sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"ISLÃ X BÍBLIA" 02: SOBRE A COMPARAÇÃO ENTRE JESUS E MAOMÉ EM RELAÇÃO A MOISÉS (Ou Tréplica A Anacleto Benane Sobre Deuteronômio 18: 18 E Réplica Ao Link Pelo Mesmo Enviado).

- Sobre As Comparações: Primeira Parte.  

   INTRODUÇÃO -  No primeiro texto desta série, propus-me a demonstrar que as possíveis coincidências entre Maomé e Moisés NÃO são capazes de eliminar o fato histórico e nem o fator teológico de Cristo ter atribuído a Si mesmo a profecia e dos discípulos terem o mesmo entendimento sobre o assunto. Assim como as possíveis coincidências também NÃO podem eliminar a correta interpretação de Deuteronômio 18:18, levando-se em conta a Exegese e a Hermenêutica, mais a correção gramatical do texto bíblico. Além disso, o fato de Maomé NÃO ter sido (E NEM poderia ser.) mediador de uma Aliança tornam nulas as suas pretensões de apresentar como profeta e muito menos como “selo da profecia”, de acordo com as Sagradas Escrituras de judeus e cristãos.

   Já em se tratando de MOISÉS, TUDO O QUE  ESTE FEZ OU PODERIA TER SIDO OCORREU EM FUNÇÃO DE SUA ESPIRITUALIDADE, FUNDAMENTADA NAS PROMESSAS E ALIANÇAS DEUS. Não fosse isso, seria Moisés, no aspecto humano da coisa, apenas mais um legislador e estadista, entre os milhares com os quais as Sagradas Escrituras simplesmente NÃO se ocupam. E como MAOMÉ JAMAIS TEVE ESPIRITUALIDADE FUNDAMENTADA NAS PROMESSAS E ALIANÇAS DE DEUS, resta ao Islã tentar aproximá-lo de Moisés meramente nos humanos e/ou refratários aos fundamentos da espiritualidade. RAZÃO PELA QUAL ACABA O ISLÃ AINDA EM MAIORES CONTRADIÇÕES. Visto que ALGUMAS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés: a) Quando os diferenciam em relação a Cristo,  AINDA MAIS SALIENTAM A CONDIÇÃO DIVINA DE JESUS; e b) ao mesmo tempo,  DIMINUEM A MAOMÉ, ENQUANTO SER HUMANO, tanto em relação a Moisés e, principalmente, em relação a Jesus.
É o veremos, neste segundo e no último artigo desta série de três. O BOX ABAIXO,  “ÁREA DE COMPARAÇÃO”, foi fornecido pela matéria do site, LINKADO POR ANACLETO BENANE. E creio que o mesmo tenha me repassado o link numa TENTATIVA DESESPERADA de provar o contrário do que faço referência no parágrafo inicial deste texto. Assunto que foi, mais abrangente e fundamentadamente,  abordado no primeiro artigo dessa série.

   AS TRÊS PRIMEIRAS COMPARAÇÕES dizem respeito ao Nascimento, à constituição de família e à Morte dos personagens em questão.  E nesses aspectos, segundo a matéria, MAOMÉ SE ASSEMELHARIA INTEIRAMENTE À MOISÉS; enquanto Jesus Cristo dos mesmos se diferencia ao extremo.
   Todavia, NÃO HÁ NADA MAIS APROPRIADO PARA PÔR EM EVIDÊNCIA A CONDIÇÃO DIVINA DE JESUS CRISTO DO QUE O NASCIMENTO E MORTE (SEGUIDA DA RESSURREIÇÃO) do Messias e Verbo de Deus. Razão pela qual, a análise dessas três comparações ficará para o terceiro artigo desta série. Falaremos, por enquanto, das demais comparações, NÃO obedecendo, porém, à ordem da box; mas a maior relevância de cada área de comparação. E neste caso, os quesitos “Carreira” e “Resultado do Confronto” ficaram por último. De modo que A ORDEM TEMÁTICA DESTA RÉPLICA NÃO SERÁ A DO BOX, fornecido pela matéria enviada por Anacleto Benane. Mas a seguinte: 1 – Emigração Forçada; 2 – Enfrentar Inimigos; 3 – Escrita da Revelação; 4 – Aceitação Pelo Seu Povo; 5 – Resultado do Confronto;  6 – Carreira.

Área de Comparação


Moisés
Muhammad
Jesus
NASCENÇA
Normal
Normal
Anormal (milagre)
VIDA FAMILIAR
Casou e teve filhos
Casou e teve filhos
Não casou
MORTE
Normal
Normal
Anormal
CARREIRA
Profeta Estadista
Profeta Estadista
Profeta
EMIGRAÇÃO FORÇADA
Para Madian
Para Madina
Não emigrou
ENFRENTAR INIMIGOS
Foi perseguido
Foi perseguido
Não teve algo semelhante
RESULTADO DO CONFRONTO
Vitória moral e física
Vitória moral e física
Vitória moral
ESCRITA DA REVELAÇÃO
Durante a sua vida (Torah)
Durante a sua vida (Alcorão)
Depois dele (Bíblia)
ACEITAÇÃO PELO SEU POVO
Rejeitado finalmente aceito
Rejeitado finalmente aceito
Rejeitado pela maioria dos Judeus até hoje


   1/ÁREA DE COMPARAÇÃO: Emigração Forçada.
   OS AUTORES DA COMPARAÇÃO ERRAM, quando dizem que Jesus não teria sido obrigado (Assim como aconteceu a Moisés e teria acontecido com Maomé.) a fugir, emigrando-se. A perseguição e a emigração na vida de Jesus acontecem,  quando Ele ainda é  criança de colo. É PRECISO QUE SE TENHA EM VISTA que Satanás, tal como ocorreu na Tentação (Mateus 4:1-11)  sempre intentou tirar a vida de Jesus, antes do tempo e da forma previstos. Queria frustrar a  obra expiatória em favor dos pecadores. Afinal, Jesus é reconhecido como o Messias até pelo Alcorão (Sura 3:45). E para tanto, o diabo lançará mão do poder político e religioso (Mateus 4: 6-7, Lucas 4: 28-30 e João  7:30, etc.). E no caso da EMIGRAÇÃO DOS FAMILIARES COM JESUS E POR CAUSA DE JESUS para o Egito, quando ele ainda é uma criança de colo, é o que o que DETERMINA A MATANÇA DOS INOCENTES pelo rei Herodes:

Mateus 2:1  Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:  2:2  Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.

 Mateus 2:9  Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.  2:10  Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.  2:11  E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.  2:12  Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Mateus 2:13  E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.  2:14  Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.  2:15  e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.

   CABE AINDA LEMBRAR: Moisés já nasceu sob sentença de morte. E o mesmo teria acontecido com Jesus, caso soubesse antes do seu nascimento o rei Herodes. E somente se livraram por causa da intervenção divina. O que absolutamente NÃO se pode dizer a respeito de Maomé.


   2/ ÁREA DE COMPARAÇÃO: Enfrentar Os Inimigos.
   OS AUTORES DA COMPARAÇÃO TAMBÉM ERRAM quanto à questão enfrentamento dos inimigos. Tendo-se em vista que JESUS CRISTO, além de perseguido, quando inda bebê, também FOI PERSEGUIDO DO INÍCIO AO FIM DO SEU MINISTÉRIO POR GRUPOS RELIGIOSOS DE SUA ÉPOCA (Lucas 4: 16-30 e Marcos 14:53-65 e 15:1-15).
   E QUANDO, FINALMENTE SE DEIXA CONDUZIR À CRUZ, juntam-se os detentores do poder político de Roma (Herodes e Pilatos) e do poder religioso da nação judaica (Sacerdotes,  Sumo sacerdote e membros do Sinédrio.) fazendo se cumprir o que já havia sido predito, entre outros por:
   I - DEUS, estando o homem ainda no Éden (Gênesis 3: 15).
   II - JÓ, cerca do ano dois mil a.C. e antes mesmo de Abraão e de Moisés:
Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração!” Jó 19:25-27
   III - MOISÉS, cerca do ano 1500 a.C., quando da instituição do sistema de sacrifícios (Livro de Levítico) e da Antiga Aliança, os quais apontavam para a obra expiatória de Cristo. Fatos que corroboraram e são corroborados exponencialmente pela Carta aos Hebreus, num exemplo perfeito de como do Antigo e Novo Testamento corroboram entre si. Completamente ao contrário (E nem poderia ser diferente, pelas inúmeras razões já detalhadas nos meus artigos.) do Alcorão.
   IV - DAVI, cerca do ano mil a.C.,  nos Salmos 22 e 69, entre outros.
   V – Pelo profeta ISAÍAS, cerca do ano 700 a.C. principalmente no capítulo 53 do seu livro, considerado o mais messiânico dos livros do Antigo Testamente.
   VI – Pelos profetas DANIEL (9: 24-27)  e ZACARIAS (12: 10), cerca dos anos 530 a.C e 470 a.C., respectivamente.
   VII – E finalmente por JOÃO BATISTA, no início da Era Cristã, reconhecendo de Jesus Cristo como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1: 29-31). (E  quanto a Allah, a Maomé e o Islã NÃO há  nada que os reconheça as Sagradas Escrituras de judeus e cristãos, pelo simples fato de que sequer sejam diretamente mencionados).  

   João, o apóstolo (5: 18 e 7: 1), assim os demais evangelistas dão testemunho da perseguição incessante sofrida por JESUS CRISTO, nosso Senhor, durante a Sua existência terrena.  E da INCOMPREENSÃO SOFRIDA POR PARTE DE SEUS FAMILIARES, TAL COMO ACONTECEU COM MOISÉS E, PARECE-ME, NÃO TERIA OCORRIDO COM MAOMÉ. De modo que dizer, quanto ao aspecto Enfrentamento dos Inimigos, não aconteceu com Cristo o que acontecera a Moisés e teria acontecido com Maomé, demonstra a completa falta de informação. Logo, TAMBÉM NESSA ÁREA DE COMPARAÇÃO, A ARGUMENTAÇÃO APRESENTADA NO LINK REPASSADO POR BENANE NÃO SE SUSTENTA. E AINDA MAIS: CONTRADIZ ATÉ O PRÓPRIO ALCORÃO:

-Sura 3:54 Porém, (os judeus) conspiraram (contra Jesus); e Deus, por Sua parte, planejou, porque é o melhor dos planejadores.”  55 “E quando Deus disse: Ó Jesus, por certo que porei termo à tua estada na terra; ascender-te-ei até Mim e salvar-te-ei dos incrédulos, fazendo prevalecer sobre eles os teus prosélitos, até ao Dia da Ressurreição. Então, a Mim será o vosso retorno e julgarei as questões pelas quais divergis.”

   E há que se perguntar: SE TAL ARGUMENTAÇÃO NÃO SE SUSTENTA QUANTO A TEMAS TÃO SIMPLES e até de domínio público; sobre os quais, ainda que contraditoriamente, o próprio Alcorão também atesta; EM QUE MAIS ELA SE SUSTENTARIA? E não estaríamos a assistir, mais uma vez, algo do tipo ter Maomé confundido o ser que lhe teria “revelado” o livro que o Islã considera sagrado com o anjo Gabriel, e este, com o Espírito Santo?


   3/ ÁREA DE COMPARAÇÃO: Escrita da Revelação
   OS AUTORES DA COMPARAÇÃO ERRAM FRAGOROSAMENTE QUANDO AFIRMAM que a ESCRITA da verdadeira revelação (No caso de Moisés, a Torá.) e da suposta revelação que teria recebido Maomé OCORREU DURANTE A VIDA DE AMBOS.

   I -  Moisés escreveu, sim, a Torá na sua quase totalidade durante a sua vida. E porque é correto afirmar que na sua quase totalidade? É que Moisés, por exemplo, NÃO poderia ter escrito sobre a sua própria morte (Deuteronômio 31). Fica evidente que Josué, seu sucessor imediato e também autor bíblico (Livro de Josué.), o tenha feito. E o mesmo, em sentido idêntico, aconteceu com Josué (24: 29-33).
  Então, o que se pode dizer? A ESCRITA DA REVELAÇÃO (NO CASO, A TORÁ.) ACONTECEU DURANTE E DEPOIS DA VIDA DE MOISÉS. E é totalmente possível que, em certo aspecto, tenha acontecido com Jesus (Lucas 1: 1-4).
  Ora, no início do Islã, as suras, além de memorizadas, teriam tido manuscritos rudimentares: pedaços de ossos, peles de animais, folhas e umbrais de portas. E alguém com um pingo de boa vontade haveria de negar que algo semelhante; embora de modo mais sofisticado, dada a longa tradição ministerial dos escribas judeus;  não teria também ocorrido entre os primeiros discípulos de Jesus? Algo, por exemplo, como cartas escritas por algum discípulo a familiares ou amigos, reproduzindo algum ensinamento ou relatando algum milagre (João 21: 24-25). Ou mesmo o caso de alguém, maravilhado com alguma palavra ou milagre, ter feito um registro para si mesmo, até em forma de diário. Tal possibilidade, melhor, certeza podem ser inferidas de Lucas 1:1-4 e João 21:24-25. E somente uma mentalidade obtusa para negar o contrário.
   EMBORA A TRADIÇÃO ORAL FOSSE FORTÍSSIMA ENTRE OS JUDEUS,  fazendo alguns rabinos venerados por sua capacidade de memorização das Sagradas Escrituras, conforme exigia a Torá (Deuteronômio 6: 4-9), HAVIA MAIS RECURSOS PARA ESCRITA (EM PAPIRO, POR EXEMPLO.) NO ISRAEL DOS TEMPOS DE JESUS QUE NA ARÁBIA DE UM POSSÍVEL MAOMÉ. Se os autores da comparação entendem escrita da revelação como anotações feitas durante a existência de Jesus, Moisés e Maomé, não podem esquecer do fato de que O ALCORÃO SOMENTE FOI COMPILADO DEPOIS DA MORTE DE MAOMÉ.     

  E no que diz respeito ao Novo Testamento, O FATO É QUE OS ESCRITOS INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO, VINDOS POSTERIORMENTE À MORTE DE JESUS, SE IMPUSERAM aos discípulos e à igreja, e nem poderia ser diferente. Assim como o Antigo Testamento (Tal como o temos nos dias de hoje e isto se pode comprovar.) se impusera entre os judeus, no passado. POR UMA SIMPLES RAZÃO: HÁ, NO NOVO TESTAMENTO O ELEMENTO INSPIRAÇÃO DIVINA, PREVISTO POR JESUS (João 14: 25-26). E precisamos entender que o Deus que vela sobre Sua palavra para a cumprir, diferentemente do contraditório Allah corânico, age soberanamente na História. E não é novidade que tudo tenha “conspirado a favor” da conservação pela igreja cristã da revelação (Antigo e Novo Testamento.) na forma como ela está.
  E, evidentemente, tal conservação manuscrita (ou dos manuscritos bíblicos) aconteceu em detrimento de outros livros. E estes, embora válidos como documentação histórica (Os livros apócrifos, por exemplo.) não possuem as marcas da inspiração divina.  Aliás, este é um dos assuntos que estamos a tratar mais fundamentadamente na série de artigos “Islã X Bíblia: Respondendo a Abdul Satar Sobre As Evidências Manuscritas Da Bíblia”.

   II -  O QUE APRENDEMOS com o caso Moisés e Josué e deste último em relação ao autor bíblico dos versículos finais do livro que leva o seu nome? É que NO INÍCIO DA REVELAÇÃO BÍBLICA JÁ FOI ESTABELECIDA UMA TRADIÇÃO CORROBORADORA e tal tradição iria atravessar séculos e milênio. De modo que um autor sucede ao outro, corroborando-o e sendo pelo primeiro corroborado. TAL NÃO ACONTECE COM MAOMÉ: seja em relação ao Novo Testamento, seja em relação ao Antigo. E nem mesmo em relação ao próprio Alcorão. ALÉM DISSO, O ALCORÃO SE CONTRADIZ ATÉ EM TERMOS ESTRUTURAIS. Senão, vejamos:
1) Se as palavras de Allah não mudam (6:34 e 115; 10:6), como ele pode entrar em contradição consigo mesmo, substituiu uma revelação por outra (2:106, 16:101)?
2) O Alcorão confirma (4:136; 5:47-52,68; 10:95; 21:7; 29:46) ou contradiz  a Bíblia (5:73-75,116; 19:7; 28:9)?
3) E, por exemplo: se o vinho é obra das mãos de Satanás (5:90; 2:219), como pode Maomé “profetizar” que haverá rios de vinho no Paraíso (47:15; 83:25)? Poderia uma obra das mãos de Satanás ser desfrutada na presença santa de Deus? E o que é proibido na Terra ser aceito no céu?

  III – Ainda no ASPECTO deixar a REVELAÇÃO ESCRITA na sua quase totalidade, ANTES DA MORTE. Ao contrário do afirmado pelo link da matéria enviada por Benane, JESUS E MAOMÉ NESSE ASPECTO MAIS SE ASSEMELHAM, enquanto SE DIFERENCIAM DE MOISÉS.
a) Maomé disse ter recebido os versos que depois de sua morte os compiladores transformariam no Alcorão. E tais versos teriam sido preservados na memória de seus companheiros e familiares, mas tendo alguns se utilizado de alguma forma manuscrita rudimentar ( sobre ossos, peles, folhas umbrais de portas, etc.)
b) JESUS também deixou os seus ensinamentos enquanto vivia. Depois da Sua ascensão aos céus e da vinda do Espírito Santo, é que a revelação (Novo Testamento) foi escrita. E por uma RAZÃO FUNDAMENTAL: assim como aconteceu com o Antigo Testamento, O Novo Testamento também DEVERIA SER INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, conforme a súmula teológica que se segue.
  (Cabe, antes da súmula, abrir-mos este parêntese para informar que, ao contrário do que supuseram Maomé e o Islã, Jesus NÃO escreveu nenhum livro. ELE FALAVA TAMBÉM O ARAMAICO; PORÉM, COMISSIONOU AOS DISCÍPULOS LEVAREM SUA MENSAGEM A TODAS AS CRIATURAS E ATÉ OS CONFINS DA TERRA, ensinando-as a guardar absolutamente tudo o que Ele tinha ensinado. LOGO, NÃO SERIA EM ARAMAICO, IDIOMA AINDA MAIS RESTRITO NO QUARTO SÉCULO, QUANDO É INCREMENTADA A UTILIZAÇÃO DO PERGAMINHO (TÉCNICA MAIS  APROPRIADA PARA A CONSERVAÇÃO DE MANUSCRITOS.) QUE SE CONSERVARIA A REVELAÇÃO.
   Já no primeiro século, a igreja de Cristo, ainda que perseguida ferozmente pelo Império Romano, se estabeleceu em várias partes do mundo. É o que testemunha Paulo em sua Carta aos Colossenses 1: 1-8. E tendo se estabelecido em várias partes do mundo, toma a característica universal que Jesus Cristo havia proposto.  De fato, a revelação (O Novo Testamento.) começou a ser escrita no primeiro século da Era Cristã, apenas uma ou duas décadas após a Ascensão de Jesus; sendo os livros já de larga utilização nas igrejas. MAS TENDO-SE EM VISTA A SUA DIVULGAÇÃO, EM ESCALA MUNDIAL DE MODO INTELIGENTE E ABRANGENTE, CABERIA A CONSERVAÇÃO EM FORMA MANUSCRITA EM TODOS OS IDIOMAS POSSÍVEIS. OBSERVANDO-SE, PORÉM, A VALIDADE DE UMA LÍNGUA UNIVERSAL PARA O CUMPRIMENTO DO PROPÓSITO. E somente uma mentalidade obtusa para insistir numa outra idéia. Isso porque, enquanto o Aramaico e o Hebraico estavam restritos aos judeus, o idioma Grego (Uma espécie do Inglês do nosso tempo.), era falado no mundo conhecido de então.)

- João 21:24  Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 21:25  E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem
- Marcos 16:15  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.  16:16  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
- Lucas 24:44  Depois lhes disse (JESUS): São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.  24:45  Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;  24:46  e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos;  24:47  e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. 24:48  Vós sois testemunhas destas coisas. 24:49  E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.  24:50  Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou.  24:51  E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu.  24:52  E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém;  24:53  e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.
 - Mateus 28:18  E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 28:19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 28:20  ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
- 1Pedro 1:10  Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada,  1:11  indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. 1:12  Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.
- 2Pedro 1:20  sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.  1:21  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

  
   4/ ÁREA DE COMPARAÇÃO: Aceitação Pelo Povo.
Os autores da comparação TÊM RAZÃO QUANTO ESTE ASPECTO, TODAVIA, APENAS EM PARTE por desconhecimento da missão de Jesus.

   I -  Jesus NÃO veio para estabelecer um Estado nacional, mas um Reino universal, congregando homens de todas as nações (Efésios 2: 11-22). Quando Ele esteve na forma humana, Israel já estava estabelecido enquanto nação e Estado há mais de mil e quinhentos anos. LOGO, ACEITAÇÃO COM A CONSEQÜENTE COROAÇÃO DE REI, NUM PLANO APENAS MATERIAL SOBRE A NAÇÃO JUDAICA, NÃO ESTAVA NO SEU PROPÓSITO E ISSO ELE ATÉ EVITOU (ATÉ PORQUE HOUVE OCASIÕES FAVORÁVEIS AO FATO):
 - João 6:14  Vendo, pois, aqueles homens o sinal que Jesus operara (MULTIPLICAÇÃO DOS PAES.), diziam: este é verdadeiramente o profeta (PREDITO POR MOISÉS.) que havia de vir ao mundo.  6:15  Percebendo, pois, Jesus que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o fazerem rei, tornou a retirar-se para o monte, ele sozinho.
E CABE AINDA LEMBRAR:  quando da ENTRADA TRIUNFAL EM JERUSALÉM, embora a multidão O tomasse por um rei no plano material, Ele já sabia de Sua morte e ressurreição; e para isso fora  à cidade. Participa, portanto,  daquele ato para  CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS (Mateus 21: 1-11), uma vez o acontecimneto ato fazia parte da mais de trezentas profecias sobre Ele no Antigo Testamento.  

   II - JESUS PREVIU A IMPLANTAÇÃO DO SEU REINO, NUM PLANO PRIMEIRAMENTE ESPIRITUAL E UNIVERSAL, SEM A UTILIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA; ANTES, COM A POSSIBILIDADE DO MARTÍRIO. E neste aspecto, o Cristianismo verdadeiro está colocado numa POSIÇÃO EXTREMAMENTE OPOSTA À UTILIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA PELO ISLÃ com os seus Estados totalitários e sua religião compulsiva em plena pós-modernidade. (É a razão de ser do extremismo religioso e de atos terrorista contra inocentes ou pessoa a quem se queira calar com bombas, uma vez que não se pode fazê-lo com argumentos.) E há que se perguntar: não fosse dessa maneira, teria mesmo o Islã real possibilidade de se impor às consciências esclarecidas do nosso século?
JESUS PREVIU E QUIS JUSTAMENTE O CONTRÁRIO:

-   Mateus  23:29  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,  23:30  e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas.  23:31  Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas.  23:32  Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.  23:33  Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?  23:34  Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade;  23:35  para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar.
- Mateus 23:37  Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
- João 16:1  Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. 16:2  Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. 16:3  E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.

   É importante nesse ponto ainda observar: ESTES VERSÍCULOS (MAIS O MARTÍRIO, segundo a História, dos apóstolos e milhares e milhares DE DISCÍPULOS DE JESUS CRISTO nos primeiros séculos da Era Cristã, conforme acontece até os dias de hoje, principalmente em nações islâmicas.) CHOCAM-SE FRONTALMENTE CONTRA A MAIS DE UMA CENTENA DE VERSOS DO ALCORÃO INCITANTES DA VIOLÊNCIA.

   III – ACEITAÇÃO FINAL DOS JUDEUS A CRISTO ESTÁ PREVISTA. E SE DARÁ, NO FUTURO, EM CIRCUNSTÂNCIAS BASTANTE PECULIARES.
Ela faz parte das mais de trezentas profecias sobre Jesus que se encontram apenas no Antigo Testamento. Israel, primeiramente, na sua totalidade como nação terá que reconhecer a obra expiatória de Cristo na cruz, para, então, vê-Lo como o Deus salvador que Ele é. É a obra expiatória que, por exemplo, dá sentido ao sistema de sacrifícios estabelecidos na Tora e as palavras de João Batista sobre Jesus (“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!”). E a desgraça de Israel, como nação, ao rejeitar a obra expiatória de Cristo equivale ao drama das religiões, entre as quais o Islã:  sem reconhecer a Jesus Cristo como salvador, não podem conhecê-Lo como Ele é. E fazem-se anti-Cristãs, ainda que algumas O tenham por mestre e profeta.
E ATÉ MESMO A REJEIÇÃO DE CRISTO PELOS JUDEUS TAMBÉM JÁ ESTAVA PREVISTA: É ESTA A PERCEPÇÃO APOSTÓLICA DO FATO.

- Atos 28:23  Havendo-lhe eles (OS JUDEUS QUE ESTAVAM EM ROMA, QUANDO DA PRISÃO DE PAULO.) marcado um dia, muitos foram ter com ele à sua morada, aos quais desde a manhã até a noite explicava com bom testemunho o reino de Deus e procurava persuadí-los acerca de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas. 28:24  Uns criam nas suas palavras, mas outros as rejeitavam.  28:25  E estando discordes entre si, retiraram-se, havendo Paulo dito esta palavra: Bem falou o Espírito Santo aos vossos pais pelo profeta Isaías, 28:26  dizendo: Vai a este povo e dize: Ouvindo, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis.  28:27  Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos; para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração nem se convertam e eu os cure. 28:28  Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles ouvirão.

- Zacarias 12:3  Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem, serão gravemente feridos. E ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra. (...)  12:7  Também o Senhor salvará primeiro as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não se engrandeçam sobre Judá. (...)  12:10  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.  12:11  Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megidom.

   Conclusão óbvia: o que importa ao Islã não importa ao Cristianismo bíblico. Os valores e as convicções não são os mesmos. E ainda que o Islã busque coincidências entre Maomé e Moisés, e dessemelhanças entre estes e Jesus Cristo, tal comparação nem se justifica. Uma vez que Jesus Cristo e Moisés tiveram sua espiritualidade fundamentada nas Alianças e promessas de Deus; enquanto que Maomé, uma religiosidade fora das mesmas, além de bastante controversa.

   
   5/ ÁREA DE COMPARAÇÃO: Resultado do Confronto.
   No entendimento do Islã, Moisés e Maomé teriam obtido a vitória moral e física contra os seus inimigos, enquanto Jesus Cristo não. A vitória de Cristo teria sido apenas moral. De fato, Moisés estabeleceu um Estado judeu em Canaã; e os sucessores de Moisés, algumas dinastia árabes dentro e fora da Arábia.
  O Alcorão, contraditoriamente, refere aos primeiros discípulos como aprovados por Deus e comissionados por Jesus Cristo. E a este, ainda mais contraditoriamente, como O Messias e o Verbo de Deus. Só que, ao contrário de apresentar o mesmo Jesus e doutrina do Novo Testamento, apresenta um retrato de Cristo feito de copidesque de livros apócrifos, surgidos depois do primeiro século da Era Cristã. E no que diz respeito à obra expiatória de Cristo na cruz, a favor dos pecadores (João 3:16-17.), é o livro de Maomé totalmente anti-cristão. De fato, Maomé ou quem escreveu o Alcorão não teve o menor pudor de tomar estórias sobre Jesus tiradas de livros inexistentes no primeiro século ou o pensamento gnóstico (E tal pensamento a respeito da crucificação de Jesus, combatido pelo apóstolo João, já no final daquele período – I João 2: 18-29.) e dar-lhes o status de “nova revelação”.
  A VITÓRIA DE JESUS, ALÉM DE MORAL, FOI TAMBÉM FÍSICA; tendo em vista que Ele ressuscitou e apresentou-se vivo aos seus primeiros discípulos. E MAIS DO QUE ISSO: A VITÓRIA DE JESUS FOI ESPIRITUAL.
  1 – JESUS VENCEU O PECADO; ao qual Maomé, conforme veremos mais adiante, sucumbiu, vivendo uma vida moral reprovável, embora “justificada” pelo Alcorão e sendo covarde para com judeus inocentes e indefesos.
  2 – JESUS TRUNFOU SOBRE A MORTE, para que tivéssemos vida eterna (Romanos 5:8). Nenhum líder religioso, existia antes da vida humana e, tendo existido, morreu e continuou a viver. Jesus pode fazê-lo, dado a Sua condição divina. Assunto sobre o qual devo analisar mais demoradamente no terceiro e último artigo desta séria, ao escreve sobre as Áreas de Comparação vida e morte dos personagens em questão.
  3 – JESUS VENCEU A SATANÁS, em cumprimento à primeira profecia das Sagradas Escrituras (Gênesis 3: 15) e todas as demais que a ela se seguiram, razão de ser das promessas e Alianças de Deus. Sem ter uma espiritualidade fundamentada nas promessas e Alianças de Deus, Maomé e o Islã NÃO podem ter a devida compreensão da importância deste fato.              

   
   6/ ÁREA DE COMPARAÇÃO: Carreira
   ACERTA A COMPARAÇÃO QUANTO A ESTA ÁREA. No aspecto político da carreira, Maomé teria feito (ou iniciado) algo semelhante que fez Moisés cerca de mais de dois mil anos antes dele. Tirou um povo de uma condição humilhante perante as nações, uniu-o em torno de uma legislação e projeto de nação, sendo instituído, posteriormente o Estado. MAS ESQUECE DE QUE O PROCESSO NECESSÁRIO À UNIFICAÇÃO ESPIRITUAL E POLÍTICO DOS ÁRABES NÃO ERA MAIS NECESSÁRIO AOS JUDEUS. Razão pela qual, ainda que como indicativo, convém pontuar alguns temas. Através dos quais se pode comparativamente observar a necessidade e oportunidade ou não de um Jesus Cristo estadista, no sentido meramente humano do termo.

   I -  OS JUDEUS NÃO ERAM IDÓLATRAS COMO AS TRIBOS DA ARÁBIA DE MAOMÉ. Daí que um  conceito aproximado da Jãhiliyya islâmica não se aplica aos mesmos antes de Jesus; mas depois, com a rejeição do Messias (Deus Salvador). A espiritualidade fundamentada nas promessas e Alianças (Única religião monoteísta.) dava aos mesmos uma condição ímpar no cenário das nações, entre as quais eles faziam muitos prosélitos (Atos 2: 5-11 e 8: 26-28).
   II – Pelas profecias de Daniel (Capítulos 3), era sabido que NÃO ERA O TEMPO DA GRANDE PROJEÇÃO POLÍTICA DE ISRAEL NO CENÁRIO DAS NAÇÕES, como aconteceu no passado, nos reinados de Davi e Salomão. E conforme segredou Jesus aos seus discípulos, o cumprimento daquela promessa ficaria para o futuro, depois que, enfim, a nação judaica reconhecesse o seu Deus salvador, o Messias. Segue uma breve súmula teológica:

Lucas 24:17  Então ele (JESUS)  lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. 24:18  E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? 24:19  Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.  24:20  e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 24:21  Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.  24:22  Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro  24:23  e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo. (...)  24:25  Então ele (JESUS) lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!  24:26  Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?  24:27  E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

- Atos 1:6  Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?  1:7  Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.  1:8  Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.

- Zacarias 12:3  Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem, serão gravemente feridos. E ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra. (...)  12:9  E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalem.  12:10  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

   III – NA PERSPECTIVA DAS PROMESSAS E ALIANÇAS MENOS VALE UMA CARREIRA POLÍTICA (Por exemplo, a de estadista.) QUE UMA FUNÇÃO PECULIAR NOS PROPÓSITOS DIVINOS. E nesse sentido, João Batista foi maior do que Moisés e que todos os demais profetas do Antigo Testamento, conforme o testemunho de Jesus Cristo (Mateus 11:7-15). João Batista foi previsto por profecias bíblicas (Isaías 40:1-9 e Malaquias 4:5-6 em conformação com Mateus 3:1-3 e 11:7-15) e, além disso, teve o seu nascimento anunciado pelo anjo Gabriel (Lucas 1:8-23).  E Cristo, conforme o testemunho de João Batista (O maior dos profetas a exceção de Jesus.) era maior do ele (João 1: 15-17). Já Maomé, embora também estadista como fora Moisés, NÃO consta das Sagradas Escrituras.
   TAL REFLEXÃO NOS LEVA À SEGUINTE CONCLUSÃO: a não ação política de Jesus (Por exemplo, em não incitar quaisquer levantes dos judeus contra o Império Romano; sabendo-se que toda autoridade é constituída com a permissão divina e, no caso de Roma, até prevista por Daniel, cerca de quinhentos anos antes.) vale quanto ou mais que ação libertadora de Moisés. Moisés tirou Israel do Egito em cumprimento a uma promessa de Deus feita à Abraão quatrocentos anos antes (Gênesis 15: 12-16). De modo que, ENQUANTO A AÇÃO E CARREIRA DE MOISÉS FORAM ENTREVISTAS NUMA PROMESSA DIRETA A ABRAÃO, A CARREIRA DE MAOMÉ (NÃO SENDO FUNDAMENTADA NAS PROMESSAS E ALIANÇAS DE DEUS), NÃO É SEQUER ENTREVISTA. E, POR ISSO MESMO, NÃO FAZ PARTE (E NEM PODERIA) DOS PROPÓSITOS DIVINOS QUANTO À REDENÇÃO. De forma que àquilo que é de suma importância para o Islã não tem a menor relevância para a espiritualidade fundamentada nas promessas e Alianças divinas. Segue-se uma breve súmula teológica sobre Jesus e João Batista:

- Mateus 11:9  Mas por que saístes? Para ver um profeta? Sim, (EU, JESUS) vos digo, e muito mais do que profeta. 11:10  Este (JOÃO BATISTA) é aquele de quem está escrito: Eis aí envio eu ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho. 11:11  Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. 11:12  E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto. 11:13  Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João. 11:14  E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

- Isaías 40:3  (SOBRE JOÃO BATISTA) Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus. (...)  40:5  A glória do Senhor se revelará; e toda a carne juntamente a verá; pois a boca do Senhor o disse. (...) 40:9  Tu, anunciador de boas-novas a Sião (JOÃO BATISTA), sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus .(JESUS CRISTO).

Lucas 1:15  (O ANJO GABRIEL, FALANDO AO SACERDOTE ZACARIAS, SOBRE JOÃO BATISTA) porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;  1:16  converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus;  1:17  irá adiante dele (JESUS)  no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor (JESUS) um povo apercebido. 1:18  Disse então Zacarias ao anjo: Como terei certeza disso? pois eu sou velho, e minha mulher também está avançada em idade. 1:19  Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas; 1:20  e eis que ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo hão de cumprir-se.

   IV – A COMPARAÇÃO, PELO VISTO ATÉ AQUI, ACABA POR SALIENTAR A CONDIÇÃO DIVINA DE JESUS CRISTO E COLOCAR MAOMÉ NO SEU DEVIDO LUGAR QUANTO À ESPIRITUALIDADE, apesar da carreira.  Senão, vejamos:
  1 – Jesus Cristo: nascimento e carreira previstos e antevistos nas Sagradas Escrituras (Isaías 7: 13-14; 9:6-7 e 1: 18-25); já Maomé, inexiste nas mesmas.
  2 – Jesus Cristo teve o nascimento anunciado pelo anjo Gabriel e saudado por anjos e homens (Lucas 1 e 2.), segundo as Escrituras; já Maomé, não.
  3 – Jesus Cristo (Vede o parágrafo anterior.) é maior que o maior dos profetas da Antiga Aliança; Maomé (Vede o primeiro artigo desta série.), sequer pode ser considerado profeta, de acordo com as Escrituras de judeus e cristãos.
 4 – Jesus Cristo é reconhecido como O Senhor, Deus Salvador do Antigo e do Novo  Testamento. E a carreira profética do grande João Batista, também anunciada por anjo e pelas Sagradas Escrituras, consistiu fundamentalmente em preparar para Ele (Jesus) o coração de “um povo apercebido”. E um exemplo clássico desta percepção de quem era e para o que viera Jesus Cristo é a conversão de André, irmão de Pedro. E este, seria o seu primeiro converso:
- João 1:35  No dia seguinte João (BATISTA) estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos  1:36  e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!   1:37  Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. (...) 1:40  André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus.  1:41  Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).
  Quanto a Maomé (Embora o Alcorão, contraditoriamente, ateste que Jesus teve nascimento milagroso, era imaculado e o considera o Messias e o Verbo de Deus.), a sua doutrina, quanto ao aspecto mais importante da carreira de Jesus, é totalmente anti-cristã. E se existe alguma escritura em que Maomé e o Alcorão possam ser apenas indiretamente inseridos seria na admoestação do apóstolo João quanto ao surgimento do/s Anti-Cristo/s (I João 2: 18-29 e 4:1-6).
  5 – Tanto o nascimento quanto a carreira de Jesus Cristo, assim como a Sua espiritualidade, têm como fundamento as promessas e as Alianças de Deus. Sendo Ele próprio o cumprimento das mesmas, para o exercício da graça e a mais perfeita revelação de Deus aos homens (Mateus 5:17-20 e João 1: 15-18).
  Já Maomé, ao recusar a obra expiatória de Jesus Cristo, se coloca, assim como todos os que o fazem (Sejam religiosos ou não.), numa condição de condenação. Pois rejeitam ao Deus Salvador, para buscar a salvação pelos próprios méritos; os quais, aliás, ele (Maomé) e nenhum ser humano possuem.
  (Isto é tão sério, que cabe uma súmula teológica. Jesus cumpriu a Lei pelos pecadores, uma vez que nenhum ser humano por mais justo e “perfeito” que fosse a poderia cumprir. E não a cumprindo integralmente, fazia-se culpado de maldição (Deuteronômio 27:26 e Gálatas 3:10). É este o sentido de graça de Deus no Novo Testamento: Jesus cumpriu a Lei na sua totalidade e repassou para o crente o mérito. Ao mesmo tempo, morreu em seu lugar, tomando sobre Si a condenação que recaía sobre todos os homens. Aqueles que Nele crêem dessa forma e O aceitam (João 1: 109-14) se salvam; não por seus próprios méritos, é claro. Isso que diferencia frontalmente o evangelho de Cristo das religiões e pode ser melhor entendido no meu artigo Bíblia X Religião). 

- João 1:14  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.  1:15  João (BATISTA) deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia. 1:16  Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça.  1:17  Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo 1:18  Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.

- Mateus 5:17  Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 5:18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido

- João 3:16  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 3:17  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 3:18  Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
  
  6 – Em resumo: de acordo com as Sagradas Escrituras de judeus e cristãos, Jesus é o Cristo: o Deus Salvador que deveria vir ao mundo. E veio para vencer o pecado (Contra Deus.), a morte (Conseqüência do pecado.) e o Inferno (Condenação eterna do pecado.). Estes, entraram no mundo por causa da rebelião cósmica de Satanás e do pecado de Adão e Eva na Terra. Logo, EM  NÍVEL DE CARREIRA OS FEITOS DE JESUS TÊM AMPLITUDE ESPIRITUAL E CÓSMICA. Já Maomé, tem fez sua carreira de estadista no mero aspecto humano e com métodos condenáveis, conforme veremos a seguir. E enquanto “profeta”, se fez anti-Cristão. Apesar de contraditoriamente reconhecer a Jesus como o Messias e o Verbo de Deus e falar de forma simpática sobre Jesus, ao fazer um copidesque de livros apócrifos surgidos depois do primeiro século da Era Cristã. O Alcorão, em relação ao Antigo e o Novo Testamento, é essencialmente anti-cristão.    
  7 – EM TERMOS BEM PENSADO, ESTA COMPARAÇÃO NEM TEM RAZÃO DE SER. Não fosse o fato do Alcorão querer, contraditoriamente, tomar a Bíblia como fonte de autoridade, sem com a mesma corroborar e não ser corroborado por ela. O Islã, ao rejeitar a espiritualidade fundamentada nas promessas e Alianças de Deus, se coloca ao nível de quaisquer outras religiões. E somente a crença monoteísta não o qualifica Maomé como profeta e o Alcorão, Palavra de Deus, em conformidade com as Sagradas Escrituras de judeus e cristãos. Logo, a sua percepção da pessoa e carreira de Jesus Cristo não pode ser condizente com a verdade bíblica.

   V – MAOMÉ APENAS SE DIMINUI ENQUANTO SER HUMANO DIANTE DA ESTATURA ESPIRITUAL DE MOISÉS.
É possível um islâmico mal informado sobre as Sagradas Escrituras cometer o DISPARATE de COMPARAR AS CAMPANHAS DE MOISÉS E JOSUÉ EM CANAÃ com a expansão Islâmica em algumas partes do mundo e COM AS ATROCIDADES DE MAOMÉ NA ARÁBIA contra os judeus que rejeitaram a sua “autoridade profética”. A conquista de Canaã foi prevista e faz parte das promessas e Alianças de (Gênesis 15:12-16).

   - QUE DIZER DOS ANTIGOS HABITANTES E DA CONQUISTA DE CANAÃ?
  a) TINHA SIDO PREDITA PELO PRÓPRIO DEUS: quatrocentos anos antes, conforme a profecia a Abraão.
  b) HAVIA UM POR QUÊ: OS POVOS que antes habitavam em Canaã haviam chegado a um ESTADO DE DEPRAVAÇÃO comparado ao da humanidade antes do Dilúvio e dos habitantes de Sodoma e Gomorra. Dentre as práticas cananitas constavam:
  1 – Prostituição cultual;
 2 – Um nível insuportável de idolatria, ao ponto de sacrificarem os próprios, queimando-os em fornalhas ardentes a Moloque;
 3 – Abuso contínuos das mulheres e práticas sexuais contrárias à natureza, entre muitos outros tipos de pecados.
 c) HAVIA UM PROPÓSITO DIVINO: Após a saída do Egito, Deus faria uma Aliança com o povo judeu, separando-o dos demais, dando-lhes a forma de culto (Na qual incluía o sistema de sacrifício.), a legislação e as promessas. Através de Israel, seriam cumpridas as promessas feitas a Adão e Eva, ainda no Éden. Como também o cumprimento da promessa feita à Abraão: através da sua descendência em Isaque, Deus abençoaria a todas as nações na pessoa de Jesus Cristo. Em Canaã Israel iria se estabelecer. E conforme diz o Espírito Santo, através do apóstolo Paulo:
Rom 9:3  Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;  9:4  os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;  9:5  de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
   -  QUE DIZER DOS JUDEUS DOS JUDEUS QUE HABITAVAM A ARÁBIA NOS TEMPOS DE MAOMÉ E DAS ATROCIDADES POR ESTE COMETIDAS?
  a) Ao contrário de idólatras, os judeus eram MONOTEÍSTAS.
 b) Ao contrário de depravados como os antigos habitantes de Canaã, os judeus tinham DIGNIDADE E MORALIDADE BÍBLICA.
 c) AS ATROCIDADES cometidas por Maomé SIMPLESMENTE NÃO ENCONTRAM RESPALDO NAS SAGRADAS ESCRITURAS, embora sobejam justificativas no Alcorão com sua centena de versos incitadores da violência e da religiosidade compulsiva.
 Em termos de conclusão: estamos diante de uma grande injustiça para com os judeus que estavam na Arábia. As guerras de Maomé, ou da igreja “cristã” que se desviou da verdade de Cristo, em se tratando de alguma predição nas Escrituras, INSEREM-SE APENAS NAQUILO QUE O SENHOR JESUS CHAMOU DE FIM DOS TEMPOS no seu Sermão Profético (Mateus 24 e 25). Assim como o fundamentalismo religioso e terrorista da pós-modernidade.
   AO FINAL DE SUA CARREIRA, no caso dela ser analisada à luz das simples convenções de guerra do seu tempo ou do pacifismo presente no Sermão de Jesus Cristo, MAOMÉ APENAS SE DIMINUI ENQUANTO SER HUMANO.

  VI -  AS AÇÕES DE MAOMÉ CONTRA JUDEUS E CRISTÃOS INDEFESOS NA ARÁBIA MERECEM APENAS REPROVAÇÃO DAS MENTES MAIS ESCLARECIDAS:
 1 – Iniciam-se com SAQUES E PILHAGENS de Caravanas, como se a Torá não condenasse o que somente podemos definir como roubo; pois não se tratava sequer de despojos de guerra.
 2 – DESRESPEITO Á CONVENÇÕES DE GUERRA. Nos tempos de Maomé, as tribos da Arábia convencionaram, caso houvesse disputa entre si, fossem preservadas as tamareiras (meio de sobrevivência e de grande valor cultural para elas). Segundo Ibn Ishaqu, autor da mais antiga biografia de Maomé (Sira), Maomé, havendo seus soldados feitos isso, não os puniu, sequer reprovou. E quando questionado, por pessoas de bem do seu meio, nada disse.
 3 – ACUSAÇÃO DE ESTUPROS COLETIVOS. Segundo o  W.H.T. Gairdner, em seu artigo A Vida Real de Maomé este e outros tipos de coisa aconteceram e podem ser comprovado até mesmo nas tradicionais islâmicas.

Ouvimos aterrorizados os relatos de estupros que vão além dos limites do imaginável, durante a referida campanha: o que pensaria o público (e o que diria Woking), quando souberem que as tropas compostas pelos primeiros santos e mártires maometanos, comandadas por Maomé em pessoa, cometeram estupros no campo de batalha em, pelo menos, uma ocasião e sob circunstâncias peculiarmente chocantes? A ocasião foi logo após a derrubada de Bani Mustaliq junto aos poços de Marasi, quando muitas das duzentas mulheres capturadas da tribo (propositalmente chamadas de mulhers ‗livres e não ‗escravas‘, ‗Karaim al Arab Halabi II, pg, 296) foram estupradas pelos homens de Maomé, com seu pleno consentimento! Não pode haver dúvidas quanto aos fatos; eles são narrados por todos os mais reputados tradicionalistas e por, pelo menos, dois dos historiadores: tão verdadeiros são os relatos, que, em certo ponto da própria Shari‘a, esta é estabelecida como referência para o incidente. As esposas estupradas tinham, em realidade, que ser trazidas de volta a seus maridos.

  4 – DEPORTAÇÃO EM MASSA. Ainda segundo Gairdner, Maomé deportou  uma tribo judia rica e prospera, porque não tinham aceitado sua “autoridade profética” e alistar na “sua causa”. Não sem antes saquear-lhe os bens. Trata-se da tribo dos Qainuqas, à qual veio perecer, sendo obrigada a ir em direção à Síria.
 5 – ASSASSINATO A SANGUE FRIO DE PRISIONEIROS DE GUERRA. Segundo Gairdner, após algumas  batalhas, especialmente Badr, “muitos prisioneiros foram sacrificados a sangue frio, sendo que, pelo menos dois deles, na presença de Maomé, que nutria especial rancor contra os dois. Seus comparsas mais famosos (exceto Abu Bakr) foram também os mais truculentos nesta ocasião. Um deles queimou prisioneiros vivos, em massa).”
 6 – Diante do acima exposto, o que se pode pensar sobre ATAQUES NÃO PROVOCADOS, CONVERSÕES FORÇADAS E ATOS DE COVARDIA?  Para as mentes realmente esclarecidas; em se tendo a real compreensão dos fatos ocorridos na Arábia do século VI; e, principalmente, em se levando em conta a mais de uma centena de versos incitadores e justificadores da violência constante do Alcorão, NÃO HÁ COMO VER MAOMÉ, SENÃO COMO UM MOISÉS AO AVESSO. 1 - Os tempos eram outros (Afinal, não há no Novo Testamento nenhum aval para a propagação da fé, utilizando-se da violência; antes, pelo contrário, a real possibilidade do martírio.); 2 – Os judeus que Maomé tomou por inimigos, o que fizeram? Apenas rejeitaram, e com toda razão, a sua “autoridade profética” ou recusaram-se alguns a alistar-se num exército sanguinário; 3 – E nem havia mandato divino para tais guerras, senão o veredicto de Jesus Cristo, inserindo-as como sinais do fim dos tempos (Mateus 24).
  Gairdner, em seu artigo, analisa com mais propriedade estes temas. Em verdade, estamos diante de questões muito próprias do Islã fundamentalista, apesar da modernidade. E há que ser perguntar: sem os elementos Estados e regimes autoritários, religião compulsiva e apelo ao terror, haveria mesmo como essa religião se impor às consciências mais esclarecidas?
    7 – A ENTRADA EM CANAÃ X EXPULSÃO DE JUDEUS E CRISTÃOS DA ARÁBIA - UM FATO A MERECER UMA MAIS APROPRIADA CONSIDERAÇÃO: OS ABUSOS CONTRA A MULHER.
   Não é de admirar a condição subalterna, quando não humilhante da mulher no mundo islâmico. E como uma imagem vale mais que mil palavras, a burka expressa muito a esse respeito. Há no alcorão, até verso, autorizando o homem bater nas suas (Pasmem!) esposas.
O abuso contra as mulheres sempre fez parte das sociedades cananitas, as quais eram constrangidas a se tornarem prostitutas cultuais. No entanto, quando da conquista de Canaã, há um fato que mostra quão distante Maomé e seus aliados estão de Moisés e os judeus que tomaram posse da terra.
   No livro de Números, capítulo vinte e cinco, conta-se a história de como alguns judeus deixaram-se seduzir por mulheres de povos que em Canaã estavam, antes deles chegar. Tais mulheres foram instruídas pelo falso profeta, Balaão, para fazer o povo judeu pecar e atrair a maldição de Deus sobre si. Pensavam que com isso impediriam Israel de tomar posse da terra prometida.
   O QUE FEZ MOISÉS? Puniu os que pecaram, adulterando com mulheres que a eles se entregaram, em verdade usando de sedução. Exatamente o contrário aconteceu na Arábia de Maomé. Houve, conforme já dissemos, abusos tal contra a mulher, ao ponto de se chegar ao estupro coletivo. E O QUE FEZ MAOMÉ? Consentiu.
   E NÃO É SÓ ISSO: tudo o que tenho dito nestas três últimas partes sobre Maomé, tomando por referência o artigo de Gairdner e de maneira apenas pontual representa pouco diante do que diz alguns estudiosos da questão. Em seu livro “Segredos do Alcorão”, um deles, Don Richardson, faz uma investigação mais apurada dos casos. E chega à triste conclusão que esse tipo de abuso foi até estimulado, uma vez que as mais belas viúvas mortas e suas filhas eram, automaticamente, tomadas por esposa dos assassinos de seus pais e maridos. Não sem que primeiramente fossem abusadas.
   Don Richardson, estudioso por mais de trinta anos da cultura islâmica, observa também que EM NENHUM LUGAR DO ALCORÃO MAOMÉ ACUSA OS JUDEUS DA ARÁBIA DE UM SÓ ATO DE AGRESSÃO FÍSICA. Sabe-se que os mesmos o desprezavam e, no nível das idéias, até o ridicularizavam. Mas nunca passou disso. O que Maomé iria fazer com grande parte deles e com suas esposas e filhas demonstra o quanto tinham razão. Enquanto Moisés pune exemplarmente os adúlteros, Maomé estimula o abuso de mulheres. E de fato, a própria noção de Paraíso no alcorão, no qual a mulher não passa de objeto, e a vida amorosa do “profeta” não nos daria margem para isso?
   Maomé teve sabe-se lá quantas esposas e escravas; e segundo o apurado até nas tradições islâmicas, consumou casamento com uma delas em idade inapropriada; além de constranger um filho adotivo e seu “braço direito”, Zaid ibn Haritha, divorciar-se da bela Zaynab, para depois casar-se a que fora sua nora.
   FAZ SENTIDO COMPARAR MAOMÉ COM O IMACULADO JESUS E O CASADO, PORÉM, CASTO MOISÉS? Este, segundo as Sagradas Escrituras, é homem de uma só esposa. Não havendo nada em absoluto, depois do seu encontro com Deus de Israel no Monte Horebe, que possa arranhar a sua imagem: seja de estadista, seja de legislador e, principalmente, de profeta.
   Don Richardson faz pertinente observação no seu livro de quem “durante a maioria dos 1400 anos desde o tempo de Maomé, os muçulmanos desfrutaram de um controle tão absoluto sobre o Norte da África e o Oriente Médio, que poucas pessoas se atreveram a pedir que justificassem alguma coisa. Os tempos agora são diferentes, e os muçulmanos tentam desenvolver habilidades apologéticas. Mas ainda precisam enfrentar todo o peso da investigação crítica da qual as mentes ocidentais livres são capazes.”.   

                 SÚMULA CORÂNICA X PALAVRAS DE JESUS CRISTO:

1 _ DO PRIVILÉGIO QUE ALLAH TERIA CONCEDIDO À MAOMÉ NA SUA  RELAÇÃO COM AS MULHERES:
- Sura 33: 52 Ó Profeta, em verdade, tornamos lícitas, para ti as esposas que tenhas dotado, assim como as que a tua mão direita possui (cativas), que Deus tenha feito cair em tuas mãos, as filhas de teus tios e tias paternas, as
filhas de teus tios e tias maternas, que migraram
contigo, bem como toda a mulher fiel que se dedicar
ao Profeta, por gosto, e uma vez que o Profeta queira
desposá-la; este é um privilégio exclusivo teu, vedado
aos demais fiéis. Bem sabemos o que lhes impusemos
(aos demais), em relação às suas esposas e às que suas
mãos direita possuem, a fim de que não haja inconveniente
algum para ti. E Deus é Indulgente, Misericordioso.
53 Podes abandonar, dentre elas, as que desejares e
tomar as que te agradarem; e se desejares tomar de novo
a qualquer delas que tiveres abandonado, não terás culpa
alguma. Esse proceder será sensato para que se
refresquem seus olhos, não se aflijam e se satisfaçam
com o que tiveres concedido a todas, pois Deus sabe o
que encerram os vossos corações; e Deus, é Tolerante,
Sapientíssimo.

2 – VERSOS JUSTIFICANDO OU “PERDOANDO” POR ANTECIPAÇÃO A INCONTINÊNCIA SEXUAL (SABE-SE LÁ DE QUE MANEIRA ACONTECIDA):
- Sura 24: 33 Aqueles que não possuem recursos para casar-se, que se mantenham castos, até que Deus os enriqueça com a Sua graça. Quanto àqueles, dentre vossos escravos e
escravas, que vos peçam a liberdade por escrito, concedeilha,
desde que os considereis dignos dela, e gratificai-os
com uma parte dos bens com que Deus vos agraciou.
Não inciteis as vossas escravas à prostituição, para
proporcionar-vos o gozo transitório da vida terrena, sendo
que elas querem viver castamente. Mas se alguém as
compelir, Deus as perdoará por terem sido compelidas,
porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.

3 – VERSO PERMITINDO QUATRO ESPOSAS, AO QUAL MAOMÉ NÃO OBEDECEU:
- Sura 4: 3 Se temerdes ser injustos no trato com os órfãos,podereis desposar duas, três ou quatro das que vos aprouver, entre as mulheres. Mas, se temerdes não poder ser eqüitativos para com elas, casai, então, com uma só, ou conformai-vos com o que tender à mão.
Isso é o mais adequado, para evitar que cometais injustiças

4 – VERSOS ANTECIPANDO O ABUSO DE ESCRAVAS, CONFORME VIRIA A OCORRER TAMBÉM NAS SOCIEDADES DITAS CRISTÃS DO OCIDENTE:
- 23:5 Que observam a castidade,
6 Exceto para os seus cônjuges ou cativas – nisso não serão reprovados

5 – VERSO PERMITINDO O ESPAÇAMENTO DAS MULHERES:
- Sura 4: 34 Os homens são os protetores das mulheres, porque
Deus dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo
o seu sustento do seu pecúlio. As boas esposas são as devotas, que guardam, na ausência (do marido), o segredo que Deus ordenou que fosse guardado. Quanto àquelas, de quem suspeitais deslealdade, admoestai-as (na primeira vez), abandonai os seus leitos (na segunda vez) e castigai-as (na terceira vez); porém, se vos obedecerem, não procureis meios contra elas. Sabei que Deus é Excelso, Magnânimo.

6 – UMA ESTRANHA E ANTI-BÍBLICA NOÇÃO DO PARAÍSO, NO QUAL A MULHER CONTINUA SENDO OBJETO:

- Sura 38: 49 Eis aqui uma Mensagem: Sabei que os tementes terão
um excelente local de retorno. 50 São os Jardins do Éden, cujas portas lhes serão abertas. 51 Ali repousarão recostados; ali poderão pedir abundantes frutos e bebidas. 52 E junto a eles haverá mulheres castas, restringindo os olhares (companheiras) da mesma idade. 53 Eis o que é prometido para o Dia da Rendição de Contas!

- Sura 44: 51 Todavia, os tementes estarão em lugar seguro,
52 Entre jardins e mananciais. 53 Vestir-se-ão de tafetá e brocado, recostados frente a frente. 54 Assim será! E os casaremos com huris de maravilhosos olhos. 55 Aí pedirão toda a espécie de frutos, em segurança. 56 Lá não experimentarão a morte, além da primeira, e Ele
os preservará do tormento da fogueira,

- Sura 55:  45 –Assim, pois, quais, das mercês do vosso Senhor
desagradeceis?  46 Por outra, para quem teme o comparecimento ante o seu Senhor, haverá dois jardins. 47 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 48 Contudo todas as espécies (de frutos e prazeres). 49 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 50 Em ambos, haverá duas fontes a verter. 51 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? 52 Em ambos haverá duas espécies de cada fruta.
53 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis?
54 Estarão reclinados sobre almofadas forradas de brocado, e os frutos de ambos os jardins estarão ao (seu) alcance. 55 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 56 Ali haverá, também, aquelas de olhares recatados que, antes deles, jamais foram tocadas por homem ou gênio. 57 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis?  (...) 67 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 68 Em ambos haverá frutas, tamareiras e romãzeiras. 69 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 70 Neles haverá beldades inocentes,
71 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 72 Huris recolhidas em pavilhões),73 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 74 Que jamais, antes deles, foram tocadas por homem ou gênio, 75 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 76 Reclinadas em coxins, cobertos com pano verde e formosas almofadas. 77 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor desagradeceis? 78 Bendito seja o nome do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo.

7 – MAS O QUE DIZ A BÍBLIA (NO PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO) E JESUS CRISTO (A SUA REVELAÇÃO FINAL.)???

- Gen 2:21  Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;  2:22  e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 2:23  Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.  2:24  Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.

- Marcos 10:2  Então se aproximaram dele (JESUS) alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher?  10:3  Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés?  10:4  Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. 10:5  Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. 10:6  Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 10:7  Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,]  10:8  e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 10:9  Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

- Marcos 12:24  Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus? 12:25  Porquanto, ao ressuscitarem dos mortos, nem se casam, nem se dão em casamento; pelo contrário, são como os anjos nos céus.


PRÓXIMA POSTAGEM:
Sobre As Comparações: Segunda Parte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário