domingo, 15 de agosto de 2021

RESPOSTA SOBRE MATEUS 24:36 (Ou Por que Jesus Disse, Numa Determinada Ocasião, Não Saber O Dia & A Hora da Sua Segunda Vinda):

 Publicado originalmente no Facebook, grupo de debates Bíblia & Alcorão. 


"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai."

Nota:

Jesus estava se dirigindo a homens, os quais não sabem, mas, não se põe na mesma categoria dos mesmos. Jesus também não se põe na categoria dos anjos. O porquê de Jesus não se pôr em nenhuma das categorias referidas e ter dito, naquela determinada ocasião, não saber o dia e a hora tem explicação teológica.

Desde que entendamos QUEM Ele é; a sua CONDIÇÃO (divina); e a POSIÇÃO em que Ele se pôs. Isso serve também para explicar por que Ele é, em várias (Mas, não em todas.) ocasiões representado à direita do Trono (LINKS). 

1 - Basta entender o que Jesus fez (ESVAZIAR-SE da sua condição divina, assumindo a posição de servo e a condição humana), para entendermos o que Jesus falou:

2 - SEGUE UMA BOA EXPLICAÇÃO:

"João 15:15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor" 

Isso pode causar uma certa estranheza, mas entenderemos melhor se perguntarmos: Enquanto esteve aqui, Jesus podia voar até a lua e voltar? A resposta é depende. Se estivermos falando dele como homem, então não podia, porque homem não voa. Mas se estivermos falando dele como Deus todo poderoso, daquele que "todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez", então ele podia se deslocar no tempo e no espaço conforme quisesse. Mas não iria querer enquanto estivesse cumprindo sua missão de servo em obediência ao Pai."

AGORA, A OBSERVAÇÃO MINHA: Servo é a POSIÇÃO que Jesus se colocou. Logo, Ele se limitou em todos os sentidos. Sendo obediente também ao Espírito incondicionalmente (MATEUS 4:1)

De volta à explicação, que não é minha, cabe ressaltar, mas, com a qual concordo plenamente (Ao final deste estudo, o leitor entenderá por que):


"Ats 1:7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o pai estabeleceu pelo seu próprio poder." 

Quando lemos Flp 2:7 "Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens" vemos que ele realmente "vestiu a camisa", por assim dizer, de humanidade, mas basta algumas passagens em que ele deixa "escapar" lampejos de seu poder para exclamarmos: "Oops! Mas não disse que ele "esvaziou-e a si mesmo"? Então aí nos damos conta de que todos os atributos da divindade continuavam ao seu dispor como Deus, porém ele não iria valer-se de qualquer um deles a não ser quando fosse absolutamente necessário e dentro da vontade do Pai."

3 - UMA CONCLUSÃO (TAMBÉM MINHA) :

- Estando aqui, na POSIÇÃO de servo, Ele também tomou por completo a CONDIÇÃO HUMANA.

- E, para isso, momentaneamente, Ele abriu mão dos seus ATRIBUTOS e AUTORIDADE (no céu e na terra).

- Estes atributos e autoridade Ele sempre teve e os exerceu em conjunto e no mesmo NÍVEL de autoridade com o Pai e o Espírito Santo. Até porque são um.

- E se não entendermos desta maneira, teríamos que  advogar também que:

1 - Jesus ao dizer "é me dada toda autoridade no céu e na terra",

2  - ao contrário de receber de volta o que sempre teve,  uma autoridade que  implica, para o seu exercício,  em ser  onisciente, onipresente e onipotente;

3 - teria despojado o Pai da  autoridade em questão.

Mas não é o que aconteceu.

Extraído de

TRINDADE (Em Três & Outras Sete Questões) 


EM TEMPO:

Não é, teologicamente falando, problemática a fala de Jesus, naquela ocasião. E isso também comprova não ter havido adulteração nas Escrituras bíblicas. Visto que, se houvesse mesmo tal intenção, textos como MATEUS 24:36 e outros, também aparentemente desconcertantes, teriam sido retirados dos livros considerados inspirados.

Mas, não foi o que ocorreu.

Mais desconcertante, por exemplo, e o autor do Alcorão (E não pode ser Deus!) alegar teria dado o Evangelho e a Torah. E, estranhamente, demonstrar, no mesmo Alcorão, desconhecer o teor dos referidos (conjunto de) livros. O deus e o profeta do e para o Islam sequer conheciam a história de Noé e do Dilúvio, coisa que qualquer criança judia ou cristã sabe de cor.

Confiram no PRINT alusivo. 

Razão pela qual, este foi um dos meus feitos, na minha Série de DESAFIOS a tal Caravana de Dawah (LINKS):

QUEM É "MAIS" DEUS?
- JESUS  (BÍBLIA) OU ALLAH  (ALCORÃO)???
- Jesus disse, quando e na condição que esteve entre nós (FILIPENSES 2:5-11/ Marcos 10:45, etc.) não saber o Dia e Hora da sua Segunda Vinda.
- Allah, no Alcorão, além de comprovadamente NÃO
onisciente, se revela um completo ignorante: sobre os judeus, sobre os cristãos e até sobre as Escrituras bíblicas que alega ter revelado.


LINKS:

- TRINDADE (Em Três & Outras Sete Questões) 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/trindade-em-03-outras-07-questoes.html?m=1

- POR QUE JESUS É REPRESENTADO À DIREITA DO TRONO NOS CÉUS?

(E Seria Essa A Única Posição Em Que Ele É Descrito Nas Escrituras Bíblicas???)

https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/07/por-que-jesus-e-representado-direita-do.html?m=1

- DESAFIOS À CARAVANA DE DAWAH: O Livro. 

https://missaoimpactar.blogspot.com/2020/02/desafio-caravana-de-dawah-o-livro.html?m=1


LEITURA E/OU AQUISIÇÃO:

Atendendo ao preceito de Jesus Cristo “de graça recebestes, de graça daí”, a obra do autor está disponibilizada no blog MISSÃO IMPACTAR e o será também, futuramente, como documento do Google. Observando-se, porém, que a rolagem, quando não no formato comercializado, é bem deficitária.  A aquisição dos LIVROS DO AUTOR já disponíveis em PDF pode ser feita através de pedido por e-mail,. E sendo mediante envio de oferta voluntária de qualquer valor (com o comprovante de depósito) a este ministério. 

IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA  OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso para a chave:
"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário