sábado, 8 de outubro de 2022

POSICIONAMENTO? POR QUEM & POR QUÊ??? (Ou Para Não Dizer Que Não Falei de 'Política' 05)

"Tempos estranhos. Os ateus estão tendo de explicar aos cristãos o que Jesus pregava."

(Em Revista do Pensar Contemporâneo, Facebook, 07 de Outubro de 2022.) 


"FALTA 
UMA GOTA DE SENSATEZ NUM OCEANO DE  INSANIDADES...
E eu apenas diria que não há nenhum problema do cristão fazer Política partidária, desde ele não se corrompa (E, obviamente, a outros.) em sua "pureza e simplicidade devidas a Cristo" (2 CORINTIOS 11).
E NÃO É SÓ PAUTA. Até porque o nome do Senhor Jesus estava nas bocas e na pauta, quando sangrentas guerras da religião foram declaradas ou regimes de exceção foram apoiados (E são, infelizmente,  até hoje incensados.) por  cristãos, penso, sinceros. 
SÃO TAMBÉM VALORES (O apego à verdade e a fuga das fake news e das narrativas, por exemplo.), manifestos nas atitudes. Principalmente para com os nossos desafetos político-partidário e ideológico. 
Pois, se agimos exatamente igual, como provar que somos diferentes? O mundo está pagando pra ver e muitos de nós não enxergando isso. E chega de baixaria!"
(M. Madsaiin Dias) 

"Pastoreai o rebanho de Deus (...) não como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelo do rebanho."
(1 PEDRO 5:2-3)

1
Não vemos, no Novo Testamento, a igreja fazendo política. 

E não que não houvessem, se quisermos considerá-los como tal, motivos: havia a perseguição dos judeus, a perseguição do Império Romano e a pressão do Paganismo. 

A igreja, já católica e a partir de Constantino, deixou-se enredar pela política, ao ponto de até tornar-se um dia estatal. O resto é história, a qual, sendo vista à luz do Evangelho de Cristo, faz o cristão cristão da mesma se envergonhar. 

Minha oração é que o mesmo não se repita conosco, no que diz respeito às futuras gerações.  Por isso, é preciso que o cristão, ao lidar com o político-partidário e ideológico, tenha como o seu principal DESAFIO não se deixar corromper em sua "pureza e simplicidade devidas a Cristo" (2 CORINTIOS 11).

Fazer política partidária em si não é o o que ponho EM QUESTÃO; mas, o como, sim (e biblicamente falando). Pois sempre haveremos de encontrar nas Escrituras uma palavra de sabedoria para tudo. 

E eis o que alguns de nossos líderes e irmãos estão cobrando dos por eles  chamados, pejorativamente, de "isentões" posicionamento. E que façam do seu voto, o qual é (Ou deveria ser.) secreto, um palanque. 

Falta lembrar aos mesmos que cobranças como essa certamente foram feitas:

-  Antes da ascensão de HITLER na Alemanha;

- Antes da ascensão de MUSSOLINI, na Itália;

- E aos católicos ortodoxos da Rússia, antes da ascensão do COMUNISMO, em nome do que hoje chamamos de justiça social, coisa impossível de acontecer em qualquer ditadura.  Do ponto de vista bíblico, ditadura é das maiores injustiças, irei ainda mostrar. 

Tal cobrança, agora mesmo, certamente está sendo feita aos líderes e cristãos da Rússia e no que diz respeito à... GUERRA DO PUTIN!

Aliás, na Rússia atual, o principal líder religioso  (Observe: eu não disse espiritual.) já até se posicionou: e pela guerra! 

E alguém estaria pecando, ao rejeitar dele a "cobertura espiritual"? Seria mesmo um rebelde e merecedor da perda de amizades, do cancelamento e do linchamento virtual dos "Irmãos"??? Exatamente por discordar de alguém que, desprezando o ensino pacifista de Jesus, pouco se dá em que se dê início à Terceira Guerra Mundial?

A história deveria nos ensinar a humildade!... Será que o Catolicismo e Constantino até hoje não nos servem de lição? 

2

Cabe, ainda, aos já referidos líderes e irmãos lembrar o seguinte: por mais bem intencionada que seja a cobrança, fruto da presunção do posicionamento (a ser) tomado, numa determinada circunstância, só o futuro dirá se foi realmente assim. 

Até a ascensão de CONSTANTINO, no Império Romano, a igreja cristã era ainda apostólica e  penava sob a mais ferrenha perseguição. E, então, se dizia:  o sangue dos mártires é a semente dos (novos) cristãos. O mesmo que ocorre hoje, por exemplo, no Irã e na China, onde a igreja não incha; cresce. Depois, porém, de Constantino, a igreja deixou de ser apostólica; adotou práticas, costumes e doutrinas não e anticristãs; associou-se historicamente ao Estado, numa relação promíscua. E o seu legado é uma história hoje indigna do Nome e do ensino de Jesus. 

Aliar-se a Constantino e ao Império parecia, sem dúvida, o melhor posicionamento a ser feito. E certamente foi cobrado de líderes e dos irmãos. A história, no entanto, mostrou o inigualável engano. E, hoje, quando eu, por exemplo, preciso apresentar a fé cristã a um muçulmano ou a um descrente em Deus, a que sou obrigado?  Fazer  a necessária DEPURAÇÃO DA HISTÓRIA DA FÉ CRISTà desse histórico  desgraçadamente pobre, nu e infeliz (Com Escravidão, Inquisição, guerras da religião, etc. e etc.), para, então, apresentar-lhe o Evangelho na sua essência. 

Hoje, mais do que nunca, A FÉ CRISTÃ PRECISA SER DEPURADA DAS IDEOLOGIAS: quer de Esquerda, quer da Direita, sempre cumpre dizer. Do outro modo, o Evangelho não poderá ser apresentado sem a perda de sua essência ao pecador. E os adversários da fé cristã cristã (Para a vergonha nossa, diria Paulo.) tenderão a enxergá-lo no mesmo (baixo) nível do político-partidário e ideológico. E qualquer ista ser confundido com  cristão. 

3

Voto é secreto; púlpito não é palanque; cultos não devem servir de comícios; e o cristão não tem por obrigação se posicionar por por esse ou aquele partido e/ou corrente ideológica.

Principalmente, se ele assim não o quiser e tendo em vista o (seu) direito democrático. Além do fato de que da sua CONFISSÃO PÚBLICA deva constar apenas  o Evangelho de Cristo e nada em absoluto que ao mesmo não esteja totalmente identificado. 

Lamento dizer a quem se interessar possa:  uma e outra ideologia com o Evangelho de Jesus Cristo totalmente não se afina. 

Se o cristão apesar do exposto quiser fazer da sua declaração de voto um palanque, tudo bem: ele estará também no seu direito democrático. Mas, que tenha a sensatez de não cobrar isso e nem de se julgar mais cristão do que ninguém. 

Além do mais,  no nosso atual momento, a situação requer que todas as nossas atitudes sejam UMA GOTA DE SENSATEZ NUM OCEANO DE  INSANIDADES. E passo a explicar por que:

- NÃO É SÓ PAUTA. Até porque o nome do Senhor Jesus estava nas bocas e na pauta, quando guerras da religião foram feitas ou regimes de exceção foram apoiados (E até são, infelizmente, até hoje incensados.) por  cristãos, penso, sinceros. 

- SÃO TAMBÉM VALORES (O apego à verdade e a fuga das fake news e das narrativas, por exemplo.), os quais precisam ser manifestos em nossas atitudes. Principalmente para com os de fora, mormente, os nossos desafetos político-partidário e ideológico.

Pois, se agimos exatamente igual, como provar que somos diferentes? O mundo está pagando pra ver e muitos de nós não enxergando isso. E chega de baixaria! 

Caso o seu candidato seja o vencedor nas eleições, espero que, tendo sido  alertado sobre essas coisas, o meu irmão e minha irmã não saíam por aí arrotando vitória e jogando-a na cara de algum desafeto seu. Lembre-se: hoje são as Escrituras e o discernimento;  amanhã, será a história quem irá dizer se o nosso discernimento foi realmente o correto e se fizermos fez a coisa certa. 

Que o Senhor Jesus não nos deixe errar quanto a isso! 

4

E por que, ao contrário de exigir POSICIONAMENTO, não se tem e se cobra (E há mesmo moral para exigir isso?) a devida POSTURA cristã? 


"Uma MÁ POSTURA somente irá escandalizar os de fora e desagregar os de dentro. Não pode servir de paradigma para o cristão cristão. É triste, muito vergonhoso até, ver como MUITOS NÃO FAZEM A NECESSÁRIA AUTOCRÍTICA DO SEU COMPORTAMENTO, principalmente para com os de fora, conforme nos ordena a Palavra.

Se, como Jesus disse, A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO, cabe, outra vez, perguntar. E perguntar o que muitos, após o seu trato indevido com os de fora, não têm como, sem corar de vergonha, responder:

"VOCÊ ORA PELA NOSSA NAÇÃO? 

- Com os mesmos lábios que amaldiçoam autoridades, um dia ou atualmente, instituídas, em primeira e última instância, por Deus (AOS ROMANOS 13 / ATOS 23:1-5/ ÊXODO 22:28)?" 

- Com que lábios e coração?  Com os7 que você se refere aos desafetos político-ideológico??? E os ridiculariza, nas redes sociais, sem se importar com o seu tom ou, quem sabe, até com a verdade?

(EVANGELHO, João 8:43-44 / JOÃO, Primeira Carta 3:13-16, ênfase no versículo 15).

- E por falar nisso: há (ou haverá) mesmo "clima" entre você e algum seu conhecido (E desafeto político-ideológico.), que lhe permita os convidar pra um culto, sem a PANDEMIA e justamente agora, quando vêm as novas ELEIÇÕES???"

Em tempo: eu enfatizei que muitos crentes não terão como responder ao perguntado (E para vergonha nossa, diria Paulo.), sem se corar de vergonha. E quem, tendo adotado tal atitude, achar que não deve se arrepender é porque já foi corrompido. 

E entendamos, por fim: há uma TERCEIRA LIÇÃO DE PERMANENTE APRENDIZADO: não podemos se nos deixar corromper em nossa "pureza e simplicidade devidas a Cristo". Nem mesmo lutando contra a corrupção moral que há mundo e os que querem nos calar a voz 

(APOCALIPSE 22:11, MATEUS 24: 6-14: Quem lê entenda)."

Extraído de 

CRISTÃOS DO FIM DOS TEMPOS OU MODERNOS CRUZADOS (VI):

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/09/questao-de-identidade-vi-cristaos-do.html?m=1

COMO CONSEQUÊNCIA da falta de COMPOSTURA de quem se julga no direito de exigir POSICIONAMENTO, o que temos visto e as ovelhas absorvendo e bodes multiplicando? 



- PRINT 02: a notícia de que a foto da  visita do sr Presidente da República a um templo maçônico é antiga e foi manipulada. Na mesma foram inseridas símbolos satanistas. Todavia, a despeito da informação, temos crentes contrários a reeleição do mesmo fazendo uso da foto e dos elementos nela inseridos, indiscriminadamente. O fator verdade para estes tornou-se irrelevante, já que querem apenas fazer e vencer uma guerra de narrativas. 

- PRINT 03: Todas as minhas pautas são de Direita, exceto o armamento da população civel, principalmente nas zonas urbanas. Todavia, jamais faria da defesa de qualquer pauta palanque. 

No caso do armamento da população civil, sempre será preciso vencer a resistência de quem, ao adquirir um arma, demonstra estar PREDISPOSTO A MATAR. E coloca-se, portanto, na condição de um potencial assassino. E a coisa fica pior, se o mesmo julgar que tem razão. 

Então, eu tive que mostrar a irmã que eu, que as teria de sobra, porém, exatamente por conhecer a Jesus, precisei abdicar da mesma.

ELA:

"SE

Mas nós é que fomos roubados. Se você morasse no Brasil sentiria." 

EU:

"Irmã,

não concordando e muito menos fazendo apologia ao roubo, até porque sou vítima:

O fato de ter sido roubado não me dá, principalmente como cristão, (O DIREITO) de matar ou de desejar a morte de ninguém. Logo, para mim, bandido bom não é bandido morto, mas, convertido a Cristo.

E o Cristo que prego é "Jesus, e este, crucificado" (1 CORINTIOS 2), mas, não com um fuzil a tiracolo. 

E falo na condição de quem tem sido roubado, desde os meus ancestrais."

Em tempo:

Eu sou brasileiro e estou no meu país. A irmã, assim como eu, é idosa e as vezes esquece as coisas. 

- PRINT 04: A guerra de narrativas e o apego ao político-partidário e ideológico está nos tornando PARCIAIS e até mesmo LEVIANOS no julgamento das coisas. Quando, como cristãos, deveria, deveríamos agir exatamente o contrário. E o  que não anda nos falta nesse oceano de insanidades é a PREPOTÊNCIA. Tem gente se achando no direito de  julgar tudo e a todos, ao contrário de orar (Mas, com que lábios e coração, né?) e mostrar o menor respeito pelas autoridades delegadas. 

ELA:

"Depois dessa realidade atual em que o Presidente não manda tanto assim, pois o "Xandão" é que dá as ordens, está difícil, viu???"

EU (Texto revisto, gramaticalmente):

"Não sei. É preciso analisarmos (FUNDAMENTADO) em que ele estaria dando as ordens e sermos imparciais e verdadeiros ao julgá-lo, se é que seja o nosso papel.

Por exemplo: alguns setores o demonizaram pela ação dele, preventiva, contra os empresários que, em grupo de WhatsApp, falaram em dar um golpe na democracia. Alegaram que conversas de WhatsApp não seriam elementos para tal.

Pode até ser.

Mas... E se numa conversa de WhatsApp um ou dois jovens estudantes disserem que irão promover chacina na escola?

Não se fará nada, porque por trata-se de uma conversa de Whatsapp?

Observe como as narrativas tendem a tornar parcial e até leviana a nossa maneira de ver e julgar as coisas."

Em tempo:

"Xandão": ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e atual presidente do Superior Tribunal Eleitoral. 

6

POSICIONAMENTO? POR QUEM & POR QUÊ? 

Somente pela verdade do Evangelho, ou seja, aquilo que Jesus ensinou e deu exemplo. 

Geralmente, quando debato com muçulmanos e eles querem pôr a FÉ CRISTÃ no mesmo nível das religiões e justificar, por exemplo, a VIOLÊNCIA, jogando-me na cara o histórico da igreja, indigno do Nome do Senhor, eu lhes proponho um DESAFIO:

Que me apontem no Evangelho e no Novo Testamento uma só APROVAÇÃO aos pecados e crimes praticados por cristãos ou pseudo-cristãos, ao longo da história ou na atualidade. 

Sei que nas referidas fontes jamais encontrarão. Agora, se forem para algumas "teologias" e ideologias tidas por cristãs, talvez não faltem as "justificativas". 

Amarrado e repreendido, na autoridade do Nome e pelo poder do sangue de Jesus! 

Como cristão e falando enquanto cidadão, eu também me posicionaria apenas pela DEMOCRACIA. Visto ser o regime político que advoga (Ainda, mas...  até quando, Senhor Jesus?) direitos e deveres iguais para todos. E ficaria atento a tudo e a todos que venham representar o menor risco a mesma. 

Logo, ao votar, eu devo buscar em Deus o discernimento de qual das ideologias, no atual momento, representa o risco maior e rejeitar. 

DA LEI E DOS PROFETAS, disse Jesus e parafraseando: não fazer ao outro o que não queremos que ele nos faça. Então, não é porque alguns extremistas de Esquerda ("Amorosamente" chamados de esquerdopata por alguns de nossos líderes e irmãos.) queira nos impor uma ditadura à China e à Venezuela, que devemos clamar aos céus por sobre eles uma ditadura de Direita. E vice-versa, devo acrescentar, para ninguém alegar que eu estaria fazendo palanque. 

Por enquanto, eu apenas falei da Lei e dos profetas. Não disse ainda sobre a Graça, perante a qual alguns, por se deixarem corromper na sua "pureza e simplicidade devidas a Cristo" (2 CORINTIOS 11), certamente estão em desgraça. E despreparados, obviamente, paro o "ódio das nações (EVANGELHO, Mateus 24: quem lê entenda). 

Irão reagir na carne, como estão sendo mal acostumados. Só que isso é tudo o que o Diabo quer e ao Senhor Jesus muito entristece.

Ninguém atinge o corpo de Cristo sem, antes, ferir o coração do Senhor. Que o irmão, ao lidar com outro membro, pense seriamente nisso e o pastor com relação às ovelhas do seu rebanho. Pedro ensina que os pastores não devem agir como dominadores do rebanho, antes, se tornarem para o mesmo modelos. Que a boca e as atitudes de cada um sejam esta GOTA DE SENSATEZ NUM OCEANO DE INSANIDADES, onde a fé de muitos poderá naufragar. 

7

EM TEMPO:

Uma importante indicação de leitura. E eu diria UMA GOTA DE SENSATEZ NUM OCEANO DE INSANIDADES:

https://www.facebook.com/groups/610749009515033/permalink/1171912723398656/

E pra encerrar:

FALTA 

UMA GOTA DE SENSATEZ NUM OCEANO DE  INSANIDADES...

E eu apenas diria que não há nenhum problema do cristão fazer Política partidária, desde ele não se corrompa (E, obviamente, a outros.) na "pureza e simplicidade devidas a Cristo" (2 CORINTIOS 11).

E NÃO É SÓ PAUTA. Até porque o nome do Senhor Jesus estava nas bocas e na pauta, quando guerras da religião foram feitas ou regimes de exceção foram apoiados (E são, infelizmente,  até hoje incensados.) por  cristãos, penso, sinceros. 

SÃO TAMBÉM VALORES (O apego à verdade e a fuga das fake news e das narrativas, por exemplo.), manifestos nas ATITUDES. Principalmente para com os nossos desafetos político-partidário e ideológico. 

Pois, se agimos exatamente igual, como provar que somos diferentes? O mundo está pagando pra ver e muitos de nós não enxergando isso. E chega de baixaria! 

Que o Senhor Jesus tenha misericórdia de todos nós!

LINKS (Artigos sobre o cristão e a política):

1 "QUANDO JÁ NÃO É PRECISO FALAR MAIS NADA (OU PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI SOBRE 'POLÍTICA')":

https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/05/pra-nao-dizer-que-nao-falei-sobre.html?m=1

2 - "SEM NOÇÃO DE NAÇÃO"  (Ou Para Não Dizer Que Não Falei de 'Política' 02)":

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/07/sem-nocao-de-nacao-ou-para-nao-dizer.html?m=1

3 - "QUESTÃO DE IDENTIDADE VI: CRISTÃOS DO FIM DOS TEMPOS OU MODERNOS CRUZADOS???" 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/09/questao-de-identidade-vi-cristaos-do.html?m=1 

 4  -  "SEGUIR MESMO? SÓ A JESUS!!! (Ou Para Não Dizer Que Não Falei de 'Política' 03)":

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/09/seguir-mesmo-so-jesus-ou-para-nao-dizer.html?m=1

5 - "POSICIONAMENTO? POR QUEM &  PORQUÊ???  (Ou Para Não Dizer Que Não Falei de 'Política' 05)":

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/10/posicionamento-por-quem-porque-ou-para.html?m=1

6 - "O CRISTÃO & A POLÍTICA PARTIDÁRIA, NO SEU MAIOR DESAFIO":

 https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/10/o-cristao-politica-no-seu-maior-desafio.html?m=1

7 -  O CRISTÃO & A POLÍTICA PARTIDÁRIA:  REFLEXÃO. 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/09/o-cristao-politica-partidaria-reflexao.html?m=1

Série QUESTÃO DE IDENTIDADE: CRISTÃOS DO FIM DOS TEMPOS OU MODERNOS CRUZADOS???

I -

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-cristaos-do-fim.html

II - 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-ii-cristaos-do.html

III -

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-iii-cristao-do.html

IV – 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-iv-cristaos-do.html 

V - 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/02/questao-de-identidade-v-cristaos-do-fim.html?m=1 

VI -  https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/09/questao-de-identidade-vi-cristaos-do.html?m=1

.
IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves:

OU:

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)



OUTROS LINKS:

Print 01:

https://www.facebook.com/100064430270126/posts/467041435453528/?app=fbl

Print 02:

https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2022/10/05/foto-de-bolsonaro-na-maconaria-e-antiga-montagem-insere-simbolo-pagao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário