terça-feira, 6 de abril de 2021

REFUTAÇÃO AO POST DE IBN SALIM REPERCUTIDO POR OLIVEIRA JAMAL, NO BÍBLIA & ALCORÃO

INTRODUÇÃO:

O autor do ALCORÃO (E não pode ser Deus!) alegou teria dado a TORAH (Conjunto de livros bíblicos.), o EVANGELHO (Outro conjunto de livros bíblicos.) e o livro dos SALMOS, coletânea de poemas musicados. 
A respeito do Evangelho e da Torah, o Alcorão diz que "encerram luz e orientação*. E isso foi escrito séculos depois dos referidos livros já estarem reunidos em um só volume em O LIVRO, dos cristãos e/ou judeus, como a Bíblia (biblioteca sagrada) é referida no Alcorão. 
Os judeus e os cristãos são mencionados no Alcorão como "o povo" ou "os adeptos" ou "os seguidores dO Livro". E, além disso, o Alcorão menciona  personagens cujas histórias e/ou livros somente se encontram na Bíblia, em se tratando de livros sagrados. 
É bem provável que o autor não soubesse que Jesus, no EVANGELHO, faz referência aos PROFETAS (Outro conjunto de livros bíblicos). E estes, assim como os escritos com AUTORIDADE APOSTÓLICA dos autores do NOVO TESTAMENTO, também integram O LIVRO. Já o dissemos: O LIVRO (dos judeus e/ou cristãos) é como a Bíblia é mencionada no Alcorão. 
E quais as IMPLICAÇÕES do que acabo de afirmar, na perspectiva da HONESTIDADE INTELECTUAL, rara em se tratando de literatura Islâmica? Questionar as Escrituras bíblicas, no geral, não passa de um ato de ESTUPIDEZ TEOLÓGICA. E, principalmente, as que o autor do Alcorão alega teria dado. Mesmo assim, temos assistido um fenômeno nesses últimos anos: muçulmanos mais interessados em questionar as Escrituras bíblicas do que conhecer (sobre os mesmos temas) o seu próprio Alcorão. Resultado: repetem o que faziam os falsos mestres do tempo dos apóstolos de Jesus, fazendo ousadas afirmações sobre o que não sabem e precisam melhor se informar. 
E deveriam se informar a partir até mesmo do seu próprio Alcorão. Pois, se o fizessem, não fugiriam das QUESTÕES geradas pelos seus próprios comentários e publicações. É que, na maioria dos casos, eles atiram na Bíblia mas só acertam o Alcorão. Ainda que recorram a sites de ateus ou a opiniões duvidosas de alguns ditos cristãos (Cristãos?). 
Esta Série de artigos demonstra, acredito, exponencialmente o fenômeno, além de ser minha humilde contribuição de como lidar com o mesmo. 
Que o meu leitor cristão cristão tenha isso em vista. 


REFUTAÇÃO (01)
AO POST DE IBN SALIM REPERCUTIDO POR OLIVEIRA JAMAL, AQUI NO BÍBLIA & ALCORÃO.

- LINK:
https://m.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1828879217260381/

- TEXTO:
1 - Há, como sabemos, algumas DECLARAÇÕES FANTÁSTICAS de Jesus, constantes apenas do Evangelho de João e não dos outros, na Bíblia. 
Vejam-nas  no PRINT mais abaixo. 
Um  texto de Ibn Salim, repercutido por Oliveira Jamal no grupo de debates Bíblia & Alcorão, no Facebook  (Leia-o por completo ao final.), alega:

"Estudiosos cristãos nos dizem que, se Jesus tivesse feito todas essas afirmações fantásticas sobre si mesmo, os três primeiros evangelhos certamente as teriam registrado."

2 - E seria verdade o que diz o texto do Salim?
R - Não.

3 - E POR QUÊ?
Antes explicar o porquê, é preciso chamar a atenção do leitor para o CONTRA-SENSO que há, no fato de um muçulmano julgar poder questionar o Evangelho (Conjunto de livros bíblicos.).
Apenas a DESINFORMAÇÃO do seu próprio Alcorão (ou a MÁ-FÉ) o levaria a tal coisa, tendo o autor do Alcorão alegado (SURA 5:46-48) teria dado o Evangelho e a Torah. E mais: que ambos "encerram luz e orientação". 
Razão pela qual, antes de escrever esta Série de artigos como REFUTAÇÃO, questionei e deixei sem resposta (E nenhuma possibilidade de argumentos, obviamente. ) alguns participantes do debate ocorrido no Bíblia e Alcorão:

O SILÊNCIO dos mesmos, seguido do abandono da discussão, talvez para que não ficasse mais evidente a CONTRADIÇÃO do Islam, era esperado. Até pelo o que eu costumo dizer: 
Se um ateu, tentando desacreditar a Bíblia, alegar que Deus não existe, o muçulmano concorda. E é capaz até de divulgar o que o ateu falou.  Não têm critérios pra suas fontes e nem pesam o que foi dito. Por isso, atiram pra todo lado, tentando acertar a Bíblia. Mas só atingem o Alcorão.
É possível que o autor do artigo que ora refuto tenha, supostamente, encontrado a mais importante "fonte" para as suas alegações. Afinal, trata-se de um teólogo cristão. Mas, será cristão mesmo? O que ele não sabia (Ou por má-fé quis ignorar?) é que nem mesmo o Alcorão com ele e suas fontes concordaria. 

i - A declaração de Ibn Salim, de tão simplista, simplesmente não leva em conta que os Evangelhos foram escritos por ESCRITORES e para PÚBLICOS diferentes. E, obviamente, com INTENÇÕES diferenciadas.
ii - Os três primeiros Evangelhos, chamados SINÓTICOS, têm INTENÇÃO EVANGELIZADORA, embora escritos por autores e dirigidos a públicos distintos.
Eles pertencem ao início ERA DA IGREJA  igreja, são anteriores, assim como todo o Novo Testamento (Exceto os escritos de João.), ao Ano 70 d.C.
Observem que no Ano 70, deu-se a QUEDA DE  JERUSALÉM e a DESTRUIÇÃO DO TEMPLO. E tais fatos não são referidos como já acontecidos; apenas há o registro, nos sinóticos, das profecias de Jesus a respeito.
iii - Já o tempo e a intenção do Evangelho de João são outros. E João, além do evangelismo, deixa claro a INTENÇÃO DOUTRINÁRIA do seu livro.
Quem escreve doutrinariamente, tanto tem a intenção de solidificar a fé do seu público, já formado, quanto a de  combater ensinamentos falsos.
E vejam o que João disse:
"30 Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.
31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome."
(EVANGELHO DE JOÃO 20)
Nota:
Fica óbvio que João escreve para consolidar os cristãos quanto à sua CONFISSÃO de fé. E são eles o seu público e não apenas os não cristãos, no geral, como ocorre nos outros Evangelhos.
iv - Outra fala de João que demole o "argumento" do autor do post:

"24 Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as registrou. Sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
25 Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos."
(EVANGELHO DE JOÃO 21)
Nota:
Apesar do caráter hiperbólico dos versículos, está claro: se houvesse a necessidade de registrar tudo o que Jesus fez, obviamente que ensinando e demonstrando QUEM era Ele e POR QUE veio, haveria matéria para outros e diferentes livros. Mas, os que a Providência divina quis fossem escritos, aceitos pela grande maioria dos cristãos (autênticos)  e os conservou, pois são de 2000 anos atrás, foram estes.
v - POR QUE João escreveu para cristãos e com INTENÇÃO DOUTRINÁRIA?
Nos próprios escritos de João, há a DENÚNCIA de grupos infiltrados na igreja de Cristo e que foram combatidos, inclusive por João, sendo expulsos da mesma:

"18 Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.
19 Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.
20 Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento."
Nota:
João está se referindo aos pseudo-cristaos gnósticos. O Gnosticismo era uma filosofia existente antes da primeira vinda de Jesus. E, com  o crescimento da fé cristã, alguns gnósticos se infiltraram na igreja, tiveram que sair.
vi - AINDA SOBRE OS ANTICRISTOS:
"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;"
(PRIMEIRA CARTA DE JOÃO 4:1-2)

E MAIS:
"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
(...)
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras."
(SEGUNDA CARTA DE JOÃO) 
Nota:
Os anticristos queriam negar a DOUTRINA DA ENCARNAÇÃO. E João escreveu o seu Evangelho justamente enfatizando que Jesus não era um mero ser humano.
vii - João, no seu Evangelho, escrito com INTENÇÃO DOUTRINÁRIA, para para consolidar a fé dos cristãos (Além do combate, óbvio, do ensino errado dos anticristo), vai usar de um TERMO e de um CONCEITO-CHAVE.
Vamos tratar disso na próxima REFUTAÇÃO, uma vez que o autor não o mencionou (Desinformação? Má-fé???). E desse mesmo termo e conceito-chave decorrem as palavras que o autor do post e o seu escritor cristão (Anticristão?) julgam poder questionar.
AGORA, SIMPLIFICANDO AO MÁXIMO:
"Estudiosos cristãos nos dizem que, se Jesus tivesse feito todas essas afirmações fantásticas sobre si mesmo, os três primeiros evangelhos certamente as teriam registrado", diz o artigo de Ibn Salim, repercutido por Oliveira Jamal, no Bíblia & Alcorão. 
Mas a resposta a ser dada é simples:
Os três primeiros Evangelhos foram escritos nos primeiros anos da Igreja cristã, com intenção primária de evangelismo, sem se preocupar em combater os falsos ensinos dos anticristãos que, futuramente, iriam se infiltrar. Por isso, se limitam aos atos e palavras de Jesus pontuais, os quais são, também, evangelisticos.
João, porém, escreveu no final do Século I, combatendo os anticristãos, de dentro e fora da Igreja. Óbvio que o seu Evangelho tem um caráter mais REFLEXIVO, enquanto os outros  mais NARRATIVO. O público de João já era  formado e tinha a noção teológica do que ele escreveu. Já o público dos sinoticos é outro: os romanos, os gregos e outros, os judeus novos convertidos, etc. 

Extraído de
ALGUNS POSTS PURO SOFISMA  & A SUA DEVIDA REFUTAÇÃO (02):
- Sobre A Ação Insensata do Muçulmano Oliveira Jamal & O Artigo de Um Outro Muçulmano, Ibn Salim.

LINKS:
- Post do Jamal, artigo do Salim:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1826099740871662/?app=fbl
- De Volta À Série ALGUNS POSTS PURO SOFISMA
(& A Sua Devida Refutação Para Os Esclarecimento da Verdade).
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1827037234111246/?app=fbl I 


REFUTAÇÃO (02)
AO POST DE IBN SALIM, REPERCUTIDO POR OLIVEIRA JAMAL, AQUI NO BÍBLIA & ALCORÃO - Parte Primeira. 

- LINK:
https://m.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1830262227122080/

- TEXTO:

1/ Na REFUTAÇÃO 01, fiz o leitor ver que o tempo, o público e as circunstâncias históricas (E, principalmente, a necessidade teológica.) fizeram com que o Evangelho de João fosse diferente dos outros três, os sinóticos. 
Nesta, a minha intenção é responder ao post naquilo que o mesmo tem de mais importante a ser refutado: a tentativa de negar a CONDIÇÃO DIVINA de Jesus. Pois foi por isso que o autor tentou questionar as "AFIRMAÇÕES FANTÁSTICAS" que Jesus fez sobre Si. E a "questão" que o mesmo supôs haver é: por que elas estão no Evangelho de João e não nos outros três?
O que foi dito na REFUTAÇÃO 01 já é o suficiente. Mas, é preciso explicar por que tais declarações (e as verdades espirituais que as mesmas encerram) somente fariam sentido para um público já conhecedor das Escrituras bíblicas. E este não era o caso do público-alvo dos outros três Evangelhos. 

2/SOBRE A PERGUNTA CAPCIOSA DO AUTOR DO POST, RESPOSTA & REFUTAÇÃO. 

 O AUTOR DO POST ALEGA:
"Jesus disse tudo o que João (ou quem quer que tenha escrito aquele evangelho) disse que ele disse?
 Considere as seguintes palavras de Jesus (a paz esteja com ele) encontradas apenas no Evangelho de João:
 João 14: 9:  “Quem me vê, vê o Pai”.
 João 6:35:  “E Jesus disse-lhes: Eu sou o pão da vida”.
 João 8:12: "Eu sou a luz do mundo."
 João 8:58: "Antes que Abraão existisse, eu sou."
 João 11:25: "Eu sou a ressurreição e a vida."
 João 14: 6: 
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida."
⚠️ Estudiosos cristãos nos dizem que, se Jesus tivesse feito todas essas afirmações fantásticas sobre si mesmo, os três primeiros evangelhos certamente as teriam registrado."

3/ RESPOSTAS/ Refutação:

1 -Jesus, no Evangelho de João, tem DIÁLOGOS LONGOS com dois públicos principalmente: os LÍDERES  JUDAICOS da religião e os seus DISCÍPULOS  MAIS PRÓXIMOS. Nesse último caso, os DOZE e, dentre estes, João, que foi o amigo íntimo de Jesus.
Estes DOIS PÚBLICOS tinham a capacidade de entender as metáforas e as verdades espirituais ditas por Jesus e suas implicações. Tratava-se dos judeus cultos (Caso dos líderes religiosos.) e/ou conhecedores das Escrituras bíblicas do Antigo Testamento (Caso dos apóstolos.). Enquanto o PÚBLICO dos demais Evangelhos não.
Ora, nenhum ROMANO, nenhum GREGO e demais GENTIOS na época e até mesmo um judeu que não dominasse o Hebraico, idioma em que foi escrita e conservada  a Bíblia Judaica na sua quase totalidade, poderia identificar corretamente o que Jesus estava falando.
São mesmo AFIRMAÇÕES FANTÁSTICAS, mas, que pertencem ao UNIVERSO JUDAICO e bíblico. Próprio, portanto, de uma cultura religiosa específica. Principalmente no que diz respeito às profecias sobre o Messias. 

2 - Eu disse que a pergunta do autor do post é uma PERGUNTA CAPCIOSA e, por isso mesmo, dissimulada.
E por quê?
Ele cita várias frases ditas por Jesus. Mas, porém, no entanto, todavia, ignorou  (Desinformação ou má-fé?) a PALAVRA e o CONCEITO-CHAVE do livro, na apresentação de QUEM Ele é.
E quem é o Senhor Jesus Cristo no Evangelho de João?
"O Verbo"
(ou AQUELE QUE É A PALAVRA),
 que "se fez carne*
 (HUMANIZOU-SE, conforme o previsto nas Escrituras bíblicas, desde a Torah)
"e habitou entre nós".
O que acabo de citar, abrindo e fechando as aspas, é a primeira parte de JOÃO 1:1-4 e 14.
É por essa ótica que o livro deve ser honestamente lido e compreendido.
Logo, quem não fosse judeu jamais poderia absorver de pronto este CONCEITO-CHAVE e procurar entender como e por que as AFIRMAÇÕES FANTÁSTICAS se relacionam com o mesmo. 

3 - Mas...
POR QUE SERÁ que o autor do post ignorou  a PALAVRA  e o CONCEITO-CHAVE do Evangelho de João?
No primeiro versículo do Evangelho, João define a pessoa de Jesus:.

"No princípio era o Verbo (Aquele que é a Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

Ora, o Islam ("Baseado" no livro de um "profeta" que sequer conhecia a história de Noé e do Dilúvio, coisa que qualquer criança judia ou cristã sabe de cor.) quer negar a CONDIÇÃO DIVINA de Jesus. Assim como aqueles aos quais João combate seus nos escritos queriam negar que Jesus tinha assumido a CONDIÇÃO HUMANA. Ambos, biblicamente falando, são considerados anticristos. E basta ler os escritos (combativos) de João para identificar que tanto a negação da DIVINDADE de Cristo quanto da sua ENCARNAÇÃO procedem de um  mesmo espírito enganador (PRIMEIRA CARTA 4:1-3).
Não é sem causa que o Alcorão bebeu também das fontes do Gnosticismo, principalmente no que diz respeito a SURA 4:157-158. Pois nada no Alcorão é original. O livro faz PLÁGIOS e distorções das Escrituras bíblicas, assim como de outros livros religiosos e até de literatura pagã
Confiram, abrindo o LINK 02. E no PRINT abaixo, o que eu afirmei sobre Maomé não saber, sobre as Escrituras bíblicas, o que qualquer criança judia ou cristã sabe de cor.

Sim. Jesus fez AFIRMAÇÕES FANTÁSTICAS, mas, na perspectiva de um Evangelho que tanto COMBATE uma seita quanto CONSOLIDA os já iniciados na fé. E, portanto, já capazes de entender as VERDADES ESPIRITUAIS ditas por Ele com mais facilidade. Não era o caso dos romanos, dos gregos e demais gentios, os quais precisam, antes, serem iniciados na fé cristã e no conhecimento das Escrituras bíblicas. 
Mas...
Por que o autor do post ignorou, no Evangelho, o fato de Jesus ser apresentado como o Verbo de Deus???
Por certo, porque sabe o quanto isso é PROBLEMÁTICO para o Islam.
O autor do Alcorão plagiou o termo de João, mesmo demonstrando não ter a menor noção do que estava fazendo (SURA 3:45)
Até porque os únicos escritos bíblicos em que o TERMO e o CONCEITO são desenvolvidos são os de João. E os livros do apóstolo são os últimos da Bíblia. No Alcorão, o termo Verbo de Deus é apenas uma referência vaga, na boca de um deus Allah sem noção das IMPLICAÇÕES já apontadas.
Então, resta-nos analisar cada uma das AFIRMAÇÕES FANTÁSTICAS de Jesus.
É o que passaremos a fazer. 

LINKS:
- ARTIGO DO IBN SALIM (Post do Oliveira Jamal):
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1826099740871662/
- REFUTAÇÃO 01:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1828879217260381/?app=fbl
- ALCORÃO: APONTAMENTOS (Para Uma Crítica Interna & Externa).
APT. 11
- A QUESTÃO CRÍTICA INTERNA 01: PLÁGIO 
- QUESTÃO:
Seria Deus dotado de um extremo mau gosto literário?
 E inescrupuloso, ao ponto de fazer apropriações indevidas de obras alheias, inclusive da literatura pagã, para dar-lhes o status de (nova) revelação divina??
 E a verdade no Alcorão: um detalhe irrelevante ou valor absoluto???https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/10/cap-11.html?m=1

APÊNDICE (Prints) :
- QUESTÕES postas por mim ao Oliveira Jamal e outros muçulmanos, dando início à minha REFUTAÇÃO ao artigo de Ibn Salim:


- Sobre o ALCORÃO, Sura 11:42-43, um dos muitos atestados da ignorância e de estupidez teológica do autor do Alcorão (E não pode ser Deus!). Já reproduzido mais acima. 
- QUESTÃO gerada por um comentário do Oliveira Jamal à espera, como todas as outras até agora, de uma resposta dos muçulmanos:



REFUTAÇÃO 02
AO POST DE IBN SALIM, REPERCUTIDO POR OLIVEIRA JAMAL, AQUI NO BÍBLIA & ALCORÃO: - Parte Segunda.

"Eu sou a ressurreição e a vida."

- LINK:
https://m.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1833787133436256/

- TEXTO:

Introdução:
Esta DISCUSSÃO ainda está à espera da resposta do Oliveira Jamal ou de algum muçulmano às PERGUNTAS que fiz, já no início, do debate (PRINT). Não creio que se atrevam responder, para não caírem os mesmos em maior CONTRADIÇÃO do que a da publicação e curtição do artigo de Ibn Salim.
De fato, antes de nos interessar pelo o que uma publicação diz, eu pergunto aos muçulmanos: O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO?, crendo, escrevendo e/ou repercutindo matérias sobre qualquer assunto, sem se informar primeiro o que diz o Alcorão sobre o tema???
 Então, não é novidade que a DESINFORMAÇÃO, assim como a DESONESTIDADE INTELECTUAL se tornem manifestas e se lhe imponham um silêncio constrangedor.
Parece que é o que está acontecendo aqui. 
As perguntas (Confiram no PRINT.) são o  "pra início de conversa" deste meu conjunto de REFUTAÇÕES ao artigo do Ibn Salim. E nas REFUTAÇÕES propriamente ditas, vimos que:
- Na REFUTAÇÃO 01,  o tempo, o público e, principalmente, a intenção com que foi escrito o Evangelho de João não são os mesmos dos sinóticos. 
Já seria o suficiente para rechaçar o post naquilo a que o mesmo se propõe:  o questionamento do Evangelho de João   e das Escrituras bíblicas.
- Já na REFUTAÇÃO 02, mostramos que as DECLARAÇÕES FANTÁSTICAS de Jesus no Evangelho de João estão relacionadas com a apresentação do Messias, no início do livro: o Verbo (ou AQUELE QUE É A PALAVRA), que se fez carne (ASSUMIU A NOSSA CONDIÇÃO HUMANA).
E Jesus não era um mero ser humano!
A apresentação de João e as declarações de Jesus, quando entendidas provam isso. E por quê? Elas falam de VERDADES ESPIRITUAIS, assim das PROFECIAS a respeito do Messias.
E qual a possibilidade  do público ao qual foi escrito os outros Evangelhos de reconhecer isso? Remota. Nenhum romano, grego ou demais gentios e até mesmo um judeu não familiarizado com as Escrituras bíblicas poderia alcançar o que Jesus disse através de cada uma das declarações citadas e ainda outras.
É o que passo a demonstrar.
Cabe, antes e novamente, lembrar: o autor do Alcorão plagiou termo e, portanto, reconheceu a Jesus como o Verbo divino (SURA 3:45). Não tinha, óbvio, noção das IMPLICAÇÕES do uso. Até porque, somente nos escritos de João o termo e o conceito são desenvolvidos. E a razão disso eu expus na REFUTAÇÃO 01. 

1/ AUTOR NO POST PERGUNTA,
julgando apontar o que seria a maior das contradições:
- se tais DECLARAÇÕES "fizessem parte 
do original palavras do próprio Jesus, como pode ser que apenas João os tenha entendido e não os outros?". 
Ora, é óbvio que qualquer dos escritores bíblicos teria a capacidade de entender. Quem não teria, sem primeiro se tornar um cristão e bom conhecedor das Escrituras bíblicas, seria os romanos, os gregos e os demais gentios, para os quais foram escritos os outros Evangelhos. E mesmo um judeu que não dominasse o Hebraico (Idioma em que foram escritas e conservadas, no geral, as Escrituras bíblicas do Antígo Testamento). E até mesmo um judeu culto, descrente ou desinteressado das VERDADES ESPIRITUAIS e profecias expressas nas DECLARAÇÕES FANTÁSTICAS de Jesus. 

2/ E isso (O fato das DECLARAÇÕES FANTÁSTICAS não constar dos outros Evangelhos.) seria mesmo uma grande contradição?
Apenas para quem não leva em conta o PÚBLICO para o qual livro se dirige, principalmente.
Quando o Evangelho foi escrito, o mundo se dividia basicamente em três povos:
- Os ROMANOS, principalmente potência político-militar, com o Império presente e influente no mundo conhecido de então.
- Os GREGOS, povo de maior influência cultural no mundo de então, além de outros povos.
- OS JUDEUS, único povo biblicamente monoteísta, do qual viriam os primeiros e principais discípulos de Jesus.
E as DECLARAÇÕES FANTÁSTICAS e as verdades espirituais das mesmas tinham mesmo condição de ser compreendidas por qual deles? Obviamente que pelos judeus e, dentre estes, os discípulos de Jesus Cristo. 
Na sua PRIMEIRA CARTA, João reforça a INTENÇÃO CONSOLIDADORA, bem mais importante do que a INTENÇÃO EVANGELIZADORA dos seus escritos:

"sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais COMUNHÃO conosco...*
(1:3)

3/ ANÁLISE DAS DECLARAÇÕES.
- "Eu sou o pão da vida" (JOÃO 6:35):

No início do livro, João apresenta Jesus como O Verbo ou AQUELE QUE ERA A PALAVRA.
E sobre a Palavra de Deus, na TORAH (Livro de Deuteronômio 8:3), está escrito :

"Ele (YAHWEH DEUS) te humilhou, fez que sentisses fome e te alimentou com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que o ser humano não vive apenas de pão, mas de toda a Palavra que procede da boca do SENHOR."
Nota:
- O TEMPLO DE JERUSALÉM, de acordo com o escritor da CARTA AOS HEBREUS (9:1-5 e 23);
 - Nos seus recintos mais importantes, o SANTO LUGAR e o LUGAR SANTÍSSIMO;
- era uma figura (uma representação simbólica) dos céus e das verdades espirituais a eles concernentes.
- E como o SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS, o próprio Templo, a figura do Sumo-Sacerdote e mesmo os objetos do templo apontavam simbolicamente para alguma verdade espiritual relativa ao Messias, um deles merece a nossa atenção: a mesa dos PÃES DA PROPOSIÇÃO: pois aqueles pães apontavam para o Messias como "o pão da vida".
Conclusão: a declaração fantástica de Jesus chama a atenção para estas e outras verdades.
Pergunta: qual a condição de um romano, de um grego ou cidadão de qualquer outro povo, senão os judeus, de entender a VERDADE ESPIRITUAL expressa na declaração de Jesus?
Nenhuma!
Com esta DECLARAÇÃO FANTÁSTICA, Jesus está chamando a atenção (dos que tinham ouvidos para ouvir e olhos para ver) que Ele era o Messias.
E o Messias, como o "pão vivo que desceu do céu", DECLARAÇÃO FANTÁSTICA de Jesus em 5:51, é a fonte e o sustento de toda a vida espiritual. E isso tanto diz respeito à sua CONDIÇÃO DIVINA quanto à CONDIÇÃO HUMANA que Ele, para o cumprimento das Escrituras, assumiu. 
Obviamente que nos Evangelhos com INTENÇÃO EVANGELIZADORA, caso dos sinóticos, tal declaração não faria sentido para o público para o qual foi escrito aqueles Evangelho. Pois ela remonta ao que estou expondo. E ninguém, além dos judeus com cultura bíblica, teria a capacidade de uma percepção imediata desta e das outras declarações.
Simples e, ao mesmo tempo, teologicamente didático assim.

Extraído de
ALGUNS POST PURO SOFISMA & A SUA DEVIDA REFUTAÇÃO (02):
Sobre A Ação Insensata do Muçulmano Oliveira Jamal & O Artigo de Um Outro Muçulmano, Ibn Salim. 

LINKS:
1 - Artigo de Ibn Salim, repercutido pelo Oliveira Jamal, aqui no Bíblia & Alcorão:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1826099740871662/?app=fbl
2 - REFUTAÇÃO 01:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1828879217260381/?app=fbl
3 - REFUTAÇÃO 02 - Parte Primeira:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1830262227122080/?app=fbl



REFUTAÇÃO 02
AO POST DE IBN SALIM, REPERCUTIDO POR OLIVEIRA JAMAL, AQUI NO BÍBLIA & ALCORÃO - Parte Terceira.

"Eu sou a luz do mundo".
"Eu sou a ressurreição e a vida". 

- LINK:
https://m.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1835765426571760/

- TEXTO:

1/ O post do Ibn Salim, tomado por referência as suposições de um teólogo cristão (Cristão?):
- Quer questionar o porque da DECLARAÇÃO FANTÁSTICA de Jesus acima não constar dos outros Evangelho, senão o de JOÃO (8:12).
- Quer, com isso lançar, possível fosse dúvida, sobre a autenticidade do Evangelho e das palavras de Jesus.
- E quer, indo mais além no seu equívoco, questionar a CONDIÇÃO DIVINA de Jesus.
Afinal, no Evangelho de João Jesus é apresentado como "O Verbo (AQUELE QUE É A PALAVRA)"  E o Verbo  "se fez carne e habitou entre nós": ou seja, sendo Deus, assumiu, para o cumprimento das Escrituras, a CONDIÇÃO HUMANA.
Pior para o Islam é o fato do Alcorão também reconhecer a Jesus como O Verbo divino (SURA 3:45). Apesar do autor do Alcorão não ter a mínima de quem e do que se tratava. Pois os únicos escritos em que o TERMO E O CONCEITO foram desenvolvidos são os de João.
E todas as DECLARAÇÕES FANTÁSTICAS de Jesus estão relacionadas ao que acabo de mencionar.
Elas não poderiam ser dadas se não pelo Messias, exatamente por revelar VERDADES ESPIRITUAIS a respeito Dele.
E quem poderia entender e ter a percepção disso?
Os romanos, os gregos e demais gentios, sem contato com as Escrituras bíblicas e que sequer O aguardavam?
Não.
E nem mesmo um judeu desinteressado no tema. Logo, tais declarações não constar dos Evangelhos sinóticos, tendo sido escritos os mesmos com apenas a INTENÇÃO EVANGELIZADORA. E esse não o que não é o caso de João. João, além da intenção referida escreve para combater os anticristos (Vede REFUTAÇÃO 01) e tem uma INTENÇÃO CONSOLIDADORA dos eram iniciantes na fé:

"30 Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.
31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome."

2 / POR QUE JESUS DISSE  "Eu sou a luz do mundo"?
R - Estava profetizado sobre o Messias isso:

"Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele (DEUS) humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão.
2 O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.
(..)
6 Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz."
(LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 9)
Nota:
Era isso e disso  que Jesus estava falando, quando disse. "Eu sou a luz do mundo".
E qual a possibilidade de um romano, grego e outros povos gentios de ligarem a fala de Jesus com esta e outras Escrituras proféticas sobre o Messias?
Nenhuma!

3/ A OUTRA DECLARAÇÃO FANTÁSTICA
"Eu sou a ressurreição e a vida"  se insere na mesma profecia e na verdade espiritual a respeito do Messias.
Evidências de disso, além dos mortos que Jesus ressuscitou, está bem no fato Dele ressuscitar. E tendo vencido a morte, não mais morrer fisicamente, lembrando aos desavisados de que, nas Escrituras bíblicas, morrer não é deixar de existir. Após a sua morte, Jesus mostrou-se aos discípulos, como a maior EVIDÊNCIA da sua deidade e ressurreição:

"24 Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.
25 Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
27 E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
28 Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!"
(EVANGELHO DE JOÃO 20)

LINKS (desta refutação):
- Artigo de Ibn Salim p/ Jamal:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1826099740871662/?app=fbl
- REFUTAÇÃO 01:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1828879217260381/?app=fbl
- REFUTAÇÃO 02 - Parte Primeira:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1830262227122080/?app=fbl
_ REFUTAÇÃO 02 - Parte Segunda:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1833787133436256/?app=fbl


REFUTAÇÃO 02
AO POST DE IBN SALIM, REPERCUTIDO POR OLIVEIRA JAMAL, AQUI NO BÍBLIA & ALCORÃO - Parte Última. 

"Antes que Abraão existisse, Eu Sou."
"Quem vê o Pai vê a mim." 

- LINK:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1838556529625983/

1/ PARA INÍCIO DE CONVERSA:
Aceitar e entender as declarações fantásticas de Jesus acima não era coisa para o PÚBLICO-ALVO dos outros Evangelhos, senão o de João. Romanos, gregos e demais gentios não teriam a percepção do que passo a expor e explica por que Jesus disse o que João registrou no seu Evangelho. 

i - "No princípio, criou Deus os céus e a terra."
(TORAH, Livro de Gênesis 1:1)
Nota:
Vejam o significado da palavra Deus no PRINT abaixo. Pois é de fundamental importância para a compreensão das profecias a respeito da deidade, humanização e da crucificação do Messias, Jesus Cristo. 

ii - Na TORAH (Livro de Gênesis 3), se encontra a PRIMEIRA PROFECIA BÍBLICA. Ela foi dada por Deus; e Ele não deixou de ser Deus por profetizar. Profeta é uma FUNÇÃO; e nunca uma CATEGORIA dos seres.
Pela profecia, o Messias:
- Viria da "descendência da mulher" (FORMA HUMANA);
- Seria "ferido no calcanhar" pela Serpente (INDICATIVO DA CRUCIFICAÇÃO);
- E iria "ferir a cabeça" da Serpente (GOLPE MORTAL, vitória completa sobre Satanás).
Aqui já temos o apontamento da CONDIÇÃO DIVINA de Jesus.
E por quê?
Nenhum ser meramente humano pode derrotar O DIABO com suas armas.
E quais são as ARMAS de Satã?
O pecado, a morte e o inferno, consequência este dos dois primeiros.
- Jesus VENCEU o pecado, sendo imaculado. Já o profeta do e para o Islam, não passou de um contumaz TRANSGRESSOR dos Mandamentos de Deus, que se disse profeta da submissão (PRINT 05/ LINK 01). Usando o termo mais apropriado, Maomé tornou-se um capacho da maldade. 
- Jesus VENCEU a morte. Tendo morrido apenas fisicamente (O que não significa ter deixado de existir.), para não mais morrer.
- Jesus VENCEU o inferno. Somente poderia ir e ficar lá, se não tivesse vencido o pecado. Mas como Ele venceu o pecado e a morte, não foi para o inferno e nem o inferno O poderia reter. E pode, exatamente por isso, livrar todos os que pecam e morrem. Por isso,,Ele é o Salvador (LINK 02) 

iii - Ainda no primeiro livro da TORAH (Livro de Gênesis 49:8-10), temos:
"8 JUDÁ, SEUS IRMÃOS O LOUVARÃO , sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos; os filhos de seu pai SE CURVARÃO DIANTE DE VOCÊ.
(...) 
10 O CETRO NÃO SE APARTARÁ DE JUDÁ, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão."
Nota:
Jacó está se dirigindo ao seu filho Judá, mas, profetizando sobre Jesus. Jesus viria da descendência de Israel e da tribo de Judá, na ocasião ainda nem formados.
Israel ainda não era uma nação e, antes disso, passaria por 400 anos de cativeiro no Egito.
A reverência e a adoração a Jesus já estavam ali previstas: "os filhos de seu pai se curvarão diante de você". Logo, não é nenhuma novidade quando, no Evangelho, Jesus aceita adoração.
Somente depois de 800 anos é que Israel teria o primeiro rei: Saul. Depois viria Davi. E da descendência dele, que era da tribo de Judá, viria o Messias. Por isso, o Messias é reconhecido pelo judeus como o filho (Descendente.) de Davi.
Jesus veio também (E foi rejeitado, como o previsto nas Escrituras bíblicas.) como REI.
Confiram em EVANGELHO DE MATEUS 21:1-5, etc.)
Rei, assim como profeta, é também uma FUNÇÃO; e não uma CATEGORIA dos seres.

iv - Eu poderia mostrar, ainda na TORAH, nos SALMOS e em PROFETAS bíblicos, outras PROFECIAS sobre Jesus. E, nas mesmas, o apontamento de sua HUMANIZAÇÃO, assim como a sua CONDIÇÃO DIVINA.
(Já na TORAH, Gênesis 18 e Livro do Êxodo 24, DEUS assume a FORMA HUMANA. E não deixou de ser quem Ele é, ao se manifestar de forma visível. E quando a Bíblia diz que Deus não pode ser visto pelo olho humano, está obviamente se referindo a Deus, mas, na sua FORMA ESSENCIAL DE SER, espírito.
Deus é espirito, disse Jesus, no mesmo Evangelho de João, no capítulo 04.)
Vou, porém, me limitar aos dois últimos livros do Antigo Testamento para, além do que já expus, provar a CONDIÇÃO DIVINA do Messias profetizada na Bíblia. O Livro do Profeta Malaquias é de  400 a.C.; já o do profeta Zacarias, de cerca de 50 anos antes. Sendo assim, dá Torah, que é de 1450 a.C. a Malaquias, temos mais de MIL ANOS DE PROFECIAS a respeito de Jesus, apontando a sua vinda na forma humana, assim como a sua CONDIÇÃO DIVINA. 

v - LIVRO DO PROFETA MALAQUIAS 3:1:
"Vejam, eu enviarei o meu MENSAGEIRO, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, O SENHOR QUE VOCÊS BUSCAM VIRÁ PARA O SEU TEMPLO; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos."
Nota:
1 - O MENSAGEIRO é o profeta João Batista, segundo as palavras do próprio Jesus (EVANGELHO DE MATEUS 11:7-14).
2 - O SENHOR a quem Israel buscava (Invocava em adoração) é o Messias, Jesus Cristo. Ele também é chamado de *O MENSAGEIRO DA ALIANÇA" ou do Concerto, ou do Pacto ou do (Novo) Testamento. E de novo: Mensageiro (profeta) é uma FUNÇÃO e não uma CATEGORIA dos seres. Na Torah, Deus foi o Mensageiro da primeira profecia sobre o Messias e não deixou de ser Deus. 
3 - AO SEU TEMPLO ou o Templo que era Dele trata-se do Templo de Jerusalém. Ali Jesus entrou e ensinou, fazendo se cumprir a profecia.

vi - LIVRO DO PROFETA ZACARIAS 12:9-10:
"9 "Naquele dia procurarei destruir todas as nações que atacarem Jerusalém.
10 E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. OLHARÃO PARA MIM, AQUELE A QUEM TRÁS PASSARAM, E CHORARÃO por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho."
Nota:
Trata-se de uma PROFECIA , no Antigo Testamento, sobre a SEGUNDA VINDA DE JESUS. Quando, enfim, os judeus irão O reconhecer num futuro que, espero, breve.
Jesus previu isso e não era uma novidade (EVANGELHO DE MATEUS 24 e 25). E João, no APOCALIPSE (1:7), faz a seguinte referência ao fato já antecipado  no Livro do Profeta Zacarias e por Jesus, nos Evangelhos sinoticos:

"Eis que ELE VEM com as nuvens, e TODO OLHO O VERÁ, ATÉ MESMO AQUELES QUE O TRASPASSARAM ; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim 8hserá! Amém."

vii - E PRA ENCERRAR esta parte da refutação ao post do Ibn Salim: Jesus tinha toda a condição de falar o que João registrou: "Antes que Abraão existisse, Eu Sou" e "Quem vê o Pai vê a mim". E isso é o que mais importa. 

2/ Como eu já disse nos meus  artigos anteriores, o post de Ibn Salim supõe poder questionar o porquê destas e outras DECLARAÇÃO FANTÁSTICAS de Jesus acima não constar dos outros Evangelho, senão o de João.
E a reposta dada por mim para cada uma delas serve para todas as outras. São declarações que somente fariam sentido para os iniciados na cultura bíblica-judaica. Principalmente, os que poderiam ver as VERDADES ESPIRITUAIS nelas expressas. Além do fato de apontarem para algum aspecto das PROFECIAS sobre o Messias.
E então, qual a possibilidade de um romano, grego e outros gentios (E até mesmo de um judeu sem o domínio e/ou interesse pelas Escrituras bíblicas.) de se darem conta do que Jesus disse?
Nenhuma. 

2/ A intenção do post de Ibn Salim é, possível fosse, negar a autenticidade do Evangelho e das palavras de Jesus. E faz parte do seu equívoco, questionar a CONDIÇÃO DIVINA de Jesus.
Vejam que, nos versículos citados acima, a deidade de Cristo fica mais evidente. E ela tanto está relacionada à APRESENTAÇÃO DE JESUS, no início do Evangelho, quanto ao que sobre a pessoa do Messias vinha sendo profetizado.
No livro de João, Jesus é "O Verbo (AQUELE QUE É A PALAVRA)", o qual existia antes de todas as coisas, e que "se fez carne e habitou entre nós". Nas PROFECIAS SOBRE JESUS, da Torah ao último livro do Antigo Testamento, tanto a sua CONDIÇÃO DIVINA, assim como a sua HUMANIZAÇÃO estão previstas.
Estes DOIS FATORES mostram serem totalmente possível as DECLARAÇÕES FANTÁSTICAS de Jesus. Todavia apenas compreensíveis para o público-alvo de João.
Qual o interesse, p. ex., de um romano, um grego e demais gentios por Abraão?
Nenhum.
E cabe sempre ressaltar o fato do ALCORÃO (Sura 3:45) ter plagiado a Bíblia e chamado Jesus de O VERBO divino. O autor do Alcorão, óbvio, não tinha noção do que estava fazendo.
E como apenas nos escritos de João Jesus foi assim mencionado e desenvolvido o CONCEITO, só resta ao Islam aceitar o que João escreveu sobre Jesus.
Caso houvesse, óbvio, honestidade intelectual. Infelizmente, a fuga do Oliveira Jamal e demais muçulmanos das QUESTÕES geradas pelo post e pelos comentários deles (PRINT 03 e 06) apenas demonstra que, no Islam, tal não há. 

LINKS:
1 - MUHAMMAD  (MAOMÉ) & O ISLAM SEM MÁSCARAS:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1837794653035504/?app=fbl

2 - POST DO IBN SALIM  (repercutido aqui, no Bíblia & Alcorão, pelo Oliveira Jamal. Mas... cadê ele?):
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1826099740871662/?app=fbl
3 - REFUTAÇÃO 01:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1828879217260381/?app=fbl
4 - REFUTAÇÃO 02 - Parte Primeira:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1830262227122080/?app=fbl
5 - REFUTAÇÃO 02 - Parte Segunda:
"Eu sou o pão da vida"
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1833787133436256/?app=fbl
6 - REFUTAÇÃO 02 - Parte Terceira:
"Eu sou a luz do mundo".
"Eu sou a ressurreição e a vida".
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1835765426571760/?app=fbl


APÊNDICE:
Artigo de Ibn Salim, repercutido por Oliveira Jamal no grupo de debates Bíblia & Alcorão, intitulado   "Estudiosos Cristãos Reconhecem Contradições Na Bíblia 1"

"❓❓❓
Jesus disse tudo o que João (ou quem quer que tenha escrito aquele evangelho) disse que ele disse?

 Considere as seguintes palavras de Jesus (a paz esteja com ele) encontradas apenas no Evangelho de João:

 João 14: 9: 
“Quem me vê, vê o Pai”.

 João 6:35: 
“E Jesus disse-lhes: Eu sou o pão da vida”.

 João 8:12: 
"Eu sou a luz do mundo."

 João 8:58: 
"Antes que Abraão existisse, eu sou."

 João 11:25: 
"Eu sou a ressurreição e a vida."

 João 14: 6: 
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida."

⚠️ Estudiosos cristãos nos dizem que, se Jesus tivesse feito todas essas afirmações fantásticas sobre si mesmo, os três primeiros evangelhos certamente as teriam registrado.

📍 Marcos foi escrito por volta de 70 d.C., seguido por Mateus e Lucas em algum lugar entre 80-90 d.C. João, escrito por volta de 100 d.C., foi o último dos quatro evangelhos canônicos.

👉 O estudioso cristão James Dunn escreve em seu livro - The Evidence for Jesus:

— “Se eles fizessem parte do original
 palavras do próprio Jesus, como pode ser que apenas João os tenha entendido e nenhum dos outros? 

— Chame isso de ceticismo acadêmico, se quiser, mas acho quase incrível que tais ditos tivessem sido negligenciados se fossem conhecidos como uma característica do ensino de Jesus.  

— Se o 'EU SOU' fazia parte da tradição original, é muito difícil explicar por quê NENHUM DOS OUTROS TRÊS EVANGELISTAS fez uso dele. ”
(The Evidence for Jesus, p. 36)". 

⚠️ O evangelho de João CONTRADIZ os outros 3 evangelhos em vários relatos, incluindo a ALEGADA crucificação 🤷🏻‍♂️.

Texto publicado pelo irmão Shaer."

Links:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1025334897876170&id=100011990084710

NOTAS FINAIS
(do autor desta refutação ao texto de Ibn Salim, atribuído ao tal irmão Shaer):
1 - Será que o autor do Alcorão não sabia nada que o autor artigo supõe saber contra as Escrituras bíblicas, quando ele alega teria dado a Torah e o Evangelho, e que os mesmos "encerram luz e orientação" (SURA 5:46-48)? 
2 - Quem estaria dizendo a verdade? 
Ou ambos mentem. 
3 - E o que mais o autor do artigo e o Islam julgam saber hoje que que o deus deles não sabia? 
E afinal, que religião é essa, em que os seguidores sabem (Se é que sabem.) mais do que o seu deus e o seu profeta?

IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 
Obs.: não abrir, copie e cole o link na página de busca do Google ou o acesse, neste blogue, pela data da publicação.

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)






Nenhum comentário:

Postar um comentário