sexta-feira, 2 de setembro de 2022

QUESTÃO DE IDENTIDADE (VI): CRISTÃOS DO FIM DOS TEMPOS OU MODERNOS CRUZADOS???

"E o que temos como lição? 

Tape, antes, os teus ouvidos. Porque as palavras de vida eterna do Senhor Jesus (Ao contrário de discursos meramente mudamos e de ocasião, travestidos de piedade ou descaradamente impiedosos.) costumam ser muito duras para se escutar. (...)

Homens, no momento mais extremo de sua existência, tendo outros homens (E, no caso, os seus próprios assassinos.) como objeto de seu amor; e NÃO o alvo de suas armas.

Foi isso que Jesus ensinou e deu o exemplo!"


I - TRÊS EPÍGRAFES PARA "CRISTÃOS" NÃO AINDA CRISTÃOS:

- "51 Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, JESUS PARTIU RESOLUTAMENTE EM DIREÇÃO A JERUSALÉM.

52 E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos;

53 mas o povo dali não o recebeu porque se notava em seu semblante que ele ia para Jerusalém.

54 Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: "Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? "

55 Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "VOCÊS NÃO SABEM DE QUE ESPÉCIE DE ESPÍRITO SÃO, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los";

56 e foram para outro povoado."

(EVANGELHO, Lucas 9)

- "21 Desde aquele momento Jesus COMEÇOU A EXPLICAR AOS SEUS DISCÍPULOS QUE ERA NECESSÁRIO QUE ELE FOSSE PARA JERUSALÉM E SOFRESSE MUITAS COISAS nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.

22 Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! "

23 Jesus virou-se e disse a Pedro: "PARA TRÁS DE MIM, SATANÁS! VOCÊ É UMA PEDRA DE TROPEÇO PARA MIM , E NÃO PENSA NAS COISAS DE DEUS, MAS NAS DOS HOMENS".

24 Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

25 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.

26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?"

(EVANGELHO, Mateus 16)

- "AFINAL, TERIA EU (YHWH) ALGUMA ALEGRIA NA MORTE DO ÍMPIO ? Palavra de Yahweh, o Soberano Deus. Ao contrário, porventura não me dá muito prazer ver o ímpio converter-se dos seus maus caminhos e viver?" 

(LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL 18:23)


II - POR UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE...

1

NO FINAL DE TODAS AS CONTAS, 

somos obrigados a considerar que, no âmago da motivação de quaisquer das nossas ações, somente poderemos discernir (E digo apenas para os que possuem uma experiência real com Jesus Cristo):

- O PRINCÍPIO ATIVO DA VIDA DO SENHOR, o qual se doou até pelo mais abominável dos pecadores;

- Ou mesmo INSTINTO HOMICIDA do Diabo, mentiroso desde o início da sua rebelião, cósmica e instigadora do mal nas ações humanas (EVANGELHO, João 8:43-44 / JOÃO, Primeira Carta 3:15).  

Isso irá, p. ex.,definir e explicitar o antes e o depois de um Saulo de Tarso, mais tarde  Apóstolo Paulo. E este, quando APENAS UM RELIGIOSO, estava pronto e sempre disposto a matar. Afinal, supunha-se no dever de defender e propagar suas convicções com o uso da espada. Tendo-se, porém, tornado UM HOMEM ESPIRITUAL E (O MAIS) AUTÊNTICO SEGUIDOR DE JESUS, já não tinha mais por preciosa a própria vida. 

Paulo disse não ter por preciosa a própria vida (ATOS DOS APÓSTOLOS 20:24), desde que completasse a carreira (da fé) e o ministério recebido de Cristo. E o Senhor Jesus NÃO ordenou a ele e nem a ninguém  fazer uso da violência, na  PROPAGAÇÃO e nem mesmo na  DEFESA da fé cristã. Embora tenha prevenido aos seus quanto  à real possibilidade do  martírio.

Ora, quem tem vocação para o martírio, jamais poderá se advogar, em o Nome do Cristo, predisposto a matar. E o próprio Paulo invocou os Salmos para definir o cristão como "ovelhas entregues ao matadouro". Observe, então, o meu leitor  cristão cristão como isso soa totalmente dissonante do que é alegado pelos que julgam  que devemos ter como pauta ou fazer apologia ao PORTE DE ARMAS para a defesa (pessoal) de nossas vidas.

Uma vida em  que, como disse o Senhor Jesus, até os fios de nossos cabelos estão por Ele todos contados. E, sendo assim, nada há de nos suceder sem a permissão ou fora da soberania divina. Nem mesmo a morte, se for o caso, violenta. 

E, indo além neste arrazoado (Em um tempo em que as coisas têm se tornado extremas contra nós, os cristãos cristãos, até mesmo no Ocidente,  um dia também dito cristão.), há uma palavra de Cristo que precisamos atentar nas suas muitas implicações: 

"28 Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.

30 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.

31 Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

32 "Quem, pois, me CONFESSAR diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

33 Mas aquele que me NEGAR diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus." 

(EVANGELHO, Mateus 10) 

Nota:

Não se nega o Senhor  apenas com palavras, caso de alguma situação extrema. A Jesus se nega também, quando se abraça, advoga ou se torna cúmplice (Fazendo-se participante de seus tantos pecados.) de IDEOLOGIAS, AGENDAS E PAUTAS. E mesmo com uma POSTURA não e anticristã, ainda que na defesa dos princípios e dos valores da fé, também se nega a Cristo.

Eu comecei a tratar de tais POSTURAS nos primeiros artigos desta Série. E tomei como ponto de reflexão a atitude de alguns cristãos e/ou pseudo-cristãos para com muçulmanos, em grupos de debates na Internet. E pretendo ampliar a discussão, analisando qual deve ser a POSTURA DO CRISTÃO no trato do político-partidário e ideológico. 

Estamos passando por uma situação bastante peculiar no Brasil. E creio que o  discernimento da mesma, à luz do recomendado pelo o que Jesus ensinou e deu exemplo,  deva nos orientar sobre o que é lícito ou não, em o Nome do Senhor Jesus,  fazer. 

E já pelo exposto até aqui, um item da PAUTA da Direita (dita cristã.), o do armamento da população civil para defesa pessoal, é tão contraditório e anticristão quanto um cruzado, supondo defender a fé apostólica. A mesma dos mártires dos primeiros séculos. Ora, estes, a exemplo do próprio Senhor Jesus e de Estevão, morreram suplicando perdão a Deus para os seus assassinos. E não em ato de defesa de uma vida que, tendo sido mesmo entregue a Cristo, já não nos pertence. 

2

Eu considerei, no artigo anterior, as TRÊS EXECUÇÕES divinas de adversários e/ou inimigos da fé cristã, do Novo Testamento. Todas elas sem a participação humana (E, no caso, de cristãos  cristãos, obviamente.), como não poderia ser diferente. 

O OCORRIDO COM ANANIAS E SAFIRA é emblemático, visto que o casal não era ADVERSÁRIO da fé cristã. Antes, até contado como crentes e pertencentes à comunidade dos discípulos de Jesus. Porém, nas suas ações, manifestaram-se inimigos. Principalmente da "pureza e simplicidade devidas a Cristo", marca principal da verdadeira igreja de Cristo no (e desde o) seu início. 

Em tempo: quando digo igreja verdadeira, autêntica, estou tendo  em vista pessoas e, no máximo, comunidades. E não a instituições, quer milenares ou seculares, com o seu histórico e história indignos de Jesus. (Quem lê  e também leu o meu artigo anterior entenda.)

- "40 Com muitas outras palavras (OS APÓSTOLOS) os advertia e insistia com eles: "Salvem-se desta geração corrompida! "

41 Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.

44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.

45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos."

(ATOS DOS APÓSTOLOS 2)

- "31 Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

32 Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

33 Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.

34 Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda

35 e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um."

- "Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão.

13 Dos demais, ninguém ousava juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alto conceito." 

(ATOS DOS APÓSTOLOS 5)

Nota:

Não suponha o meu leitor, o qual quero crer cristão cristão, que a transcrição destes versículos se faça em apoio ou adesão à ideologia de Esquerda com sua agenda e pautas com teores libertinos. E, como bem sabemos, tal ideologia apenas favoreceu a  regimes totalitários e anti-religiosos. Portanto, nada a ver com  o Senhor Jesus.  Além disso, o contexto bíblico nos mostra  seria inútil o apego daqueles primeiros cristãos judeus às suas propriedades e bens. A perseguição desencadeada por causa do crescimento da fé entre os judeus em Israel, principalmente em Jerusalém, iria fazê-los não mais ter ao que materialmente se apegar:

"32 Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

33 Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados.

34 VOCÊS SE COMPADECERAM DOS QUE ESTAVAM NA PRISÃO E ACEITARAM ALEGREMENTE O CONFISCO DOS PRÓPRIOS BENS, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.

35 Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada."

(CARTA AOS HEBREUS 10)

Nota:

"...E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos."

(ATOS DOS APÓSTOLOS 8:1)

Nota:

O texto refere ao dia da morte de Estevão, o primeiro mártir da Igreja cristã (6:8-7:60).

Fica, porém, como uma  PRIMEIRA LIÇÃO DE  PERMANENTE APRENDIZADO, o seguinte: não estando corrompida na (sua) "pureza e simplicidade devidas a Cristo", as comunidades autenticamente cristãs trazem algumas marcas:

- A pregação ininterrupta do Evangelho de Cristo como sua missão principal; 

- O amor fraternal manifesto por palavras e atos; 

- Unidade (E não divisão.) de pensamento; 

- E daí, o cuidado dos necessitados; ou seja, a ação social em seus locais de atuação,  primeiramente para com os seus e sem se esquecer dos demais; 

- O respeito e a admiração das pessoas de fora, das que são de bem ou que pelos menos admiram o que é bom; 

- E jamais será um ambiente em que os hipócritas e os fraudulentos se sintam à vontade. E até mesmo venham a ser incensados, como, infelizmente, tende nesses dias difíceis e tempos trabalhosos, a acontecer. 

E como uma SEGUNDA LIÇÃO DE PERMANENTE APRENDIZADO: os ADVERSÁRIOS da fé cristã são ideologicamente manifestos; e, logo, facilmente reconhecidos. Já os INIMIGOS, podem sorrateiramente inserir-se na cristandade. E estes serão: PESSOAS, LÍDERES, AGENDAS, PAUTAS, IDEOLOGIAS e até mesmo POSTURAS indignas do Nome de Jesus. Uma má postura, p. ex., somente irá escandalizar os de fora e desagregar os de dentro. Não pode servir de paradigma para o cristão cristão. É triste, muito vergonhoso até, ver como muitos não fazem a necessária autocrítica de seu comportamento, principalmente para com os de fora, conforme nos ordena a Palavra. 

Em verdade, o único adjetivo apropriado para o cristão é apostólico e na acepção do NT. E não sendo assim, se pode ser tudo (Um conservador, por exemplo.);  menos cristão... de Cristo. E já passou da hora da Cristandade abrir os seus olhos para os adjetivismos, com os quais se queira incentivar e incensar comportamentos indignos do Senhor Jesus, ainda que em seu Nome. 

E voltando às execuções divinas no NT e nenhuma, cabe lembrar, através de mãos humanas, cristãs nem pensar, resta O CASO DO  REI HERODES. Este, tornou-se um aliado dos judeus no combate à fé cristã. E sua morte mostra que o próprio Deus, quando Ele quer, trata diretamente com  nossos ADVERSÁRIOS. Assim como pode permitir que estes tais também nos ponham à prova. 

Herodes mandou executar  Tiago, o primeiro dos apóstolos a ser martirizado. E julgou, então, que podia fazer o mesmo com Pedro, Mas, Deus sobrenaturalmente a este libertou. Depois o Senhor tratou com Herodes diretamente; prescindindo, obviamente, de algum precursor dos que viriam se tornar futuros cruzados. 

3

O Novo Testamento também nos apresenta o caso de TRÊS MORTES VIOLENTAS,  por motivação religiosa. 

O PRÓPRIO SENHOR deixou-se crucificar. E, assim fazendo, ainda suplicou ao Pai perdão para os seus assassinos. 

ESTEVÃO, o primeiro mártir, sendo cristão cristão, melhor: apostólico na mais autêntica definição do termo, repetiu o gesto de Jesus. Não poderia ser diferente. 

E não consta que O APÓSTOLO TIAGO tenha sequer reagido à prisão, o qual foi seguida de sua execução a mando do rei Herodes. 

E o que temos como lição? 

Tape, antes os ouvidos. Porque palavras de vida eterna do Senhor Jesus  (Ao contrário de discursos meramente mudamos de ocasião e travestidos de piedade ou assumidamente impiedosos.) costumam ser muito duras para se escutar.

E, então, de novo: o que temos como lição? 

Homens, no momento mais extremo de sua existência, tendo outros homens (E, no caso, os seus próprios assassinos.) como objeto de seu amor; e NÃO o alvo de suas armas. 

Foi isso que Jesus ensinou e deu o exemplo! 

E isso precisa ser manifesto a todos os homens, sem exceção, através de todas as nossas ações, por mais contundentes e intransigentes que estas precisem ser, na defesa da fé e dos valores e da moral cristãos.

Não sendo assim, o Reino de Deus será posto (E encarado, principalmente pelos adversários da fé cristã.) no mesmo (baixo) nível do político-partidário e ideológico. 

E como eu disse: NO FINAL DE TODAS AS CONTAS, somos obrigados a considerar que, no âmago da motivação de qualquer de nossas ações, somente poderemos discernir:

- O PRINCÍPIO ATIVO DA VIDA DO SENHOR, o qual se doou até pelo mais abominável dos pecadores;

- Ou o mesmo INSTINTO HOMICIDA do Diabo, mentiroso desde o início de sua rebelião, cósmica e  instigadora do mal no ser humano (EVANGELHO, João 8:43-44 / JOÃO, Primeira Carta 3:15). 

E como estamos tratando de SITUAÇÕES EXTREMAS; ou seja, as mesmas pelas quais diariamente passam nossos irmãos da igreja perseguida, em várias partes do planeta; há algo ainda mais importante a ser considerado: 

a) A MORTE DO CRISTÃO CRISTÃO significa vida eterna e o estar com Cristo, e imediatamente, para este:

"20 Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora CRISTO SERÁ ENGRANDECIDO EM MEU CORPO, QUER PELA VIDA QUER PELA MORTE;

21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

22 Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!

23 Estou pressionado dos dois lados: DESEJO PARTIR E ESTAR COM CRISTO, o que é muito melhor."

(PAULO, Carta aos Filipenses 1)

b) Já A MORTE DE UM ASSASSINO de cristãos ou de quem intenta tal coisa será seguida do inferno de fogo.

Então, cabe lembrar: não é sem causa que o Senhor, como está escrito, tem por preciosa aos seus olhos a morte de seus santos. Embora Ele, certamente, possa permitir,  jamais, porém, apreciar que tal se suceda de forma violenta. 

c) Mas... 

FICA UMA INTERROGAÇÃO: entre a morte de quem o Senhor Jesus em seguida irá o acolher e a daquele que já não teria mais tempo para se arrepender, por qual o coração do amor de Deus tenderia pender? Qual é mesmo a morte preciosa aos seus olhos??? E o que dizem as Escrituras bíblicas sobre como vê o Senhor a morte do ímpio (LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL 18:23)? 

Sei que, dizendo isso, irei escandalizar a muitos. Principalmente, os apologetas do armamentismo  e os que julgam ser cristão pastores fazendo pose de arminha. Como se pudéssemos mesmo pregar, em o seu santo Nome, não a Cristo, mas, um "Jesus" crucificado com um fuzil a tiracolo. Só que a intenção, aqui e agora, é mesmo mostrar  quão corrompida na sua "pureza e simplicidade devidas a Cristo" está sendo a igreja evangélica no Brasil, no trato do político-partidário e ideológico, a partir de alguns de seus púlpitos, infelizmente. Ou para a VERGONHA nossa, diria Paulo, o maior propagador é defensor da fé cristã, como também mártir.

E não há como imaginar o apóstolo armado, senão da "espada do Espírito, a qual é a palavra de Deus", contra os seus muitos adversários e perseguidores e da fé. 

4

No artigo anterior, considerei o quanto o que se convencionou chamar cristianismo precisa ser depurado. E de quê, exatamente?  Do seu histórico (e história secular) indigno do Nome, do exemplo e do ensino de Jesus. Pois somente assim os mesmos poderão ser apresentados, em sua devida autenticidade, a esse nosso mundo. Cruzadas;  escravidão racial; mercantilismo e capitalismo selvagem; guerras da religião (Católicos X Protestantes);  exploração e submissão de povos nas Américas, África e Ásia; casamento da "igreja" com o estado, dentre outros f/atos tão desabonadores nada-nada têm a ver com o que Jesus ensinou e deu exemplo. Em verdade, não foram (ou não poderiam ser) praticados por autênticos seguidores do Cristo. 

E pior para os que se gabam do que seriam as "grandes" realizações ou do legado do cristianISMO institucional: sequer existe no Novo Testamento o conceito de sociedade, nação ou civilização cristã. Temos pessoas e, no máximo, comunidades. E mesmo estas, tornam-se também indignas do Nome, se não evidenciam em primeira e última análise "a  pureza e a simplicidade devidas a Cristo", porque é exatamente isso o que se deve reconhecer como unção. 

Já nos primeiros artigos, ao falar da POSTURA não e anticristã de alguns cristãos até sinceros, como também de pseudo-cristãos para com os de fora, tive que  enfático:

"POSICIONANDO-ME  CONTRA  UM TIPO DE COMPORTAMENTO INDIGNO DO NOME DE CRISTO.

COMO UM CRISTÃO que se esforça por ser autenticamente bíblico (Apesar e com o pesar das minhas muitas falhas, fraquezas e pecados.); mas, QUE NÃO COMUNGA com qualquer forma (e comportamento) não e anticristã de “CristianISMO”; tive, recentemente, que me solidarizar com um irmão que levou à público uma dessas COISAS DO FIM DOS TEMPOS E DAS REDES SOCIAIS. Trata-se do comportamento (Indigno de Cristo.)  de boa parcela (Na verdade, a maior.) dos cristãos e/ou “cristãos” para com os muçulmanos,  verificado em alguns grupos de debate."

 A mesma ênfase  se verifica nos meus escritos sobre o cristão no seu lidar com o político-partidário e ideológico. E ao tratar também sobre o tema COVID-19,  precisei, visto ter sido o tema extremamente politizado (E no pior sentido do termo.) no meu país.  "SEM NOÇÃO DE NAÇÃO" (Ou Para Não Dizer Que Não Falei de 'Política' 02)" talvez sintetize minhas preocupações e discernimento. Convém, então, reproduzi-lo na íntegra, antes de necessárias considerações sobre AGENDAS, PAUTAS, etc:

"Sem Noção de Nação" 

(Ou  PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE 'POLÍTICA' 02):

1/ ESCREVO, PRIMEIRA E PRINCIPALMENTE, PARA CRISTÃOS CRISTÃOS. Ou seja: nascidos de novo em Cristo Jesus (EVANGELHO, João 3) e que saibam do que se trata e prezam ao extremo "a pureza e a simplicidade devidas a Cristo" (SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS 11)

E sei que estes são, antes de tudo, cidadãos dos céus (AOS FILIPENSES 3). 

2/ POR UMA QUESTÃO DE CRITÉRIO PESSOAL E BÍBLICO, não creio que o Reino de Deus deva ser posto (E visto, principalmente pelos adversários da fé cristã.) no mesmo nível do político-partidário e ideológico. Embora seja, infelizmente, o que anda acontecendo. E as discussões, ocorrem  em tão baixo nível, sem que muitos dos que se dizem crentes se dêem conta de suas ações (tão ao Reino de Deus nefastas). 

3/ Costumo ser consultado e instado a escrever a respeito de POLÍTICA PARTIDÁRIA. Não o faço, obviamente, tomando partido, senão o do que seja o centro da soberana vontade de Deus. Todavia, ao tratar de temas que acabaram se tornando pertinentes ao político-partidário e ideológico, procurei levar o leitor cristão ou "cristão" sobre tudo a uma reflexão mais profunda. E, em primeira e última instância, ao DESAFIO, caso daqueles que instam em fazer tal política: não se deixarem corromper.

E em quê? Na (sua) pureza e simplicidade devidas a Cristo. 

Por exemplo e numa adaptação pra aqui e agora:

VOCÊ ORA PELA NOSSA NAÇÃO? 

"Com os mesmos lábios que amaldiçoam autoridades, um dia ou atualmente, instituídas, em primeira e última instância, por Deus (AOS ROMANOS 13 / ATOS 23:1-5/ ÊXODO 22:28)?" 

"Com que lábios e coração?  Com os que você se refere aos desafetos político-ideológico??? E os ridiculariza, nas redes sociais, sem se importar com o seu tom ou, quem sabe, até com a verdade?

(EVANGELHO, João 8:43-44 / JOÃO, Primeira Carta 3:13-16, ênfase no versículo 15).

E por falar nisso: há (ou haverá) mesmo "clima" entre você e algum seu conhecido (E desafeto político-ideológico.), que lhe permita os convidar pra um culto, sem a PANDEMIA e justamente agora, quando vêm as novas ELEIÇÕES???"

Acredito não ser sem razão uma pesquisa está apontando que a metade dos brasileiros optou por não falar em  política. Adivinhe por que.

E precisamos ter todo o cuidado (Até por que até o Diabo pode se disfarçar em anjo de luz.) com líderes, políticos e/ou religiosos, agendas e pautas que nos desviem da "pureza e simplicidade devidas a Cristo" . Infelizmente, podemos sem muito custo detectar crentes, líderes, comunidades inteiras, quem sabe até ministérios, já corrompidos,  E logo, mais comprometidos com o político-partidário e ideológico do com que com o exemplo e a palavra de Cristo.

Por exemplo: o Sermão da Montanha (Quem lê entenda). 

SOBRE AGENDAS, PAUTAS &, SOBRE TUDO, POSTURAS NÃO & ANTICRISTÃS. 

Quando revejo esta Série de artigos, retomada agora, nesse momento tão crucial para a igreja no meu país e para os demais cristãos no mundo, principalmente os que estão em locais onde se verifica ferrenha perseguição, tenho em mente o capítulo segundo da Carta de Paulo aos Gálatas.

Eu sei que a tentação de negarmos a Jesus, fugindo da verdade do seu Evangelho é grande. Além disso poder ser grandemente influenciado pelo trato equivocado do político-partidário e ideológico. O que não falta são AGENDAS, PAUTAS. Além de, na sua defesa ou ataque, POSTURAS nada ver com o que Jesus ensinou e deu exemplo. 

E, tratando da defesa (e cristã) do que mais interessa: acredito tenha sido por demais desgastante para Paulo precisar se opor a  Pedro e publicamente, quando este último esteve em Antioquia.  Caso contrário, porém, os cristãos não judeus, desde então, tenderiam a ser considerados, na comunidade, uma espécie de membros de segunda categoria do corpo de Cristo. 

Como observo, num dos artigos desta Série, trata-se de um dos momentos mais desconcertantes (e vexatórios) do Novo Testamento. Bem mais do que o fato de o  mesmo Pedro ter negado a Cristo ou dos Doze terem abandonado a Jesus, quando da prisão que antecedeu a Crucificação. Afinal, nestes dois últimos episódios citados, os discípulos ainda nem eram a igreja, uma vez que não estavam em Cristo,  por não terem recebido o Espírito Santo. E isso só viria acontecer após a Ressurreição. 

A AÇÃO DE PAULO, todavia, se justifica em razão do ocorrido. E  Paulo teve que fazer (com Pedro) o que fez, não apenas por que Pedro fizera-se  merecedor da repreensão. Até porque aquela mesma repreensão poderia ser feita em  particular.  Paulo se viu obrigado a fazer o que fez, sobre tudo, para que A VERDADE DO EVANGELHO entre os discípulos permanecesse. Este é O PONTO CRUCIAL de todo o capítulo segundo da Carta de Paulo aos Gálatas. E isso deveria ser a MAIOR PREOCUPAÇÃO de um líder e/ou cristão espiritualmente no trato com todos e, absolutamente, de tudo. E, obviamente, com o político-partidário e ideológico, nesse angustiante momento em vive o mundo e, em especial, a nossa nação. 

Hoje em dia, posicionamentos semelhantes  àquele de Paulo vão se tornando um imperativo, por mais desgastante e desconcertante nte (Além de vexatório, obviamente.) que se possa parecer. Pois há muitos que estão deixando de ser ovelhas do Senhor Jesus e sendo corrompidos na (sua) "pureza e simplicidade devidas a Cristo". 

Por que, por quem e para quê? 

Para se transformarem, no seu comportamento, réplicas de alguns líderes teologicamente equivocados ou biblicamente despreparados. E, quem sabe, até mesmo de homens desviados da verdade (Apesar de toda a  prevenção das Escrituras...), aos quais têm sido  oferecido um  inaceitável  protagonismo: o de ditarem pautas e agendas, mas, ideológicas, para o povo de Deus. 

E o que Jesus ensinou e deu exemplo? 

Cada vez mais em segundo plano, conforme foi demonstrado neste arrazoado até aqui. 

Ora,  o cristianISMO, como eu  já disse, precisa ser depurado do seu histórico e história indignos  do Nome, do ensino e do exemplo de Cristo.  De outro modo, não há como apresentarmos a fé cristã na sua devida autenticidade ao mundo. Principalmente para esta geração:  mais livre, altamente seletiva e  informada. O que faz, por exemplo, com que um jovem europeu vire as costas para Evangelho, abrace o que eu defino como ditadura comportamental das minorias, numa atitude (E com razão.) de revanchismo ao que se convencionou chamar de cristianismo, histórica e politicamente falando. 

E esta mesma DEPURAÇÃO, antes que seja tarde, precisa ser feita  hoje, no que diz respeito a  AGENDAS, PAUTAS. Além, obviamente, de  POSTURAS (Não e até mesmo anticristã.) adotada na defesa de tais agendas e pautas, por amplos setores da Cristandade, porque sem o crivo da Palavra.  E não importa se de Esquerda ou da Direita, sempre será preciso enfatizar. Visto que vai se criando uma espécie de mito, no meio de expressiva parcela dos crentes, de que ser "conservador", da Direita ou um dos enes "ista" seria o mesmo que ser cristão. 

Não é bem assim. E pior: não sabemos, ainda que imaginamos, no que pode isso dar,  transformado em capital de mobilização política equivocada. Se for em atentados às instituições democráticas e apologia a regime autoritário, que tirem o nome do Senhor da boca e Jesus desse negócio! Que tenhamos sempre em mente:  o Reino de Deus, visto não ser, como disse Jesus, desse mundo, NÃO deve ser posto (E visto, principalmente pelos adversários da fé cristã.) no mesmo (baixo) nível do político-partidário e ideológico.

Da Lei e dos profetas, disse Jesus: não faça aos homens o que vocês não querem que  os mesmos façam a vocês (EVANGELHO, Mateus).  Logo, não será porque algum extremista de Esquerda queira, quem sabe, implantar, aqui, no Brasil, uma nova China, Venezuela ou Coreia do Norte que se vá um cristão cristão olhar com saudosismo para 64. Se entendemos a democracia como um bem em comum, porque patrimônio de todos, não há como cogitar tal coisa. A menos que seja um sem noção de nação. 

A AGENDA mais importante a ser considerada nesse Fim dos Tempos talvez seja a mais  ignorada. Principalmente, pelos os que se tornaram fanatizados pelo político-partidário e ideológico. Querendo nós ou não, o Apocalipse precisa e irá se cumprir. Quem sabe, já não tenha se dado o início de seu cumprimento e tenha sido aberto os primeiros selos. É o que o Espírito parece estar dizendo às igrejas. 

Sendo assim, fora os desastres naturais e a muitas calamidades provocadas pela estupidez humana, estará cada vez em pauta (Ou na pauta do Apocalipse, enquanto previsão.) O ÓDIO DAS NAÇÕES. E o que realmente não precisamos é de tantos   nominais ou em apostasia, porque desviados da verdade do Evangelho, já  se odiando (e aos de fora) por causa do político-partidário e ideológico. Indo às redes sociais, qualquer pessoa sensata há de ficar estupefata com os termos, nada-nada misericordiosos, com que se referem uns aos outros ou a qualquer dos de fora que ouse dos mesmos divergir. 

Neste 04 de Setembro, quando dou continuidade a este artigo, acompanho a repercussão da infeliz notícia de um irmão baleado por outro, dentro de um templo evangélico, após discussão sobre política. A menos de  dois meses, numa marcha para Jesus, Pasmem-se: houve a exibição de  uma réplica de arma gigante. 

Jesus previu O ÓDIO DAS NAÇÕES e antecipou alguns de seus desdobramentos:

-  "8 Tudo isso será o início das dores.

9 "Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

10 Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros,

11 e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

12 Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,

13 mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim."

(EVANGELHO, Mateus 24)

Nota:

O último versículo nos soa como lenitivo, uma vez que, para que o Evangelho seja pregado em todo o mundo, haverá alguém primeira e principalmente com isso. 

- "21 "O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.

22 Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo." 

(EVANGELHO, Mateus 10) 

E Paulo bem descreveu o TIPO DE PESSOAS com as quais teremos que conviver. E, como dizem as Escrituras, no que depender de nós, em paz. Embora, obviamente, em discordância quanto ao seu (ímpio) proceder. 

"1 Saiba isto: nos últimos dias virão tempos terríveis. 

2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,

3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,

4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,

5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes."

(PAULO, Segunda Carta a Timóteo 3)

É PRECISO QUE OS CRENTES REVEJAM SUAS POSTURAS E QUE A IGREJA SE POLICIE NAS SUAS AÇÕES. 

Uma MÁ POSTURA somente irá escandalizar os de fora e desagregar os de dentro. Não pode servir de paradigma para o cristão cristão. É triste, muito vergonhoso até, ver como MUITOS NÃO FAZEM A NECESSÁRIA AUTOCRÍTICA DO SEU COMPORTAMENTO, principalmente para com os de fora, conforme nos ordena a Palavra.

Se, como Jesus disse, A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO, cabe, outra vez, perguntar. E perguntar o que muitos, após o seu trato indevido com os de fora, não têm como, sem corar de vergonha, responder:

"VOCÊ ORA PELA NOSSA NAÇÃO? 

- Com os mesmos lábios que amaldiçoam autoridades, um dia ou atualmente, instituídas, em primeira e última instância, por Deus (AOS ROMANOS 13 / ATOS 23:1-5/ ÊXODO 22:28)?" 

- Com que lábios e coração?  Com os que você se refere aos desafetos político-ideológico??? E os ridiculariza, nas redes sociais, sem se importar com o seu tom ou, quem sabe, até com a verdade?

(EVANGELHO, João 8:43-44 / JOÃO, Primeira Carta 3:13-16, ênfase no versículo 15).

- E por falar nisso: há (ou haverá) mesmo "clima" entre você e algum seu conhecido (E desafeto político-ideológico.), que lhe permita os convidar pra um culto, sem a PANDEMIA e justamente agora, quando vêm as novas ELEIÇÕES???"

Em tempo: eu enfatizei que muitos crentes não terão como responder ao perguntado (E para vergonha nossa, diria Paulo.), sem se corar de vergonha. E quem, tendo adotado tais atitudes, ainda achar que não deve se arrepender é porque já foi corrompido. 

E entendamos, por fim: há uma TERCEIRA LIÇÃO DE PERMANENTE APRENDIZADO: não podemos se nos deixar corromper em nossa "pureza e simplicidade devidas a Cristo". Nem mesmo lutando contra a corrupção moral que há mundo e os que querem nos calar a voz (APOCALIPSE 22:11, MATEUS 24: 6-14: Quem lê entenda).

Tal corrupção, assim como o ÓDIO DAS NAÇÕES,  já se encontra no estágio do irrefreável e do irreversível, como prevê o Apocalipse. E não há como, obviamente, o cristão cristão com esse mundo (O qual jaz no Maligno, diz a Palavra.) se conformar e por sua degeneração moral  deixar-se contaminar, impunemente.  Sabemos, todavia, que com a mesma teremos que conviver, até a vinda do Senhor Jesus. E Ele trará o juízo sobre esse estado calamitoso de coisas. E não nós, supondo fazer contra quem quer que seja, com as próprias mãos, a justiça que a Deus pertencem (2 TESSALONICENSES 1). 

Assistimos, no Ocidente, o conceito de família e da moralidade sexual tornando-se ostensivamente anticristãos. E pior: estamos lidando com grupos sociais que a todos querem impor o que defino como DITADURA COMPORTAMENTAL das minorias.  

Tais grupos, como sabemos, têm, hoje, novas (e uma dia inimagináveis)  leis, mais a mídia, mais as redes sociais, no seu geral, e ainda organismos internacionais ao seu favor (e declaradamente).  Eis o resultado disso, em apenas dois fatos de agora, recentes: um professor cristão foi preso em Dublin, Irlanda, por se recusar a se dirigir a um aluno em transição como “elu” em vez de “ele”;  e o YouTube censurou sermão de John MacArthur por dizer que Deus nos fez 'homem e mulher'. E não é que aquela plataforma de vídeos classificou a pregação de MacArthur como "discurso de ódio"?  

Logo, será no âmbito da família e das comunidades autênticas que os valores cristãos precisam ser resguardados e ensinados, para a prevenção e a salvaguarda dos nossos e dos que podemos alcançar. E, se apresentados ao mundo, que seja menos através do discurso e mais através da sua prática. Até porque esta última é bem mais convincente. 

Mas sempre haverá também o risco de que algum líder teologicamente equivocado, ou biblicamente despreparado, e de até mesmo de algum ministro de Satanás transformado em ministro da justiça por em pauta (E isso ser aceito por ampla maioria da Cristandade.) o que também deve ser definido como ABOMINAÇÃO: a defesa dos valores cristãos (ou ditos cristãos) por vias não e até anticristãs.

Quando alguém, por exemplo, faz APOLOGIA AO ARMAMENTO da população civil, ele está intrinsecamente dizendo-se predisposto a matar. E quem está disposto a matar por aquilo que considera justo, tende a relativizar,  a ver com naturalidade e termina por dar  "legalidade" a quem o mesmo julga que deve fazer.  (E que tal os sangrentos golpes ou revoluções, que levaram nações aos regimes totalitários das, hoje, ditas repúblicas  populares? E que tal a jihad islâmica???) É  o caso de muitos, hoje, tomando como aceitável pastores fazendo pose de arminha, ou uma réplica gigante de arma em passeata do que seria uma marcha para Jesus, ou ainda o infeliz adágio  "Bandido bom é bandido morto". Quando nem mesmo YHWH Deus, na sua Palavra, declara  ter  prazer na morte do ímpio (PROFETA EZEQUIEL 18:23). Antes, que este venha se arrepender e viva. E isso, para um pregador do Evangelho, é o que realmente conta. Essa coisa de convicções, seja lá quais forem, defendidas à bala levou, cabe lembrar, a Alemanha à aceitação passiva do Nazismo.

Quantas ATROCIDADES foram praticadas, ao longo da história, por causas tidas como justas até mesmo em nome da fé cristã? Nesse último caso, tais atrocidades dão, hoje mais do que em todos tempos a alguns, o que defino como RAZÕES PARA O REVANCHISMO. Ou seja, legalidade  E não é sem causa que vemos, hoje no Ocidente, minorias que vão se tornando pensamento e comportamento majoritário. 

Estes e estas NÃO são obrigados a saber, por si mesmos, que o Senhor Jesus jamais ordenou a PROPAGAÇÃO e  nem mesmo a DEFESA da fé, com o uso da violência. E que o cristão cristão é ensinado por Jesus a ser inofensivo (a quem quer que seja) como uma pomba. 

Então, para alcançá-los com a autenticidade da mensagem do Evangelho de Cristo, torna-se imperativo a DEPURAÇÃO do cristianISMO de seu histórico ou história indigno do Nome, do ensino e do exemplo de Jesus. E não será abraçando e incensando PAUTAS e IDEOLOGIAS não e anticristãs que isso será feito. 

Até porque isso trará um EFEITO CONTRÁRIO, como se tem visto: nominais e até mesmo crentes sinceros definidos como "Cristãos". Mais pelo seu trato, equivocado, com o político-partidário e ideológico e bem menos por demonstrarem alguma das virtudes de Cristo. Para a OJERIZA e o horror de muitos; e, infelizmente, não sem razão.

Este penúltimo artigo da Série está sendo escrito, um tanto em virtude do angustiante momento que, como nação, estamos vivendo. E lembro-me de, já em 2018, ter observado: 

Muitos, porém, nesse Fim dos Tempos (...) querem agir, em nome da fé cristã, como se o Novo Testamento não existisse e o exemplo deixado por Jesus e seus apóstolos não precisasse servir de parâmetro.

E está ficando mais fácil de encontrar crentes dispostos a  matar, pelos seus Baalsonaro ou MoLuloch, do que morrer (Pelo menos na sua ostensiva carnalidade.) por Jesus. E temos líderes renomados dando mau exemplo quanto a isso.

Que o Senhor Jesus tenha misericórdia da nossa nação!

7

(*)  O PRINT que serve de ilustração para este artigo traz:

- No lado esquerdo de quem lê, uma publicação recente do pastor André Valadão, de quem se poderia esperar a recomendada sobriedade e sensatez no trato de um tema tão delicado, ainda que totalmente alheio ao ensino de Cristo:

https://www.facebook.com/100044205891117/posts/626184358865088/?app=fbl

- E, no lado direito de quem lê, parte de um artigo também recente da psicóloga cristã Marisa Lobo, no qual ela faz a defesa uma pauta, conservadora e dita cristã, igualmente inaceitável:

https://colunas.gospelmais.com.br/10-pautas-cristao-ter-compromisso-inegociavel_36013.html

Por isso, a despeito da minha admiração e respeito por ambos, marquei com um Xis de negativo (Ou de nada ver com o que Jesus ensinou e deu exemplo, obviamente.).

Se o leitor chegou ao final do meu texto, entenderá por que. 

Em tempo: não era minha intenção retomar a esta Série por questões menores e que nada dizem respeito ao Reino de Deus, como essas. Todavia, acredito que o aqui e agora de nossa nação, carece e por demais do discernimento à luz do ensino de Cristo e com o olhar da pureza e simplicidade que Lhe são devidas.

Que o Senhor Jesus nos ilumine e oriente os passos de sua igreja! 

QUE FAÇO AQUI não é coisa de fuxiqueiro "gospel", ou de yotubers ditos cristãos mas, em verdade, carniceiros, os quais tendem a transformar as ovelhas de Cristo em abutres dos pequenos ou grandes pecados dos  nossos e "famosos". Tais influencers, assim como Satanás, não passam de acusadores e expositores (E gratuitos.) dos irmãos. Fora o papelão e o pastelão de algum líder controverso, menos preocupado com o seu (mau) exemplo do em fazer dossiês para jogar na cara dos seus (E deveríamos ter?) desafetos. E agindo dessa maneira, pergunta-se: como ganhá-los para Cristo?

Uma coisa é sermos, como Cristo, odiados sem causa. Outra, o nos tornamos odiosos e odientos, em função de termos sido fanatizados pelo político-partidário e ideológico. 

Que fique bem claro para os novatos ou ainda neófitos na fé: esse tipo de coisa pode até dar mídia e estar na mídia. Porém, nada a ver com Jesus.  Muita perseguição está ocorrendo por causa de Jesus, sua palavra e princípios. Muita também, infelizmente, certamente irá ocorrer, mas, em função do uso de seu Nome indevidamente. 

OUTROS ARTIGOS DA SÉRIE:

I - 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-cristaos-do-fim.html

II - 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-ii-cristaos-do.html

III - 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-iii-cristao-do.html

IV -

https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/02/questao-de-identidade-iv-cristaos-do.html?m=1

V

https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/02/questao-de-identidade-v-cristaos-do-fim.html?m=1


.
IMPORTANTE:

Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso para uma das seguintes chaves:

Ou:
"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuudo."
(2 CORINTIOS 6:10)
 

..



Nenhum comentário:

Postar um comentário