segunda-feira, 10 de outubro de 2022

PARA QUE A VERDADE DO EVANGELHO ENTRE NÓS PERMANEÇA.


"5 Não nos submetemos a eles nem por um instante, para que a verdade do evangelho permanecesse com vocês."

(PAULO, Carta aos Galátas 2)

Nota:

Se leitor souber contextualizar esta declaração de Paulo, verá que ele teve que tomar uma ATITUDE tão verdadeira quanto antipática. Principalmente com relação a Pedro, coluna da igreja e o principal dos apóstolos (2:11-14).

Se Paulo não tivesse tomado tal atitude, condizente obviamente com a verdade do Evangelho, os cristãos não judeus certamente seriam hoje, na Igreja, uma espécie de cristãos de segunda categoria.

E há, ainda que se ressaltar, também, O ALTRUÍSMO DE PEDRO; manifesto em seu testemunho sobre Paulo, apesar daquele desagradável incidente (2 PEDRO 3:14-16).

1/ POR QUE não fazer do púlpito um palanque; dos cultos, um comícios; e da sua opcional declaração de voto fator de intrigas: confira nos PRINTS:




Nota de pesar:

Não vemos, no Novo Testamento, a igreja fazendo política. 

E não que não houvessem, se quisermos considerá-los como tal, motivos: havia a perseguição dos judeus, a perseguição do Império Romano e a pressão do Paganismo. 

A igreja, já católica e a partir de Constantino, deixou-se enredar pela política, ao ponto de até tornar-se um dia estatal. O resto é história, a qual, sendo vista à luz do Evangelho de Cristo, faz o cristão cristão da mesma se envergonhar. 

Minha oração é que o mesmo não se repita conosco, no que diz respeito às futuras gerações. 

2/ POSICIONAMENTO & REFLEXÃO:

1

"FALTA 

UMA GOTA DE SENSATEZ NUM OCEANO DE  INSANIDADES...

E eu apenas diria que não há nenhum problema do cristão fazer Política partidária, desde ele não se corrompa (E, obviamente, a outros.) em sua "pureza e simplicidade devidas a Cristo" (2 CORINTIOS 11).

- E NÃO É SÓ PAUTA. Até porque o nome do Senhor Jesus estava nas bocas e na pauta, quando sangrentas guerras da religião foram declaradas ou regimes de exceção foram apoiados (E são, infelizmente,  até hoje incensados.) por  cristãos, penso, sinceros. 

- SÃO TAMBÉM VALORES (O apego à verdade e a fuga das fake news e das narrativas, por exemplo.), manifestos nas atitudes. Principalmente para com os nossos desafetos político-partidário e ideológico. 

Pois, se agimos exatamente igual, como provar que somos diferentes? O mundo está pagando pra ver e muitos de nós não enxergando isso. E chega de baixaria!"

2

"Voto é secreto; púlpito não é palanque; cultos não devem servir de comícios; e o cristão não tem por obrigação se posicionar por por esse ou aquele partido e/ou corrente ideológica."

Nota:

Aqui, eu sempre exorto ao cristão cristão depurar a mensagem do Evangelho do político-partidário e ideológico. Caso queira, obviamente, apresentá-lo ao mundo na sua essência e que os adversários da fé cristã cristã não o vejam no mesmo (baixo) nível. 

3

"SE O CRISTÃO APESAR DO EXPOSTO QUISER fazer da sua declaração de voto um palanque, tudo bem: ele estará também no seu direito democrático. MAS , QUE TENHA A SENSATEZ de não cobrar isso e nem de se julgar mais cristão do que ninguém."

4

"CASO O SEU CANDIDATO SEJA O VENCEDOR nas eleições, espero que, tendo sido  alertado sobre essas coisas, o meu irmão e minha irmã não saíam por aí arrotando vitória e jogando-a na cara de algum desafeto seu. LEMBRE-SE: hoje são as Escrituras e o discernimento;  amanhã, será a história quem irá dizer se o nosso discernimento foi realmente o correto e se fizermos fez a coisa certa (PRINT 01). 

Que o Senhor Jesus não nos deixe errar quanto a isso!"

5

"POSICIONAMENTO? POR QUEM & POR QUÊ? 

Somente pela VERDADE DO EVANGELHO, ou seja, aquilo que Jesus ensinou e deu exemplo. 

Geralmente, quando debato com muçulmanos e eles querem pôr a FÉ CRISTÃ no mesmo nível das religiões e justificar, por exemplo, a VIOLÊNCIA, jogando-me na cara o histórico da igreja, indigno do Nome do Senhor, eu lhes proponho um DESAFIO:

Que me apontem no Evangelho e no Novo Testamento uma só APROVAÇÃO aos pecados e crimes praticados por cristãos ou pseudo-cristãos, ao longo da história ou na atualidade. 

Sei que nas referidas fontes jamais encontrarão. Agora, se forem para algumas "teologias" e ideologias tidas por cristãs, talvez não faltem as "justificativas"."

6

"COMO CRISTÃO E FALANDO ENQUANTO CIDADÃO, eu também me posicionaria apenas pela DEMOCRACIA. Visto ser o regime político que advoga (Ainda, mas...  até quando, Senhor Jesus?) direitos e deveres iguais para todos. E FICARIA ATENTO a tudo e a todos que venham representar o menor risco a mesma. 

Logo, ao votar, eu devo buscar em Deus o discernimento de qual das ideologias, no atual momento, representa o risco maior e rejeitar."

7

Ninguém atinge o corpo de Cristo sem, antes, ferir o coração do Senhor. Que o irmão, ao lidar com outro membro, pense seriamente nisso e o pastor com relação às ovelhas do seu rebanho. Pedro ensina que os pastores não devem agir como dominadores do rebanho, antes, se tornarem para o mesmo modelos. Que a boca e as atitudes de cada um sejam esta GOTA DE SENSATEZ NUM OCEANO DE INSANIDADES, onde a fé de muitos poderá naufragar."

PARA A DEVIDA CONCLUSÃO:

"E eis o que alguns de nossos líderes e irmãos estão cobrando dos por eles  chamados, pejorativamente, de "isentões" posicionamento. E que façam do seu voto, o qual é (Ou deveria ser.) secreto, um palanque. 

Falta lembrar aos mesmos que cobranças como essa certamente foram feitas:

-  Antes da ascensão de HITLER na Alemanha;

- Antes da ascensão de MUSSOLINI, na Itália;

- E aos católicos ortodoxos da Rússia, antes da ascensão do COMUNISMO, em nome do que hoje chamamos de justiça social, coisa impossível de acontecer em qualquer ditadura.  Do ponto de vista bíblico, ditadura é das maiores injustiças, irei ainda mostrar. 

Tal cobrança, agora mesmo, certamente está sendo feita aos líderes e cristãos da Rússia e no que diz respeito à... GUERRA DO PUTIN!

Aliás, na Rússia atual, o principal líder religioso  (Observe: eu não disse espiritual.) já até se posicionou: e pela guerra! 

E alguém estaria pecando, ao rejeitar dele a "cobertura espiritual"? Seria mesmo um rebelde e merecedor da perda de amizades, do cancelamento e do linchamento virtual dos "Irmãos"??? Exatamente por discordar de alguém que, desprezando o ensino pacifista de Jesus, pouco se dá em que se dê início à Terceira Guerra Mundial?

A história deveria nos ensinar a humildade!... Será que o Catolicismo e Constantino até hoje não nos servem de lição?"

Nota:

Por isso, é preciso que o cristão, ao lidar com o político-partidário e ideológico, tenha como o seu principal DESAFIO não se deixar corromper em sua "pureza e simplicidade devidas a Cristo" (2 CORINTIOS 11).

Fazer política partidária em si não é o o que ponho EM QUESTÃO; mas, o como, sim (e biblicamente falando). Pois sempre haveremos de encontrar nas Escrituras uma palavra de sabedoria para tudo. 

3/ ORAÇÃO:

Senhor Jesus, tu és soberano; levantas e destróis reis; tens a perspectiva do futuro; e só tu conheces o coração e as intenções dos homens.

Eu te suplico com humildade: faz o teu povo nesta nação enxergar, se é esse o caso, além das aparências; e não agir de forma alguma que venha tornar-se cúmplices dos pecados dos quais as futuras gerações venham se envergonhar.

Temos, atrás de nós, uma história da igreja dita cristã no Ocidente tão indigna do Teu nome e ensinamentos. E que não seja esse tipo de herança que sua igreja no Brasil atual venha deixar como legado.

Tu sabes que não podemos errar; sede compassivo, Senhor. Ensina-nos!  


INDICAÇÃO DE LEITURA

(Links de artigos sobre o cristão e a política):

1 "QUANDO JÁ NÃO É PRECISO FALAR MAIS NADA (OU PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI SOBRE 'POLÍTICA')":

https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/05/pra-nao-dizer-que-nao-falei-sobre.html?m=1

2 - "SEM NOÇÃO DE NAÇÃO"  (Ou Para Não Dizer Que Não Falei de 'Política' 02)":

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/07/sem-nocao-de-nacao-ou-para-nao-dizer.html?m=1

3 - "QUESTÃO DE IDENTIDADE VI: CRISTÃOS DO FIM DOS TEMPOS OU MODERNOS CRUZADOS???" 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/09/questao-de-identidade-vi-cristaos-do.html?m=1 

 4  -  "SEGUIR MESMO? SÓ A JESUS!!! (Ou Para Não Dizer Que Não Falei de 'Política' 03)":

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/09/seguir-mesmo-so-jesus-ou-para-nao-dizer.html?m=1

5 - "POSICIONAMENTO? POR QUEM &  PORQUÊ???  (Ou Para Não Dizer Que Não Falei de 'Política' 05)":

https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/10/posicionamento-por-quem-porque-ou-para.html?m=1

6 - "O CRISTÃO & A POLÍTICA PARTIDÁRIA, NO SEU MAIOR DESAFIO": https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/10/o-cristao-politica-no-seu-maior-desafio.html?m=1

7 -  O CRISTÃO & A POLÍTICA PARTIDÁRIA:  REFLEXÃO. 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/09/o-cristao-politica-partidaria-reflexao.html?m=1

Série QUESTÃO DE IDENTIDADE: CRISTÃOS DO FIM DOS TEMPOS OU MODERNOS CRUZADOS???

I -

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-cristaos-do-fim.html

II - 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-ii-cristaos-do.html

III -

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-iii-cristao-do.html

IV – 

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2018/02/questao-de-identidade-iv-cristaos-do.html 

V - 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2018/02/questao-de-identidade-v-cristaos-do-fim.html?m=1 

VI -  https://missaoimpactar.blogspot.com/2022/09/questao-de-identidade-vi-cristaos-do.html?m=1

m=1

.
IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves:

OU:

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário