segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O QUE (01) RESPONDER AO ISLAM: Música & Danças de Adoração.



Introdução:
.
"Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus."
(PALAVRAS DE JESUS, Evangelho de Lucas, 10: 20)
.

.
.

Os dois PRINTS são reveladores da mentalidade dos muçulmanos, no geral.
Embora se saiba que grupo menores e periféricos na religião, como os sufis, têm outra atitude para com a música e a dança.
E sabendo-se que o deus do Alcorão alega (SURA 5:46-48) ter revelado o Evangelho e a Torah; além de referir-se como quem teria feito prevalecer Davi e Salomão e os discípulos de Jesus; nada mais fácil no combate da referida mentalidade que os próprios textos bíblicos, que se seguem. Foi o que fiz na discussão gerada pela repercussão de tal post, recentemente, no grupo de debates Bíblia & Alcorão / Facebook.
O que faz uma religião triste como o pecado? Talvez o fato de apenas ser mais uma. E, diferentemente da fé cristã, os seus seguidores não possuirem a alegria da salvação, prometida por Jesus e dom do Espírito Santo. Com pesar, numa última nota, antes do regozijo da Palavra de Deus, preciso dizer que a autora da matéria (Triste matéria!...) dos posts confessou-me, numa discussão,  por trinta anos sido cristã.
Será? 
Por certo, não conheceu ao Senhor e a alegria da segurança da vida eterna que aos que são seus doa Jesus.
.
RESPOSTA 01:
"1
Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos.
2
Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.
3
Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa.
4
Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.
5
Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.
6
Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos,
7
Para tomarem vingança dos gentios, e darem repreensões aos povos;
8
Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro;
9
Para fazerem neles o juízo escrito; esta será a honra de todos os seus santos. Louvai ao Senhor."
(SALMO 149)
.
RESPOSTA 02:
"19
Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o Senhor fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.
20
Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
21
E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro."
(TORAH, Livro  do Êxodo 15: 19-21)
.
RESPOSTA 03:
"12
Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.
13
E sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.
14
E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho.
15
Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo, e ao som das trombetas.
16
E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor..."
(SEGUNDO LIVRO DO PROFETA SAMUEL 6: 12-16)
.
RESPOSTA 04:
.
"Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério
Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; a cargo de Asafe, que profetizava debaixo das ordens do rei Davi. Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao Senhor.
(...)
Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do Senhor, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei.
E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito."
(SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS DOS REIS DE ISRAEL 25: 1-7)
Nota:
Parte dos preparativos do ministério de louvor no futuro Templo de Jerusalém.
.
RESPOSTA 05:
"11
E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que ali se acharam, se santificaram, sem respeitarem as suas turmas,
12
E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes que tocavam trombetas.
13
E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo PORQUE ELE É BOM E PORQUE A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE!
14
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus."
(SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS DOS REIS DE ISRAEL 5: 11-14)
Nota:
Inauguração do Templo de Jerusalém.
.
RESPOSTA 06:
"22
E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
23
E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele.
24
E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.
25
Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.
26
E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras."
(EVANGELHO DE MARCOS 14)
.
RESPOSTA 07:
"Está alguém triste? Faça oração. Está alguém alegre, cante louvores."
(CARTA DE TIAGO 5:13)
.
(Fim)
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário