segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

SOBRE O SUPOSTO EVANGELHO DE BARNABÉ OU UM "EVANGELHO DE BARNABÉ", CONCORDANDO COM O ALCORÃO? É FRAUDE!!! (Pena Que Alguns Muçulmanos Ainda Não Sabem Disso...)

Publicado originalmente no Facebook, em 16 de  Novembro de 2019, com o seguinte título:
UM "EVANGELHO DE BARNABÉ", CONCORDANDO COM O ALCORÃO? É FRAUDE!!! (Pena Que Alguns Muçulmanos Ainda Não Sabem Disso...)
.
.
.
INTRODUÇÃO:
Recentemente, no grupo de debates Bíblia & Alcorão, Facebook, foi postado um vídeo tão fraudulento quanto um suposto evangelho atribuído a São Barnabé. Nem entre os apócrifos do Novo Testamento tal livro é citado, conforme o Concilio de Niceia e o Decreto Gelasiano. Apenas uma Epístola e um Atos, os quais a Providência divina não os preservou. Teologicamente falando, ninguém mais que o próprio Deus vela pela preservação das Escrituras realmente por Ele inspiradas. E não há mais abalizada leitura interpretativa para Livro do Profeta Jeremias 1:11-12 e das palavras de Jesus, no Evangelho de Mateus 24:35.
Todavia, conforme nos informa John Gilchrist, no seu Enfrentando O Desafio Muçulmano, alguém forjou um suposto evangelho, de feição islâmica, atribuindo-o a Barnabé. A intenção, óbvio: usar da mentira para favorecimento da religião. 
Pior para o Islam: quem forjou tal ficção, como se fosse verdade, sequer conhecia o próprio Alcorão e muito menos as Escrituras bíblicas, às quais tentou fraudar. Além do mais, uma crítica interna de tal livro mostra: ele foi escrito mais de mil anos depois dos fatos narrados. Levianamente, óbvio!
É o que iremos comprovar.
.
I - PRA INÍCIO DE CONVERSA:
.
1 - Até muçulmanos melhor informados sabem  que o suposto "Evangelho de Barnabé" é FARSA.
Fonte:
The Concise Encyclopedia Of Islam, pág. 65; Harper & Row, 1989, San Francisco - EUA.
.
2 - Vídeos fraudulentos falam  de um livro que teria cerca de 1500 anos; mas, Barnabé viveu a 2000 anos atrás. Tal livro teria sido ocultado pela Igreja Católica. Trata-se de uma mentira, pois os livros não considerados inspirados, mais precisamente por não terem sido escritos no Século I, estão listados no referido decreto, ainda que à época, alguns não tivessem sido conservados.
.
3 - Barnabé foi "padrinho espiritual" de Paulo, seu  companheiro de viagem missionária, tendo pregado o mesmo Evangelho que Paulo pregou. Isto é: o Evangelho de Jesus Cristo, de acordo com os Apóstolos e também Evangelistas  (Pedro e João, por exemplo).
E o que estes e os demais Evangelhos bíblicos ensinam?
Que Jesus é Deus;
Assumiu a forma humana, para cumprimento das Escrituras;
Morreu (apenas fisicamente) pelos nossos pecados;
Ressuscitou e ordenou que se pregasse o Evangelho a todos no mundo inteiro.
.
QUESTÃO 01:
O suposto evangelho, atribuído a Barnabé, é uman FARSA.
Até muçulmanos melhor informados sabem.
Mas, Barnabé, mesmo tendo sido um dos primeiros DISCÍPULOS, não foi um dos DOZE APÓSTOLOS.
Logo, um Evangelho escrito por ele (E nem é esse o caso...) NÃO seria mais importante que os escritos por um dos Apóstolos. Casos de João e de  Mateus.
.
II - BARNABÉ
(Quem Era, O Que Fez & O Que Pregou):
.
Barnabé não é citado em nenhum dos Evangelhos biblicos. Ele aparece no livro ATOS DOS APÓSTOLOS, como judeu, da tribo de Levi, mas, natural de Chipre (4:36-37). Descrito como "um homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé" (11:24) É, portando, um dos primeiros discípulos; não, porém, um dos DOZE apóstolos.
Quando Paulo se converteu, no caminho de Damasco, voltou para Jerusalém e quis juntar-se aos demais discípulos, estes duvidaram da conversão e o temeram. E foi Barnabé que aproximou-se de Paulo e o  levou aos Doze (9:1-27).
Quando a primeira comunidade cristã,  formada não apenas por judeus e fora de Israel, foi organizada, os Doze enviaram Barnabé para lá. E Barnabé, vendo a necessidade de ensinamentos da igreja de Antioquia, buscou Paulo para ajudar-lhe. E ali, eles ensinaram por cerca de um ano (11:19-26).
De lá, Barnabé e Paulo saíram como missionários, escolhidos e enviados pelo Espírito às nações.
E que Evangelho eles pregavam (13:1-14:28)?
O Evangelho de Jesus ensinado pelos apóstolos.
Tanto é que os dois principais dos Doze (Pedro e João.) mais Tiago os reconheceram também apóstolos  (Enviados especiais.) aos não judeus:
.
"9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
10
Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência."
(CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS 2)
QUESTÃO 01:
Qual a possibilidade do verdadeiro Barnabé ter escrito um Evangelho diferente dos bíblicos, os quais desmascaram com séculos de antecedência as doutrinas do Alcorão sobre Jesus???
Nenhuma!
.
III - O TEOR DO SUPOSTO EVANGELHO É DESMENTIDO PELA BÍBLIA E PIOR: ELE DESMENTE O ALCORÃO.
E AGORA, ISLAM???
.
1 - O SUPOSTO EVANGELHO DESMENTIDO PELA TORAH:
.
i - TORAH, Levítico 25:11:
"O ano QUINQUAGÉSIMO  vos será jubileu."
ii - "EVANGELHO DE BARNABÉ", P. 82:
"E, então, Deus será cultuado em todo o mundo, e misericórdia será dada, sobretudo no ANO DO JUBILEU, que hoje chega A CADA CEM ANOS..."
iii - Nota conclusiva 01:
O Jubileu da Torah era a cada 50 anos. E Barnabé, sendo judeu, sabia disso.
Quando na História, não judaica, mas, do Catolicismo, temos a notícia de um jubileu comemorado a cada cem anos?
Através do papa Bonifácio VIII e isso no Século XIV (Anos 1300).
QUESTÃO:
Como Barnabé, sendo judeu e  tendo nascimento séculos antes do Catolicismo, poderia falar de um jubileu que seria comemorado  mais de mil anos depois dele?
E isso prova ou não que, ao contrário do livro datar de 1500 anos antes, tal obra, na verdade, tem pouco mais de 500 anos???
.
2 - O SUPOSTO EVANGELHO DESMENTE O ALCORÃO:
.
i - ALCORÃO, Sura 3:45 - HN:
"...Ó Maria! Por certo, Allah te alvíssara um Verbo, vindo dEle; seu nome é o Messias, Jesus, filho de Maria (...)."
ii - "EVANGELHO DE BARNABÉ", P. 42 e 82:
"Não sou o Messias... Fui enviado para casa de Israel como profeta para a salvação. Mas, o Messias virá após mim."
Nota:
São palavras atribuídas a Jesus.
E agora, Islam?
No suposto evangelho, Jesus teria dito não ser o Messias.
Se o suposto evangelho desmente o Alcorão, como pode um muçulmano tomar-lhe por verdadeiro???
iii - "EVANGELHO DE BARNABÉ", P. 97:
"O nome do Messias é admirável... Deus disse: "Esperai por Maomé"; pois por causa dele eu criei o paraíso. O nome de Maomé é sagrado."
Nota:
- O suposto evangelho quer fazer de Maomé o Messias. Mas.... nem o Alcorão  (3:45) concorda com ele.
- O suposto evangelho diz que o nome do profeta do Islamismo seria sagrado.
Mas... como, se ele não é Deus?
- O suposto evangelho diz que o "paraíso seria criado por causa de Maomé".
Mentira! 
O paraíso  (Reino eterno.), disse Jesus (EVANGELHO DE MATEUS 25:34), já estava preparado antes da Criação e recebe os salvos, quando estes morrem (LUCAS 23:43).
QUESTÃO:
Como pode um muçulmano acreditar num suposto evangelho, desmentido pela Torah (Caso do Jubileu.) e pelo próprio Jesus??? 
E mais: o tal evangelho desmente até o Alcorão.
.
3 - O SUPOSTO EVANGELHO FOI PRODUZIDO NA IDADE MÉDIA:
.
"Existem muitos evangelhos e cartas apócrifas (...), que foram rejeitadas pelo Concilio de Niceia em 325 e pelo subsequente Decretum Gelasianum. Entre os livros rejeitados havia um chamado Evangelho de Barnabé. NÃO HÁ NENHUM REGISTRO HISTÓRICO QUE MOSTRE QUE LIVRO ERA ESSE, O QUAL ERA O SEU CONTEÚDO. Contudo, um estudo baseado nos conteúdos desse evangelho islâmico, intensamente propagandeado em todo o mundo muçulmano, logo deixa bem claro que o Evangelho de Barnabé dos muçulmanos é um livro distinto do que foi rejeitado pelo Decreto Gelasiano. Várias provas evidenciam que o livro dos muçulmanos é uma farsa, produzida depois do século XVI."
(John Gilchrist, Enfrentando O Desafio Muçulmano)
.
Cabe informar que, embora Gilchrist escreva "evangelho", não é de evangelho a menção feita no decreto do Século V. O que ali é mencionado, como se fosse de Barnabé é uma epístola  (Carta.) e um Atos.
Agora,  voltando ao suposto evangelho...
Além do ANACRONISMO de um jubileu católico (De cem em cem anos.), Gilchrist aponta OUTRAS CARACTERÍSTICAS do suposto evangelho de Barnabé, que o enquadra não no tempo dos Apóstolos de Jesus, mas, a partir do Século XIV:
i - A expressão DEUSES FALSOS E MORTOS, repetida várias vezes, o que  se configura?
PLÁGIO ( "dei falsi e lugiardi") de A Divina Comédia, do escritor italiano Dante Alighieri.
ii - O autor do suposto Evangelho de Barnabé, assim como Dante, descreve o INFERNO em círculos concêntricos e descreve o PARAÍSO  em nove céus  (P. 178).
PIOR para o Islam: nem o Alcorão concorda com o suposto evangelho. 
SURA 2:29 - HN:
"Ele é Quem criou para vós tudo o que há na terra; em seguida, voltou-se para o céu e, dele, formou   SETE CÉUS...".
Nota:
O muçulmano que escreveu o suposto evangelho  de Barnabé, além de enganador, não conhecia o próprio  Alcorão.
Mas... qualquer semelhança não é mera coincidência.
iii - A DESCRIÇÃO DAS ESTAÇÕES no suposto evangelho  denunciam: o seu autor vivia e o ambientou na Europa. Mas... Jesus viveu na Palestina!
No suposto evangelho, Jesus teria dito ser belo o mundo durante o Verão, quando a colheita e as frutas eram abundantes (P. 169). Mas, de acordo com John Gilchrist, trata-se de uma descrição apropriada da Itália e não da Palestina. Na Palestina, chove durante o Inverno e os campos ficam secos no Verão.
EM MAIS:
O autor do suposto evangelho   de Barnabé era um muçulmano que também não conhecia as Escrituras bíblicas. E, por DESINFORMAÇÃO,    confunde Nazaré com Carfanaum. A primeira estava numa região montanhosa; e esta última, era uma cidade portuária.
E MAIS 02:
O autor do suposto evangelho  de Barnabé  (MÁ-FÉ OU DESINFORMAÇÃO?) atribui a Jesus uma PROFECIA DE ISAÍAS sobre João Batista  (P. 42).
- A PROFECIA:
"Voz do que clama no deserto: "Endireitai o caminho do Senhor." 
(LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 40:3).
- A INTERPRETAÇÃO:
"Então, ele (JOÃO BATISTA) respondeu: 'Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o  caminho do Senhor."
(EVANGELHO DE JOÃO 1:23)
Nota:
João Batista veio como precursor, preparando o povo  para a vinda do próprio Senhor  (Jesus Cristo).
Mas, autor fictício do suposto evangelho quis dar falsamente entender que  depois de Jesus viria outro. E este outro seria o Messias. E que o Messias seria Maomé. Porém, como já dissemos, nem o Alcorão  (SURA 3:54) concorda com ele.
E MAIS 03:
No suposto evangelho, Maria teria dado à luz a Jesus num PARTO SEM DOR (P. 3). Já  no Alcorão, SURA 19:23... "As dores do parto a constrangeram refugiar-se junto a uma tamareira..."
QUESTÃO:
Há muçulmanos que, apesar do exposto e nem é tudo, defendem tal  obra como se fosse o único Evangelho credível. 
Basta lhes perguntar:
QUEM diria a verdade?
O Alcorão?
O "Evangelho de Barnabé"??
Ou os dois mentem???
Acredito que a resposta é óbvia!
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário