segunda-feira, 12 de julho de 2021

POR QUE JESUS É REPRESENTADO À DIREITA DO TRONO NOS CÉUS? (E Seria Essa A Única Posição Em Que Ele É Descrito Nas Escrituras Bíblicas)???


I - INTRODUÇÃO: 

Este texto é apenas uma parte de um longo artigo meu. Na referida publicação, eu me propus a responder o post  de um muçulmano. Este, julgava poder  questionar o testemunho das Escrituras bíblicas sobre a deidade de Jesus Cristo. E um dos seus supostos argumentos seria o fato (Mas o único?) de Jesus ser descrito à direita no trono nos céus

Alguns CONCEITOS importantes para o leitor pode entender com a devida propriedade este artigo em forma de estudo:

- CONDIÇÃO DIVINA: diz respeito à Jesus já existir antes da Criação e de o mesmo vir e assumir a nossa condição humana, para o cumprimento das Escrituras bíblicas. 

- CONDIÇÃO HUMANA. 

- "DEUS É ESPÍRITO": são palavras de Jesus, as quais devem levar o leitor a não imaginar o Todo-Poderoso como se fosse um ser limitado: ao tempo,  ao espaço, ou até mesmo às suas   MANIFESTAÇÕES (Ou formas através das quais Ele se revela aos homens.) registradas nas Escrituras bíblicas sagradas. 

Optei por começar este meu  artigo pela  conclusão. A intenção é facilitar a leitura, inicialmente. Caso o leitor queira saber da resposta em seus pormenores, continue após a segunda parte. E caso queira ver a refutação completa que fiz ao post muçulmano, abra o LINK correspondente. Já os demais, principalmente o "TRINDADE (Em Três & Outras Sete Questões)", auxiliam-nos na compreensão ampliada do embate e da DEFESA DA FÉ CRISTÃ, inevitáveis nesse Fim dos Tempos. Tempos de fazermos calar, para não sermos silenciados. os que atuam no espírito do Anticristo. 

Jd 3-4 e 2 João 8-11 (Quem lê entenda).

II  - A RESPOSTA SIMPLIFICADA

(Ao máximo do máximo do máximo):

1 - A visão de Jesus à direita no trono é, também, uma das FORMAS MANIFESTAS de Deus. Manifestação esta possível de ser enxergada pelo olhar (ainda) humano (ATOS DOS APÓSTOLOS 7).

2 - Trata-se de como os cristãos verão a Deus, quando da Ressurreição, em que já serão como os anjos (que O vêem)?

Infere-se que não. Pois Deus, sendo espírito, há de se revelar aos cristãos nesta que é a sua forma essencial de ser.

3 - É natural que na VISÃO DO TRONO de Deus, Jesus seja visto à direita do Pai. E isso significa que Ele não seja Deus?

Não. Tanto que Ele está no trono, onde somente a Majestade pode estar.

- E somente isso (O estar no Trono.);

-  fora o fato Dele ter declarado "Eu e o Pai somos um" (EVANGELHO DE JOÃO 10:30;

já nos diz, clara e definitivamente, respeito à sua CONDIÇÃO divina (ou deidade). 

E o fato dele estar representando à direita? Diz respeito a quê???

À POSIÇÃO em Ele se colocou, no que diz respeito ao PLANO DA REDENÇÃO.

E, aqui, é preciso reconhecer que a revelação de Deus nas Escrituras bíblicas está estritamente relacionada à REDENÇÃO. E jamais ao conhecimento do Altíssimo, no sentido absoluto de uma perfeita compreensão, sequer definição. Pois sendo Deus espírito (E o Espírito Santo, dizem-no as Escrituras.), é esta a sua FORMA ESSENCIAL DE SER e na qual irá perfeitamente se revelar. 

Dito isso, é também preciso adiantar: nas Escrituras bíblicas, Jesus não é apenas mostrado à direita do Trono na glória:

"16 Jamais (OS SALVOS POR JESUS) terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,

17 pois o Cordeiro (JESUS) que se encontra NO MEIO DO TRONO os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima."

(LIVRO DO APOCALIPSE 7)

Nota:

Qual seria o porquê disso (Ou desta descrição)?

Só a Eternidade nos dirá, como está escrito na TORAH (Livro de Deuteronômio 29:29):

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei."

III - RESPOSTA COMPLETA:

1/ "VEJAM o que Deus disse a Moises, cerca de 500 anos após a morte de Abraão):

"2 Disse Deus ainda a Moisés: "Eu sou o Senhor.

3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-poderoso, mas pelo meu nome, O SENHOR (YHWH), não me revelei a eles."

(TORAH, Livro do Êxodo 6)

Nota:

Abraão não conheceu a Deus como conheceu Moisés. E por quê? A cada revelação de Deus a alguém nas Escrituras bíblicas, mais de Si Ele mostra aos homens.

2/  VEJAM o que diz o escritor da CARTA AOS HEBREUS, 1500 anos depois de Moisés e 2000 anos após a morte de Abraão:

"1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a EXPRESSA IMAGEM DA SUA PESSOA, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles."

Nota:

Este escritor escreveu cerca de 1500 anos depois de Moisés; depois de escritos quase todos  os livros da Bíblia. E, principalmente, depois do que fez, falou e revelou Jesus. Principalmente sobre o Deus  (Eu Sou o Senhor ou YHWHE) das Escrituras bíblicas, conforme o Evangelho. 

É óbvio que a REVELAÇÃO de Deus, nas Escrituras bíblicas, foi PROGRESSIVA. E se tornou ainda mais perfeita, embora só até onde a compreensão humana pode alcançar, com e em JESUS.

3/ É somente com Jesus que os CONCEITOS de Deus como o Pai celeste, assim como os de filhos e de O Filho de Deus, tornaram-se obrigatórios e devidamente conhecidos. 

Na TORAH, no SALMOS e/ou nos PROFETAS há menção desses conceitos. Mas, é no EVANGELHO é que iremos saber, por exemplo, que:

-  Ele, Jesus, já existia em glória, antes da Criação (EVANGELHO DE JOÃO 17:5);

- Ele, Jesus, é um com o Pai, mas, em que sentido? Identidade única e a mesma essência de ser: Deus. (JOÃO 10:30)

Observe que Jesus não disse Eu e o Pai somos dois, nem três e nem 360, o número dos ídolos da Caaba, entre os quais o ser que se esconde por detrás do nome Allah no Alcorão.

Ele disse um, no sentido de ser o mesmo Deus, o qual é espirito (E o Espírito Santo, 2 CORINTIOS 3), em essência. Ou na sua forma essencial de ser.

- Ele, Jesus, ao se declarar O Filho de Deus, estava se identificando como igual ou possuir a mesma IDENTIDADE ou natureza (divina) do Pai. 

"18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus."

(EVANGELHO DE JOÃO 5)

"60 E, levantando-se o sumo sacerdote no Sinédrio, perguntou a Jesus, dizendo: Nada respondes? Que testificam estes contra ti?

61 Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?

62 E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do Homem  assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu."

(EVANGELHO DE MARCOS 14)

Aqui, cabe, de novo, lembrar: Deus é espirito. Ele é, também, um ser que está além da nossa capacidade de compreensão e desafia a lógica humana.

Ele é o Todo-Poderoso, como Jesus se identifica no APOCALIPSE (1:8). E, sendo o Todo-Poderoso, não seria Lhe seria impossível (E nem é.) ser o Pai, o Filho e o Espírito Santo, sem deixar de ser um.

4/  O TODO-PODEROSO SÓ NÃO PODE SER MALIGNO  (ignorante e leviano) como o ser que se esconde por detrás do nome Allah no Alcorão. Pois isso seria ir contra a sua natureza ou identidade, a qual é santa e perfeitamente boa:

"17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."

(CARTA DE TIAGO 1)

5/  O QUE ISLAM COPIOU das Escrituras bíblicas e julga ser a mais perfeita revelação é o que até Satanás já sabia, antes mesmo  das Escrituras (bíblicas): Deus é um.

"19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem."

(CARTA DE TIAGO 2)

6/  Ora, as Escrituras bíblicas não foram dadas para mostrar sobre Deus o que qualquer monoteísta sabe. E vejam que até Satanás é, no sentido de apenas acreditar que Deus (Em sua essência de ser, natureza ou identidade.) é um. As Escrituras foram dadas para revelar o CARÁTER (Totalmente bom.), os ATRIBUTOS e as MANIFESTAÇÕES de Deus aos homens. E isso Ele faz, nas pessoas (Não humanas ou angelical, obviamente.) do Pai, do Filho e do Espírito.

É o que consta das Escrituras bíblicas e ninguém pode mudar. E, óbvio, deve aceitar por fé e procurar (dentro do nosso possível) compreender.

Nas Escrituras bíblicas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são chamados literalmente de Deus. Ao mesmo tempo, desde o seu início, afirmam as mesmas que Deus é um.

Mas, as Escrituras bíblicas também não foram dadas para que possamos saber tudo (Principalmente a respeito de Deus.) e sobre todas as coisas

"29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."

(TORAH, Livro de Deuteronômio 29)

Nota:

O que ainda está encoberto tem o tempo certo de ser conhecido. E o que foi revelado, mas, está além da nossa capacidade de compreensão é preciso ser aceito por fé. Até porque ninguém precisa de fé para crer no que compreende totalmente.

7 - QUANDO & PARA QUEM A REVELAÇÃO SERÁ PERFEITA?

"1 Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é."

(PRIMEIRA CARTA DE JOÃO 3)

Nota:

- Será na Ressurreição;

- Já sendo nós também como os anjos, como disse Jesus (...);

-  É que veremos a Deus, na sua FORMA ESSENCIAL DE SER, espírito. Forma esta em que Ele jamais pode ser visto por olhos humanos. E, obviamente, numa forma além das suas FORMAS MANIFESTAS e descritas nas Escrituras bíblicas.

Eu disse que as Escrituras bíblicas não foram dadas para que possamos definir ou descrever Deus perfeitamente. A MENSAGEM CENTRAL da Bíblia é a pessoa e a obra redentora do Messias, Jesus Cristo.

Jesus, naquilo que é e fez, é descrito como A EXPRESSA IMAGEM DA PESSOA DE DEUS. Ou, como diz em outra tradução, "a expressão exata do seu ser". E, na sua ENCARNAÇÃO ("Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós", diz o apóstolo João.), o que ficou claramente manifesto: a sua CONDIÇÃO (Divina ou deidade.) e a POSIÇÃO em que Ele, Jesus, se colocou. E em relação ao Pai, que O enviou; e, também, em relação ao Espírito Santo o qual aqui o conduziu durante o seu ministério terreno (EVANGELHO DE MATEUS 4:1, HEBREUS 9:14, etc.)

E a quê???

À uma perfeita e total observação da Lei até à morte de Cruz.

Então, cabe-nos de novo reler EVANGELHO DE MARCOS 10:45, acompanhado e, como se fosse uma exegese ao texto, CARTA AOS FILIPENSES 2:5-11. Além de o leitor voltar, se for mesmo o caso, à segunda parte deste artigo. 

Cabendo sempre lembrar que o fato de Jesus ser representando à direita do Trono dis5 respeito a quê???

À POSIÇÃO em Ele se colocou, no que diz respeito ao PLANO DA REDENÇÃO.

E, aqui, é preciso reconhecer que a revelação de Deus nas Escrituras bíblicas está estritamente relacionada à REDENÇÃO. E jamais ao conhecimento do Altíssimo, no sentido absoluto de uma perfeita compreensão, sequer definição. Pois sendo Deus espírito (E o Espírito Santo, dizem-no as Escrituras.), é esta a sua FORMA ESSENCIAL DE SER e na qual irá perfeitamente se revelar. 

Dito isso, é também preciso adiantar: nas Escrituras bíblicas, Jesus não é apenas mostrado à direita do Trono na glória:

"16 Jamais (OS SALVOS POR JESUS) terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum,

17 pois o Cordeiro (JESUS) que se encontra NO MEIO DO TRONO os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima."

(LIVRO DO APOCALIPSE 7)

LINKS:

1 - POST muçulmano referido no início deste artigo, o qual foi por mim respondido, aqui, no Bíblia & Alcorão.

https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1915807365234232/

Obs.: Vejam os meus comentários. 

2 -  RESPONDENDO E REFUTANDO

(Um Post Islâmico Sobre A Doutrina Bíblica de Deus)

https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/07/respondendo-e-refutando-um-post.html?m=1

3  - TRINDADE (Em 03 & Outras 07 Questões)

https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/trindade-em-03-outras-07-questoes.html?m=1

BÔNUS:

POR QUE ALLAH NÃO É DEUS (O Mesmo Deus das Escrituras bíblicas)

(Evidências Gritantes Para Os Que Não Se Deixam Enganar,  Encontradas _ Pasmem-se! _ No Próprio Alcorão &/Ou Nas Tradições Islâmicas):

https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/04/por-que-allah-nao-e-deus.html?m=1


IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso para a chave:
"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário