terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

QUESTÃO DE IDENTIDADE: CRISTÃOS DO FIM DOS TEMPOS OU MODERNOS CRUZADOS??? (I e II)

IMPORTANTE: 
Previsão de sete artigos, sendo que os cincos primeiros já estão publicados.
Confira-os.
.
I – SETE EPÍGRAFES PARA CRISTÃOS CRISTÃOS:
.
1 - Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.
Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.
Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.
Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: "Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?
"Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’,
sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.”
(CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS 2:11-6)
Nota:
Trata-se, a meu ver, de OS VERSÍCULOS MAIS CONSTRANGEDORES DE TODO O NT. Todavia, trata-se também do relato de um ato, o de Paulo, feito em nome e pela salvaguarda da verdade de uma doutrina fundamental da fé cristã. De modo que BOAS OBRAS (Feitas com o espírito errado.) ou PRÁTICAS ESCUSAS, feitas em nome de nossa fé, não tenham mesmo lugar e nem a menor consideração (Como nunca tiveram.) entre cristãos cristãos de todos os tempos.
.
2 – “Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.
Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.”
(SEGUNDA CARTA DE PEDRO 2:15-16)
.
Nota:
Trata-se de DOIS DOS MAIS BELOS E ALTRUÍSTAS VERSÍCULOS DE TODO O NT. Pois, Pedro, na condição do principal apóstolo de Jesus,  tendo sido recriminado publicamente por Paulo, poderia não reconhecer o seu erro; mas, podemos inferir com clareza,  que o fez. E, posteriormente, iria reconhecer a sabedoria divina de Paulo e tê-lo na conta do irmão tão amado que este se tornou da comunidade cristã de todos os tempos.
.
3 – “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas".
(EVANGELHO DE MATEUS 7:12)
Nota:
O CONCEITO DESTA RECOMENDAÇÃO seria aprofundado por Jesus, a perfeição de uma revelação (A bíblica.) que foi progressiva; pois tal conceito pertence apenas à Lei e os Profetas. Cristo e a fé cristã autêntica (Eu, particularmente, sempre quando possível, dispenso o termo  CristianISMO.) estão e vão muito além.
.
4 – "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês". (EVANGELHO DE MATEUS 5:43-48)
.
Nota:
Sem comentário.
.
5 – “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’.
Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.
E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno". 
(EVANGELHO DE MATEUS 5:27-30)
.
Nota:
Pelo CRITÉRIO CRISTÃO DO OLHAR, se pode chegar à NENHUMA TOLERÂNCIA DO SENHOR (Mas, afinal, de quem???) para com pensamentos, gestos, palavras e o uso de imagens (Pornografia e tal.) da lascívia e até para com o despertamento da mesma, p.ex., através dos trajes, quando obscenos.
.
6 -   "Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? (EVANGELHO DE LUCAS 6:46)
.
7 –
i - Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.
Eles clamavam em alta voz: "Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? "
Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles.”
(LIVRO DO APOCALIPSE 6:9-110
Nota:
Que fique claro: a força e os agentes da  maldade serão gradual e irreversivelmente poderosas nesse Fim dos Tempos. E  somente serão vencidos com a volta o Senhor Jesus. Estamos mesmo no FIM DOS TEMPOS, num mundo que jaz no Maligno e caminha acelerado para o seu destino apocalíptico.  E os cristãos realmente determinantes para apressar esta volta do Senhor são os que foram, estão sendo e serão martirizados. Todo o resto, com todo respeito ao que faço e eles fazem, não estarão à altura dos integrantes da GALERIA APOCALIPSE 6:9-11.
Mas...
Há, aqui, UMA QUESTÃO CRUCIAL. Como João (PRIMEIRA CARTA 3:15) disse que todo aquele que odeia a seu irmão (E o sentido é o seu semelhante.) não passa de um assassino; e tão assassino como Satanás, homicida desde o princípio (EVANGELHO DE JOÃO 8:43-44); não basta, então, tornar-se um mártir (PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORINTIOS 13, etc. e etc.)... É preciso lutar contra e vencer o mal, mas, porém, entretanto, todavia: fazendo apenas o bem (por intenção, instinto não assassino e gestos).
.
ii -  Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele.
Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus,
e disse: "Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus".
Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele,
arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.
Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito".

Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado". E, dizendo isso, adormeceu.” 

(LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS 7:54-60)
Nota:
Eis um exemplo prático e o modelo cristão cristão para o verso e nota anteriores.
.
iii – Eu ouvi, mas não compreendi. Por isso perguntei: "Meu senhor, qual será o resultado disso tudo? "

Ele respondeu: "Siga o seu caminho, Daniel, pois as palavras estão seladas e lacradas até o tempo do fim.
Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim.”
(LIVRO DO PROFETA DANIEL 12:8-10)
.
II – POSICIONANDO-ME  CONTRA  UM TIPO DE COMPORTAMENTO INDIGNO DO NOME DE CRISTO.
.
COMO UM CRISTÃO que se esforça por ser autenticamente bíblico (Apesar e com o pesar das minhas muitas falhas, fraquezas e pecados.); mas, QUE NÃO COMUNGA com qualquer forma (e comportamento) não e anticristã de “CristianISMO”; tive, recentemente, que me solidarizar com um irmão que levou à público uma dessas COISAS DO FIM DOS TEMPOS E DAS REDES SOCIAIS. Trata-se do comportamento (Indigno de Cristo.)  de boa parcela (Na verdade, a maior.) dos cristãos e/ou “cristãos” para com os muçulmanos,  verificado em alguns  grupos de debates.
.
ANTES, UM NECESSÁRIO ESCLARECIMENTO.
O  meu leitor mais habitual sabe: já há alguns anos, escrevo sobre e contra o ISLAMISMO, por  entender que sua prática, tal como preceitua o ALCORÃO e as TRADIÇÕES ISLÂMICAS, tende a conduzir inexoravelmente os seus mais autênticos praticantes à violência. Afinal, este foi o exemplo de vida e o legado (Homicida.) deixado por Maomé. Conforme se apura naquelas Tradições (BUKHARI, Vol. 04, Livro 52, Número 22), ele  gabou-se até de ter sido feito “vitorioso” através do Terror. E somando-se isso aos mais de 150 VERSOS VIOLENTOS do Alcorão, coroados pelo CARÁTER LITERALMENTE SUPREMACISTA DA  SURA 61:9, apuramos, então, como eu costumo dizer, os pressupostos de uma religião que até seria da paz: sem o seu deus, livro e profeta.
FATOR  MAIS DELICADO é o Alcorão não corroborar e nem ser corroborado pelas Escrituras bíblicas. Mesmo, convenientemente, referindo-se a elas como que inspiradas pelo deus Allah. Quer-se, desse modo, usar as Escrituras bíblicas como fonte de uma suposta autoridade. “Autoridade” esta que a Bíblia, obviamente, não  confirma e nem confere ao livro tido por sagrado pelo Islamismo. CONCLUSÃO INEVITÁVEL: para qualquer bom conhecedor das Escrituras bíblicas e do básico do Alcorão e das Tradições, um conflito de imediato se estabelece:  Deus bíblico  X Allah; Jesus X Maomé;  Bíblia X  Alcorão mais as Tradições Islâmicas. Na prática, tal conflito  se traduz em crenças,  moral e condutas  antagônicas e, realmente, jamais conciliáveis. Restando, portanto, saber quem, em verdade, estaria com a razão. BEM PIOR, PORÉM, E MAIOR QUE O CONFLITO APOLOGÉTICO  é o fato do Islamismo ser a religião mais assassinou cristãos ao longo da História; e o mesmo voltou a ocorrer nesse início de Século XXI, com dados e fatos aterrorizantes. Um simples passeio pelas páginas da Ecoando A Voz dos Mártires, da Portas Abertas, dentre algumas outras,  e o crente ainda (Pasmem-se!) desavisado verá a pertinência do que eu digo.
.
VOLTANDO AO ASSUNTO EM PAUTA.
Diante do até aqui exposto torna-se natural que haja CONSIDERÁVEL TENSÃO, quando os adeptos da religião islâmica e os que professam a fé cristã se encontram, principalmente nos GRUPOS DE DEBATES das redes sociais. E a referida tensão toma dimensões incontornáveis quando cristãos e “cristãos” (No geral, em revide a provocações.) deixam de agir digna e biblicamente. De modo que, tendo um comportamento não e anticristão, p.ex., sem estar em consonância com a parte primeira deste artigo, se tornam os cristãos iguais ou se fazem pior que  seus provocadores.
NESSES ANOS DE DEBATE, COM CENTENAS DE ISLÂMICOS, foram poucas as vezes que encontrei quem realmente não quisesse sabotar, através de ações escusas, o bom andamento das discussões. Principalmente quando estas se lhes tornam desfavoráveis. E é, no geral, o que acontece. Daí, a utilização de vários subterfúgios para a tumultuação do diálogo.
Podemos, então, enumerar:  
1 – FUGAS  do assunto em pauta; 
2 – Publicação e PROLIFERAÇÃO de novas postagens; 
3 – Utilização do que eu defino como “KÁ-KÁ-KÁ, BLÁ-BLÁ-BLÁ e  palavras de efeitos, porém, vazias”; 
4 – Uma insistência em levantar QUESTÕES ALHEIAS, sem responder as que lhes são postas; 
5 – além, obviamente, de O PIOR: linguagem obscena; ofensas e ameaças pessoais (Agressão, morte...);  divulgação de  imagens e ilustrações de cunho pornográfico; a profanação, através de palavras e imagens, de personagens, símbolos e elementos da fé cristã, etc. e etc.
Como se vê, requer paciência, muita boa vontade, o amor de Cristo derramado em nossos corações, além de uma desejada qualificação para podermos levar o debate com tais pessoas ao seu bom termo, o esclarecimento. E bem mais do que isso, conforme tenho por meta,  apresentar-lhe a cruz  de Cristo e o Jesus do Evangelho (e o não de algumas religiões e confissões apenas tidas por  cristãs).
Tendo feito isso, evito as intermináveis discussões sobre os mesmos temas com as mesmas pessoas. Tento discernir (E o universo de 1.6 bilhão  de pessoas é infinito...)  quem,  porventura,  ame mais a verdade do que a religião. Todavia, infelizmente, não é esta postura de todos os que professam a Cristo. Não a digo e nem  quero  a minha exemplar; mas, a sei salutar;  e, principalmente, pautada por dignificar o nome do Senhor.
Muitos crentes, por  opinião, falta de qualificação, além das óbvias provocações recebidas, acabam também por se enredar naquele O PIOR acima enumerado. Adotam-no por revanchismo  com relação ao fazem alguns islâmicos. Querem pagar com o mal o mal recebido. E O PIOR DO PIOR é quando isso tende a ser tornar uma prática, um estilo apologético ou uma “escola”. Não sabendo o quanto tal proceder é reprovável e biblicamente vergonhoso.
E por que isso ocorre???
Cabe-me, antes, enfatizar  o que afirmo em QUEM É JESUS & QUEM É MAOMÉ (II), introdução completa ao meu RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) – Vol. 02:

A polêmica é uma dentre outras possibilidades da Apologia. E esta, nada mais que uma forma de diálogo, através do qual se busca o convencimento da outra parte. É preciso, então, que fique bem claro aos desavisados e àqueles que se apressam em formar juízo sobre o que deveriam melhor se inteirar: o ministério apologético, óbvio que passível de incompreensões, não fomenta o ódio entre religiões ou coisa quaisquer do gênero. Antes, pelo contrário, empenha-se no necessário estabelecimento da verdade, em seu caráter de valor absoluto, jamais relativo, quando há opiniões em conflito.
(...)
Para que a verdade se estabeleça; e a mentira não mais se imponha às mentes que se querem esclarecidas; por mais desagradável que (nos) pareça; necessário se faz o ministério apologético. Em primeira e última análise, um ato de amor.”
.
Além da GRITANTE  FALTA  DE AMOR para com aqueles por quem Jesus também, na Cruz, se doou, haveria também que se levantar aqui, ainda  que ligeiramente, o PERFIL DESSES CRISTÃOS no seu aspecto negativo:
- São NOMINAIS, porque ainda sequer nascidos de novo (JOÃO 3:1-10; EFÉSIOS 2:1-8, etc.);
-  E se nascidos de novo, ainda CARNAIS (Primeira Carta aos Coríntios 3:1-4. Carta aos Gálatas 5:16-24);
- São, também, IMATUROS ao extremo, exatamente por não serem autenticamente bíblicos.  E , daí, deixarem-se levar por opiniões e interpretações de pessoas visivelmente contrárias e contrários ao que nas Escrituras bíblicas está escrito. Se o leitor voltar à parte primeira deste artigo, verá como aqueles poucos textos transcritos e sucintamente interpretados se opõem frontalmente ao que enumeramos e nomeamos aqui, enquanto comportamento,  de O PIOR.
Fora isso, cresce cada vez mais em mim a suspeita de INDIVÍDUOS  DISSIMULADAMENTE  INFILTRADOS, repetindo o que denunciou Judas, o irmão do Senhor, em sua CARTA (1:3-4):
Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.
Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.”
.
Evidente que tais indivíduos, de ateus a satanistas, passando por adeptos de religiões ativamente também contrárias a fé cristã, irão propor e estimular e, quem sabe, até consigam fazer escola de um COMPORTAMENTO LIBERTINO. Simplificando ao máximo: comportamento do qual o Senhor Jesus e os seus ensinos não sejam O Senhor; das motivações, das reais intenções, das palavras, dos gestos e das atitudes, ainda que feitas em nome dEle.
Quando em debate com  muçulmanos sobre ética e moral, geralmente proponho o seguinte DESAFIO: onde no NT há uma sequer APROVAÇÃO dos que pecados e crimes que cristãos e pseudo-cristãos iriam cometer, ao longo da História? E onde no Alcorão e nas Tradições Islâmicas existe uma sequer REPROVAÇÃO às atrocidades praticadas por Maomé??? 
Muitos, porém, nesse Fim dos Tempos, especialmente nos grupos de debates das redes sociais, querem agir, em nome da fé cristã, como se o NT não existisse e o exemplo deixado por Jesus e seus apóstolos não fosse o parâmetro. Logo, incorrem no mesmo engano de Maomé: fazer as obras do Diabo, em nome de Deus. E não há como um cristão autêntico e amadurecido aprovar e nem ao menos ser conivente com isso. A grandeza da nossa vocação impede por completo tal postura.

(CONTINUA)

OUTROS ARTIGOS DA SÉRIE:

I - 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-cristaos-do-fim.html

II - 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-ii-cristaos-do.html

III - 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-iii-cristao-do.html

IV -

https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/02/questao-de-identidade-iv-cristaos-do.html?m=1

V - 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/02/questao-de-identidade-v-cristaos-do-fim.html?m=1

VI - 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/09/questao-de-identidade-vi-cristaos-do.html?m=1



.
IMPORTANTE:

Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso para uma das seguintes chaves:

Ou:
"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuudo."
(2 CORINTIOS 6:10)
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário