segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ISLÃ X BÍBLIA: RESPONDENDO A AMYR ALY JULAYA (01)

Antes de responder todas as perguntas feitas por Amyr,  devo, nesta primeira postagem,  lembrar aos leitores que Amyr Aly Julaya, afirmou, em sua postagem do dia 04.10.2013, no grupo de discussão do Facebook,  A SALVAÇÃO em CRISTO JESUS, que:  “chamar a Bíblia de livro santo ou guia moral é uma afronta”.
Depois, ele nos repassou um link com inúmeras perguntas, às quais responderei em quantas postagens se fizer necessário, obedecendo, evidentemente, a minha disponibilidade de tempo. Esta primeira e as futuras postagens estarão disponibilizadas na minha página do Facebook e neste blog.

Prefiro responder à opinião de Amyr sobre a Bíblia, citando as palavras de Maomé ou do Corão, aos quais ele e/ou Islã têm por profeta e livro sagrado. (A Bíblia, porém, nunca predisse tal profeta e nem livro. E nem poderia, sendo Jesus Cristo a revelação final e perfeita de Deus ao homem (Hebreus 1: 1-4). Eles, profeta e livro islâmicos, é que tomam a Bíblia como fonte de autoridade naquilo que lhes é conveniente; muito embora sua doutrina NÃO esteja em conformidade com as Escrituras Sagradas de judeus e cristãos. Isso por si mesmo é a maior das contradições. Não causa espécie alguém tomar por fonte de autoridade algo ou alguém com que inteiramente não concorda? Mas qualquer pessoa que for um pouco mais a fundo na questão, logo entenderá que isso não nenhuma novidade em se tratando do Islã (moderno).

Senão, vejamos:  o que diz o Corão sobre o livro que Amyr Aly Julaya afirma ser uma afronta chamá-lo de livro sagrado e guia moral? Qual o testemunho sobre a Bíblia dado pelo Corão, ao qual próprio Amyr (e não eu) crer ser a palavra de Deus?

- Sura 5. 46:  “E, NA PEGADA DAQUELES, FIZEMOS SEGUIR A JESUS, FILHO DE MARIA, PARA CONFIRMAR A TORA (sic.), QUE HAVIA ANTES DELE. E CONCEDÊRAMO-LHE O EVANGELHO (sic); NELE HÁ ORIENTAÇÃO E LUZ E CONFIRMAÇÃO DA TORA, QUE HAVIA ANTES DELE, E ORIENTAÇÃO E EXORTAÇÃO PARA OS PIEDOSOS.”

- Sura 5. 47-b:  E QUE OS SEGUIDORES DO EVANGELHO JULGUEM CONFORME O QUE ALLAH FEZ DESCER NELE.”

- Sura 6. 34-b: “E NÃO HÁ QUEM TROQUE AS PALAVRAS DE ALLAH. E, COM EFEITO, CHEGARAM-TE ALGUNS INFORMES DOS OUTROS MENSAGEIROS.”

- Sura 10.64-b:  “NÃO HÁ ALTERAÇÃO NAS PALAVRAS DE ALLAH.”

- Sura 10. 94-a: “E, SE ESTÁS EM DÚVIDA ACERCA DO QUE FIZEMOS DESCER PARA TI, MUHAMMAD, PERGUNTA AOS QUE ANTES DE TI, LERAM O LIVRO.”

Obs. 01: Na nota de pé-de-página da edição citada (Veja mais informação ao final desta postagem.) e da qual transcrevo em letras maiúsculas os versos, apenas para realçar os ditos atribuídos a Maomé, consta sobre a Sura 10: 94-a: “Aos que, antes de ti, lerem (sic) o Livro: os judeus.”
A sura é uma referência explícita ao Antigo Testamento, como uma suposta revelação de Allah.
Ainda há outras referências (Reverentes, cabe frisar.) do Corão às Escrituras Sagradas dos judeus e dos cristãos (Seja, o Antigo e o Novo Testamento.), das quais, para não precisar sermos exaustivos e redundantes quanto ao tema, convém citar mais apenas duas:

- Sura 2. 136: “DIZEI: ‘CREMOS EM ALLAH E NO QUE FOI REVELADO PARA NÓS, E NO QUE FORA REVELADO PARA ABRAÃO E ISMAEL E ISAQUE E JACÓ E PARA AS TRIBOS; E NO QUE FORA CONCEDIDO A MOISÉS E A JESUS, E NO QUE FORA CONCEDIDO AOS PROFETAS, POR SEU SENHOR. NÃO FAZEMOS DISTINÇÃO ENTRE NENHUM DELES. E, PARA ELE, SOMOS MOSLINES.”     

- Sura 16. 43: " NÃO ENVIAMOS, ANTES DE TI, SENÃO HOMENS, AOS QUAIS FIZEMOS REVELAÇÕES. _ ENTÃO, INTERROGAI OS SÁBIOS DA MENSAGEM, SE NÃO SABEIS"

Obs. 02:  Na nota de pé-de-página, o tradutor diz: “Os Sábios da Mensagem: os judeus, aos quais fora enviada a Tora ; e os cristãos, que receberam o Evangelho.”.  E tais palavras e termo referente aos judeus e aos cristãos são atribuídos a Allah, embora se conserve no texto o pronome (Nós) na terceira pessoa do plural.
Minhas transcrições das suras foram feitas de a “Tradução do sentido do NOBRE ALCORÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA”, realizada pelo Dr. Helmi NASR, com a colaboração da Liga Islâmica Mundial e impressa na Arábia Saudita, às expensas do Rei Fahd,  no ano 1426 da Hégira, segundo a referida publicação.


Na próxima postagem, começaremos a responder as perguntas de Amyr Aly Julaya, no prazo máximo de uma semana.  













































































2 comentários:

  1. ESTRATÉGIA NO FACE PRA EVANGELIZAR (USANDO OS ESPAÇOS): QUEM É O SEU SENHOR? VC JÁ O RECEBEU, *PUBLICAMENTE, COMO SEU SALVADOR, SEGUNDO A PREGAÇÃO DO EVANGELHO DE JOÃO 1. 11-12 E, 3.16 - 22. JÁ FOI BATIZADO (IDADE DA RAZÃO) > MATEUS 28. 19- 20? E, O INVOCOU > E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. Atos 22:16 > http://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/10/9,10,11,12,13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    CONCLUINDO: - INVOKE ASSIM : Ó SR. JESUS. AMÉM! ALELUIAS! Ó Sr. JESUS PERDOE MEUS PEGADOS E ENTRA EM MEU SER E SEJAS O SENHOR DE MINHA VIDA. AMÉM! AGORA, PROCURE UMA REUNIÃO DE IRMÃOS E SEJA BATIZADO. IGREJA NÃO É DENOMINAÇÃO E NEM 4 PAREDES . IGREJA SÃO PESSOAS NASCIDAS DE NOVO, SEGUNDO EVANG. DE JOÃO CAPITULO 3. > http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/3/3,4,5,6,7 // USANDO O ESPAÇO PRA PREGAR O EVANGELHO

    ResponderExcluir