segunda-feira, 2 de novembro de 2020

SOBRE EVANGELHO DE MATEUS 24:36: Algumas Possibilidades de Resposta, Acompanhada de Um Necessário Desafio.

Introdução:


i - É conhecida de todos a tentativa corânico-islâmica de negar o fato bíblico e a doutrina cristã de que Jesus é Deus. Aconteceu, recentemente, no grupo de debates MUÇULMANOS PARA CRISTO, no Facebook. 

Nos PRINTS 01 e 02, temos um muslim lançando mão de EVANGELHO DE MATEUS 24:36. Certamente, o versículo bíblico que mais poderia favorecer à suposição.

E por que poderia, digo eu?

PRIMEIRO: não é honesto criar um "ensino" a partir de versos isolados, ignorando o contexto e entrando em conflito contra a própria fonte de informação.

Simplificando ao máximo: não há como citar os Evangelhos, para tentar negar o que os próprios evangelistas afirmam sobre Jesus.

E Mateus cria que Jesus era Deus?

Obvio! Tanto que O descreve sendo adorado, inclusive por ele (2, 28, etc.)

ii - SEGUNDO: Não ter uma resposta bíblica, não nos autoriza a fazer afirmações levianas. Tipo: Jesus não seria Deus porque disse não saber o dia e hora da sua vinda. Alguém pode querer se apegar ao dito; mas, certamente terá fugir de outros dados e fatos que não podem  ser ignorados.

P. ex.:

- Jesus aceitar ser chamado Deus e receber adoração, significa o quê?

- Jesus declarar existir e em glória, antes da Criação de todos os seres e coisas, significa o quê?

- Jesus declarar-se o Todo-Poderoso que há de vir, significa o quê?

iii - TERCEIRO: Não ter uma resposta bíblica nos leva à especulação teológica. É o que podemos fazer, reconhecendo que nem as Escrituras  nos prometem respostas para todas as perguntas (TORAH, Livro de Deuteronômio 29:29).Mas, nos abrem POSSIBILIDADES de compreensão do fato. Quero que o leitor tenha isso em mente, ao ler os meus comentários ao post.

Naturalmente que a intenção do muçulmano, ao questionar a não ciência de Jesus daquele fato específico e na condição em que Ele se colocara, supunha favorecer a crença em Allah como Deus. Lendo os meus comentários, o leitor entenderá o que estou querendo dizer.

Mas, o que ele não sabia?

Da não-onisciência do ser que se esconde por detrás do nome Allah no Alcorão. E bem mais do que isso, a sua comprovada ignorância.

Razão pela qual, eu lhe propus uma das QUESTÕES do meu Desafio À Caravana de Dawah, O Livro. E, no decorrer do debates com alguns outros muçulmanos, demonstrei-lhes, através de meus comentários e dos PRINTS 02, 03 e 04, a ignorância comprovada do deus Allah. E esta, manifesta no próprio Alcorão.


1/ Resposta 01(print 02):

PREZADO AUTOR DO POST,

1 -  Não existe uma resposta para este fato. Embora, podemos especular a respeito, bíblica e teologicamente falando.

2 - Antes, uma importante observação:

- Se tivesse havido mesmo alguma de adulteração das Escrituras bíblicas, para favorecer a doutrina da Deidade de Jesus Cristo, as  palavras de JESUS, dizendo não saber o dia e a hora da sua SEGUNDA VINDA, não teriam sido alteradas?

Nada mais aparentemente desconcertante para quem crê, de acordo com as Escrituras bíblicas, que Jesus é Deus.

3 - E POR QUE eu digo só aparentemente desconcertante?

- Primeiro, pelo que Jesus é em Si e pelo testemunho que Ele deu de si mesmo.

Ele disse ser um com o Pai e que existia em glória, antes da Criação (dos céus, da terra, dos anjos, dos homens, do universo hoje existente).

Confira em EVANGELHO DE JOÃO 10:30 e 17:5.

- Segundo, pelo o que Ele se propôs fazer (pela salvação dos pecadores):

"5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

9 Por isso Deus (O PAI) o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai."

(AOS FILIPENSES 2)

Notas:

i - Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, está se reportando ao LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 45:23:

"Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará." 

ii - Você quer saber QUEM é o o Senhor Deus de (o Livro do Profeta) Isaías? Confira o capítulo 6:1-11 daquele livro com EVANGELHO DE JOÃO 11:37-43.

iii - No EVANGELHO DE MARCOS (10:45), Jesus afirma:

"Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas, para servir e dar a a sua vida em resgate (SALVAÇÃO) de muitos."

CONCLUSÃO 01:

- Sabendo QUEM Jesus disse ser: um com o Pai e que existia em glória, antes da Criação.

- Sabendo o que Ele veio  fazer: a SALVAÇÃO dos pecadores.

- E sabendo o PREÇO desta salvação: a) Sendo Deus, Ele se colocou na condição humana. b) E, nesta condição, na situação de um servo. c) E, na condição-situação de servo, foi à Cruz, onde entregou a vida humana que tomou, por amor e em seu favor (Como de todos nós, pecadores).

Compreendo o até aqui exposto, eu posso: não AFIRMAR taxativamente (Por que as Escrituras não me autorizam.), mas, ESPECULAR a respeito.

EM TEMPO:

Farei isso no meu próximo comentário. Só que antes, eu tenho uma QUESTÃO para colocar. E ela até foi posta, em DESAFIOS À CARAVANA DE DAWAH, O Livro:

 QUEM É "MAIS" DEUS?

- JESUS  (BÍBLIA) OU ALLAH  (ALCORÃO)???

- Jesus disse, quando e na condição que esteve entre nós (FILIPENSES 2:5-11/ Marcos 10:45, etc.) não saber o Dia e Hora da sua Segunda Vinda.

- Allah, no Alcorão, além de comprovadamente NÃO onisciente, se revela um completo ignorante: sobre os judeus, sobre os cristãos e até sobre as Escrituras bíblicas que alega ter revelado.

Confira no PRINT sobre a SURA 11:42-43: o deus Allah sequer conhecia a história de Noé e do Dilúvio, coisa que qualquer criança judia ou cristã sabe de cor.. 


2/ Resposta 02 (em continuação):

PREZADO AUTOR DO POST (02):

Pelo que eu expus, no meu comentário anterior, já sabemos o que Jesus DISSE sobre Si, o que VEIO FAZER e o Preço (Ou seja, COMO Ele garantiu a salvação).

Passo, agora, a examinar algumas POSSIBILIDADES de resposta à pergunta do seu post.

1 - Jesus NÃO deixou de ser Deus (possuir a natureza divina), ao adquirir a natureza humana. Tanto é que Ele NÃO recusou ser chamado de Deus ou receber adoração.

Confira, p. ex., nos EVANGELHOS (João 9 e 20, MARCOS 5, LUCAS 24, MATEUS 28, etc.)

O fato Dele adquirir a natureza humana, O colocou numa condição de limitação?

Óbvio.

Então temos a PRIMEIRA POSSIBILIDADE: nem tudo que a natureza divina sabia era totalmente comunicante à natureza humana. E Jesus se fez, teologicamente falando, 100% homem, sendo 100% Deus (na sua essência de ser).

2 - Tendo adquirido para Si a natureza humana, Jesus também tinha a POSSIBILIDADE DO FALAR, como assim fez: como Deus, como homem e e até de não falar (Aconteceu, quando Ele esteve com Pilatos.). 

Então, quando Ele afirma em EVANGELHO DE 24:36, "ninguém sabe, senão o Pai", com quem Ele também disse ser um (JOÃO 10:30), podemos perguntar:

- Ele fala como Deus, como sempre demonstrou ser, por seus ATOS e palavras?

- Ou usa da prerrogativa de falar como homem, condição na qual se colocou, numa completa IDENTIFICAÇÃO com o ser humano? Isso também ocorre nos Evangelhos, quando, na cruz, Ele cita SALMO 22:1.

3 - Na ESCALA DOS SERES, temos Deus, anjos e homens. Mas, em RELAÇÃO a quem Jesus se coloca, ao fazer a afirmação que fez?

Aos homens ("Ninguém sabe", ele diz se dirigindo a homens, os discípulos.)?

R - Não.

Aos anjos?

R - Não.

Ao Pai?

Sim. Pois Ele diz: "Nem Filho". E cabe lembrar a condição (humana e de Servo) em que Ele havia se colocado. Para, então, acrescentar: "Senão o Pai".


CONCLUSÃO FINAL:

São estas as POSSIBILIDADES de resposta que vejo. E, em se considerarmos o exposto, reflitam comigo o ALTO PREÇO DA SALVAÇÃO. Jesus não deixou de ser QUEM sempre foi, desde antes mesmo da Criação de todas as coisas, inclusive do tempo. Mas, voluntariamente se colocou  numa condição de limitações:

"Mateus 24:36, um versículo difícil que menciona a ignorância de Jesus com relação à data de Sua vinda, foi declarado durante Sua encarnação como um ser humano, e isso precisa ser entendido dessa perspectiva. O Evangelho de Mateus enfatiza tanto a divindade de Jesus quanto a humanidade, mesmo no tempo em que Ele viveu na Terra, mas mostra que, devido à encarnação, existiram certas limitações na vida de Jesus que foram removidas após Sua ressurreição (Mt 28: 18, 19)"

Citação extraída de

Huber Martins Lima, "Mas do tempo e da hora ninguém sabe – Mateus 24:36," por  Ekkhardt Mueller. 


3/ Considerações Finais:

Os PRINTS 03 e 04 acompanharam o debate que tive com um outro muçulmano. E, pelos mesmos, eu continuei provando quão mentiroso, desinformado e maligno é o ser que se esconde por detrás do nome Allah no Alcorão.

Pois, afinal:

QUEM É "MAIS" DEUS?

- JESUS  (BÍBLIA) OU ALLAH  (ALCORÃO)???

- Jesus disse, quando e na condição que esteve entre nós (FILIPENSES 2:5-11/ Marcos 10:45, etc.) não saber o Dia e Hora da sua Segunda Vinda.

- Allah, no Alcorão, além de comprovadamente NÃO onisciente, se revela um completo ignorante: sobre os judeus, sobre os cristãos e até sobre as Escrituras bíblicas que alega ter revelado. E tudo isso manifesto no próprio Alcorão. 



LINKS:

1 - Post

(no grupo MUÇULMANOS PARA CRISTO, onde se deu a discussão):

https://m.facebook.com/groups/257861961786499/permalink/679027069669984/

2 - DESAFIOS À CARAVANA DE DAWAH, O Livro:

https://missaoimpactar.blogspot.com/2020/02/desafio-caravana-de-dawah-o-livro.html?m=1

3 - Huber Martins Lima, 

"Mas do tempo e da hora ninguém sabe – Mateus 24:36," por  Ekkhardt Mueller:

https://medium.com/@hubermartinslima/mas-do-tempo-e-da-hora-ningu%C3%A9m-sabe-mateus-24-36-885a8d2c6a97

(Acessado em 1.11.2020)


QUESTIONE O MUSLIM: Sobre Jesus. 

"Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe:

Crês tu no Filho de Deus?

Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. 

Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou."(EVANGELHO DE JOÃO 9:35-38)

QUESTÃO:

- JESUS precisava dizer ao ex-cego, por Ele  curado, "Adore-me!" ou receber dele adoração? R - Receber a adoração.

- JESUS não tratou com um analfabeto funcional e nem com um estúpido teológico. Mas, com um conhecedor das Escrituras, sabedor das implicações do termo O Filho de Deus,  em referência ao MESSIAS. E, também, das implicações do seu ato de adoração

- JESUS RECEBE AINDA ADORAÇÃO em Mateus 2 e 28, Marcos 5,  Lucas 24, etc. E em JOÃO 20, após mostrar as marcas da crucificação, ouviu do não mais incrédulo Tomé: _ "Senhor meu e Deus meu!" 




.
IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves:


OU/

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)

.




Nenhum comentário:

Postar um comentário