quinta-feira, 23 de agosto de 2018

CAP. 04 - ALCORÃO: APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA INTERNA & EXTERNA.

.
  ordem gramatical.                 
APT. 04:
A QUESTÃO MASUD & DEMAIS COMPILADORES.
- QUESTÃO:
PODE MESMO O ISLAMISMO RESOLVER A CONTRADIÇÃO DE UM SEU CALIFA TER MANDADO PARA O FOGO OS ALCORÕES DOS PRINCIPAIS RECITADORES MENCIONADOS POR MUHAMMAD (MAOMÉ)?
E NÃO FICA AINDA MAIOR A CONTRADIÇÃO, SABENDO-SE QUE O ALCORÃO IMPOSTO TERIA SIDO VEEMENTEMENTE CONTESTADO PELO PRINCIPAL RECITADOR APONTADO???

APONTAMENTOS:


"Uthman enviou para cada província Muçulmana uma cópia do que eles haviam copiado e ordenou que todos os outros materiais do Alcorão, quer fossem fragmentos de manuscritos ou cópias completas, fossem queimados.”
(Extraído de BUKHARI, VOL. 06, LIVRO 61, NÚMERO 510.)

1 - ABDULLAH IBN MASUD foi um dos primeiros árabes a se "reverter" ao Islam. E quando Maomé teria apontado os mais capacitados discípulos dele para ensinar o Alcorão, Masud teria sido mencionado em primeiro lugar (BUKHARI, Vol. 05, pág. 96).
O ALCORÃO QUE MASUD TERIA COMPILADO FOI ADOTADO em Kufa, no IRAQUE (Ibn Abi Dawud,
Kitab al-Masahif, pág. 13). E isso antes da imposição pelo terceiro califa, UTHMAN, da compilação de ZAID IBN THABIT. Ocasião em que se processaria a QUEIMA DOS DEMAIS ALCORÕES.
.
2 - QUESTÃO SOBRE A QUESTÃO
(que o Islamismo jamais poderá responder):
Isso teria acontecido, se Maomé ainda estivesse vivo?
Ver os seus principais recitadores preteridos por um sequer por ele mencionado???
IBN MASUD CHEGOU A ALEGAR que ninguém conhecia melhor o Alcorão (Cada verso, circunstância da "revelação" e interpretação.) do que ele próprio (BUKHARI, Vol. 06, pág. 488). Apesar da sua nenhuma humildade, algo natural em se tratando de qualquer bom discípulo do profeta do Islamismo, parece que ele sabia o que estava dizendo. Até porque teria sido Masud o único dos seguidores de Maomé a recitar o Alcorão em voz alta em Meca, quando este ainda vivia.
.
3 -
i - MASUD teria também RESISTIDO DE IMEDIATO E COM VEEMÊNCIA À IMPOSIÇÃO DA COMPILAÇÃO DE ZAID como o texto corânico padrão. Recusou-se a entregar o seu manuscrito para a destruição (IBN AL-ALTHIR,
Kamil, III, págs. 86-87). E é óbvio concluir que os muçulmanos de Kufa (No atual Iraque.), onde o seu Alcorão fora adotado e considerado a palavra do deus Allah, teriam ficado do seu lado e contrários à imposição do Alcorão de Zaid.
Para Masud, o Alcorão de Zaid sequer seria o mesmo da recitação  (Leitura.) de Maomé.
.
ii - Além disso, MASUD IRIA RECLAMAR, afirmando que tinha recebido diretamente de Maomé setenta Suras (capítulos do livro), quando Zaid não passava de uma criança. Para que se tenha uma noção da coisa, em termos comparativos: alguém já imaginou o apóstolo e também evangelista João depreciando o Evangelho de Marcos??? Seria algo por aí. E MASUD TERIA SIDO TAXATIVO, ao ponto desafiar: Por que ele teria que abandonar agora (Quando da ordem para a QUEIMA DOS ALCORÕES.) o que havia obtido diretamente com o profeta do Islamismo? (IBN DAWUD,
Kitab al-Masahif, pág. 15).
.
iii - Todavia, a AFIRMAÇÃO-OBSERVAÇÃO MAIS CONTUNDENTE de Masud é a de ele que preferia o Alcorão na recitação (ou leitura) de Maomé do que na recitação (leitura) de Zaid. Logo, o principal recitador e autoridade em Alcorão, apontado pelo profeta do Islamismo, NÃO CONFERIU AUTENTICIDADE E AUTORIDADE à compilação que seria imposta pelo califado de Uthman.
Num sermão pregado em Kufa, teria dito:
.
- "As pessoas foram acusadas de embuste (engano) na leitura do Alcorão. Eu prefiro que seja melhor ler de acordo com a recitação dele (Maomé), a quem eu amo, do que com a (recitação) de Zaid Ibn Thabit."
(IBN SAD, 
Kitab al-Tabaqat al-Kabir, Vol. 02, pág. 444).
.
iv - Ora, MASUD SIMPLESMENTE SE REFERE AO ALCORÃO (Compilação.) DE ZAID COMO SE NÃO SE FOSSE O DE MAOMÉ

E agora, Islam?
Precisa dizer mais???
E é IBN ISHAQ, no seu 
Sirat Rasul Allah (Página 141.) quem nos informa ter sido Masud o único, além de Maomé, a recitar o Alcorão em voz alta em Meca, quando este ainda vivia.
Não há como ignorar a importância de Masud na história (Ou estória?) da compilação e do próprio Islamismo. E nem há como deixar de inferir que, para Masud ter tamanha honra na capital do Islamismo, no mínimo a RECITAÇÃO dele (E nem estamos ainda falando da sua compilação ainda...) teria sido  a mesma do profeta do Islamismo.
.
v - SEMPRE IRÁ PESAR EM FAVOR DE ABDULLAH IBN MASUD o fato do seu Alcorão estar em circulação em Kufa (Iraque); mais o fato do Alcorão de UBAY IBN KAB ter sido adotado na Síria; e ainda o fato do Alcorão de ABU MUSA AL-ASHARI ter sido adotado em Basra. Enquanto que a compilação de ZAID IBN THABIT, mesmo na guarda de dois califas (BAKR e UMAR.) e de uma das esposas do profeta (HAFSAH), ter sido relegada ao OSTRACISMO em Medina, quando, no mínimo, já deveria ter sido adotada em Meca. Tivesse o Alcorão de Zaid, desde o início, obtido o mesmo status de palavra do deus Allah, como aqueles outros, era de se esperar que acontecesse exatamente o inverso do que lhe aconteceu. E fica outra pergunta que o Islamismo jamais saberá (porque não poderá) responder:
Não fossem os incidentes observados por HUDHAIFA, os quais precipitaram decisão drástica de UTHMAN, adquiriria o Alcorão de Zaid tal status e em toda a comunidade muçulmana???
Enquanto aqueles Alcorões (Compilação.) teriam adquirido junto ao povo o status de palavra de Allah, o Alcorão que o Islamismo alega hoje ter em mãos (Ou as SOBRAS do que do Alcorão teria sobrevivido, diria IBN UMAR.) somente adquiriria tal condição por imposição de um califa, pressionado por um Comandante de Guerra.
Mas...
Isso é religião ou um ato político próprio de um regime totalitário?
Para finalizarmos este quinto Apontamento, passo a reproduzir as ponderações de John Gilchrist, estudioso das Tradições no seu
Jam Qur'an porque, sendo o mesmo cristão, estão isentas da Taqiyya:

- "A ordem para consignar todos, exceto um dos Alcorões existentes, às chamas em um momento tão crucial não pode ser explicada tão levemente. Os escritores muçulmanos não estão avaliando seriamente a gravidade do decreto de Uthman. Como veremos, Abdullah ibn Mas'ud reagiu com força à ordem de Uthman e também somos informados que quando Uthman investigou as queixas entre os muçulmanos que estavam se levantando em oposição a ele, uma das reclamações contra ele foi a destruição dos outros códices do Alcorão, que ele havia 'obliterado o Livro de Allah'." (Ibn Dawud, Kitab al-Masahif, p. 36). Eles não apenas disseram que era o masahif (manuscritos), a palavra usual para os códices do Alcorão compilados antes do decreto de Uthman, mas kitabullah, a 'Escritura de Allah', para enfatizar seu severo antagonismo ao extermínio arbitrário de tais manuscritos importantes  do Alcorão."
.
Diante do até aqui exposto e ponderadamente questionado, deve o meu leitor ter um olhar mais atento para esse personagem da história (Ou estória?) da compilação do Alcorão: Abdullah Ibn Masud.
.
vi – E há, ainda, OUTRO AGRAVANTE e cumpre-nos de novo enfatizar que teria havido outros e mais indicados compiladores que Zaid Ibn Thabit.
- UBAYY IBN KAB: também mencionado entre os quatro principais e reconhecido como o Mestre da Récita.
Ibn Umar, o segundo califa, teria o confirmado como o melhor de todos na recitação do Alcorão; e Anas Ibn Malik teria dito que Maomé o teria mencionado com lágrimas de alegria. Curiosamente, Zaid não teria sido apontado por Maomé como um dos principais e, até onde eu sei, também não recebe tamanhos elogios.
Como já o dissemos, Ibn Kab teve o seu Alcorão adotado na Síria.
- SALIM, EX-ESCRAVO DE ABU HUDHAIFA: teria sido o primeiro a reunir o Alcorão num manuscrito; e teria sido o SEGUNDO DA LISTA DE MAOMÉ, depois de Masud (As-Suyuti,
Al-Itqan Fii Ulum al-Corão, Vol. 01,  pág. 135).
Salim morreria na BATALHA DE YAMAMA. Quer dizer: antes do início da compilação de Zaid. E, nesse caso, todo o seu Alcorão (Ou o do que com ele teria sobrevivido, diria Ibn Umar.) se perdido?
.
7 - Sou de opinião de que A MORTE DE SALIM NA BATALHA DE YAMAMA seja tão emblemática quanto o "esquecimento" do verso Apedrejamento. ABU DAWUD, no seu 
Kitab al-Masahif, página 23, dá-nos entender que muitas das passagens do Alcorão que teriam sido "reveladas" eram conhecidas pelos que morreram em Yamama; mas, não eram conhecidas pelos que sobreviveram; não tendo sido ainda escritas (compiladas) e nem mais seria encontradas com outra pessoa.
.
i - QUESTÃO SOBRE A QUESTÃO
(que o Islamismo jamais poderá responder):
A QUEM confiaria primeiramente Maomé as "revelações" recebidas?
- A ZAID IBN THABIT? Fosse mesmo esse o caso, ele não precisaria recorrer a outras fontes para compor o seu Alcorão.
- AOS QUATRO PRINCIPAIS, sendo que, primeiramente, Masud?? A fala de Masud, 
"Recebi setenta suras diretamente do profeta, quando Zaid era apenas uma criança.", sugere isso.
- A
ALGUM AMIGO PRÓXIMO???
Pressupõem-se que os quatros principais recitadores apontados (Masud, Salim, Ubay e Muad Ibn Jabal) também se encaixassem nessa categoria. Todavia, nessa condição, as Tradições citam Abu Musa Al-Asheri, cujo Alcorão teria sido adotado em Basra, onde ele foi governador, no califado de Umar.
Musa Al-Asheri, conforme ainda veremos nesse
Alcorão: Apontamentos Para Uma Crítica Interna & Externa, teria dado testemunho de suras inteiras esquecidas (SAHIH MUSLIM, Vol. 02, pág. 50).
- A ALGUM FAMILIAR OU PARENTE PRÓXIMO?
ALI IBN ABI TALIB era primo e se tornaria genro de Maomé e esposo de Fatimah. Ele sucederia Uthman no califado, mas foi assassinado pelos seus próprios "irmãos". O ocorrido deu origem ao XIISMO, o grande cisma (Divisão.) da religião.
Consta que Ali, também compilador, esteve presente na reunião, em que foi sugerida a padronização e consequente queima dos Alcorões (IBN ABI DAWUD,
Kitab al-Masahif, pág. 22).
Além de líder político, Ali poderia representar toda a parentela. Todavia, entre os familiares de Maomé havia pessoas talvez mais próximas do profeta do Islam, as quais, tal como teria sucedido com o próprio Ali, também tiveram os seus Alcorões queimados: Aisha, Umn Salama e Hafsah, esposas.
.
ii - Outro pesquisador das Tradições Islâmicas, Arthur Jefrey, autor de Materials For The History Of The Text Of The Corão, apurou mais de uma dezena de compiladores e que  o Alcorão de Ali conservaria em certa ordem cronológica as Suras. Isso não ocorre nas sobras do que Alcorão que teria sobrevivido, diria Ibn Umar. Os estudiosos irão citar, além dos principais apontados por Maomé e aqueles já nesse Apontamentos mencionados: ABDALLAH IBN AMR, IBN ABBAS, UBAID IBN UMAIR, IBN AZ-ZUBAIR, ANÁS IBN MALIK.
.
iii -  QUESTÕES SOBRE A QUESTÃO:
A)
- Sendo a IMPOSIÇÃO DO ALCORÃO DE ZAID um ato político e não, como deveria, uma decisão teológica;
- Sendo à mesma oferecida RESISTÊNCIA e por parte da principal autoridade apontada pelo próprio Maomé;
- e sendo também ACEITA, MAS, A CONTRAGOSTO pelos muçulmanos das províncias, onde as outras compilações já tinham obtido o status de palavra do deus Allah;
não haveria também a POSSIBILIDADE DE PROLIFERAÇÃO (posteriores e às ocultas) de outras compilações e/ou parte isoladas o livro? Eis um bom assunto para pesquisas.
Perdas, conforme já o demonstrei, e alterações, como ainda devo  demonstrar, aconteceram. Assim como o fato dos ALCORÕES, que não o de Zaid terem ido, PARA O FOGO. O decreto de Uthman certamente desagradou a muita gente.
B) Pode mesmo o Islamismo responder QUAL SERIA O ALCORÃO VERDADEIRO?
As SOBRAS do que teria sobrevivido ou um dos que foram queimados???
Honestamente, não vejo como. E quem ousar, digo com plena convicção, estará fazendo o uso da Taqiyya: mentiras para favorecimento da religião.
Do mesmo modo que não vejo como o Islamismo resolver a CONTRADIÇÃO DAS CONTRADIÇÕES: um seu califa ter mandado para o fogo os Alcorões dos principais recitadores apontados pelo próprio Maomé.
Como se já não bastasse, para o completo descrédito da religião, pelo menos para quem conhece as Escrituras bíblicas e o essencial do Alcorão, o seguinte fato: MAOMÉ MENTIU, DIZENDO-SE (Sura 7:157) PREDITO NA TORAH (Livro de Deuteronômio 18:18). A profecia já havia se cumprido, 500 anos antes, em Jesus Cristo, conforme disseram o próprio Cristo e seus Apóstolos (EVANGELHO DE JOÃO 5:45-46, ATOS DOS APÓSTOLOS 3:18-24, etc.)

Precisa dizer mais???
(FIM)  



LIVROS 
(DEFESA DA FÉ CRISTÃ Contra Os Ataques do Islamismo):

1 – MANUAL DEFESA DA FÉ CRISTÃ
(Contra os Ataques do ISLAMismo)  - Abril, Abril e Maio 2017
VOL.  01
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2017/04/vol01-manual-defesa-da-fe-crista-contra_28.html
VOL. 02
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2017/04/vol-02-manual-defesa-da-fe-crista_29.html
VOL. 03
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2017/05/vol-03-manual-defesa-da-fe-crista.html 

2 - MAOMÉ: PREDITO NA BÍBLIA?
(O Que Dizem As Sagradas Escrituras) 
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/04/livro-completo-maome-predito-na-biblia.html

MAOMÉ: PREDITO NA BÍBLIA? (O Que Dizem As Escrituras.) - Apresentação & Índice  
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/03/maome-predito-na-biblia-o-que-dizem-as.html

3 – A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS 

(Cujas Respostas Precisam Soar Mais Alto Que O Silêncio Islâmico & do Que As Contradições Corânicas)
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2015/12/a-biblia-o-isla-50-perguntas-cujas.html

- A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS 

Introdução & Índice
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2015/11/a-biblia-o-isla-50-perguntas-introducao.html

4 - RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé).
VOL. 01:
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/07/vol-01-resposta-ao-isla-sobre-as.html
- AOS AMANTES DA VERDADE:
Introdução a RESPOSTA AO ISLÃ - Vol. 01  
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/07/aos-amantes-da-verdade-introducao.html

VOL. 02

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/08/vol-02-resposta-ao-isla-comparacao.html
- QUEM É JESUS & QUEM É MAOMÉ? (II)
Introdução Completa a RESPOSTA AO ISLÃ - Vol. 02 
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/09/quem-e-jesus-quem-e-maome-ii-introducao.html

VOL. 03

http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/10/resposta-ao-isla-vol-03-sobre-doutrina.html 


https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/08/alerta-aos-desavisados.html?m=1


.
IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves:


OU:

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário