quinta-feira, 12 de julho de 2018

TERIA VINDO JESUS APENAS PARA OS JUDEUS???

LEIA TAMBÉM:
EM DEFESA DA BÍBLIA: A Série.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-serie.html 
(Obs.: se não abrir os links, copie e cole na página de busca do Google. 
.Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

(EVANGELHO DE JOÃO 1:10-13)


INTRODUÇÃO:
"E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
(JESUS CRISTO, Evangelho de Mateus 15:24)

Tempos atrás, fui chamado para uma conversa em particular no Facebook. A pessoa que me convidou citou esta dentre outras passagens e concluiu: “Jesus veio para os judeus e eu não sou judeu.”
Infelizmente, essa MEIA-VERDADE sobre (as declarações de) Jesus era tudo o que o que lhe ensinaram. E, na verdade, quase tudo que tal pessoa, talvez por medo da própria verdade, parecia querer saber.  Anos e anos de debates vão me mostrando, quase que de imediato, quando alguém optou ser um  ANALFABETO FUNCIONAL ou vai se tornando num EXPERT EM TAQIYYA (Mentira para favorecimento da religião).
O problema é que CITAR TEXTOS ISOLADOS, fora do contexto e mal interpretados, trata-se de uma TÁTICA DIABÓLICA. Aliás, a mesma que Satã quis usar com Jesus, quando da Tentação (EVANGELHO DE MATEUS 4: 1-11); mas, foi prontamente refutado, para que não prevalecesse o engano do Maligno. Nas Escrituras bíblicas, Satanás é descrito como DISSIMULADOR (Mentiroso, enganador, engenhoso, cheio de estratagemas,  etc.), pois o seu objetivo, desde a Queda, é: através da mentira e de meias-verdades, atrair os homens para sua companhia, nesta vida e para toda a Eternidade.
O risco é real; e só a verdade liberta, disse Jesus. E a verdade sobre para quem veio Jesus precisa ser esclarecida nos seus pormenores, como farei neste artigo-estudo bíblico.
.
I – JESUS DISSE “EU NÃO FUI ENVIADO SENÃO ÀS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL”?.
Sim.               
É o que Ele disse, numa DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA, e consta do  Evangelho Mateus 15:24. E, antes disso, quando enviou os seus discípulos a pregar primeiramente o Evangelho aos judeus, Jesus também afirmou:
“Ide antes (PRIMEIRAMENTE) às ovelhas perdidas da casa de Israel” (10:6).
O sentido do que Jesus disse já estava expresso: Ele e o seu Evangelho (BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO!) deveriam ser anunciados primeiramente aos judeus. E a razão é simples, sendo que o próprio Messias afirmou, no Evangelho de João 4:22, que “a salvação vem dos judeus”.    
O apóstolo Paulo, explicita o que Jesus quis dizer a uma mulher samaritana 
(“A salvação vem dos judeus.”), nos seguintes termos:

“.. são israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória,  as alianças,  a legislação,  o culto, e as promessas;
deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!”
(CARTA AOS ROMANOS 9:4-5).

A compreensão do que disse o apóstolo, por sabedoria divina, atestaria Pedro (SEGUNDA CARTA 3:15-16), o leitor também a terá, em continuando a leitura deste estudo.
.
II – JESUS DISSE APENAS “EU NÃO FUI ENVIADO SENÃO ÀS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL” OU... FEZ OUTRAS DECLARAÇÕES TAMBÉM??
Foi o que eu perguntei ao meu interlocutor da Introdução, por adivinhar que a tática satânica de citar textos isolados, além de mal interpretá-los, para forçar e forjar uma mentira ou deixar em evidência uma meia-verdade.
NÃO!  JESUS NÃO FEZ APENAS A DECLARAÇÃO CITADA! E, Ele, sim, pregou e chamou à salvação (Através da fé e da obediência ao Seu Evangelho.)  quase que somente os judeus. Mas, porém, todavia e no entanto, deu outras muitas declarações e fez muito mais:
.
1 – CUROU, LIBERTOU  E TAMBÉM SALVOU A NÃO JUDEUS:
- EVANGELHO DE MATEUS 15:21-28
“E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.”
Notas:
i  – Os cananeus eram os povos que foram expulsos por Moisés e Josué da antiga Canaã e atual Israel e Palestina, por causa de seus pecados e em cumprimento às promessas de Deus a Abraão (TORAH, Livro de Gênesis 15:7-21). Aquela mulher era sobrevivente de um povo que, por suas atrocidades, foi, como nação, exterminado.  
ii  – Jesus, ao falar de um modo comparativo, pôs à prova a humildade, a fé e o amor da por sua filha.
iii  – No final, Jesus a louvou e libertou a filha dela. E convém ainda notar: Jesus se encontrava na região de Tiro e Sidom, cidades que NÃO pertenciam a Israel
-  EVANGELHO DE LUCAS 17:11-19:
“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.”
Nota:
Precisa dizer mais???
 .
2 – JESUS,  APÓS A SUA RESSURREIÇÃO, ORDENOU A PREGAÇÃO DE SUA MENSAGEM SALVADORA (O EVANGELHO) A TODAS AS CRIATURAS, SEM EXCEÇÃO.
- EVANGELHO DE MARCOS 16:9-16:
“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.
E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.
E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.
E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.
Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
.
3 – JESUS ORDENOU QUE FOSSEM FEITOS DISCÍPULOS DELE (E PARA ELE) EM TODAS AS NAÇÕES.
- EVANGELHO DE MATEUS 28:
E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

.
4 – JESUS ORDENOU QUE O TESTEMUNHO DA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO REDENTORAS COMEÇASSE DE JERUSALÉM E ALCANÇASSE  OS CONFINS DA TERRA.
- LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS 1:8-11:
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”

.
5 – O LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS NARRA A CONVERSÃO DO PRIMEIRO AFRICANDO À FÉ CRISTÃ.
- ATOS 8:26-38:
“E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.”
.
6 – O LIVRO NARRA A CONVERSÃO DE OUTRAS PESSOAS ANTES CONSIDERADAS GENTIAS (NÃO POVO DE DEUS).
- ATOS 10:1-6:
“E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,
Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;
Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
Este está hospedado com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer.

Nota:
Se o leitor continuar a leitura deste capítulo, verificará que o romano Cornélio, sua família e os que estavam com ele foram salvos, após serem instruídos por Pedro; do mesmo modo que o africano do capítulo 8 foi instruído pelo Evangelista Filipe.
.
7 – A COMPREENSÃO DA SALVAÇÃO PARA PESSOAS DE TODOS OS POVOS ESTÁ EXPLICITADA NO NOVO TESTAMENTO E SE FUNDAMENTA NAS ESCRITURAS BÍBLICAS DA TORAH AO APOCALIPSE.
- CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS 2:11-22:

“Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”


.
IMPORTANTE:

Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) 

OU:

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)



Nenhum comentário:

Postar um comentário