (Você Gosta de Futebol? Um Conto Criado de Histórias da Vida Real)"


    


         
       i  - 
     E Raquitim era só mais um dos pirralhos aglomerados no Quadrãozão do aglomerado. No par ou ímpar, tirados, quando tirados, por último. E deixados pra lá, na banheira: caso a bola batesse primeiro neles, antes de ir para "o funnndos das redes". 
    Gol!
    E ai deles se atrapalhassem a finura do grande lance, "o momento maior do futebol"!... Cocão, cocão e cocão. Na próxima cê fica de fora, seu Fei Que Dói, Filhote de Cruz Credo! 
    ii - 
   Não era pra acontecer, mas... aconteceu: a bola melou. E Raquitim, foi muito além do esperado: deu um corte seco no beque, e depois guardou a gorduchinha nas redes. Euforia geral no Quadrãozão! É isso aí, Moleque e muito tapão na cabeça!... E foi assim que a lenda começou. 
     iii - 
  A história bem que poderia ser escrita com os  acertos da concordância Verbo-nominal. E, depois, rememorada  na voz  do mais  famoso de Os Comentaristas. 
 "Coragem para dizer a verdade": Raquitim recebeu a bola na área; deu um drible seco no beque, que chegou a cair e ficou por lá, desmoralizado  na sintética. Depois, com a categoria de quem sabe das coisas, com um leve toque de canhota, Raquitim estufou o barbante. E só faltou ele ter ido  pra galera, nas arquibancadas que nunca teve o Quadrãozão, porque o seu acanhamento  o impediu. 
     Gol!...
     iv - 
   Sempre houve, e não é de hoje, quem acompanhasse a trajetória dos inumeráveis Raquitim e por eles torcesse muito: coisa de sobrevivente. Em especial, de algumas Salomé, na juventude, e Madalenas arrependidas, agora em sua tão sofrida maturidade. Tanto-tanto que os  aconselham e por eles oram. Às vezes, dá  muito certo; às vezes, ou quase sempre, não. Nem sei se é uma questão de escolha. Talvez, de  heroísmo essa raridade em dar certo, tendo tudo de errado vindo contra. 
  É que o Raquitim  já nasceu perdendo. Mas, tinha tudo, menos, porém, o essencial para virar a tragédia do jogo, duríssimo, da vida: bola nos pés o tempo todo e, quando não, os olhos fitos nos lances em reprise na TV. Futebol na cabeça sete dias da semana e por vinte e quatro horas mesmo. E, sendo assim tão sonho, o viajar na maionese do Raquitim também nos acalentava. Brilhar na várzea; chegar às categorias de base de um dos grandes; ser a revelação do Mineiro; ascensão meteórica e sua fama ganhando o ardiloso mundo do futebol. E tudo isso, simplesmente es-tra-ça-lhan-do! Bagunçando mesmo as defesas, humilhando e destruindo o adversário.  Aquele título tão esperado; as entrevistas nos programas esportivos; o topo; enfim, a glória! 
 Depois, era encerrar a carreira, num grande  jogo de despedida; e na comunidade, continuar bancando alguma iniciativa na área social. Porém, o Raquitim, como naqueles tempos vários e hoje tantos, vinha de uma família muito pobre mas que viraria, Droga!, da pesada. E, assim, como os demais  naquela casa, já não sobrevivia; vivia e bem, mas... do consumo. 
    Pô! 
     v - 
  Ele até que fez o caminho inicial da fama. Era esperado, natural mesmo, qualquer teste na várzea e ser logo aceito.  E, ainda melhor, porque se tratava,  simplesmente, de A Escolinha. Coisa de quem pode, subsidiada e administrada por olheiros dos grandes da Capital! Raquitim agora já não era figurinha carimbada das peladas do Quadrãozão; tava de frequentar a Zona Sul. 
   O início do fim foi  ele, um camisa dez, nascido para ser o melhor do mundo, ter sido deslocado para a lateral. Esquerda. Pelo menos isso. Mas, Raquitim tinha um sonho. Por isso, até mesmo aquele tremendo vacilo dos cabeça-de-bagre dos treinadores, um dos altos preços que ele estava disposto a pagar. O futuro de quem não tem futuro é o que virá.  O resto é só desacerto,  se a gente não se acertar com Deus.
     Flagrou? 
     vi -
 Também era natural que Raquitim agradasse tanto, e fosse indicado de cara para a  base de um clube profissional. Qualquer olheiro que só enxerga o talento nisso não falharia. Mas o drama de Raquitim, repeteco: começava em casa. Pois ele levava, é verdade, a vida  num padrão muito acima do padrão das outras crianças daqueles aglomerados... Até já parecia que tinha nascido na Zona Sul. 
    vii - 
   Aconteceu de estar próximo o Regional, rural, dizem as más línguas. E a imprensa só pitaco da possível dispensa dos medalhões de O Cabuloso. Imperativo, pregava-se em todas as rodas sobre o mal momento do Rei de Copas. E daí, o aproveitamento, ainda que por experiência, dos meninos. Era a base, É nóis!  E foi, então, que a lenda começou  a tomar a dimensão do inimaginável...
    viii - 
   Ninguém ainda tinha saído da estranha grama sintética do Quadrãozão  e chegado a tanto. (Ah, a grama: implantada por uns políticos, em dias de voto de cabresto e super-faturamento, pagode e baile funk. Aglomerou!) Não, ninguém ainda a tanto se atrevera. E se atreveria? Quem, quem se atreverá? Raquitim, Véi, tava pra assinar o primeiro contrato como profissional!... Viram ele em ação e o foram buscar, mas, na várzea. Jogando, Cara, com a Dez! É que A escolinha  não sabia mesmo valorizar o puro talento! 
    ix - 
   Parecia até ser um conto-de-fadas, não constasse dos lances recorrentes de uma tragédia de 500 anos. Porque viriam as baterias e mais baterias de exames... E  o sangue de Raquitim deu: in-fes-ta-do! 
    Droga!

    "Calou-se
     a voz azul 
     da emoção. 
     Que dizer?" **
    
      x - 
  Ah, se aquela casa tivesse permitido Jesus  por sua porta entrar... Sarar todas as feridas, mudar toda a sua estrutura e, como o Salvador que é,  redimir aquela história!... A história do Raquitim. Mas, não foi isso o que aconteceu. 
   Ah, se Raquitim tivesse sido mais atleta e menos talento!
 Mais disciplina e menos naturalidade, improvisos. Descuido aqui, descuido ali, mais aquele vacilo de levar bagulho pra os filhinhos de papai da Zona Sul. 
    xi - 
  Última notícia de Raquitim, A Lenda: executado com  trocentos tiros, após ouvir dos meliantes o famigerado "Aí, perdeu!".
___________

* Pro Lucas, filho do coração; para os sobreviventes e para Júlia Gardioli. 
** Poema antecipando uma homenagem a O Locutor, quando de sua aposentadoria. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário