quinta-feira, 14 de novembro de 2013

"ISLÃ X BÍBLIA" 01: SOBRE A COMPARAÇÃO ENTRE JESUS E MAOMÉ EM RELAÇÃO A MOISÉS (Ou Tréplica A Anacleto Benane Sobre Deuteronômio 18: 18 E Réplica Ao Link Pelo Mesmo Enviado).

- Preliminares

1/ Em RÉPLICA aos dois primeiros artigos da minha série “Islã X Bíblia: Sete de Cinqüenta Perguntas Cujas Respostas Precisam Falar Mais Alto Que O Silêncio do Islã Ou As Contradições Corânicas”, ANACLETO BENANE REPASSOU-ME UM LINK DE DETERMINADO SITE MUÇULMANO. Contém o link contém interessantes comparações, num total de nove,  entre Maomé e Jesus, tendo-se em vista Deuteronômio 18:18 e as semelhanças entre ambos e Moisés.
Confesso que ME SURPREENDEU POSITIVAMENTE O FATO.

  É que Benane, ao ser por nós confrontado, em polêmica ora travada no grupo do Facebook A SALVAÇÃO Em CRISTO JESUS, parece estar deixando de lado as muitas acusações vazias e as ofensas pessoais, para propor questões que possam enriquecer o debate.
  TODAVIA, em função de minhas séries de perguntas (Sem uma sequer resposta aceitável.), confrontando a pretensão de Maomé (e do Islã) em atribuir a si mesmo a profecia, JÁ NEM CABERIA MAIS ESTA TRÉPLICA.
 AS PERGUNTAS FALAM POR SI MESMAS E TERMINAM POR SATISFAZER ÀQUELES QUE BUSCAM, ANTES DA RELIGIÃO, A VERDADE conducente à espiritualidade verdadeira. E já não seria o caso de precisar eu de novo insistir (E até quando, Senhor Jesus?!) nas mesmas ponderações. Mesmo assim, em mais um gesto boa vontade para com Anacleto Benane, proponho neste artigo analisar (E, evidentemente, questionar.) as comparações feitas pelo site islâmico uma a uma. Mas devo, a bem da verdade, adiantar o seguinte:

 I – AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Moisés e Maomé NÃO ELIMINAM O FATO HISTÓRICO E NEM O FATOR TEOLÓGICO de ter Jesus Cristo atribuído a Si mesmo a profecia:

  João 5:45  Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. João 5:46  Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu.

 II - AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Moisés e Maomé NÃO ELIMINAM O FATO HISTÓRICO E NEM O FATOR TEOLÓGICO dos discípulos de Jesus (Inclusive tidos por aprovados e comissionado por Deus pelo próprio Alcorão, na Sura 61: 14.) ter a mesma compreensão do mesmo fato histórico e fator teológico:

 A)  João 1:35  No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos
 1:36  e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!
 1:37  Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.

 João 1:40  André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus.
 João 1:41  Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).

 João 1:45  Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

 B) Atos 3:19  Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,  3:20  e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus,  3:21  ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.

 3:22  Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
 3:23  E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo.  3:24  E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias.

 3:25  Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.

 C) Hebreus 3:3  Pois ele (JESUS CRISTO)  é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. 3:4  Porque toda casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas é Deus.

III – AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés NÃO ELIMINAM A INTERPRETAÇÃO CORRETA pela Exegese e a Hermenêutica de Deuteronômio 18:18. Texto e Contexto NÃO dão nenhuma margem para que o termo “do meio de seus irmãos” possa se referir a Ismael; muito antes pelo contrário:

A) TEXTO E  CONTEXTO NA PERSPECTIVA DA PRÓPRIA TORÁ:
Deuteronômio 17:15  porás certamente sobre ti como rei aquele que o Senhor teu Deus escolher. Porás um dentre teus irmãos como rei sobre ti; não poderás pôr sobre ti um estrangeiro, homem que não seja de teus irmãos.

  Observação: Está claro pelo contexto que Deus não aceitava a ninguém como autoridade espiritual sobre a nação judaica, tornada um Estado teocrático com o estabelecimento da Antiga Aliança. E nele, não apenas o rei era considerado representante de Deus (autoridade espiritual): os profetas e os sacerdotes também o eram. E deveriam ser escolhidos dentre uma doze tribos co-irmãs formadoras da nação.

B)  TEXTO E  CONTEXTO FORA DA PERSPECTIVA DA TORÀ, PORÉM BÍBLICA:
Juízes 20:12  Então as tribos de Israel enviaram homens por toda a tribo de Benjamim, para lhe dizerem: Que maldade é essa que se fez entre vós?
 20:13  Entregai-nos, pois, agora aqueles homens, filhos de Belial, que estão em Gibeá, para que os matemos, e extirpemos de Israel este mal. Mas os filhos de Benjamim não quiseram dar ouvidos à voz de seus irmãos, os filhos de Israel;

C) TEXTO E  CONTEXTO NA PERSPECTIVA DO PRÓPRIO CAPÍTULO:
Deuteronômio 18:1  Os levitas sacerdetes, e toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel. Comerão das ofertas queimadas do Senhor e da herança dele.
18:2  Não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito.

IV - AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés NÃO ELIMINAM A CORREÇÃO GRAMATICAL NECESSÁRIA À LEITURA de Deuteronômio 18:18

Como já disse no segundo artigo da  artigo série  “Islã X Bíblia: Sete de Cinqüenta Perguntas Cujas Respostas Precisam Falar Mais Alto Que O Silêncio do Islã Ou As Contradições Corânicas”,  para referir-se a Ismael (Ainda que Abraão tenha tido outros filhos, além dele e Isaque.), o texto precisaria estar no singular, tendo o seguinte significado: “o seu irmão, Ismael”, o que absolutamente NÃO ocorre.

V - AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés NÃO DÃO A MAOMÉ SEQUER O STATUS DE PROFETA segundo as Sagradas Escrituras de judeus e cristãos, porque estas estão fundamentas nas promessas e Alianças de Deus. De modo que:

A)  TODOS ERAM JUDEUS. E isto, dentro da perspectiva das promessas e Alianças  é tudo. O próprio Senhor JESUS DISSE QUE A SALVAÇÃO (E logo, a revelação, a profecia, e os profetas e o sacerdócio, a verdadeira adoração, etc. e  etc.)  VEM DOS JUDEUS:

1 - João 4:19  Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.  4:20  Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.  4:21  Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
João 4:22  Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
João 4:25  Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. 4:26  Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

2 - Romanos 9:3  Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
9:4  os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;
9:5  de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
9:6  Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
9:7  nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.

3 - Romamos 9:8  Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência.

B)  TODOS ELES FALARAM EM NOME DO DEUS DA BÍBLIA: O SENHOR OU JEOVÁ, CONFORME A TRADUÇÃO MAIS COMUM PARA O PORTUGUÊS. AO CONTRÁRIO DO NOME GENÉRICO DEUS; E, SEGUNDO ALGUNS, ALLAH EM ÁRABE. ALÉM DISSO, FORAM INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO:

Êxodo 3:15  E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.

Isaías 42:8  Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.

Salmo 51:11  Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. (DAVI)
2Pedro 1:20  sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 1:21  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

C)  TODOS ELES CONCORDAM ENTRE SI NO QUE DIZ RESPEITO À PESSOA DE DEUS, À CONDIÇÃO PECAMINOSA DO HOMEM E À OBRA DIVINA DA REDENÇÃO. EM SUMA: CORROBORAM E FORAM CORROBORADOS ENTRE SI; ENQUANTO QUE COM MAOMÉ ACONTECE JUSTAMENTE O CONTRÁRIO.

1Pedro 1:1o  Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada,  1:11  indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
1Pedro 1:12  Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.

Atos 3:19  Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
3:20  e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus,
3:21  ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.
3:22  Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
3:23  E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo.
3:24  E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias

VI – AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS NÃO ELIMINAM O FATO DE MAOMÉ NÃO TER SIDO MEDIADOR DE UMA ALIANÇA  (Pacto.). É delas que se decorrem a espiritualidade, a legislação e as formas de culto; conforme a Lei, os profetas e o ensino apostólico. FORA DAS MESMAS, TUDO SE TORNA SECUNDÁRIO:

A) AS ALIANÇAS E PROMESSAS NA LEI:
  Êxodo 24:4  Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado de manhã cedo, edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel,  24:5  e enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos, de bois. 24:6  E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.
24:7  Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.

 24:8  Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.

B) NOS PROFETAS (NO CASO, JEREMIAS): Jeremias 31:31  Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,
       31:33  Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo31:34  E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.

C) NO ENSINO APOSTÓLICO (NOVO TESTAMENTO):
 Lucas 22:19  E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.  22:20  Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós. (JESUS CRISTO)

Atos 3:22  Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. 3:23  E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo. 3:24  E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias.
3:25  Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.
                                                                                                (APÓSTOLO PEDRO)

Hebreus 9:13  Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,  9:14  quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?
Hebreus 9:15   E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna. 


CABE AQUI UMA ESPÉCIE DE PARÊNTESES PARA MOSTRAR O BÁSICO DAS COMPARAÇÕES, SEGUNDO O LINK REPASSADO POR ANACLETO BENANE. Fica evidente que as comparações islâmicas salientam mais os aspectos humanos do que a espiritualidade fundamentada nas promessas e nas Alianças. É como se não decorresse primeiramente da espiritualidade (A qual Maomé, em comparação a o mesmo e a Cristo, NÃO tem.) os grandes feitos de Moisés e a obra profética e sacerdotal de Cristo. Todavia, convém, levarmos em consideração o que o Islã toma como áreas de comparação entre Jesus e Maomé, em relação a Moisés. Em síntese, é o que se segue: 

Área de Comparação


Moisés
Muhammad
Jesus
NASCENÇA
Normal
Normal
Anormal (milagre)
VIDA FAMILIAR
Casou e teve filhos
Casou e teve filhos
Não casou
MORTE
Normal
Normal
Anormal
CARREIRA
Profeta Estadista
Profeta Estadista
Profeta
EMIGRAÇÃO FORÇADA
Para Madian
Para Madina
Não emigrou
ENFRENTAR INIMIGOS
Foi perseguido
Foi perseguido
Não teve algo semelhante
RESULTADO DO CONFRONTO
Vitória moral e física
Vitória moral e física
Vitória moral
ESCRITA DA REVELAÇÃO
Durante a sua vida (Torah)
Durante a sua vida (Alcorão)
Depois dele (Bíblia)
ACEITAÇÃO PELO SEU POVO
Rejeitado finalmente aceito
Rejeitado finalmente aceito
Rejeitado pela maioria dos Judeus até hoje




VII –  SOBRE TUDO: ALGUMAS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés: a) Enquanto diferenciam-no em relação a Cristo,  AINDA MAIS SALIENTAM A CONDIÇÃO DIVINA DE JESUS; b) e, ao mesmo tempo,   DIMINUEM A MAOMÉ, ENQUANTO SER HUMANO.

 É o que veremos ao analisar as comparações feitas pelo site islâmico, linkado por Anacleto Benane, na tentativa de provar ser Maomé o profeta de Deuteronômio 18:18. Até porque interpretações erradas e/ou forçadas de quaisquer profecias bíblicas jamais tiveram a capacidade de anular as mesmas. E FINALIZANDO, Há muita coisa que se cumpriu, estão a se cumprir e ainda se cumprirão a respeito de JESUS CRISTO. Ele ESTÁ PRESENTE EM TODA A SAGRADA ESCRITURA, DO PRINCÍPIO AO FIM, DADO O FATO DELE SER O VERBO DIVINO E O MESSIAS (Deus salvador) esperado. Atributos que até o Alcorão de Maomé reconhece:

  Sura 3:45 “E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias), Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus”.
                         (Fonte digital: Centro Cultural Beneficente Árabe Islâmico de Foz do Iguaçu – Brasil http://www.islam.com.br)

Sura 3: 45 “Lembra-lhes de quando os anjos disseram: “Ó Maria! Por certo, Allah te alvissara um Verbo, vindo dEle; seu nome é O Messias, Jesus, Filho de Maria, sendo honorável na vida terrena e na Derradeira Vida, e dos achegados a Allah”.
                            Tradução do sentido do NOBRE ALCORÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA, realizada pelo Dr. Helmi NASR.)


(Próxima postagem: Sobre As Comparações: Primeira Parte.) 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário