quarta-feira, 20 de abril de 2016

Livro Completo MAOMÉ: PREDITO NA BÍBLIA? O Que Dizem As Sagradas Escrituras.


o.
- A I,a, , com&nbsdepósito  para: m.madsaiin.ebookl.com.
De brinde o leitor ganhará os demais livros do autor sobre o Islamismo.   
:
 

.



APRESENTAÇÃO:
.
Um dos PRESSUPOSTOS do Islamismo é de que o ALCORÃO seria a ÚLTIMA E A MAIS PERFEITA REVELAÇÃO de Deus, em se tratando das Escrituras Sagradas. E que MUHAMMAD (Maomé, daqui pra frente), indivíduo de CONDUTA BIBLICAMENTE REPROVÁVEL, teria sido NAS MESMAS PREDITO. Elevado, portanto, à categoria O Selo da Revelação.
Será mesmo verdade?
Nesta obra, retomo alguns temas e questões tratadas à exaustão no meu RESPOSTA AO ISLAM – Vol. 02 (Sobre A Comparação Islâmica Jesus Versus Maomé Com Relação a Moisés). E amplio a discussão, fazendo uma análise, também pormenorizada, de outros textos que o Islamismo toma por profecias bíblicas sobre o seu líder religioso, além de Deuteronômio 18:18.
Mais do que refutar novas suposições; (do mesmo modo que fiz com a Caaba, entre outras, no meu recentemente lançado A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS); ofereço subsídios. Servirão a quem queira devidamente se informar sobre a questão Maomé predito ou não nas Sagradas Escrituras e temas afins. Considero-os por demais importantes nesse Fim dos Tempos, em que o crescimento do Islamismo já é uma realidade no Ocidente. E vai ocupando o vazio espiritual deixado por uma igreja sem amor apologético pela Verdade; e refratária, portanto, ao avivamento.
Se o Islã não tem (E, historicamente, nunca teve.) como provar ter sido Maomé profetizado na Bíblia, já não são apenas 1,6 bilhão de muçulmanos que precisam ser alertados quanto ao fato. Há, infelizmente, hoje em dia, uma gama de cristãos nominais confusos: desconhecem a Palavra e estão sendo enganados sobre a conduta (Má conduta.) do profeta do islamismo e quanto aos pressupostos (facilmente refutáveis) da religião, mormente nas redes sociais. Este livro tomou forma, a partir de um embate apologético, numa dessas redes. E permitirá ao leitor mais atento certificar-se de que como são surpreendentes as conclusões a que se pode chegar, na resposta ao tema em pauta.
(Belo Horizonte, Março-Abril de 2016).
.


ÍNDICE:

1/ Introdução: DOS PRESSUPOSTOS ISLÂMICOS
& A NECESSIDADE DA DEVIDA REFUTAÇÃO.
.
2 / SOBRE AS ESCRITURAS CORÂNICAS QUE ALEGAM TER SIDO MAOMÉ PREDITO NA BÍBLIA (E O Aspecto Mais Evidente da Expansão do Islamismo Ontem e Hoje).
.
3 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Isaías 29:12.
I - Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO: Questões 01 a 07.
.
4 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: João 1:19-25.
I – Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO: Questões 01 a 03.
III – Uma Questão Crucial.
.
5 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: João 16:7-8
Passagens Afins.
Para Que Se Possa Entender A Suposição.
I – REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:7-8.
II – REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:16-17:
Questões 01 a 03.
III - REFUTAÇÃO (Textos Afins) : João 14:16-17, Interpretação Correta.
Questões 01 a 05.
IV - REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:25:26.
V - REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 16:12-13.
Para Que Se Possa Entender A Suposição.
Questões: 01 e 02.
Uma Questão Crucial
VI – REFUTAÇÃO (Textos Afins): Evangelho, Cartas de João & Toda A Bíblia.
VII - REFUTAÇÃO (Textos Afins): A Doutrina Bíblica do Espírito Santo..
.
6 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Mateus 21:43.
I – Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO
Questões: 01 a 07.
III – Maomé: Predito Na Bíblia? O Que Dizem As Sagradas Escrituras?
Primeira Resposta (Diretamente Falando).
Segunda Resposta (Falando Indiretamente).
Na Prática
7 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO:
Deuteronômio 18:18.
I - EXCERTOS (Introdução Resposta ao Islã – Vol. 02):
Quem é Jesus & Quem é Maomé???
II - ARTIGO:
Réplica Primeira.
Extraído de RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) – Vol. 02.
APÊNDICE (Poema da Contracapa):
Sobre Servos, Bastardos & Filhos do Rei (Jesus)
.
1/ Introdução: 
DOS PRESSUPOSTOS ISLÂMICOS
& A NECESSIDADE DA DEVIDA REFUTAÇÃO.
.
Tempos atrás, no grupo de discussão Bíblia & Alcorão / Facebook, estive numa LONGA E PROVEITOSA DISCUSSÃO com um muçulmano. E O MEU OPONENTE (naquele embate teológico-apologético) possuía, além dos argumentos de sua fé, considerável bagagem intelectual: PASSARA POR HAVARD, uma das mais respeitáveis instituições de ensino do planeta.
Era de se esperar, ao contrário do que às vezes se verifica em tais debates (Tumultuado pelo irracionalismo e o baixo nível dos que amam mais a religião do que a verdade.), prevalecesse pelo menos a honestidade intelectual. E foi, felizmente, o que aconteceu. Mesmo sabendo-se que as partes (E nem poderia ser diferente.) se mostrariam antagônicas nas suas ponderações. Ainda que sobre um mesmo tema, livros ou trecho dos livros tidos por sagrados por suas respectivas religiões.
De fato, o Islamismo, além do Alcorão, aceita parcelas da Bíblia (Torá, os Salmos de Davi e o Evangelho, com ressalvas.); mas, ignora outras: p.ex., os Profetas (Livros bíblicos). Já a fé cristã (ou o Cristianismo autenticamente bíblico), rejeita toda e qualquer escritura que não sejam o Antigo e o Novo Testamento. Até porque o seu fundamento, antes mesmo que o Catolicismo (300 d.C.) , o Islamismo (600 d.C.) e demais religiões modernas fossem fundadas, já estava posto: Jesus Cristo. É Ele é o princípio e fim da revelação divina, através das Escrituras Sagradas (Leia-se: Bíblia.); fundamento único do ensino dos apóstolos (N.T.) e dos profetas (A.T.):
.
CARTA DE PAULO AOS EFÉSIOS 2:17-22:
... e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.”
.
NA REFERIDA DISCUSSÃO, também como era de se esperar (E eu o instiguei a isso.), O MEU OPONENTE ISLÂMICO APONTOU UMA SÉRIE DE VERSÍCULOS. QUERIA QUE FOSSEM PROFECIAS BÍBLICAS SOBRE MAOMÉ. Tive, então, que mostrar-lhe o quanto o Islã é uma religião fundamentada em equívocos. Quer se apropriar de trechos bíblicos fora do contexto, na tentativa inútil de tentar fazer valer inúmeras suposições corânicas. E os próprios textos (pelos expoentes da religião apontados), quando examinados em seu contexto e corretamente interpretados, apenas evidencia-lhes o engano. Avultam-se as contradições da religião de Maomé; conforme o leitor por si mesmo irá verificar, no decorrer da série de refutações, constantes desta obra.
Não é preciso dizer o quanto A REFUTAÇÃO ÀS SUPOSIÇÕES ISLÂMICAS SE FEZ (E HOJE, MAIS DO QUE NUNCA, SE FAZ.) URGENTEMENTE NECESSÁRIO. E do quanto devemos suplicar ao Senhor da seara por trabalhadores para a Sua obra, nesse Fim dos Tempos. Intercessores, mantenedores, além de apologistas cristãos (Autênticos.) devidamente habilitados. Conforme eu digo, em Quem é Jesus & Quem é Maomé???, Introdução ao volume 02 do meu RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé):
A polêmica é uma dentre as outras possibilidades da Apologia. E esta, nada mais que uma forma de diálogo, através do qual se busca o convencimento da outra parte. É preciso, então, que fique bem claro aos desavisados e àqueles que se apressam em formar juízo sobre o que deveriam melhor se informar: o ministério apologético, óbvio que passível de incompreensões, não fomenta o ódio entre religiões ou coisa quaisquer do gênero. Antes, pelo contrário, empenha-se no necessário estabelecimento da verdade, em seu caráter de valor absoluto, jamais relativo, quando há opiniões em conflito. (...) Para que a verdade se estabeleça; e a mentira não mais se imponha ás mentes que se querem esclarecidas; por mais desagradável que (nos) pareça; necessário se faz o ministério apologético. Em primeira e última análise, um ato de amor.”
E POR AMOR À VERDADE; como também aos islâmicos; após transcrever as ESCRITURAS CORÂNICAS QUE ALEGAM TERIA SIDO MAOMÉ PREDITO NA BÍBLIA; passarei à análise dos textos bíblicos que o Islã moderno utiliza-se na “sustentação” das suas INÚMERAS SUPOSIÇÕES. Falarei também sobre A CONDUTA DE MAOMÉ: do ponto de vista bíblico, REPROVÁVEL. Fato que já O DESQUALIFICAVA COMO PROFETA DO DEUS VERDADEIRO (O qual, evidentemente não pode ser o Allah corânico.) com milênios e séculos de antecedência.
Cabe ainda, mais uma vez, lembrar ao meu leitor autenticamente cristão: as questões que envolvem tal debate já não podem mais ser ignoradas pelo corpo de Cristo, sem que incorramos em grandes riscos. O crescimento do islã é uma realidade no Ocidente. E vai ocupando o vazio espiritual, deixado por uma igreja refratária ao avivamento, porque sem amor apologético pela Verdade. As consequências disso a Europa, relativista, já está sofrendo: há, p.ex., há mais muçulmanos na França do que cristãos. E estes, na sua maioria, nominais. A defesa da fé precisa ser feita, ao nível apologético. E tornou-se, em virtude das circunstâncias, questão estratégica no cumprimento da Grande Comissão (Mateus 28:18-20).
Rogo, por fim, pelas suas orações, para que o Senhor nos habilite ao desafio. Embora o preço possa ser muito alto, há o ganho enorme do apressamento da Sua gloriosa vinda (Apocalipse 6:9-11).
.
.

2 / SOBRE AS ESCRITURAS CORÂNICAS
QUE ALEGAM TER SIDO MAOMÉ PREDITO NA BÍBLIA
(E O Aspecto Mais Evidente da 
Expansão do Islamismo Ontem & Hoje).
.
SURA 7:157:
São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta
iletrado, o qual encontram  mencionado em sua Tora e no
Evangelho, o qual lhes recomenda o bem e que proíbe
o ilícito, prescreve-lhes todo o bem e veda-lhes o imundo,
alivia-os dos seus fardos e livra-os dos grilhões que o
deprimem. Aqueles que nele creram, honraram-no,
defenderam-no e seguiram a Luz que com ele foi enviada,
são os bem-aventurados.
- SURA 61:6:
E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em
verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vós,
corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no
tocante às predições, e alvissareiro de um Mensageiro que
virá depois de mim, cujo nome será Ahmad!
Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidências,
disseram: Isto é pura magia!
.
A EXPANSÃO DO ISLAMISMO no passado para fora da Arábia (Norte da África e Europa, de onde foi expulso, etc.) se deveu ao caráter nada pacífico e compulsório da religião. E também às limitações teológicas de Maomé, o qual, por desinformação ou intencionada má informação, alegou ser idólatras os cristãos trinitarianos. No ALCORÃO, livro quase do mesmo tamanho do Novo Testamento, há MAIS DE CEM VERSOS SANGUINÁRIOS. E a Sura 61:9 é, nesse sentido, exponencial: afirma literalmente que ALLAH (o deus islâmico) TERIA ENVIADO A MAOMÉ (o seu mensageiro) “ com a Orientação e com a verdadeira Religião, para fazê-las prevalecer sobre todas as religiões”.

Precisaria dizer mais?
Então, é natural que, no mesmo intuito, os adeptos modernos do Islã lancem mão de todos os meios: mentiras (P.ex.: discursos enganosos ou “justificativos” de Maomé e de seus atos na mídia e nas redes sociais.); intimidações; e o Terror. Nas democracias, clamarão por liberdade de culto e de expressão; enquanto que, nos seus reinos e pseudo-repúblicas, o que se verifica? A instituição, via de regras, da pena de morte (homens) e da prisão perpétua (mulheres) para quem ousa abandonar a religião; somando-se à proibição da Bíblia e à perseguição ferrenha aos que professam a fé cristã (ou qualquer outra).
Quem conhece o banho de sangue derramado na Arábia no Século VII sabe: as atrocidades hoje cometidas pelos radicais apenas repetem o que foi feito no passado pelo seu principal líder. Perfeito o domínio da barbárie! Todavia, O MAIOR ERRO DE MAOMÉ foi, sem dúvida, RECORRER ÀS SAGRADAS ESCRITURAS, PARA VALIDAÇÃO DAS SUPOSIÇÕES CORÂNICAS E COMO BASE DE SUSTENTAÇÃO TEOLÓGICA PARA A SUA SUPOSTA AUTORIDADE ESPIRITUAL sobre os judeus e os cristãos da Arábia. Para tanto, ele (ou quem de verdade escreveu o Alcorão), teve que DIZER-SE PREDITO NAS ESCRITURAS BÍBLICAS; porém, o islã ainda não teve como provar. E sequer apontar uma só escritura bíblica que, corretamente interpretada, conferisse alguma credibilidade ao que diz o livro que aquela religião toma por sagrado.
No longo debate que tive no Facebook, desafiei o meu amigo islâmico a mostrar onde exatamente teria sido Maomé predito na Bíblia. Para, então, refutar-lhe versículo por versículo os trechos apontados. Tanto SE FEZ NECESSÁRIO A CORRETA INTERPRETAÇÃO dos textos, QUANTO MOSTRAR-LHE A INCOERÊNCIA DE TAIS CITAÇÕES.
O Islamismo não aceita a Bíblia na sua totalidade. E os livros bíblicos apontados pelo meu oponente ensinam doutrinas (P.ex., a Deidade, além da morte e ressurreição redentoras de Jesus Cristo.) que o Alcorão nega e o Islã, (apologética e/ou belicosamente) sempre combateu.
Era o caso de perguntar: TAL RELIGIÃO SOMENTE ACEITA (E CITA) A BÍBLIA NAQUILO QUE APARENTEMENTE LHE SERIA CONVENIENTE??? Bem. Quando se adentra o lodoso território do engano religioso a coisa vai por aí mesmo. DAÍ, A NECESSIDADE DE QUE A REFUTAÇÃO SE FAÇA CLARA NO SEU RACIOCÍNIO TEOLÓGICO, conforme intentei. Se não logrei êxito, fica a certeza que a Palavra do Senhor jamais volta fazia; antes, cumpre aquilo que Lhe apraz a espada (mas...) do Espírito!
.
.
3 / DA REFUTAÇÃO VERSÍCULO POR VERSÍCULO:
 ISAÍAS 29:12 (NVI):
.
Ou, se vocês derem o livro a alguém que não saiba ler e lhe disserem: "Leia, por favor", ele responderá: "Não sei ler".
.
I - PARA QUE SE POSSA ENTENDER A SUPOSIÇÃO:
Segundo as tradições islâmicas, o anjo Gabriel teria aparecido a Maomé e lhe ordenado a recitar os versos do Alcorão. E Maomé, sendo analfabeto teria lhe respondido que não sabia ler. Gabriel teria insistido e obrigado ao profeta do islamismo a fazê-lo. E este, ao obedecer, começou a receber as supostas revelações divinas, contidas naquele livro.
Maomé é identificado no Alcorão como o profeta iletrado. E para os intérpretes islâmicos, o fato de ser analfabeto e de ter supostamente recebido as últimas revelações das escrituras, seria o um ato milagroso. Não tendo (E nem podia mesmo!) tendo operado milagres, seria o Alcorão o grandioso prodígio do profeta do Islamismo.
O TEXTO BÍBLICO CITADO APARENTEMENTE SERIA UMA REFERÊNCIA, como quer o Islamismo, à história (Ou estória?) do profeta. O PROBLEMA é que a própria citação do Livro do Profeta Isaías gera argumentos contrários à religião de Maomé, conforme veremos.
.
II - REFUTAÇÃO:
.
QUESTÃO 01:
SE O ISLAMISMO NÃO RECONHECE OS OS LIVROS DOS PROFETAS BÍBLICOS, CITAR  ISAÍAS JÁ É (POR SI MESMO) UM ATO DE FLAGRANTE CONTRADIÇÃO.
.
1 - O Alcorão menciona profetas bíblicos, cujas histórias e livros, em se tratando de Escrituras Sagradas, somente são encontradas na Bíblia. Mas, estranhamente ou por ESTUPIDEZ TEOLÓGICA do seu autor, não reconhece os (livros dos) Profetas. Jesus é, também, reconhecido, além de profeta (Mesmo sem livro.), o Messias e o Verbo divino (SURA 3:45). E óbvio, que o autor do Alcorão não se deu conta das implicações de tal reconhecimento). ISAÍAS, PORÉM,  NÃO É SEQUER MENCIONADO NO ALCORÃO, muito embora duas dezenas de profetas (com livros e sem livros) sejam. Fato este que nos leva, já de início neste arrazoado, a uma conclusão óbvia: não é estranho (Melhor dizendo: UM ABSURDO!!!), seus adeptos apelarem para o livro do mais messiânico dentre os profetas do Antigo Testamento? Além de, óbvio, tentar distorcer, conforme veremos, o único versículo que se lhe parece conveniente.
2 - Diferentemente do Alcorão, ISAÍAS É CITADO NOS EVANGELHOS, inclusive por Jesus (Lucas, capítulo 04, etc.; Mateus, capítulos 01, 08 e 12; João, capítulos 01 e 12). E, NO NOVO TESTAMENTO, no Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulos Atos 8 e 28; na Carta de Paulo aos Romanos, capítulos 03 e 09; etc.
Por que isso acontece no Novo Testamento e não no Alcorão, há que se perguntar? Maomé (ou quem em verdade escreveu a referida escritura islâmica), tinha uma limitadíssima compreensão da revelação bíblica. Tanto que entendia a doutrina da Trindade de forma errada: para ele, se constituía do Pai, Filho e... Maria (Sura 5:116)! E, embora também reconhecesse a Jesus como o Messias e de nascimento imaculado (Suras 3:45, 19:19, etc.), não tinha Maomé o alcance de quem era o Cristo e do que Este veio fazer. Era, portanto, natural que também desconhecesse a seguinte evidência bíblica: o Messias, quando esteve entre nós, exerceu/exerce, além do ministério profético, os de sacerdote (Carta aos Hebreus) e de rei (Livro do Profeta Zacarias 9:9 / Mateus 21:1-10 / Atos 17;4-7).
3 – E importa, finalmente, compreender que, este último ministério tem, por enquanto, um sentido espiritual, já que os cristãos do mundo inteiro lhes são súditos, reconhecendo a Cristo como o Senhor (1Pedro 2:9 / Apocalipse 1:4-6). Num futuro, que esperamos breve (Apocalipse 6:9-11), irá se materializar o Seu reinado na Terra; antecedido, todavia, por um grande conflito mundial. Tal conflito será protagonizado por Israel e as nações que lhes são inimigas (Mateus 24 / Zacarias 12).
Fica evidente que o islã não tem a percepção correta da pessoa (deídica) e da amplitude dos papeis ministeriais exercido por Jesus. E não há profeta mais messiânico (Tanto no sentido de afirmar a Deidade quanto a obra redentora de Jesus Cristo.) do que Isaías. O Livro do Profeta Isaías, conforme verificaremos, pode até ser considerado (E é comumente conhecido entre os teólogos cristãos.) o “Evangelho” do Antigo Testamento.
.
QUESTÃO 02:
A INTERPRETAÇÃO CORRETA DO TEXTO EM SEUS CONTEXTOS DESMENTE O ISLÃ.
.
I – O TEXTO, No Seu Primeiro Contexto, O PARÁGRAFO:
.
O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes..
Para vocês toda esta visão não passa de palavras seladas num livro. E se vocês derem o livro a alguém que saiba ler e lhe disserem: "Leia, por favor", ele responderá: "Não posso; está lacrado"..
Ou, se vocês derem o livro a alguém que não saiba ler e lhe disserem: "Leia, por favor", ele responderá: "Não sei ler"..
O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens
.” (Isaías 29:10-13 / NVI)
.
1 - O TEXTO É DIRIGIDO AO POVO JUDEU e apenas fala da sua condição de cegueira espiritual, em virtude da pecaminosidade, então reinante.
2 - Profeticamente falando, tal condição de cegueira espiritual iria continuar até os dias de Jesus Cristo e dos apóstolos. Tanto que O VERSÍCULO SEGUINTE (29:13) SERIA CITADO POR JESUS, nos Evangelhos (Mateus 15:1-13 / Marcos 7:5-19). E, AO CITAR O VERSÍCULO, JESUS MOSTRA A PROFECIA EM PLENO CUMPRIMENTO, porém, nos seus dias. E Maomé somente iria nascer 500 anos depois.
.
EVANGELHO DE MARCOS 7:5-19:
Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.
Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição. Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderías aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, não mais lhe permitis fazer coisa alguma por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis.
E chamando a si outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina. [Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.] Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola. Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora?
Assim, declarou puros todos os alimentos.”
.
Na perspectiva teológica das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia.), a revelação foi progressiva. Ela tornou-se perfeita com a vinda de Jesus, o Verbo divino (E assim reconhecido até pelo Alcorão.), “expressão exata do seu Ser” e o “resplendor da glória” de Deus (Carta aos Hebreus 1:1-4). Fato que por si somente descarta e refuta ao Alcorão como revelação do Deus bíblico. Logo, não há mesmo como Isaías 29:12 está fazendo referência ao profeta do Islamismo
3 - O FATO DE JESUS CITAR NÃO ISAÍAS 29:12, MAS, O VERSÍCULO QUE LHE É SEGUINTE, DEMOSNTRA A MENOR IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO, no contexto da revelação divina,através das Sagradas Escrituras:
Ou, se vocês derem o livro a alguém que não saiba ler e lhe disserem: "Leia, por favor", ele responderá: "Não sei ler".
O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens
.” (NVI)
RECAPITULANDO, PARA AMPLIARMOS A QUESTÃO:
Em primeiro lugar: está claro, pela sua correta interpretação, que Isaías 29:12 jamais foi profecia sobre Maomé.
Em segundo: o fato do islã querer apelar para o Livro do Profeta Isaías, supondo haver no mesmo alguma profecia sobre Maomé, já é um ato de flagrante contradição. Afinal, Isaías sequer é citado no Alcorão. E o Islã, em se tratando de Bíblia, não reconhece os (livros dos) Profetas, como Jesus e os apóstolos reconheceram (Lucas 24:13-27 e 44-53 / Atos 3:13-24).
E, por último: a) sabendo-se da importância nenhuma de Maomé nas Sagradas Escrituras; b) mas, que o Islamismo quer forçada e contraditoriamente lhe dar, como sendo o suposto selo da revelação, etc. e etc.; c) não seria até natural Jesus, aproveitar a ocasião em que citou o verso seguinte, para nos fazer saber que Isaías 29:12 fizesse a suposta referência ao profeta do Islamismo???
Tal, porém, não ocorreu.
Há que se perguntar: Por quê?
Porque simplesmente Isaías 29:12 não diz respeito ao Islã e nem ao seu profeta, conforme o texto e todos os seus contexto nos mostram.
.
II – O TEXTO, No Seu SEGUNDO CONTEXTO, O Livro:
Ver as questões seguintes.
.
III – O TEXTO, No Seu TERCEIRO CONTEXTO, A Bíblia:
Nas Questões que se seguem, as duas principais doutrinas bíblicas (Deidade e a Redenção, através do Messias.) serão minimamente delineadas. Não apenas levando-se em conta o Livro do Profeta Isaías, mas toda a Escritura Sagrada. E sabendo-se que o Alcorão intentou negar as referidas doutrinas, fica, então, como questionamento o fato de que não pode um mesmo Deus afirmá-las e negá-las ao mesmo tempo. E o teria mesmo feito, através de uma “nova” e suposta revelação, no caso a corânica??? Impossível!
Se o Alcorão e Maomé não corroboram e nem são corroborados (em seus pressupostos) pelas Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia), não pode tal livro e tal profeta falar pelo mesmo Deus. Logo, o Deus bíblico, como eu demonstro no meu RESPOSTA AO ISLà– Vol. 03, terminantemente, não é o mesmo do Alcorão..

QUESTÃO 03:
ISAÍAS, escrito cerca de 750 a.C., DESMASCARA COM 1200 ANOS DE ANTEDECEDÊNCIA O ISLAMISMO, no que diz respeito à Crucificação (Morte e ressurreição redentoras.) de Jesus Cristo. E pode tal religião apelar para um livro bíblico, sem considerá-lo naquilo que este a confronta?

A Sura 4:157-158 NEGA A CRUCIFICAÇÃO E A MORTE REDENTORA DE JESUS. E só mesmo no Islã, Jesus, embora seja contraditoriamente reconhecido como o Messias, não seria, consequentemente, O Redentor. Para tal religião, a salvação, também contraditoriamente, seria obtida por justiça própria. Apesar da conduta biblicamente abominável do seu profeta entrar flagrante contradição com os próprios pressupostos corânicos (Suras 19:68-73, etc.).
SURA 4:157-158:
.“E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não
possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram. Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo
.
JÁ NO CAPÍTULO 53 DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS, ESTÁ EXPLICITADO (E apontado profeticamente.) O POR QUÊ DA CRUCIFICAÇÃO:
.
Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?
Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos..
Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.
.
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós
.” (Isaías 53:1-6 / NVI)
Sem comentários.
QUESTÃO 04:
DOIS FATOS HISTÓRICOS, exponenciais de uma visão teológica em conflito, DESAUTORIZAM O ISLAMISMO, quanto à utilização do Livro do Profeta Isaías.
.
O PRIMEIRO AFRICANO CONVERTIDO À FÉ CRISTÃ abraçou o Cristianismo autenticamente bíblico, sendo ESCLARECIDO SOBRE ISAÍAS, CAPÍTULO 53. Já o islamismo, expandiu-se pelo norte da África, negando a evidência da Crucificação e obrigando aos cristãos que lá estavam a abandonar a confissão.
(ADITIVO:
E, indo além, daria o Islã início à Escravidão da raça negra, conforme nos informa Don Richardson, num dos artigos do seu Segredos do Alcorão: “Louis Farrakhan, o Islã e a Escravidão”.
Mais recentemente, o tema ESCRAVIDÃO NEGRA NO ISLAM foi tratado, na sua amplitude e reconhecimento de verdades e dados cruéis ocultados durante séculos e séculos, por um muçulmano africano. Tidiane N’Dyaie, no seu O Genocídio Ocultado fez uma investigação do trafico negreiro árabe, o qual precedeu em quase mil anos ao trafico europeu. No caso da escravidão negra pelos árabes, no mundo islâmico, os que sobreviviam às viagens por navios ou a pé pelos desertos africanos, não puderam se reproduzir ali, visto serem castrados.)

LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS 8:26-38:
Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.
E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo- mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?
Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.
Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra.
Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus. E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.”
.
Temos, então, a evidência de que VISÕES TEOLÓGICAS OPOSTAS implicaram em dois FATOS HISTÓRICOS, tão distintos quanto antagônicos. E estes, por si mesmos, também confrontam a pretensão islâmica de citar o Livro do Profeta Isaías, sem aceitá-lo por inteiro. E como poderia o Deus que inspirou Isaías 53 e 29:12, ter, também, inspirado a Sura 4:157-158? Como relacionar a conversão voluntária (e o batismo) de um africano à fé cristã com o caráter compulsório da religião de Maomé, não apenas Norte da África, mas onde quer que chegue ao poder?

QUESTÃO 05:
CITAR ISAÍAS IMPLICA EM ACEITAR A DEIDADE DE JESUS CRISTO, evidência bíblica e histórica que O ISLÃ OUSA NEGAR.
.
Além de negar a evidência bíblica e histórica da morte e ressurreição de Cristo (Crucificação), o Alcorão também rejeita a deidade de Jesus Cristo. Mas, qualquer bom conhecedor das Escrituras Sagradas (Leia-se: Bíblia.) sabe o quanto DEIDADE E REDENÇÃO ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADAS. FATO QUE SE PODE SUSTENTAR, PARTINDO DE UM RACIOCÍNIO TEOLÓGICO SIMPLES, não, porém, simplório: sendo Deus a parte primeiramente ofendida pelos pecados de todos os homens (Salmo 51:1 e 4-5), somente Ele pôde, com o sacrifício de Si mesmo, a todos perdoar. Satisfazendo, desse modo (SACRIFÍCIO SUBSTITUTIVO) a sua própria justiça. Isso está evidenciado nos Evangelhos, em passagens como Marcos 2:1-12, João 5:12-14, etc. E, exponencialmente, explicitado em Atos 20:28 (como em todo o Novo Testamento):
Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele (DEUS) comprou com o seu próprio sangue.”
.
MAS O ISLÃ (em sua enganada e enganosa percepção corânica da Crucificação) NÃO TEM CONTRA SI APENAS O CAPÍTULO 53 DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS, porém, todo o contexto bíblico.
E, nesse contexto, cabe enfatizar, se encontram:
1 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS, observado antes da Lei, por Abel (Gênesis 4:1-4), Noé (8;20), Abraão (15: 7-10 e 17) e Jacó (31:54), etc;
2 – Aquele mesmo Sistema, instituído por MOISÉS e observado NA VIGÊNCIA DA LEI (Êxodo, capítulo 12, todo o Livro de Levítico, etc. e etc.);
3 - O SEU CUMPRIMENTO PROFÉTICO EM JESUS, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Palavras de João Batista, no Evangelho de João, O Apóstolo). ALÉM DO FATO DE SER ESTA A MENSAGEM CENTRAL DOS EVANGELHOS e de todo o Novo Testamento.
E neste, A CARTA AOS HEBREUS TRAZ A INTERPRETAÇÃO DIVINAMENTE INSPIRADA DO SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS. De forma que, no que diz respeito à Crucificação, O ISLAMISMO (mormente a Sura 4:157-158) JÁ VINHA SENDO DESMENTIDO DESDE A TORÁ. Ou seja, dois mil anos antes da religião de Maomé ser criada, baseada em supostas visões (de que este teria recebido do anjo Gabriel) e em evidentes equívocos teológicos, bíblicos e históricos.
.
E não fica apenas nisso: O ISLÃ AINDA TEM CONTRA SI O FATO DE ISAÍAS MOSTRAR A JESUS CRISTO, O MESSIAS, TAMBÉM COMO DEUS. Evidência essa comprovada nos Evangelhos e proclamada em todo o Novo Testamento.
EVANGELHO DE MATEUS 1:20-23 / ISAÍAS 7-14:
E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.
E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; Mat 1:25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.”
LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 9:6:
‘‘Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.’’
EVANGELHO DE JOÃO 12:37-43
(em conformação com Isaías 6:1-3 e 8-9-10; João 13:13; e Êxodo 3:15):
.
E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e aquem foi revelado o braço do Senhor?
Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías:
Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou.
Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”
.
O meu oponente no debate que deu origem a esta obra, ainda que tão bem preparado academicamente, por certo que não sabia das implicações e do ridículo verificados no fato de um islâmico citar Isaías. Por certo que foi ensinado apegar-se a 29:12 (e, quem sabe, mais outras poucas passagens), ignorando-lhe o contexto e as demais Escrituras bíblicas. Trata-se de uma forma disseminada de comportamento. O problema é que, não apenas Isaías, mas toda a Escritura Sagrada contraria (e já de antemão desmascarava) as suposições islâmicas. E até mesmo a passagem por ele citada, conforme até aqui temos demonstrado.
 .
QUESTÃO 06:
A COMPREENSÃO DOS ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO DE QUE JESUS É O SENHOR DEUS, QUE FALOU ATRAVÉS DE ISAÍAS, CONFRONTA OS PRESSUPOSTOS CORÂNICOS. E como pode o inspirador de Isaías, a quem o Islã quer recorrer, ser o mesmo autor Alcorão? Livro ao qual refuta com milênios (Livro do Profeta Isaías.) e séculos (Evangelho de João.) de antecedência?
NA PRÁTICA:
1 - Livro do Profeta Isaías 6:1-3 e 8-10:
“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo.
Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.
.
- “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado.”
2 – Evangelho de João 12:37-43:
- “E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e aquem foi revelado o braço do Senhor? (ISAÍAS 53:1)
Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías:
Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou. Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”
.
Isaías 45:22-23 / Carta aos Efésios 2:5-11/ Carta aos Romanos 14:11:
- “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Por mim mesmo jurei; já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua.” (Livro do Profeta Isaías 45:22-23)
- “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Carta de Paulo aos Efésios 2:5-11)
- “Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus.”
(Carta de Paulo aos Romanos 14:11)
.
QUESTÃO 07.
E AINDA: NA COMPREENSÃO DOS ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO, O SENHOR DEUS QUE INSPIROU E FALOU ATRAVÉS DO PROFETA ISAÍAS É O ESPÍRITO SANTO.
Maomé não se disse inspirado pelo Espírito Santo. Tanto que o próprio Islamismo pressupõe erroneamente ser Maomé o Consolador (Advogado, Conselheiro.). Maomé alega ter recebido o Alcorão de um ser, ao qual supôs ser o anjo Gabriel. E como poderia o inspirador do Livro do Profeta Isaías ser o mesmo que teria dado o Alcorão, diante de tantos pontos doutrinários irreconciliáveis?
NA PRÁTICA:
1 - Livro do Profeta Isaías 6:1-3 e 8-10: Já transcrito.
2 - Livro dos Atos dos Apóstolos 28:23-29:
“ Havendo-lhe eles marcado um dia, muitos foram ter com ele à sua morada, aos quais desde a manhã até a noite explicava com bom testemunho o reino de Deus e procurava persuadí-los acerca de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.
Uns criam nas suas palavras, mas outros as rejeitavam.
E estando discordes entre si, retiraram-se, havendo Paulo dito esta palavra: Bem falou o Espírito Santo aos vossos pais pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo e dize: Ouvindo, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis.
Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardiamente, e fecharam os olhos; para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração nem se convertam e eu os cure.
Seja-vos pois notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles ouvirão. [E, havendo ele dito isto, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.]”
.
4 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: JOÃO 1:19-25.
.
JOÃO 1:19-25 - NVI:
E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?”
.
I - PARA QUE SE POSSA ENTENDER A SUPOSIÇÃO:
.
O VERSÍCULO CITADO (E PELO MEU OPONENTE ENFATIZADO), no debate em que travamos, É O ÚLTIMO. Transcrevi-o, no seu primeiro contexto, para que a compreensão nos seja facilitada. Pois NA PERGUNTA DOS FARISEUS a João Batista, o que salta aos olhos é a CONFUSÃO TEOLÓGICA A RESPEITO DO MESSIAS feita pelos mesmos.
O ISLÃ, à falta de argumentação mais sólida, QUER FUNDAMENTAR-SE NUM ERRO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA. E, baseando-se em tal engano, alimentar a suposição de que João 1:25 possa ser uma referência a Maomé.
Quando os fariseus perguntam a João Batista “por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta”, o que fica evidente, dentro do conjunto da revelação bíblica?
Os fariseus SUPUSERAM, como faria séculos depois o Islã moderno, QUE O MESSIAS E O PROFETA (DE DEUTERONÔMIO 18:18) NÃO FOSSEM A MESMA PESSOA. Daí que, apelando para a confusão e erro de interpretação, aquela religião querer fazer supor o seguinte:
a) sendo Jesus o Messias (o Cristo), como o próprio Alcorão admite;
b) a referência ao profeta (predito por Moisés em Deuteronômio 18:18) seria a Maomé.
Trata-se, todavia, de um argumento totalmente refutável, conforme se verá.
.
II – REFUTAÇÕES:
.
QUESTÃO 01:
JESUS É RECONHECIDO COMO O MESSIAS (Cristo) ATÉ PELO ALCORÃO (Sura 3:45). MAS, TAMBÉM, COMO O PROFETA DE DEUTERONÔMIO nos Evangelhos e no Novo Testamento.
Logo, o Messias e o Profeta são uma única pessoa. Não apenas na Bíblia; mas, até no fato de tomarmos como verdade o testemunho de escrituras tão distintas quanto antagônicas. E, desfeitos a confusão e o erro de interpretação dos fariseus, fica claro NÃO EXISTIR POSSÍVEL MENÇÃO A MAOMÉ EM JOÃO 1:25.
SURA 3:45:
E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que
Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o
Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no
outro, e que se contará entre os diletos de Deus.”
.
QUESTÃO 02:
O PRÓPRIO EVANGELHO DE JOÃO RECONHECE A JESUS COMO O MESSIAS (Cristo) E O PROFETA.
Logo, o Islã moderno entra noutra flagrante contradição, ao utilizar-se do livro do apóstolo-evangelista. Tendo-se em vista que o próprio apóstolo-evangelista DESMENTE A SUPOSIÇÃO CORÂNICO-ISLÂMICA.
EVANGELHO DE JOÃO 1:35-49:
No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!
Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais?
Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas?
Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).
E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me. Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê. Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!
Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel.”
.
Em tempo:
O estranhamento de Natanael (Versículo 46.) se explica no fato dele ainda não saber que Jesus, embora crescido em Nazaré, nascera em Belém de Judéia Em conformidade com a profecia do Livro do Profeta Miquéias (5:2), escrito cerca de 700 a.C., e o testemunho do também apóstolo-evangelista Mateus:
EVANGELHO DE MATEUS 2:1-6:
Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:
Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.
Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.”
.
QUESTÃO 03:
JESUS ATRIBUIU A SI MESMO A PROFECIA DE MOISÉS (Deuteronômio 18:18). E OS APÓSTOLOS TINHAM O MESMO ENTENDIMENTO, quanto ao seu cumprimento em Cristo (Atos.).
Não pode, portanto, a profecia sobre O Profeta (Predito por Moisés e sobre quem os fariseus fizeram uma distinção errônea entre o mesmo e o Messias.) cumprir-se em Jesus e Maomé. O CUMPRIMENTO EM JESUS elimina por completo a suposição corânica e a pretensão islâmica.
E mais: COLOCA MAOMÉ NA CONDIÇÃO DE UM MENTIROSO. E na Bíblia, o lugar dos mentirosos é no Inferno (Apocalipse de João 21:8); e não bom conceito dos piedosos (Segunda Carta de Pedro 2:1).
EVANGELHO DE JOÃO 5:45-47:
Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu. Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras? “
ATOS DOS APÓSTOLOS 3:17-24:
Agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades. Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado que o seu Cristo havia de padecer.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus,
ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.
Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo.
E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias.”
APOCALIPSE DE JOÃO 21:8:
Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.”
.
.III – UMA QUESTÃO CRUCIAL:
Até aqui (E não estamos nem na metade deste arrazoado.), temos verificado que, na sua TRESLOUCADA TENTATIVA DE COMPROVAR O IMPROVÁVEL, o Islamismo precisa apelar para: 1 - textos bíblicos fora de seus contextos; 2 - livros da Bíblia que rejeitam as doutrinas corânico-islâmicas, desmascarando-as com séculos e milênios de antecedência; 3 - suposições teológicas infundadas, em termos das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia). Além, evidentemente, da confusão teológica e dos erros de interpretação das mesmas, feitos por personagens reprováveis e nelas reprovados com veemência. Este é o caso dos fariseus, conforme passo a discorrer.
Quem eram os fariseus?
O PERFIL TRAÇADO DOS FARISEUS NO NOVO TESTAMENTO É O PIOR, DEPOIS DO RETRATO FEITO DE SATANÁS. E, curiosamente (Não nesta questão, mas, na tentativa de querer fazer valer o engano da Sura 4:157-158.), o Islã não apela somente para os erros de interpretação daquele grupo religioso. Invoca também a uma tentativa satânica de distorção das Escrituras, verificada, quando da Tentação de Jesus (Evangelhos de Mateus e Lucas, capítulo quatro.). Disto trataremos mais adiante, quando da conclusão desta obra. Por enquanto, convém lembrar o seguinte:
1 - OS FARISEUS (por falta de sede de Deus e de amor à verdade) JAMAIS ESTIVERAM ATENTOS AO NASCIMENTO DO MESSIAS e, consequentemente, cerca de trinta anos depois, à iminência do Seu ministério.
TAL COMPORTAMENTO E DESINFORMAÇÃO, produto da cegueira espiritual em que viviam, CONTRASTAM COM A ATITUDE E A ESPIRITUALIDADE DOS FUTUROS APÓSTOLOS (João 1:35-45). De resto, o comportamento e a desinformação farisaica contrastavam também com os judeus realmente piedosos: João Batista, Zacarias, Isabel, Ana e Simeão (Lucas, capítulos primeiro e segundo, etc.). E até de uma mulher samaritana,mas, atenta ao aparecimento do Messias (João 4:19-26).
De fato, QUALQUER ESTUDIOSO DAS ESCRITURAS, leitor do Livro do Profeta Daniel (9:20-27.) PODERIA DETERMINAR, SENÃO O ANO EXATO, PELO MENOS A DÉCADA DO NASCIMENTO DE JESUS CRISTO. É o que consta de uma profecia messiânica naquele livro registrada. (Ou seja: mais uma, dentre as cerca de trezentas constantes do Antigo Testamento.) E para tanto, bastava tal pessoa entender as semanas referidas pelo profeta como sendo um período de sete anos. Vários acontecimentos na vida do povo judeu estão ali profetizados e se cumpririam (como se cumpriram) historicamente.
DA PROFECIA DE DANIEL (9:26), CONSTA TAMBÉM A MORTE DO MESSIAS, o Ungido (ou Cristo). Sendo o fato (em corroboração com Isaías capítulo 53, mais o Sistema de Sacrifícios Substitutivos da Lei de Moisés e à mensagem central dos Evangelhos, etc.) posto literalmente. Consequentemente, também desmascara, e com mais de mil anos de antecedência, o pressuposto corânico da Sura 4:157-158.
Em resumo: os fariseus não tiveram a iluminação divina para entender o cumprimento das profecias bíblicas de seu próprio tempo. Tanto que sempre fizeram oposição a Jesus. Tiveram até que ser informados por sábios vindo do Oriente (Mateus 2:1-6) a respeito do grande acontecimento bíblico, previsto por vários profetas, aos quais ignoraram: o nascimento do Messias (Lucas 24:44-48). Não é curioso, senão ridículo e vexatório ao extremo, o Islamismo apelar para uma flagrante confusão teológica e o erro de interpretação justamente dos fariseus?
E como pode o suposto selo da profecia (Falo de Maomé.) não ser clara e reiteradamente esclarecido sobre o fora profetizado, e que já havia se cumprido em Jesus? Falo de Deuteronômio 18:18? Tudo isso apenas deixa em evidência a mentira corânica das Suras 7:157 e 61:6, dentre tantas outras.
EVANGELHO DE MATEUS 2:1-6: Já transcrito anteriormente.
EVANGELHO DE LUCAS 24:44-48:
Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
Vós sois testemunhas destas coisas.”
LIVRO DO PROFETA DANIEL 9:24-27 / NVI:
Setentas semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o santíssimo.
Saiba e entenda que, a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o príncipe, venha, haverá sete semanas e sessenta e duas semanas.
Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis. Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o Lugar Santo serão destruídos pelo povo governante que virá. O fim virá como uma inundação; guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado.”
.
2 – O TESTEMUNHO DE JESUS SOBRE OS FARISEUS.
EVANGELHO DE MATEUS, CAPÍTULO 23:
Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo:
Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo.
Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.
[Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação.]
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós.
Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?
Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas. Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade; para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar.
Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
Eis aí abandonada vos é a vossa casa. Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.”
.
3 – O TESTEMUNHO APOSTÓLICO SOBRE OS FARISEUS.
EVANGELHO DE JOÃO 12:37-43:
E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e aquem foi revelado o braço do Senhor?
Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou. Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”
.
EM TERMOS DE CONCLUSÃO: o Islamismo moderno apelar para os fariseus, e na grotesca confusão teológica e erro interpretativo dos mesmos, tentando provar o impossível, não chega ser uma novidade. Afinal, tal religião tem por profeta, suposto selo da revelação e exemplo de conduta para a humanidade, um indivíduo de conduta, biblicamente falando, abominável. Falta os seus teólogos, acadêmicos e militantes nos convencer dos parâmetros divinos para a “revelação” de suras, como 33:21-23, 68:4, etc. Pelo o que se apura no próprio Alcorão e nas Tradições islâmicas, Maomé seu deu a praticas que nem mesmo os homens da geração diluviana, que morreu afogada; nem mesmo os habitantes de Sodoma e Gomorra, por Deus subvertidas; e nem mesmo os habitantes da antiga Canaã, atual Palestina, dizimados e expulsos da terra que foram, por causa das suas abominações. Mas, não seria o caso dos iguais se atraírem?










.
5 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO:
JOÃO 16:7-8 (& Escrituras Afins)
.
.
JOÃO 16:7-8:
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu (JESUS) vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”
.
JOÃO 14:16-17 (Principal Texto Afim):
Eu (JESUS) rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim que para esteja sempre convosco, o Espírito (SANTO) da verdade, que o mundo que o mundo não pode receber, porque não o conhece; vós o conheceis, ele habita convosco e estará em vós."
.
PARA QUE SE POSSA ENTENDER A SUPOSIÇÃO:
Nos capítulos 14, 15 e 16 do Evangelho de João, prevendo a Sua volta aos Céus, Jesus prepara os discípulos para a ausência física dEle. E, ao mesmo tempo, lhes anuncia a vinda do Espírito Santo de Deus, o mesmo que estivera no início da Criação, conforme a Torá (Gênesis 1:1-2).
No texto principal (16:7-8) e no seu mais afim (14:16-17), Jesus utiliza-se de DUAS EXPRESSÕES, ÀS QUAIS QUER O ISLAMISMO SE APEGAR, supondo haver nas mesmas possibilidade de alguma referência (ou profecia) sobre Maomé:
a) “se eu não for, o Consolador não virá a vós” (16:7)
b) “rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador” (14:16)
Pois bem: prendendo-se enganosamente às expressões citadas; distorcendo ou tentando ignorar-lhes o contexto; assim como as demais referências (tanto no Evangelho quanto na Bíblia) sobre a pessoa do Espírito Santo de Deus; quer o Islamismo:
1 - Fazer-nos primeiramente supor que o Consolador predito por Jesus seria Maomé.
2 – OU QUE: a) além do Espírito Santo, Jesus estivesse falando de outra pessoa; b) tal pessoa seria Maomé; c) e isso, evidentemente, numa OUTRA ABSURDA SUPOSIÇÃO ISLÂMICA: a de que o Espírito Santo e o Consolador não fossem a um mesmo ser, conforme as palavras de Jesus.
Os demais textos afins, apenas no Evangelho de João (14:18 e 25-26; 15:26-27; 16:8-3), já desfazem por completo tais suposições, conforme veremos.E a bem da verdade, até mesmos os próprios textos e expressões às quais o Islamismo se apega. E quando vamos para além do Evangelho de João, ou seja, para todo Antigo e o Novo Testamento, salienta-se mais o equívoco do pressuposto islâmico.
.
I – REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:7-8 :
.
QUESTÃO:
Eis aí o caso de O PRÓPRIO TEXTO JÁ TRAZER UMA REFUTAÇÃO À SUPOSIÇÃO ISLÂMICA. No mesmo, Jesus diz : “se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei .” Ora, nessa perspectiva o Consolador (sentido também de Conselheiro e Advogado) seria uma suposta referência a Maomé. Mas, COMO PODE O ISLÃ ACEITAR MAMOMÉ SENDO ENVIADO POR JESUS? Uma vez que tal religião alega ser o profeta do Islamismo superior a Cristo e o suposto selo da revelação. Quem envia precisa ser maior (dentro de alguma perspectiva) e/o ou estar no mesmo nível de autoridade do que é enviado.
AQUI JÁ CAI POR TERRA A SUPOSIÇÃO ISLÂMICA de que a expressão “o Consolador” se faça em referência a Maomé.
.
II – REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:16-17.
.
Eu (JESUS) rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim que para esteja sempre convosco, o Espírito (SANTO) da verdade, que o mundo que o mundo não pode receber, porque não o conhece; vós o conheceis, ele habita convosco e estará em vós."
.
QUESTÕES:
1 - Nesta principal passagem afim à João 16:7-8, contrariando a suposição islâmica, o que temos? O CASO DO CONTEXTO (O versículo seguinte.) TRAZER MAIS OUTRA REFUTAÇÃO À ERRÔNEA INTERPRETAÇÃO.
O Consolador (Ou “outro Consolador”, expressão a que se apega o Islamismo, tenazmente.) também é definido por Jesus como “o Espírito da verdade, que o mundo que o mundo não pode receber, porque não o conhece; vós o conheceis, ele habita convosco e estará em vós."
PARA INÍCIO DE CONVERSA: Maomé, sendo um simples ser humano, já existia na forma espírito, antes da sua concepção/nascimento?
Não.
Na condição de mero mortal, ele não foi pré-existente a todas as coisas, como são Jesus Cristo e o Espírito Santo, de acordo com as Sagradas Escrituras.
JÁ SOBRE O ESPÍRITO SANTO, na Torá, em Gênesis 1:1-2, está escrito:
No princípio criou, Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; (...) e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”
Daí, a conclusão lógica e teológica do apóstolo Pedro, já no Século Primeiro e trezentos anos antes do Catolicismo, de que o Espírito é o próprio Deus (Atos 5:3-4). E, nessa mesma perspectiva da revelação bíblica, Paulo entende que Deus era o próprio Cristo (Atos 20:28).
2 – QUANTO A JESUS, NO ANTIGO TESTAMENTO, Isaías (7:14 e 9:6) dá testemunho a Seu respeito, chamando-o de Emanuel (Deus conosco ou entre os homens), Pai da Eternidade e Deus-Forte. E Deus-Forte tem o mesmo significado de o Todo-Poderoso, em conformidade com Apocalipse, capítulo primeiro. JÁ NO NOVO, e no próprio Evangelho João (1:3), Jesus é da seguinte forma apresentado, no que diz respeito à Sua pré-existência humana:
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
E O PRÓPRIO JESUS DIRÁ DE SI MESMO (João 8: 58): “Antes que Abraão existisse, EU SOU.” E o diz em conformidade com a revelação de Deus a Moisés, na Torá, Êxodo capítulo terceiro. Abraão viveu cerca de 1850 anos antes de Jesus vir, na forma humana, conforme o predito nas Escrituras.
3 – CONCLUSÃO: não sendo Maomé espírito (ou existido nessa forma, antes da sua existência humana) não pode ser sobre ele de quem Jesus estava falando. Além do mais, a INTERPRETAÇÃO CORRETA do texto em questão, conforme veremos a seguir, DESFAZ POR COMPLETO A SUPOSIÇÃO ISLÂMICA. Maomé não é Espírito Santo e nem a expressão “outro consolador” faz referência a outro ser não seja o Parácletos (termo grego constante dos manuscritos).
.
III - REFUTAÇÃO (Textos Afins):
João 14:16-17, Em Sua Interpretação Correta.
.
Eu (JESUS) rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim que esteja para sempre convosco, o Espírito (SANTO) da verdade, que o mundo que o mundo não pode receber, porque não o conhece; vós o conheceis, ele habita convosco e estará em vós."
.
QUESTÕES:
1 – Por que Jesus usa a expressão “outro Consolador “?
Ele mesmo, JESUS, era o Consolador (e/ou Conselheiro e também Advogado, na perspectiva de Isaías 9:6 e 1João 2:1) que ESTAVA COM OS DISCÍPULOS fisicamente,mas, iria deixá-los. E deixá-los, para estar, não apenas com os mesmos, conforme prometeu (Mateus 28:20); mas, ESTAR TAMBÉM NOS MESMOS, através do Espírito Santo. Por isso, Ele iria acrescentar um pouco mais adiante (Versículo 20):
Naquele dia. vós conhecereis que estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.”
Há duas questões, então, pra ser colocadas: Primeira: a vinda do Espírito Santo foi definida por Jesus numa perspectiva teológica trinitariana. Segunda: A EXPRESSÃO “OUTRO CONSOLADOR” É USADA PARA ENFATIZAR A PRESENÇA DE DEUS NA VIDA DOS DISCÍPULOS NUMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL MAIS AMPLA.
Ele não mais estaria com os mesmos, na Sua forma humanizada. Estaria, quando do cumprimento da promessa, na forma espírito. E isso traria um MAIOR GANHO ESPIRITUAL: habitaria a todos eles, e em todos os tempos e para sempre (Atos 2:37-40). No Antigo Testamento, apenas sacerdotes, profetas, reis e alguns líderes e piedosos recebiam o Espírito Santo (presença plena de Deus). No Novo, todos os cristãos autênticos, são Dele santuário:
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos.”
(Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 6:19)
Fora a tudo isso, no verso posterior ao que Jesus usa a expressão “outro consolador”, Ele diz que este outro Consolador é o Espírito. Fato que, conforme vimos na Refutação 02, por si mesmo já desfaz a suposição islâmica quanto a quaisquer referências a Maomé. E cabe, portanto, na continuidade deste arrazoado, enfatizar as demais expressões dos dois versículos em pauta.


2 – “a fim que esteja para sempre convosco”:
Para estar sempre com os discípulos de Jesus de todos os tempos, além de ter que já existir àquela época (500 anos antes do Islamismo), teria também que sobreviver ao período de existência humana de Maomé. Maomé teria nascido em 570 e morrido em 632 d.C., segundo o Islã. Não podia recuar no tempo; e nem avançar para além sua existência humana. Tais palavras não poderiam ser aplicadas a ele, um mero mortal, evidentemente.
3 - "O Espírito da verdade":
Maomé era espírito e, sendo humano, poderia pré-existir 500 anos antes do seu nascimento, em 570 d.C.?
NAO, em absoluto!
4 - "Que o mundo (OS HOMENS) não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis...”:
Maomé poderia ser visto e conhecido dos discípulos, tendo nascido 570 depois?
Não, em absoluto..
5 – “porque ele habita convosco”:
Estava ou poderia Maomé ter convivido com os apóstolos, estando (habitando) entre eles?
Não, em absoluto.
Quanto a Jesus, estava, na Sua forma humanizada com os discípulos; fazendo cumprir o que fora dito no Livro do Profeta Isaías (7:14), ao anunciá-lo como o Emanuel: Deus conosco, ou, entre os homens.
6 – “e estará em vós”:
Poderia Maomé, na condição de mero ser humano, habitar outro ser humano?
Não, em absoluto.
Já quanto a Jesus, além de estar com os discípulos fisicamente, em Sua forma humanizada, estaria também com os mesmos (e com todos os que viriam a crer), conforme Mateus 28:20, espiritualmente. E mais: estaria também neles, através do Espírito Santo. E, por isso, as expressões acima transcritas. De fato, um ser humano não pode habitar espiritualmente outro ser humano. E nem milhares ou milhões ao mesmo tempo. Apenas Deus pode fazê-lo. Logo, AS PALAVRAS DE JESUS EVIDENCIAM A SUA DEIDADE e a do Espírito Santo; jamais a suposição islâmica em questão.
.
7 - Além da REFUTAÇÃO À SUPOSIÇÃO CORÂNICA, A AFIRMAÇÃO DA DEIDADE DE JESUS E DO ESPÍRITO está explicitada não apenas nos versículos analisados até aqui; mas, ao longo do próprio Evangelho de João e em todo o Novo Testamento. A compreensão deste fato; e do seu ganho, em se tratando de experiência espiritual, foi descrita pelo apóstolo Paulo, como a compreensão do maior mistério revelado nas Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia).
CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES 1:26-27:
o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;”
.
IV - REFUTAÇÃO (Textos Afins):
João 14:25:26.
.
Isso vos tenho dito, estando ainda convosco;
mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
.
1 – “...mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome...”
Nestes versículos, Jesus novamente identifica o Consolador como sendo o Espírito Santo. Não há margem, portanto, para referência a uma segunda pessoa (e de que esta poderia ser Maomé). Isso apenas evidencia o fato de que, quando Jesus utilizara um pouco antes (no versículo 16) a expressão “outro consolador”, Ele apenas enfatizou O DIFERENCIAL entre O fato Dele deixar de ESTAR FISICAMENTE COM os discípulos, para ESTAR NOS mesmos, através do Espírito Santo.
Esta perspectiva trinitariana do Deus bíblico, além de contrariar o pressuposto islâmico da unicidade corânica (a qual não é unicidade ou unidade bíblica) de Deus, dá sentido a outras passagens do próprio Evangelho e do Novo Testamento. Por exemplo:
JOÃO 14:23:
...Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará; e viremos para ele e faremos nele morada.”
PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS 6:19:
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos.”
CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES 1:26-27:
...o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória.”
.
É até compreensível a dificuldade de um islâmico em entender Deus, na perspectiva bíblica. Uma coisa, porém, não se pode fazer: negar as evidências da percepção trinitariana dos escritos de João.
.
2 – “...esse (O CONSOLADOR) vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
.
Um islâmico desinformado (ou intencionadamente mal informado), apesar de todas as evidências mostradas até aqui, dirá: Maomé (supondo-o o Espírito Santo Consolador.) teria vindo, para ensinar aos discípulos o que Jesus não pôde e lembrar-lhes o que Jesus ensinara.
.
3 – Não bastasse as evidências textual, teológica e histórica, existe o fato de que, em se tratando de narrativas, o Jesus apresentado no Alcorão não é o mesmo pregado e proclamado pelos apóstolos e primeiros discípulos nos Evangelhos. E o mesmo ocorre com relação ao Novo Testamento. As percepções são irreconciliáveis, principalmente quando se trata de Sua pessoa e obra. A despeito, óbvio, suposições do naipe da sura corânica 61:14:
Ó vós que credes! Sede aliados de Allah, da mesma maneira como Jesus, filho de Maria, disse aos discípulos: ‘Quem são meus aliados à causa de Allah.’ Os discípulos disseram: “Nós somos os aliados de Allah.’ Então, uma facção dos filhos de Israel creu, e uma facção renegou a Fé. Amparamos, pois, os que creram contra seus inimigos, e foram prevalecentes.” (H.N.)
.
Maomé (ou quem em verdade escreveu o Alcorão) desconhecia o fato, de que Jesus jamais preconizou o uso da violência na propagação da fé cristã, embora tenha previsto a possibilidade do martírio (João 16:1-2). Nenhum dos apóstolos prevaleceu fisicamente contra os principais opositores da fé: o Império Romano e o Judaísmo. Antes, todos eles e milhares de discípulos foram martirizados. O suposto selo da revelação sequer conhecia a História da Igreja autenticamente cristã; deve tê-la confundido com o Catolicismo, em consolidação no seu tempo. Daí, o despautério de uma sura como a acima transcrita.
No meu livro, A BÍBLIA E O ISLÃ: 50 PERGUNTAS, existe um capítulo em que trato com pormenores do tema: “Sabia Maomé (ou quem em verdade escreveu o Alcorão) sobre o quê exatamente estava falando, quando faz referência ao Evangelho (Injil)?”
A resposta é Não. E na referida obra à exaustão o demonstramos.
.
O QUE LEMOS NO EVANGELHO DE JOÃO 14:25-26?
.
Isso vos tenho dito, estando ainda convosco;
mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”


Como Maomé teria feito isso, se somente veio a existir 500 anos depois? E nem dá para, insistindo em tal absurdo, dizer que as palavras de Jesus sejam quaisquer referências ao Alcorão, como revelação futura do Deus bíblico. Como já observamos, doutrinas e pressupostos corânicos foram refutados pela Bíblia com séculos e milênios de antecedência.
E QUAIS AS IMPLICAÇÕES?
.
O QUE TEMOS NAS PALAVRAS DE JESUS é a gênesis dos Evangelhos bíblicos e do Novo Testamento. Não é sem causa que os apóstolos reconheciam no Espírito Santo o autor das Sagradas Escrituras (Atos 28: 23-29, 1Pedro 1:10-12 e 2Pedro 1:19-21). De acordo com essa percepção, foram apenas escritores (e jamais autores da Bíblia) aqueles que pelo Espírito Santo Consolador foram inspirados. No Antigo Testamento, os profetas (Isaías, Ezequiel, Daniel, etc.); os salmistas (Davi, Salomão, Asafe, dentre outros); os escribas, como Esdras; e os cronistas; nos 1100 anos da formação daquela biblioteca. Do mesmo modo, após um interregno de 400 anos, seriam inspirados, no Século I: os evangelistas (João, Mateus, Lucas Marcos); o também historiador Lucas; e os missivistas Paulo, Pedro e João; além de Tiago e Judas, irmãos do Senhor por parte de mãe.
E AINDA
SOBRE A GÊNESIS DOS EVANGELHOS e do Novo Testamento, precisamos ter em vista: JESUS NÃO ESCREVEU E NEM DISSE QUE ESCREVERIA QUAISQUER LIVROS. Tal se explica pelo fato Dele (pessoa e obra) ser, não apenas a mensagem principal dos Evangelhos, mas, de toda a Bíblia. Vejamos:
A - Depois da Criação, o principal fato registrado nas Escrituras é o pecado ou a Queda de Adão (Gênesis, capítulo terceiro.). E, em virtude do triste acontecimento, O MAIS IMPORTANTE REGISTRO HISTÓRICO DAS SAGRADAS ESCRITURAS (Leia-se: Bíblia.) é anunciado/profetizado: A VINDA EM FORMA HUMANA DO MESSIAS (o Cristo):
.
Disse o SENHOR à mulher: Que isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi (DO FRUTO DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL).”
Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência (ANJOS CAÍDOS, DEMÔNIOS, ESPÍRITOS MALIGNOS, ETC.) e o seu descendente (O MESSIAS). Este te ferirá a cabeça (GOLPE MORTAL, COMPLETA VITÓRIA SOBRE SATÃ E O MAL.), e tu lhe ferirás o calcanhar (INDICATIVO DA CRUZ.).”
Gênesis 3:13-15 com comentários entre os parênteses
.
B - Sobre o Messias (ou Cristo) há mais de TREZENTAS PROFECIAS NO ANTIGO TESTAMENTO. Vinte e cinco delas em torno da Sua morte e ressurreição redentoras.
C - O próprio SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS, observado após a Queda, antes e durante a vigência da Lei, até à Crucificação, APONTAVA SIMBÓLICA E PROFETICAMENTE PARA O FEITO.
E daí, as palavras de João Batista: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” (João 1:29-36). Tais palavras de outro profeta, estranhamente referido e reconhecido também pelo Alcorão, estão em plena conformidade com:
I - o Livro do Profeta Isaías, capítulo 53, etc.;
II - com o Salmo 22, no qual são descritas, com mil anos de antecedências, cenas da Crucificação;
III - com o Livro do Profeta Zacarias (12:10), o qual, também menciona o principal fato da Crucificação, cerca de 450 anos antes;
IV - com o Livro do Profeta Daniel (9:26), e este, cerca de 700 anos antes, diz literalmente que o Messias (o Cristo ou o Ungido) seria morto;
V - com a Carta aos Hebreus (1:1-4; 2:17-18; 4:14-16; 7:26-28; 9:13-14; 9:27-28, 10:11-12, etc.), que dá uma interpretação divinamente inspirada do Sistema de Sacrifícios Substitutivos e o seu cumprimento profético em Jesus;
VI – com as palavras do próprio Jesus, o qual, tanto nos Evangelhos quanto no Novo Testamento, fala da sua morte e ressurreição redentoras, através da Crucificação;
VII – e com o modo ao qual Jesus Cristo se identifica, após a Sua ressurreição, no Livro de Apocalipse (1:17-19):
.
Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades. escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder.”
.
Num primeiro momento, até a Ressurreição, os próprios discípulos não tiveram a dimensão exata dos acontecimentos. Foi preciso, antes de sua Ascensão aos Céus, Jesus esclarecer-lhes e lhes dar a perspectiva correta dos fatos. Mesmo tendo Ele tendo lhes antecipado, os discípulos não conseguiram crer e entender com suficiência teológica o sentido profético de Sua morte e ressurreição. Somente depois de iluminados pelo Espírito Santo Consolador, tiveram condição de fazer o registro divinamente inspirado dos feitos de Jesus, ajudando-nos a compreender o real sentido dos Seus ensinamentos. Eis a correta explicação palavras de Cristo sobre o Espírito Santo Consolador: “...esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
O SENTIDO DE ENSINAR não é o de trazer um novo ensinamento, contrário ao que Jesus tinha dado. Mas, de ESCLARECER SOBRE O QUE ELES JÁ TINHAM OUVIDO da parte do Senhor.
EVANGELHO DE JOÃO 15:26:
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.”
.
O QUE SÃO OS EVANGELHOS bíblicos, senão o testemunho apostólico sobre a pessoa (deídica) e a morte e ressurreição redentoras do Messias?
E quando eu digo TESTEMUNHO APOSTÓLICO, estou me referindo ao dos próprios apóstolos; ou de pessoas diretamente ligadas aos mesmos; e que não foram confrontadas ou desautorizadas por eles.
Trata-se de um TESTEMUNHO CONJUNTO, EM ESTREITA UNIDADE. Logo, o que destoa não pode ser testemunho do mesmo Espírito Santo Consolador; quer dizer, inspirado por Deus. E este é o caso, conforme já demonstramos, dos pressupostos corânicos sobre a pessoa e a obra redentora de Jesus: Crucificação, Morte e Ressurreição.
.
NA PRÁTICA 01
(Jesus Antecipa Sua Morte e Ressurreição Redentoras / Lucas 18:31-34):
Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; pois será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; e depois de o açoitarem, o matarão; e ao terceiro dia ressurgirá.
Mas eles não entenderam nada disso; essas palavras lhes eram obscuras, e não percebiam o que lhes dizia.”
NA PRÁTICA 02
(Depois de Ressurreto, Jesus Os Recrimina A Incredulidade E Os Faz Compreender A Dimensão Profética dos Acontecimentos)
MARCOS 16:12-14:
Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo, os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito. Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido.”
LUCAS 24:13-27
Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido.
Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram.
Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias?
Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram.
Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo.
Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram.
Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.”
EVANGELHO DE LUCAS 24:44-48:
Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
Vós sois testemunhas destas coisas.”
NA PRÁTICA 03
(Depois Que Recebem O Espírito Santo, Sendo Por Ele Iluminados E Inspirados, Os Escritores Bíblicos Compreendem Melhor O Que Jesus Havia Ensinado E As Profecias Bíblicas Que Se Cumpriram E Haveriam de Ser Cumprir):
EVANGELHO DE JOÃO 2:13-22:
E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados; e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto?
Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do santuário do seu corpo. Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.”
.
EVANGELHO DE MATEUS 1:18-23:
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.”
.
LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS 3:19-24:
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.
Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo. E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias.”
.
3 - EM TERMOS DE CONCLUSÃO:
JESUS NÃO ESCREVEU E NEM DISSE QUE ESCREVERIA EVANGELHO ALGUM. Ele é o próprio Evangelho. E o Evangelho (Boas Novas da salvação.) de Jesus Cristo se encontra disseminado em toda a Bíblia, sendo o Messias e a Sua obra redentora o tema central das Sagradas Escrituras.
Jesus, além de prometer o Espírito Santo aos seus discípulos, ordenou-lhes pregar a todas as criaturas (Marcos 16:14-16). Assim como a ensinar às nações, exatamente tudo o que Ele havia ensinado (Mateus 28:18-20).
Natural, portanto, que os Seus ensinamentos logo ganhassem a formato livro. Tenhamos em vista que os judeus tinham uma tradição milenar de conservação e retransmissão das Escrituras. Foi o que fizeram os evangelistas Marcos e Lucas e os também apóstolos João e Mateus.
O restante do Novo Testamento compõe-se de cartas pessoais, pastorais ou universais, evidenciando o sentido prático dos ensinamentos do Mestre. As cartas pastorais, na sua maioria são de Paulo e atendem às necessidades específicas de várias comunidades cristãs, líderes ou pessoas pertencentes às mesmas. As cartas universais se dirigem a um grupo maior ou aos cristãos de um modo em geral; sendo Pedro, João, Tiago e Judas os seus autores. E o livro que foge por completo às características dos demais é o Apocalipse de João. Este, além de conter sete cartas, não escritas, mas, ditadas por Jesus, se configura numa própria (e última) mensagem: tanto a sete comunidades cristãs específicas (destinatários iniciais) quanto à igreja em todos os tempos. Apocalipse desvenda o futuro da humanidade, ao falar da Segunda Vinda de Jesus, do Juízo Final e da Eternidade. E, finalmente, o Livro dos Atos dos Apóstolos, um registro dos trinta primeiros anos da igreja, após a ressurreição de Cristo.
Importa observar que, em quase todos os livros do N.T., além do sentido didático e prático dos ensinamentos de Jesus, encontram-se, também, profecias (e/ou proclamações) sobre eventos futuros. Isso porque o Espírito Santo Consolador, assim como no Antigo Testamento, também viria com esta função, conforme veremos na refutação seguinte.
.
V - REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 16:12-13.
.
Tenho muito ainda o que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”
.
I - PARA QUE SE POSSA ENTENDER UMA QUESTÃO:
Conforme já ilustramos na Refutação anterior: ATÉ A RESSURREIÇÃO, o recebimento E A VINDA EM PLENITUDE DO ESPÍRITO Santo (João 20:19-23 e Atos, capítulo segundo.), NÃO TIVERAM OS DISCÍPULOS A CAPACIDADE DE ENTENDER/ABSORVEM EM PLENITUDE OS ENSINOS DE JESUS. Principalmente, no que envolvia a SUA MORTE. Sobre a qual, mesmo alertados, mostraram-se eles temerosos e não era para menos (Lucas 18:31-34). O mesmo aconteceria no que diz respeito ao RETORNO DE JESUS AOS CÉUS.
Tal se deveu ao fato de que os judeus em geral achavam que o Messias, viria e ficaria para sempre, quando da Sua PRIMEIRA VINDA (João 12:32-36). Tratava-se, portanto, de mais outra confusão teológica e erro de interpretação das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia.). Perpetrados, obviamente, pelos líderes religiosos da época (Os fariseus, os saduceus, os escribas, etc.). Estes, conforme já demonstramos, não apenas fizerem oposição mortal a Jesus; também supuseram não ser o Profeta de Deuteronômio e o Messias uma mesma pessoa.
Os fariseus, embora moralistas ao extremo, erraram feio na conduta; e, também , na correta interpretação das Escrituras. Qualquer semelhança com o que iria fazer (O amoral ou imoral?) Maomé, quinhentos anos depois, não é mera coincidência. A mais superficial análise do surgimento das heresias (Judas 1:3-4 e 2Pedro 2:1-4, etc.) tem uma marca: o desvio de conduta leva ao erro doutrinário, e vice-versa.
ESTAVA CLARO NAS ESCRITURAS (no Sistema de Sacrifícios Substitutivos, em Isaías 53, etc.) e, no Livro do Profeta Daniel (9:26), posto literalmente: o Cristo (ou O Ungido) seria morto, antes de retirar-se (Ascender-se.). Até mesmo Caifás, sumo-sacerdote no ano da Crucificação, havia profetizado o fato como iminente e o que se sucederia em virtude do mesmo (João 11:47-52). Somente depois de tais acontecimentos é que os futuros escritores do Novo Testamento tiveram a real compreensão do desígnio divino, no cumprimento do fora previsto no Éden. Desde aquele anúncio (Gênesis, capítulo terceiro), as Escrituras foram reveladas praticamente em função disto: Vinda, Morte, Ressurreição e Ascensão do Cristo e da glória que a Este e a isso se seguiria. Na ordem, os dias da Igreja na terra, a Segunda Vinda, o Juízo Final e a Eternidade futura (Lucas 24:25-25).
O que fora projetado, pelo agir soberano de Deus na História, antes mesmo da fundação do mundo, para até aquele momento da Primeira Vinda do Messias, estava se cumprindo (1Pedro 1:18-21). Já a Segunda, findará o tempo de permanência de Sua igreja na terra, sendo precedida por um grande conflito em escala mundial. Tal conflito ensejará o arrependimento de Israel e o reconhecimento de todos os judeus da pessoa e obra redentora daquele a quem traspassaram. Eis o que disse o profeta Zacarias, 450 a.C.:
LIVRO DO PROFETA ZACARIAS 12:9-10:
E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalem.
Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.”
. .NA PRÁTICA 01
(A Não Compreensão e O Temor Inicial / Lucas 9:44-45 / 18:31-34):
- Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos; pois o Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles, porém, não entendiam essa palavra, cujo sentido lhes era encoberto para que não o compreendessem; e temiam interrogá-lo a esse respeito. “
-Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; pois será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; e depois de o açoitarem, o matarão; e ao terceiro dia ressurgirá.
Mas eles não entenderam nada disso; essas palavras lhes eram obscuras, e não percebiam o que lhes dizia.”
NA PRÁTICA 0 2
(A Confusão Generalizada Sobre A Primeira Vinda / João12:32-36):
E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. Isto dizia, significando de que modo havia de morrer.
Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu: Importa que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?
Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles.”
.
NA PRÁTICA 03 (A Clareza dos Fatos Na Profecia de Isaías 53:3-6 e 11-12):
- Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”
.
- Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.
Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.”
.
NA PRÁTICA 04 (A Clareza dos Fatos Na Profecia de Daniel 9:26 / NVI):
Depois das sessenta e duas semanas o Ungido será morto e já não haverá lugar para ele. A cidade e o Lugar Santo serão destruídos pelo povo do governante que virá . O fim virá como uma inundação; guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.”
.
NA PRÁTICA 05 (A Clareza Na Profecia de Caífás / João 11:47-52):
Então os principais sacerdotes e os fariseus reuniram o sinédrio e diziam: Que faremos? porquanto este homem vem operando muitos sinais. Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e nos tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação.
Um deles, porém, chamado Caifás, que era sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: Vós nada sabeis, nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação toda.
Ora, isso não disse ele por si mesmo; mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus havia de morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para congregar num só corpo os filhos de Deus que estão dispersos.”
.
NA PRÁTICA 06 (A Real Compreensão, Após A Ressurreição/ Lucas 24):
Já transcrito anteriormente:
NA PRÁTICA 07 (Real Compreensão, Após Vinda do Espírito/ Atos 2:25-39):
Porque dele fala Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado; por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e além disso a minha carne há de repousar em esperança; pois não deixarás a minha alma no hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; fizeste-me conhecer os caminhos da vida; encher-me-ás de alegria na tua presença.
Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes - prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção.
Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela dextra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.”
.
II - CONFRONTAÇÃO ÀS SUPOSIÇÕES CORÂNICAS:
.
QUESTÃO 1:
Tenho muito ainda o que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;”
ESTE TEXTO, também afim a João 16:7-8 (“Se eu não for, o Consolador não virá a vós outros”, etc.), JÁ TRAZ UMA REFUTAÇÃO À SUPOSIÇÃO CORÂNICA de que Maomé seja o Espírito Santo. O que Jesus ainda tinha por dizer seria dito. Mas MAOMÉ JAMAIS ALEGOU TER RECEBIDO OS VERSOS CORÂNICOS DE JESUS; porém, de Allah, através do anjo Gabriel. E nem Maomé poderia dizer coisa alguma da parte de Jesus aos apóstolos e primeiro discípulos, não tendo ainda nascido. Isso somente viria a acontecer em 570 d.C.
O QUE JESUS NÃO APENAS DIRIA, quando os Seus discípulos pudessem suportar ; MAS, TAMBÉM, O QUE ESPÍRITO OS FARIA LEMBRAR (João 14:25-26)?
FOI DITO QUANDO?
NO PRIMEIRO SÉCULO e constam dos Evangelhos e do Novo Testamento. Nos mesmos se encontram o que foi DITO (ENSINADO, ESCLARECIDO, RELEMBRADO, ETC.), APÓS A IDA DE JESUS AOS CÉUS.
.
quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido”
A vinda do Espírito da verdade se deu cinquenta dias após a Crucificação e dez após a Ascensão, tendo o seu registro bíblico no segundo capítulo do Livro dos Atos dos Apóstolos. A expressão “ele vos guiará a toda verdade” significa dar compreensão mais verdadeira e ampla de um aprendizado. E na prática, segundo o testemunho do Novo Testamento, OS APÓSTOLOS ENTENDERAM OUTRA VERDADE FUNDAMENTAL NO QUE DIZ RESPEITO ÀS SAGRADAS ESCRITURAS (Leia-se: Bíblia): a compreensão correta das mesmas não depende essencialmente do saber e da lógica humana. Mas, da iluminação (ou inspiração para o aprendizado) do próprio Espírito Santo.
NA PRÁTICA 01:
Segunda Carta de Pedro 1:20-21:
... sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. “
NA PRÁTICA 02:
Primeira Carta de João 2:24-27:
Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar.
E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.
E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda.”
>
NA PRÁTICA 03:
Segunda Carta de Pedro 3:15-16:
...e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.”
E CABE, ENTÃO, ENFATIZAR:
MAOMÉ NÃO TINHA O ESPÍRITO SANTO Consolador. Isto porque ele nunca foi um cristão. Antes, na perspectiva dos próprios escritos de João, escritor no qual quer estranhamente o islamismo basear-se, TRATA-SE O PROFETA DO ISLAMISMO DE UM ANTICRISTO. É o que se apura tanto no Evangelho quanto nas Cartas joaninas, quando da confrontação de alguns dos pressupostos corânicos, conforme iremos ainda demonstrar.
MAOMÉ ATÉ CONFUNDIA O ESPÍRITO SANTO COM O ANJO GABRIEL. Logo, somente poderia incorrer em suposições infundadas e erros teológicos que foram, de antemão, desmascarado por vários escritores bíblicos. Exemplos clássicos e crassos: 1) a Sura 19:67-72 (Justificação por obras); 2) o ter-se por parâmetro de conduta e em plena condição (Mas como?) de enfrentar o Juízo Final, a despeito se dar a práticas biblicamente abomináveis (Suras 33:21-23, 68:4, etc.); 3) a compreensão errônea da doutrina da Trindade, que ele julgou bisonhamente tratar-se do Pai, Filho e... Maria (Sura 5:116)!
Ora, até para confrontar algum ensino do qual discordamos, precisamos mostrar conhecimento de causa; e, não, estupidez teológica, como a verificada no profeta do Islamismo. O TERMO TRINDADE, certo, não se encontra na Bíblia; mas, porém, todavia e entretanto: foi usado pelos cristãos pós-apostólicos e pré-Catolicismo apenas como ABREVIAÇÃO DA EXPRESSÃO BÍBLICA Pai, Filho e Espírito Santo (Mateus 28:18-20).
.
- QUESTÃO 02:
vos anunciará as coisas que hão de vir.”
.
1 - UM ISLÂMICO DESINFORMADO ou intencionadamente mal informado PODERÁ DIZER que a expressão “coisas que hão de vir” (Ou, noutras traduções, “o que há de vir”.) SEJA UMA REFERÊNCIA A MAOMÉ. Seria até natural teólogos ou acadêmicos da religião forçarem a interpretação nesse sentido. Mas as palavras são dirigidas inicialmente aos apóstolos, contemporâneos de Jesus e não do profeta do Islamismo. E somente A EVIDÊNCIA HISTÓRICA DEFAZ POR COMPLETO A SUPOSIÇÃO.
Por outro lado, TAMBÉM ESTÁ EVIDENTE QUE A EXPRESSÃO DIZ RESPEITO A FATOS, acontecimentos escatológicos (ou não), e jamais a uma determinada pessoa.
A Escatologia bíblica, certo, traça o perfil de alguns personagens: a Besta, o Falso Profeta, as duas Testemunhas, os mártires do fim dos tempos e do próprio Jesus, dentre outros. Todos, porém, pertencentes um tempo que, ao que nos parece, somente agora iminente.
Bem AO CONTRÁRIO DA SUPOSTA REFERÊNCIA A MAOMÉ ou do que este viria a fazer, o que temos, então, na expressão utilizada nalgumas versões bíblicas, “o que há vir” ?
A PREVISÃO DO CARÁTER PROFÉTICO DE ALGUNS TEXTOS DOS EVANGELHOS E DO NOVO TESTAMENTO; principalmente, o Apocalipse de João. Nas referências de Jesus ao Espírito Santo Consolador estão a gênesis dos Evangelhos e do Novo Testamento. E, estes, são em primeira e última análise o testemunho do Espírito, através dos escritores bíblicos.
Em João 15:26-27, Jesus deixa claro:
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;
e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.”
.
2 - SOBRE O TESTEMUNHO APOSTÓLICO:
Essencialmente, os Evangelhos, como de resto o Novo Testamento, dão-nos o TESTEMUNHO SOBRE A PRIMEIRA VINDA DO MESSIAS, em conformidade com algumas profecias do Antigo Testamento: Deuteronômio 18:18; Salmo 22; Isaías 7:14, 9:6, 53:1-12; Daniel 9:26, etc. Mas, também, englobam, em seu caráter profético, o TESTEMUNHO SOBRE A SUA VOLTA (segunda Vinda). Trata-se, portanto, de um testemunho SOBRE UM PASSADO RECENTE (O Messias esteve entre nós na primeira metade do Século I.) E SOBRE UM FUTURO, ÀQUELA ÉPOCA MUITO DISTANTE. Agora, todavia, textos proféticos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, dão-nos a noção dessa proximidade (ou iminência): Livro do Profeta Zacarias, capítulo 12, Mateus, capitulo 24 e Apocalipse 6:9-11, dentre tantos outros.
A EXISTÊNCIA DE MAOMÉ (Nascimento, vida e morte.) NÃO PERTENCE A NENHUM DOS DOIS PERÍODOS RICAMENTE DISCRIMINADOS. Apenas indiretamente, conforme discorreremos mais ao final desta obra, é que se pode abstrair alguma referência: não à pessoa, mas, ao perfil e mau exemplo do profeta do islamismo.
João, Pedro, Paulo e Judas, o irmão do Senhor por parte de mãe, falam da emergência de falsos mestres e falsos profetas. Perfil em que Maomé, em termos estritamente bíblicos, se enquadra. Porém, os tais sempre estiveram presentes (na vida dos judeus e, depois, dos cristãos) em todos os tempos. Grande parcela das cartas que compõem o Novo Testamento (e até as cartas do próprio Jesus, ditada a João para as sete igrejas do Apocalipse) foram escritas no combate de algumas de suas doutrinas e ao comportamento leviano e libertino dos mesmos.
.
3 – AINDA SOBRE O TESTEMUNHO APOSTÓLICO:
Até aqui, este arrazoado fez a devida refutação de João 16:12-13 como suposta referência ao profeta do islamismo. Convém, a partir de agora, sejam dados ALGUNS EXEMPLOS PRÁTICOS DE COMO A PERCEPÇÃO DOS APÓSTOLOS E DISCÍPULOS FOI RICAMENTE AMPLIADA, APÓS A VINDA DO ESPÍRITO SANTO Consolador. Em razão disso, temas sobre os quais Jesus com os mesmos tratou nos Evangelhos foram melhor compreendidos, após a Ressurreição e a Vinda do Espirito.
.
NA PRÁTICA 01 - PEDRO:
(Pedro E Os Demais Têm A Compreensão Ampliada Sobre O Espírito Santo, Para Além do Que Jesus Tinha Ensinado):
ATOS DOS APÓSTOLOS 2:14-21:
Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor, e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
.
NA PRÁTICA 02 – PAULO:
(A Compreensão dos Acontecimentos Escatológicos Para Além do Que Jesus Profetizara No Sermão Profético, em Mateus, Capítulos 24 e 25):
PAULO:
- Primeira Carta aos Coríntios, Capítulo 15:50-56:
Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
.
EM TEMPO:
PAULO, escreve em conformidade com o que dissera Jesus, em Marcos 12:18-25, etc.: “No Céu não se casam e nem se dá em casamento, pois são todos como os anjos.” DESMASCARA, portanto, com 500 anos de antecedência, A CONCEPÇÃO CORÂNICA DE PARAÍSO como um suposto harém (Suras 55:45-78, 38:49-53, 44:51-56, etc.).
SURA 55:45-78:
Assim, pois, quais, das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Por outra, para quem teme o comparecimento ante o seu Senhor, haverá dois jardins.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Contudo todas as espécies (de frutos e prazeres).
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Em ambos, haverá duas fontes a verter.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Em ambos haverá duas espécies de cada fruta.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Estarão reclinados sobre almofadas forradas de
brocado, e os frutos de ambos os jardins estarão ao (seu)
alcance. Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? 56 Ali haverá, também, aquelas de olhares recatados que, antes deles, jamais foram tocadas por homem ou gênio.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Parecem-se com o rubi e com o coral.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? A retribuição à bondade não é, acaso, a própria
bondade?
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? E, além dos dois mencionados, haverá outros dois
jardins,
Assim, pois, quais das mercês, do vosso Senhor,
desagradeceis? De cor verde-escuro, vicejantes.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Neles haverá duas fontes a jorrar.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Em ambos haverá frutas, tamareiras e romãzeiras.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Neles haverá beldades inocentes,
71 –Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Huris recolhidas em pavilhões,
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Que jamais, antes deles, foram tocadas por homem ou gênio,
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Reclinadas em coxins, cobertos com pano verde e
formosas almofadas.
Assim, pois, quais das mercês do vosso Senhor
desagradeceis? Bendito seja o nome do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo).”


- SEGUNDA CARTA DE PAULO AOS TESSALONICENSES 2:1-12:
Paulo retoma e amplia um tema do Livro do Profeta Daniel (9:24-27 e 12:9:12), referido por Jesus no Sermão Profético (Mateus 24:15-22): a Apostasia. Acontecimento que precederá o aparecimento do Anticristo (Besta do Apocalipse), personagem escatológico de destaque no fim dos tempos (Apocalipse capítulo 13 e 19:11-21).
EM TEMPO:
Sempre cabe enfatizar, conforme já mostrei, O TESTEMUNHO DE PEDRO A RESPEITO DOS ESCRITOS DE PAULO, conferindo-lhes autoridade apostólica (Segunda Carta 3:15-16). E, por extensão, aos de Lucas e do também evangelista Marcos, cooperadores que foram de Paulo (Colossenses 4:14, 2Timóteo 4:11; Filemon 24). No caso de Marcos, além de cooperador de Paulo, era extremamente ligado a Pedro. Consta dos escritos de cristãos pós-apostólico e pré-Catolicismo, como Papias e outros, que Marcos recebeu de Pedro o seu evangelho (Atos 13:4-5, 2Timóteo 4:11, Colossenses 4:10, 1Pedro 5:13).
.
NA PRÁTICA 03 – JOÃO:
LIVRO DO APOCALIPSE:
Segundo Donald C. Stamps, editor da Bíblia de Estudo Pentecostal, o último livro da Bíblia é singular entre os demais:
Ele é, ao mesmo tempo, uma revelação do futuro (1.1,19), uma profecia (1.3,22.7,10,18,19) e um conjunto de sete cartas (1.4,11; _ 3.22.).
(...)
O livro retrata as circunstâncias históricas do reinado de Domiciano, o qual exigiu que todos os seus súditos lhe chamassem de ‘Senhor e Deus’. Sem dúvida, o decreto do imperador originou um confronto entre os que dispunham a adorá-lo e os crentes fiéis, que confessavam que somente Jesus era ‘Senhor e Deus’.
(...)
O livro revela principalmente os eventos dos últimos sete anos antes da segunda vinda de Cristo, quando, então, Deus intervirá neste mundo e vindicará seus santos, derramando sua ira sobre o reino de Satanás. A isto seguir-se-á a segunda vinda de Cristo.”
.
O QUE MAIS IMPORTA: o livro de João está em conformidade com os escritos de Paulo, com o Sermão profético de Jesus e com o Livro do Profeta Daniel, dentre outros. Enquanto o Livro do Profeta Isaías pode ser considerado uma espécie de “Evangelho do Antigo Testamento” (devido ao seu teor messiânico), o Livro de Daniel pode ser considerado o “Apocalipse do Antigo Testamento”. Isso se deve a caráter profético desta obra e às suas muitas referências a questões do fim dos tempos.
.
- LIVRO DO PROFETA DANIEL 12:7-11:
E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas.
Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.
Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão. desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.”
.
- EVANGELHO DE MATEUS 24: 9-18 (Excerto Sermão Profético de Jesus):
Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa, e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa.”
.
- LIVRO DO APOCALIPSE DE JOÃO 1:17-19:
Quando o vi (A JESUS CRISTO), caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo:
Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.
Escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder.”
. .
VI - REFUTAÇÃO (Textos Afins):
O Evangelho, As Cartas de João & Toda A Bíblia.
.
I - TRÊS QUESTÕES CRUCIAIS
(Em Termos de Conclusão & Para O Início de Conversa):
.
O estudo e a interpretação correta dos textos sobre o Espírito Santo Consolador, apenas nas palavras de Jesus no Evangelho de João e apontadas pelo Islã moderno (como supostas profecias a respeito de Maomé), já nos permitiu confrontar e dimensionar a amplitude do equívoco. Pois O ISLÃ TEM CONTRA SI, no seu erro de interpretação e engano ao nível teológico:
.
1 - O FATO DO ESPÍRITO SANTO NÃO SER UM MERO SER HUMANO e pré-existIr à Criação (Gênesis 1:1-2). No entendimento bíblico, o homem também é espírito: habitamos um corpo e possuímos uma alma (pensamento, emoções, vontade). A questão é que somente passamos a existir (na forma espírito) no ato da concepção. Como diz o salmista Davi, no Salmo 139:13:
Pois tu (SENHOR) formaste o meu interior,
tu me teceste no seio
de minha mãe.”
Fora o seu papel na Criação de todas as coisas desde o princípio, ao Espírito também é atribuída, na Bíblia, ação na criação dos seres humanos. Logo. Ele não pode ser visto na perspectiva de um (ou mais um) ser criado. Antes, como Criador.
LIVRO DE JÓ 33:4:
O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”
SALMO 104:30:
Envias o teu fôlego, e são criados; e assim renovas a face da terra.”
EM TEMPO:
Em outras traduções, ao contrário de “teu fôlego”, usa-se a expressão “o teu Espírito”. A ideia do Espírito Santo como o fôlego de Deus é pertinente à compreensão de Sua deidade. A ideia subjacente é de que nem Deus existiria sem o seu fôlego (o Espírito) ou se não fosse o próprio Espírito.
.
SEGUNDA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS 3:17-18 - RA:
Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”
.
2 – A DATA DO EVANGELHO, TEMPO HISTÓRICO EM QUE JESUS FALOU SOBRE A VINDA IMINENTE DO ESPÍRITO SANTO: quinhentos anos antes de Maomé existir.
Para pré-existir ao próprio nascimento e estar com os discípulos de Jesus, Maomé precisaria ser mais do que um simples mortal. Pressupor que Jesus estivesse referindo a Maomé no Evangelho de João é um despautério da enormidade da deificação do profeta do Islamismo na Suna. E conforme eu digo no meu A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS (Cujas Respostas Precisam Soar Mais Alto Que O Silêncio Islâmico & do Que As Contradições Corânicas):
.
De fato, há nas escrituras corânicas a ABSURDA TENTATIVA DE DEIFICAÇÃO DO PROFETA DO ISLAMISMO. Não bastasse o Alcorão querer elevá-lo à categoria de INTERCESSOR (17:79); dizer que o próprio deus Allah intercederia por ele (Mas a quem?), na Sura 33:56; além de engrandecer-lhe a fama, nas Suras 94:14 (Como se o próprio Maomé não tivesse dito que fora feito “vitorioso”, através do terror...); veja as “PÉROLAS” TEOLÓGICAS encontradas nas Tradições Islâmicas, mais especificamente na Tafsir (Comentários ao Alcorão) de Ibn Khathir:
A – Adão teria pedido perdão a Allah, em nome de Maomé; e o deus corânico teria antecipado a Adão a vinda do profeta do Islamismo;
B – Adão teria dito ver o nome de Maomé no trono do deus Allah;
C – Allah teria dito a Adão que Maomé é o mais querido.
(Tafsir Ibn Khathir, Parte 01, página 107; Al-Firdous Ltda, Londres, 2ª. edição, 1988.)
Ora, estamos tratando, no caso de Maomé, de um indivíduo comprovadamente covarde, mentiroso, homicida, abusador de mulheres e de crianças, necrófilo e terrorista assumido. Não seria o caso de perguntar se tal Tafsir diz respeito a uma religião monoteísta ou ao Satanismo? As Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia.) nos informam que até Satanás é monoteísta (Tiago 2:19). Mas, porém, todavia: Satanás é o que é e fez o que fez. (E não é que ainda faz, através de seus capachos?) Toda a desgraça da raça humana e de parcela da própria hoste angelical se deve, em termos da Teologia bíblica, à rebelião cósmica de Satanás e à Queda do homem. Nenhuma doutrina ou prática que lhes sejam inerentes recebem a aprovação divina.
.
3 – O CUMPRIMENTO DAS PALAVRAS DE JESUS SOBRE O ESPÍRITO SANTO, TANTO NO PRÓPRIO EVANGELHO, QUANTO NO NOVO TESTAMENTO:
EVANGELHO DE JOÃO 20:19-22:
Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”
LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS 2:1-4:
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.”


EM TEMPO:
Assim se resolve UMA APARENTE CONTRADIÇÃO. A que haveria entre os discípulos RECEBEREM (DE JESUS) O ESPÍRITO Santo, no Evangelho de João, e POSTERIORMENTE A SUA PLENITUDE, no Livro dos Atos dos Apóstolos:
1 – A igreja de Jesus somente passa existir, quando os discípulos recebem da parte dEle o Espírito Santo. A igreja é conhecida no Novo Testamento como o corpo de Cristo, à qual Ele a habita, através (ou na pessoa) do Espírito. É o que se verifica em João 11:49-52, 1Coríntios 12:27 e Efésios 5:23, em conformidade com 1Coríntios 6:19. Além das próprias palavras de Jesus, em João 14:17-b:
vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”.
2 – A despeito de já terem recebido o Consolador, depois da Ressurreição e antes da Ascensão, ainda não estavam os discípulos de Cristo aptos para dar testemunho de maneira corajosa e intrépida sobre os fatos ocorridos. Tinham eles, até ali, recebido o Espírito Santo em Sua essência; mas, precisam Dele em plenitude. Eles haviam recebido o mandado da pregação do Evangelho a todas as criaturas e de fazerem discípulos em todas as nações da terra (Marcos, capítulo 16 e Mateus 28). A obediência ao ordenado muitas vezes implicou em perseguições mortais. Paulo que o diga, quando de suas viagens missionárias, registradas, a partir do capítulo treze do Livro dos Atos dos Apóstolos. Sem a capacitação do Espírito em plenitude (e não somente possuindo-O em essência) a tarefa missionária tornar-se-ia, na prática, impossível.
A EXPERIÊNCIA DOS APÓSTOLOS e discípulos de Jesus pode ser comparada ( em alguns aspectos) à dos líderes que precederam os reis de Israel no Antigo Testamento (Ver Livro dos Juízes.). Estando o povo sob  servidão, após receberem força e coragem extraordinárias do Espírito em plenitude, aqueles futuros juízes intentavam com êxito a libertação da nação. Daí, que as expressões “Veio sobre ele o Espírito do Senhor” (Juízes 2:10, 11:29) ou o Espírito do Senhor de tal maneira se apossou dele” (14:6, 15:14) podem e devem ser vistas em relação direta com “Todos ficaram cheios do Espírito Santo” em Atos 2:4 e 4:31.
Além do mais, EXPERIÊNCIA SEMELHANTE VINHA SENDO REGISTRADA DESDE A TORÁ. Deus diz dos artífices do Tabernáculo (primeiro templo, porém, móvel, que o Senhor ordenou se construísse no planeta Terra): “Eis que chamei a Bezalel (...) e o enchi do Espírito de Deus” (Êxodo 31:1-2). E a respeito de Moisés, há uma passagem bíblica exponencial.
LIVRO DOS NÚMEROS 11:24-29:
Saiu, pois, Moisés, e relatou ao povo as palavras do Senhor; e ajuntou setenta homens dentre os anciãos do povo e os colocou ao redor da tenda.
Então o Senhor desceu: na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, pô-lo sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles profetizaram, mas depois nunca mais o fizeram.
Mas no arraial ficaram dois homens; chamava-se um Eldade, e o outro Medade; e repousou sobre eles: o espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram para irem à tenda; e profetizavam no arraial.
Correu, pois, um moço, e tenho dado os levitas a Arão e a Eldade e Medade profetizaram no arraial. Então Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu e disse: Meu Senhor Moisés, proíbe-lho.
Moisés, porém, lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles!”
.
3 – Na Sua humanização, nem mesmo o Messias prescindiria da experiência. E até, para cumprimento de profecias a Seu respeito, registra-se o fato de Jesus, anunciar em Nazaré, cidade onde crescera, o início do Seu ministério. Exercido este, na extraordinária capacitação (ou plenitude) do Espírito Santo Consolador.
EVANGELHO DE LUCAS 4:16-21:
Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. Ensinava nas sinagogas deles, e por todos era louvado.
Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos.”


III - OUTRAS SETE QUESTÕES, TAMBÉM CRUCIAIS:
.
AS MESMAS CONTRADIÇÕES verificadas no fato do Islamismo moderno RECORRER AO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS, tentando validar suas suposições, SÃO VISTAS COM RELAÇÃO AO EVANGELHO de João. Fato que fica em maior evidência, quando consideramos os demais livros do apóstolo-evangelista.
.
1 – A MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS:
ISAÍAS PROFETIZOU, com 750 anos de antecedência, a morte e ressurreição do Messias (Capítulo 53, etc.). E JOÃO, assim como os outros evangelistas, DEU TESTEMUNHO DO CUMPRIMENTO DA PROFECIA. Quando da prisão de Jesus, conforme o também predito nas Escrituras, Ele foi abandonado por seus discípulos (Marcos 14:27-29 / Mateus 26:56).
Da prisão à Crucificação, calcula-se a duração de nove horas. Alguns dos discípulos voltariam, caso registrado de Pedro e João, acompanhando até onde puderam a sucessão dos acontecimentos (João 18:15-16).
Quando, finalmente, foi Jesus crucificado, estavam aos pés da cruz como testemunhas oculares João e as mulheres: Maria, a mãe do Senhor; uma irmã desta; Maria, identificada esposa de Clopas, possivelmente um dos dois discípulos a quem Jesus apareceu depois de ressurreto (Lucas 24:13-18.); e Maria Madalena (João 19:25- 27.).
A Questão:
Para buscar no Evangelho (e no autor do mesmo) qualquer validação à suposição corânica, o Islamismo teria que aceitar os escritos de João por inteiro. E neste caso, aceitar o seu testemunho sobre Jesus. O problema é que O TESTEMUNHO DE JOÃO SOBRE A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE JESSUS DESMASCARA A SURA 4:157-158, mostrando a dissimulação do deus Allah. E, por extensão, o testemunho de João, assim como a Bíblia, CONFRONTA A DOUTRINA CORÂNICA DA JUSTIFICAÇÃO POR OBRAS (Sura 19:68-53).
- EVANGELHO DE MARCOS 14:27-28:
Disse-lhes então Jesus: Todos vós vos escandalizareis; porque escrito está: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. Todavia, depois que eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galiléia.”
EVANGELHO DE JOÃO 18:12-16:
Então a coorte, e o comandante, e os guardas dos judeus prenderam a Jesus, e o maniataram. E conduziram-no primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano. Ora, Caifás era quem aconselhara aos judeus que convinha morrer um homem pelo povo.
Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. Este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus no pátio do sumo sacerdote, enquanto Pedro ficava da parte de fora, à porta. Saiu, então, o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, falou à porteira, e levou Pedro para dentro.”
19:25-27:
Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena.
Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.”
.
2 – O TESTEMUNHO SOBRE A DEIDADE DE CRISTO.
ISAÍAS (9:6, 7:14, etc.) AFIRMA QUE O MESSIAS É DEUS e profetiza a Sua vinda na forma humana, conforme o que já fora predito na Torá (Gênesis, capítulo terceiro). E JOÃO, DÁ TESTEMUNHO LITERAL SOBRE A VINDA E A CONDIÇÃO DIVINA DE JESUS, tanto no Evangelho (1:1-14, 13:13; 20:24-29, etc.) quanto nas Cartas (Primeira 3:16, 5:20, etc.) e no Livro do Apocalipse (1:7-8 e 17-18, etc.).
A Questão:
O fato de BUSCAR NO EVANGELHO VALIDAÇÃO À SUPOSIÇÃO corânica sobre Maomé NÃO PASSA DE OUTRA TERRÍVEL CONTRADIÇÃO. Já que o EVANGELHO precisaria ser aceito por inteiro. E este mesmo livro, assim como as cartas, ENFATIZA A DEIDADE DE CRISTO. E, ao fazê-lo, confronta os pressupostos corânicos de que Jesus seria apenas um mero ser humano, como quer o Islã (Suras 5:72, 75, 116).
.
Percepção Corânica Sobre Jesus: Breve Súmula:
SURA 5:72-a / HN:
Com efeito são, renegadores da Fé os que dizem: ‘Por certo, Allah é o Messias, filho de Maria’.”
SURA 5:75-a / HN:
O Messias, filho de Maria, não é senão um Mensageiro; antes dele, com efeito os outros mensageiros passaram.”
SURA 5: 116-a / HN:
E lembra-lhes de quando Allah dirá: ‘O Jesus, filho de Maria! Disseste tu aos homens: ‘Tomai-me e a minha mãe por dois deuses, além de Allah?’ Ele dirá: ‘Glorificado sejas! Não é admissível dizer o que não me é de direito.”
EM TEMPO:
Tal diálogo, outra suposição corânica, jamais existiu. Primeiro porque, quando levamos em conta as escrituras tidas por sagradas pelo Islamismo e o Cristianismo, fica evidente que Allah corânico não pode ser o mesmo Deus bíblico. E depois, o que salta aos olhos nesta sura é a estupidez teológica de Maomé (Caso seja ele mesmo que a tenha ditado.): ele confunde a Trindade bíblica, como se formada por Pai, Filho e... Maria!
Ora, até por uma questão de honestidade intelectual, não se concebe um profeta do Deus bíblico ignorante no que diz respeito às Escrituras. E vale de novo ressaltar: o termo Trindade era apenas a forma abreviada que os cristãos pós-apostólicos e pré-Catolicismo usavam para referir-se a Deus, como Pai, Filho e Espírito Santo. E estavam em conformidade com Mateus 28:18-20 e escrituras afins. Mas, Maomé, ignorante também sobre a História da Igreja, quis fazer supor aos árabes do seu tempo que houvesse na Bíblia adoração à Maria ou que o termo Trindade implicaria na adoração a três deuses. Ele, dada as suas muitas limitações, confunde a percepção bíblica do que seja um Deus plural com o que supunha uma pluralidade de deuses.
.
NA PRÁTICA
(A Percepção de Jesus No Evangelho, Cartas e no Apocalipse de João):
EVANGELHO:
1:1-3 e 14:
-No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”
-E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.”
20:24-29:
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.
Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.
Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.”
.
PRIMEIRA CARTA:
3:16:
Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.”
5:20:
Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”
LIVRO DO APOCALIPSE:
1:7-8:
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eu sou o Alfa e o ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
1:17-18:
Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.”
.
3 – NÃO HÁ NENHUMA REFERÊNCIA A JOÃO E AOS SEUS ESCRITOS NO ALCORÃO; E O MESMO ACONTECE COM O LIVRO DO PROFETA ISAÍAS.
Nenhum dos apóstolos de Jesus são sequer nomeados no Alcorão. A referência aos mesmos é generalizada, como acontece na Sura 61:14. Em tal sura, Allah alega tê-los feitos prevalecer contra os seus opositores e, dizendo isso, comete dois disparates.
Primeiro: na propagação da fé cristã, Jesus preconizou o NÃO uso da violência e a possibilidade de martírio (João 16:1-20). E, sabe-se, pelo testemunho da História, todos os apóstolos foram martirizados. Portanto, bem ao contrário de Maomé, o qual viria dizer de si para si: “Eu fui feito vitorioso pelo terror.” (Bukhari, Livro 52, Número 220). Sim, eles não prevaleceram fisicamente contra os seus maiores perseguidores: o império romano e o Judaísmo.
Segundo e o que mais importa: o testemunho que os apóstolos e demais discípulos deram sobre a deidade e a morte e ressurreição redentoras do Messias não foi sufocado. Antes, prevaleceu, ao ponto da História, no Ocidente, ser contada como antes e depois de Cristo. Até porque Jesus já profetizara que as portas do inferno jamais prevalecem contra a Sua igreja e a confissão de fé da mesma (Mateus 16:13-18).
Ser vitorioso para o Islamismo e sua concepção errônea, tanto do ministério dos profetas do Antigo Testamento quanto da história dos apóstolos, significa impor-se pelo terror. Este é o caráter, beligerante, da religião quando praticada com autenticidade. E nem poderia ser diferente ao levarmos em conta: 1 - os mais de cem versos sanguinários do Alcorão; 2 - o exemplo e legado de Maomé, hoje inspiradores do Terror dos radicais; 3 – e a exponencial Sura 61, a qual diz literalmente que Maomé teria vindo “com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre toda religião”.
Questão:
Na conta de “vitoriosos”, em se tratando de beligerância, os discípulos de Cristãos não podem estar. E se fizessem uso da violência, deixariam automaticamente de ser autenticamente cristãos (Mateus, capítulos 5, 6  e 7, etc.). Aqueles que, ao longo da História, de tal expediente usaram (Cruzados, inquisitores, fomentadores de guerras da religião, etc.), na perspectiva do Novo Testamento, não passam de falsos discípulos de Jesus. João é conhecido por seus escritos como o Apóstolo do amor. E como pode o Islamismo tentar validar suas suposições sobre Maomé, apelando para um autor que o Alcorão sequer cita; e cujos escritos e exemplo de conduta Maomé completamente ignorou?
.
4 – OS TERMOS USADOS POR JESUS, IDENTIFICANDO O CONSOLADOR NO EVANGELHO & DEMAIS LIVROS BÍBLICOS:
.
I - ESPÍRITO: Identificando a Sua forma de existência não humana.
II - ESPÍRITO DA VERDADE: Atributo que O coloca em confronto ao Allah corânico, um deus que mente (Sura 4:157-158) e manda mentir (16:106, etc.); como também ao próprio Maomé. E este, pelo o que até aqui temos demonstrado, faz das Suras 7:157 e 61:6 uma deslavada mentira. Suposições do que não se pode biblicamente comprovar.
III - ESPÍRITO SANTO: Que tal pormos em confronto a santidade do Espírito e a conduta abominável de Maomé, biblicamente falando?
IV – CONSOLADOR, termo que pode significar ou remeter também para::a - CONSELHEIRO, e Isaías (9:6) diz de Jesus: “e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro”;
b - ADVOGADO,
e João diz sobre Jesus na Primeira Carta (2:1):
“ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”.

.
Uma Questão:
Jesus já tinha referido a Si mesmo como Consolador, o qual estava fisicamente presente na vida dos discípulos. E disse que o Espírito Santo também lhes seria Consolador, porém, numa experiência espiritual mais ampla: habitando-os, em plenitude: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador (...) e estará em vós”.
E quanto a Maomé? Poderia ser este conselheiro, advogado e, sobre tudo, Consolador dos cristãos, a quem TRUCIDOU na Arábia, inclusive, abusando de suas viúvas e órfãs???
V - ESPÍRITO ETERNO (Hebreus 9:14): Ver QUESTÃO 06.
VI - ESPÍRITO DE CRISTO (1Pedro 1:10-12): Sendo o autor e inspirador das Sagradas Escrituras; e tendo estas como centralidade a pessoa e a obra redentora do Messias; torna-se até natural a definição. Além de pôr em evidência a percepção trinitariana dos escritores do Novo Testamento. Pois a palavra dirigida ao profeta é atribuída ao Pai (Isaías 6:1-2 e 9-10), a Cristo (João 12: 37-41) e ao Espírito Santo Consolador (Atos 28:25-28).
VII - DEUS (Livro dos Atos dos Apóstolos 5:3-4):
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?
Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
.
NA PRÁTICA 01:
- LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 6:1-3 e 9-10:
- “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.”
- “Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado.”
- EVANGELHO DE JOÃO 12:37-41
E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e aquém foi revelado o braço do Senhor?
Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.
Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou.”
ATOS DOS APÓSTOLOS: 20:28:
Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.”
.
NA PRÁTICA 02
PRIMEIRA CARTA DE PEDRO 1:10-12 / NVI (comentado):
.
Desta salvação
(PROCLAMADA ATRAVÉS DO ENSINO APOSTÓLICO.)
inquiririam e indagaram diligentemente os profetas
(DO ANTIGO TESTAMENTO.)
que profetizaram da graça que para vós era destinada
(AOS QUE SE TORNARAM CRISTÃOS, EXCLUSIVAMENTE.),
indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava,
(O ESPÍRITO SANTO DE DEUS.)
ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
(MORTE, RESSURREIÇÃO E GLORIFICAÇÃO, QUANDO DA ASCENSÃO DE JESUS CRISTO AOS CÉUS.).
Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho;
(OS APÓSTOLOS E OS PRIMEIROS DISCÍPULOS.)
para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.  Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça (NÃO NA NOSSA JUSTIÇA PRÓPRIA OU BOAS OBRAS) que se vos oferece
na revelação de Jesus Cristo
(TODA A BÍBLIA).”   
.
5 – O TRINITARIANISMO DE JOÃO E DO NOVO TESTAMENTO.
Todas as palavras no Evangelho de João a respeito do Espírito Santo advogam uma percepção trinitariana de Deus. O próprio João, em todos os seus escritos, deixa-a bem evidente. E ainda dentro do conceito que Maomé sequer compreendeu e quis inutilmente falar contra:
I - Jesus enviaria o Consolador, do mesmo modo que o Pai o faria:
Quando, porém, vier o Consolador, que eu enviarei da parte do Pai...” (15:26) / “Rogarei o Pai e ele vos dará outro Consolador” (14:16).
II – Jesus habitaria os discípulos, assim como o Pai e o Espírito fariam:
Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” (João 14:23)
III – Jesus diz que o Espírito daria testemunho ao Seu respeito (Eis a gênesis dos Evangelhos e do Novo Testamento!), assim como o Pai e o Espírito tinham feito, no Antigo Testamento:
.
- “Quando, porém, vier o Consolador, (...) esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.” (João 15:26-27)
.
- “E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma; e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou.
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!” (João 5:37-40)
.
Dito isto, vale a pena lembrar que não é apenas João que tem esta percepção da divindade, presente no Novo Testamento, e séculos antes do Catolicismo romano. Ela se encontra na confissão de Pedro:
“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16:16). O mesmo Pedro que refere ao Espírito Santo como Deus no Livro dos Atos dos Apóstolos (5:3-4). E, a respeito de Jesus, afirma na sua Segunda Carta (1:1):
Simão Pedro, (...), aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.”
Da mesma forma, Paulo fará referências literais a Jesus Cristo como Deus (Romanos 9: 4-5, Tito 2:11-14). E Deus, na percepção do apóstolo, dos Evangelhos e do Novo Testamento, é um Deus-redentor, conforme é exponencialmente dito em Atos 20:28, já transcrito.
CARTA DE PAULO AOS ROMANOS 9:4-5:
...os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas;
de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.”
CARTA DE PAULO A TITO 2:11-14:
Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,
aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.”
ATOS DOS APÓSTOLOS 20:28: já transcrito.
Questão:
O que fica de todo este arrazoado? O Islamismo apelar para um escritor bíblico, trinitariano por excelência como João, soa-nos vexatório. Tendo-se em vista que para validar a suposição corânica (Ter sido Maomé predito na Bíblia.), seria preciso, então, aceitar a mesma percepção de Deus que o escritor, por revelação do Espírito Santo, possuía.
.
6 – A MAIS EVIDENTE DISTINÇÃO BÍBLICA ENTRE O ESPÍRITO SANTO E O ESPÍRITO HUMANO (DOS HOMENS).
Na polêmica que gerou a necessidade e a oportunidade desta obra, o meu oponente no debate demonstrou fazer confusão entre o espírito humano (de cada pessoa) e o Espírito Santo . Não entendia ele que somente o Consolador tem a capacidade, deídica, de habitar o espírito de várias pessoas ao mesmo tempo. E poderia fazer com todo o ser humano, se todos os homens fossem convertidos a Cristo.
Antes da Ascensão, foram apenas alguns dos discípulos (João 20:19-22); depois, cerca de uma centena (Atos 2:1-4). E, Pedro, já com a percepção ampliada daquela experiência espiritual, a reconhece como o cumprimento, ainda que parcial, do Livro do Profeta Joel (2:28-32). O apóstolo também atesta ser o recebimento do Espírito Santo algo extensivo a todos os discípulos de Jesus, e em todos os tempos.
ATOS DOS APÓSTOLOS 2:36-39:
Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.”
.
NA PRÁTICA:
O Consolador tem a capacidade deídica de habitar o espírito de cada ser humano e agir em unidade com o mesmo. E neste caso, a pessoa não dará testemunho a respeito de Jesus (e dos Seus ensinos) de si ou por si mesma. Quer dizer: utilizando-se apenas de suas faculdades humanas, como a lógica, a eloquência e os saberes (acadêmicos ou não) adquiridos de outros homens, etc.
O testemunho sobre Cristo é do próprio Espírito Santo Consolador, em conjunto com a pessoa, à qual concede autoridade, acuidade e intrepidez sobrenatural. Pois como o próprio Jesus disse: “esse dará testemunho de mim, e vós também testemunhareis” (João 15:26-27).
Foi pela virtude e poder do Espírito Santo que Pedro e João, antes simples pescadores, tornaram-se grandes pregadores e escritores bíblicos. Teólogos por excelência; bem ao contrário do Maomé das Suras 5:116, 2:34, 67:5, dentre tantas outras estupidez de cunho teológico.
Além do Espírito Santo e do espírito humano, há na Bíblia a referência aos espíritos imundos ou demônios. Estes, podem possuir, única ou em conjunto, um ser humano de cada vez. Os Evangelhos tanto mostram a opressão e/ou possessão por um único demônio (Marcos 9:17, etc.) ou por uma de suas legiões (Marcos 5:8-9).
Demônios são anjos que um dia, sob a liderança de Satanás, se rebelaram contra Deus e estarão em eterna condenação (Mateus 25:41). A função dos mesmos, enquanto neste mundo podem agir: arrebanhar seres humanos para sua companhia. Sabem eles o que lhes reserva a Eternidade (Apocalipse 20:1-14).
O ATRIBUTO QUE IRÁ DIFERENCIAR O CONSOLADOR do espírito (de cada ser) humano e dos espíritos demoníacos é a Sua eternidade, no sentido deídico do termo (Hebreus 9:14). Eterno: existente por si mesmo, desde a Eternidade passada (antes de todas as coisas que virem à existência pela Palavra) à Eternidade futura, descortinada no Livro do Apocalipse. E Deste atributo decorrem os demais somente a Deus atribuídos. Evidentemente, que não pode ser tratar de Maomé.
.
NA PRÁTICA 01
(Sobre O Espírito Humano):
PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS 2:11-12:
Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;”
SALMO 77:3:
Lembro-me de Deus, e me lamento; queixo-me, e o meu espírito desfalece.”
CARTA DE PAULO AOS ROMANOS 2:29
Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.”
.
NA PRÁTICA 02
(Sobre Os Espíritos Malignos):
.EVANGELHO DE MARCOS 9:17-18:
Respondeu-lhe um dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo; e este, onde quer que o apanha, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando; e eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.”
5:9-13:
E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que não os enviasse para fora da região.
Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. Rogaram-lhe, pois, os demônios, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
E ele lhos permitiu. Saindo, então, os espíritos imundos, entraram nos porcos; e precipitou-se a manada, que era de uns dois mil, pelo despenhadeiro no mar, onde todos se afogaram.”
.
NA PRÁTICA 03
(Sobre A Eternidade Deídica do Espírito Santo Consolador):
.GÊNESIS 1:1-2:
No princípio criou Deus os céus e a terra.
A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.”
LIVRO DE JÓ 33:4
O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”
CARTA AOS HEBREUS 9:13-14:
Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”
.
7 – A NENHUMA RELEVÂNCIA DE MAOMÉ (Sequer, até aqui, comprovadamente mencionado na Bíblia.) EM COMPARAÇÃO COM A CENTRALIDADE DE CRISTO & Sua Obra.
EM TODA A BÍBLIA, mormente nos Evangelhos, assim como no Livro do Profeta Isaías, A CENTRALIDADE DA PESSOA E OBRA DO MESSIAS está evidenciada.
Constam do Antigo Testamento MAIS DE TREZENTAS PROFECIAS SOBRE JESUS, sendo vinte e cinco em torno de sua morte e ressurreição redentoras. E do Novo, o testemunho do cumprimento de grande parte do que foi previsto. Tendo-se em vista que a outra parcela aponta para a Sua segunda Vinda, antecedida de um grande conflito mundial e seguida de vários acontecimentos escatológicos.
E QUANTO A MAOMÉ, o que teríamos?
ABSOLUTAMENTE NADA, se levarmos em conta que Deuteronômio 18:18 já foi por mim refutado em um livro inteiro: RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) – Volume 02.
O outro texto bíblico a merecer a devida confrontação, MATEUS 21:43, sequer mencionaria (como quer a suposição islâmica) diretamente àquele líder religioso. Mas, DIRIA RESPEITO À EMERGÊNCIA DA RELIGIÃO DE MAOMÉ.
Questão:
O ISLAMISMO BASEIA-SE EM TEXTOS BÍBLICOS que mais revelam a dimensão de seus equívoco e contradições facilmente refutáveis, ao contrário de fundamentar a suas opiniões. E estas, conforme vamos comprovando, versículo por versículo, não passam de suposições corânicas, “baseadas” em quê?
.I - JOÃO 1:19-25, ênfase no último verso:
Na CONFUSÃO DOS FARISEUS sobre o Messias, distinguindo-O do profeta de Deuteronômio 18:18, em mais UM ERRO GRITANTE DE INTERPRETAÇÃO das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia).
.II - JOÃO 14:16-17, ênfase na expressão “outro Consolador”:
Não tendo mesmo como dizer que Maomé seja o Espírito Santo, restou O APEGO À IRREAL POSSIBILIDADE DE JESUS ESTAR FAZENDO ALUSÃO A OUTRA PESSOA.
Ilusão desfeita pelo verso seguinte, em que a expressão “o Espírito da verdade” define (como predicativo) quem é o Consolador, ao qual Jesus está referindo.
III- TEXTOS AFINS (João 14:25-26, 15:26-27, 16:7-14 e 20:19-22):
APEGO À IRREAL POSSIBILIDADE DE MAOMÉ SER O ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR. Como vimos, todas as palavras de Cristo apenas reforçam o fato dele estar falando aos discípulos unicamente e exclusivamente a respeito daquele a quem Ele, Jesus, enviaria da parte do Pai (15:26). E a teologia islâmica não aceita Maomé sendo enviado por Jesus; uma vez que o Islamismo o tem por superior ( E “O Selo da Revelação”!) a Cristo.
As palavras do Senhor, em todos os seus aspectos, revelam e enfatizam a percepção trinitariana e apostólica de Deus do escritor bíblico, João. Já o Alcorão, tenta negá-la. Maomé, por e com desconhecimento de causa, quis confrontá-la. Porém, falando mal do que não sabia e fazendo ousadas asseverações sobre o que deveria melhor se informar. E o fez, exatamente como faziam os falsos mestres dos tempos apostólicos, diria Paulo (Primeira Carta a Timóteo 1:5-7).
IV - ISAÍAS 29:12 / NVI:
Ou se vocês derem o livro a alguém que não saiba ler e lhe disserem: ‘Leia, por favor.’, ele responderá: ‘Não sei ler.’.”

Desprezo ao próprio texto e aos seus contextos (Parágrafo, capítulo, livro por inteiro e, de resto toda, a Escritura.), para a INDEVIDA FIXAÇÃO NUM VERSÍCULO QUE:
a - SEQUER VIRIA A SER CITADO POR JESUS, mesmo tendo sido Isaías o profeta ao qual Ele mais fez referência;
b – TAMBÉM NÃO SERIA CITADO POR NENHUM ESCRITOR DO NOVO TESTAMENTO;
c - ENQUANTO QUE O SEU IMEDIATAMENTE POSTERIOR MERECEU DE JESUS, NÃO APENAS MENÇÃO, MAS, ELUCIDAÇÃO QUANTO AO CUMPRIMENTO (Mateus 15:1-9 e Marcos 7:1-13):
O Senhor diz:
Este povo se aproxima de mim com a boca, mas o seu coração está longe de mim.
A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.” LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 29:13 / NVI
.
Conclusão óbvia: tivesse Maomé realmente sido profetizado em Isaías 29:12, como quer fazer supor o Islã: não seria o caso de Jesus, aproveitando-se da oportunidade, explicar que o versículo anterior a Isaías 29:13 tratava-se de uma referência a algum profeta que viria depois dele? Tivesse acontecido, e em função da referência (que não houve), o Islã teria, portando, um mínimo de evidência na qual fundamentar as suposições do Alcorão.
(Mas, nem sequer isso. E com um agravante: as suras refutadas neste livro, 7:157 e 61:6, não mencionam os Profetas; apenas a Torá e o Evangelho. Logo, apelar para o Livro do Profeta Isaías foge até à compreensão corânica de sobre quem teria trazido a revelação das escrituras. De modo que o Islã não tem autoridade moral para apelar para quem a religião não reconhece; e o Alcorão sequer menciona.)
Porém, Jesus, na interpretação e aplicação do versículo seguinte a Isaías 29:12, fala do cumprimento profético de Isaías 29:13 (Ver Mateus 15:1-9 e Marcos 7:1-13.). Tal cumprimento dá-se do tempo em que foi escrito (1250 anos antes de Maomé nascer.) aos dias do Senhor (500 anos antes do Islamismo). E desfaz, assim e por completo, as ilusões do Islã quanto à suposição corânica; não há em Isaías 29:12 qualquer alusão (ainda que velada) ao seu profeta. Fato este, como todos os que temos até aqui exposto, que nos obriga a questionar o Alcorão:
É mesmo uma escritura fidedigna, ainda que tida por sagrada?
EM TERMOS DE CONCLUSÃO, cabe o paralelo entre Jesus e Maomé, que faço no meu RESPOSTA AO ISLÃ – Vol. 02, com as seguintes ponderações:
.
A COMPARAÇÃO, PELO VISTO ATÉ AQUI, ACABA POR SALIENTAR A CONDIÇÃO DIVINA DE JESUS CRISTO E COLOCAR MAOMÉ NO SEU DEVIDO LUGAR.
1 – Jesus Cristo: nascimento e missão previstos e antevistos nas Sagradas Escrituras (Isaías 7: 13-14; 9:6-7; 1: 18-25, etc. e etc.); já Maomé, inexiste nas mesmas.
2 – Jesus Cristo teve nascimento anunciado pelo anjo Gabriel e saudado por anjos e homens (Lucas 1 e 2.), segundo as Escrituras; já Maomé, não.
3 – Jesus Cristo (Vede o parágrafo anterior.): maior que o maior dos profetas da Antiga Aliança (João Batista). Maomé (Vede o primeiro artigo desta série.), sequer pode ser considerado profeta, de acordo com os critérios bíblicos, sendo o mais importante a espiritualidade.
4 – Jesus Cristo: reconhecido como O Senhor, Deus Salvador do Antigo, no Novo Testamento. E o ministério profético do grande João Batista, também anunciado por anjo e nas Sagradas Escrituras, consistiria fundamentalmente, em preparar para Ele (Jesus) o coração de “um povo apercebido”. Exemplo clássico desta percepção de quem era e para quê (viria) o Messias, encontramos na conversão de André, irmão de Pedro, o apóstolo. E este, seria o seu primeiro converso:
.
- João 1:35-41: “No dia seguinte João (BATISTA) estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. (...) André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).”
QUANTO Á MAOMÉ: se há escritura bíblica, em que Maomé e o Alcorão podem ser apenas indiretamente inseridos, é a admoestação do apóstolo João quanto ao surgimento dos anticristos (I João 2: 18-29; 4:1-6).
5 – Nascimento, espiritualidade e carreira de Jesus Cristo, têm como fundamento as promessas e as Alianças divinas. Sendo Ele próprio o cumprimento das mesmas, para o exercício da graça e a mais perfeita revelação de Deus aos homens (Mateus 5:17-20; João 1: 15-18; Hebreus 1:1-3). Já Maomé, ao recusar a obra expiatória de Jesus Cristo, se coloca, assim como todos os que o fazem (Religiosos ou não.), numa condição de condenação: rejeitam o Deus Salvador, para buscar a salvação pelos próprios méritos. Méritos que nenhum ser humano possui.
Isto é tão sério, que até coube uma súmula teológica. Jesus cumpriu a Lei pelos pecadores, uma vez que nenhum ser humano por mais justo e “perfeito” que fosse poderia fazê-lo. E não a cumprindo integralmente, fazia-se culpado de maldição (Deuteronômio 27:26/ Gálatas 3:10). É este o sentido da graça de Deus no Novo Testamento: Jesus cumpriu a Lei na sua totalidade e repassou para o crente o mérito. Ao mesmo tempo, morreu em seu lugar, tomando sobre Si a condenação que recairia sobre todos os homens. Aqueles que Nele crêem dessa forma e O aceitam (João 1: 109-14) se salvam; não por seus próprios méritos, é claro. É este o diferencial do evangelho (boas novas da salvação) de Jesus Cristo, em relação às religiões. E pode ser melhor entendido no meu artigo Bíblia X Religião, publicado no blog MISSÃO IMPACTAR.
6 – Resumo: de acordo com a Bíblia, Jesus é o Cristo: o Deus Salvador que deveria vir ao mundo. E veio para vencer o pecado (Contra Deus.), a morte (Conseqüência do pecado.) e o Inferno (Condenação eterna do pecador.). Estes males entraram no mundo por causa da rebelião cósmica de Satanás e do pecado de Adão, ainda no Éden. Logo, EM NÍVEL DE CARREIRA, OS FEITOS DE JESUS TÊM AMPLITUDE ESPIRITUAL E CÓSMICA. Já Maomé, tem fez sua carreira de estadista no mero aspecto humano e com métodos condenáveis, como veremos a seguir. “Profeta”, foi Maomé um anticristão: apesar de contraditoriamente reconhecer Jesus o Messias e o Verbo de Deus e falar de forma simpática sobre Ele. Mas sabemos que suas fontes não eram divinas, mas copidesques de fontes NÃO apostólicas e extra-Bílbia.
7 – EM TERMOS BEM PENSADOS, ESTA COMPARAÇÃO NEM TEM RAZÃO DE SER. Não fosse o fato do Alcorão querer, contraditoriamente, tomar a Bíblia como fonte de autoridade, sem com a mesma corroborar e não ser por ela corroborado.”.”.
.
VII - REFUTAÇÃO (Textos Afins):
A Doutrina Bíblica do Espírito Santo.


I - EXCERTO
(de RESPOSTA AO ISLÃ _ O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé – Vol. 03):
.
Sobre A Doutrina Bíblica do Espírito Santo:
.
I -  A Bíblia não se ocupa muito em mostrar a deidade (condição divina) do Espírito Santo. Por uma razão bastante simples: não é Ele o tema central das Sagradas Escrituras: a razão de ser da Bíblia são a pessoa e obra do Messias. Profetizado no Antigo Testamento, cerca de trezentas vezes e testificado em todo o Novo no que diz respeito à Sua primeira Vinda (Como Salvador.) e no que se trata da Sua segunda Vinda (como Juiz):
.
- Filipenses 2:5-11:
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,  que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;  mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!  Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”
.
- Zacarias 11: 8-10 / NVI:
Naquele dia procurarei destruir todas as nações que atacarem Jerusalém. E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.”
.
- Mateus 25: 31-34:
Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.  Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.”
.
II  – No entanto, por tudo o que observamos até aqui, a condição divina do Espírito Santo pode ser pontualmente comprovada pelos Seus atributos deídicos (Eternidade e santidade perfeita.); assim como pelos Seus atos (Criação e Redenção); e, principalmente, pela autoria das Sagradas Escrituras (De judeus e cristãos, evidentemente.). A Bíblia tem mais de quarenta escritores, todos eles corroborando e sendo corroborados entre si, mas um apenas autor, o qual falou através de todos eles: Deus. E este ato divino de falar aos homens e através dos homens é também biblicamente atribuído ao Espírito Santo.


A) O Espírito Santo na Criação:
(...)
B)  O Espírito Santo na Redenção:
.
- Hebreus 9: 13-14:
Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!”
- Atos 20:28:
Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.”
.
C) - Sua Eternidade e Perfeita Santidade, expressas no Seu próprio nome.
.
O Espírito Santo, cujo nome já diz respeito à essência do ser Deus e ao Seu principal caráter moral (a santidade), é chamado literalmente de Deus na Bíblia (Atos 5: 3-4). Além disso, a revelação bíblica é a Ele atribuída:
.
ATOS 28:24-28
(Em conformação com Isaías 6: 8-10):
Alguns foram convencidos pelo que ele dizia, mas outros não creram. Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: "Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:
Vá a este povo e diga: "Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão". Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.  "Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão! "
.
- IIPedro 1: 19-20 (Comentado): Já transcrito
.
Não somente a revelação das Sagradas Escrituras (ou a sua autoria) é atribuída ao Espírito Santo: até mesmo a correta compreensão (elucidação interpretativa) é um ato primeiramente atribuído a Ele; não aos homens (I João 2: 18-21). Nessa mesma perspectiva, Jesus disse que o Espírito viria para guiar os Seus verdadeiros discípulos em toda a verdade e fazê-los lembrar de tudo quanto Ele, Jesus, ensinou (João 14: 26). Veja como isso é coerente com o mandado final de Cristo aos Seus seguidores:
.
- Mateus 28: 18-20:
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”
.
III - EM TERMOS CONCLUSÃO E COMPARATIVOS COM O DEUS ALLAH. Somente o Deus bíblico é, desde sempre, na Sua forma de ser, espírito. Somente Ele tem como o Seu principal atributo a Eternidade (até porque todos os demais, deídicos ou não, dela decorrem). Somente o Deus bíblico é, em Seu caráter, perfeitamente santo. E sendo o Espírito Santo, conforme o testemunho das Escrituras, um ser (Atos 5: 3-4, 28: 23-29, Efésios 4: 30), Ele somente pode e deve ser re/conhecido como Deus: Criador, Redentor e o autor das Sagradas Escrituras.
Em comparação com Allah,observamos que o deus corânico arroga para si a eternidade e demais atributos dela decorrentes;  porém, cai na sua própria mentira, ao assumir-se dissimulador (Sura 4: 157-158), uma característica satânica por excelência (João 8:44).
A perfeita santidade de Deus NÃO lhe permitiria sentir-se à vontade com um atributo ou ato maligno (João 8: 44). E o Deus da Bíblia, segundo o testemunho apostólico, NÃO pode negar-se a Si mesmo (I Timóteo 2: 8-13), ainda que alguns O neguem. (...).”
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.


6 / DA REFUTAÇÃO, 
VERSÍCULO POR VERSÍCULO:
Evangelho de Mateus 21:43 / NVI.
.
I – PARA QUE SE POSSA ENTENDER A SUPOSIÇÃO (Texto):
.
"Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.”
.
NA TORÁ, quando do anúncio do nascimento de Isaque, DEUS PROMETEU FAZER DE ISMAEL UMA GRANDE NAÇÃO (Gênesis 17:20). Ele atendia a uma súplica de Abraão, feita para minimizar a situação do filho: embora sendo o primogênito, Ismael foi rejeitado quanto ao propósito divino, de abençoar a todas as nações, através da descendência direta de Abraão. Ismael não fora gerado por Sara, esposa legítima do patriarca e co-herdeira das promessas e Alianças. TAL FATO (O atendimento à súplica de Abraão.) APENAS SERVIU POR CONTEXTO DE UM ACONTECIMENTO MUITO MAIOR.
O Grande Acontecimento Bíblico:
ATRAVÉS DA DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO EM ISAQUE (e não de Ismael), DEUS IRIA CONSTITUIR PARA SI UM POVO NA TERRA: os judeus. Esta nação seria a guardiã de Seus oráculos; da forma de culto correta (o Sistema de Sacrifícios Substitutivo); das Suas Alianças e promessas (Romanos 9:4-5) . E a PRINCIPAL PROMESSA, feita no Antigo Testamento aos nossos primeiros pais (Adão e Eva), seria A VINDA DO MESSIAS, na forma humana (Gênesis 3:12-15).
Viria o Messias através da descendência de Abraão em Isaque; fazendo cumprir o que Deus lhe prometera anteriormente: abençoar a todas as nações da terra (Gênesis 12:1-3). O MESSIAS É A BÊNÇÃO PARATODAS AS NAÇÕES: afinal, é o Redentor da humanidade. Tanto que no Evangelho de Lucas, Simeão, após revelação do Espírito Santo a respeito de Jesus, dá o seguinte testemunho, citando, inclusive, o Livro do Profeta Isaías (42:6 e 49:6):
EVANGELHO DE LUCAS 2:25-32:
Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.
Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. “
.
Cabe-nos então dizer que, EM SEU APEGO A MATEUS 21:43, AS SUPOSIÇÕES ISLÂMICAS ADQUIREM UM CARÁTER SINGULAR: a ênfase não recai sobre a pessoa de Maomé; mas, sobre povo árabe, que se considera descendente de Ismael. E estenderia ao próprio islamismo, em se considerando a reunião de seus adeptos. A lógica, tão simplória quanto obtusa, é simples: Deus prometera fazer de Ismael uma grande nação. E como Jesus disse aos fariseus, na interpretação da Parábola, que o Reino seria tirado dos mesmos e dado a outro povo, este povo seria os árabes. Haverá mesmo fundamentos bíblicos e históricos para tal suposição?
.
II – PARA QUE SE POSSA ENTENDER A SUPOSIÇÃO (Contexto):
Em Mateus 21:43, estão as palavras de Jesus, dirigidas aos judeus, no contexto (e como interpretação) da Parábola dos lavradores maus ou a Parábola dos trabalhadores e a vinha. E, para a devida compreensão do fato, faz-se, então, recomendável ver a Parábola em seu inteiro teor.
EVANGELHO DE MATEUS 21:33-45:
.
Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país.
E quando chegou o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos. E os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram. Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros; e fizeram-lhes o mesmo.
Por último enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram.
Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?
Responderam-lhe eles: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos.
Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?
Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.
Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas parábolas, entenderam que era deles que Jesus falava.”
.
Sendo este o teor da Parábola, podemos, de imediato, observar:
a) O ASPECTO TRINITARIANO DA NARRATIVA por demais presente no Evangelho de Mateus. Em Mateus, ainda insistindo na questão, encontramos também: o episódio da TRANSFIGURAÇÃO (17:1-13); a exponencial CONFISSÃO DE PEDRO (16:13-20); e o MANDADO DE EVANGELIZAÇÃO ÀS NAÇÕES, dado pelo Senhor Jesus, acompanhado da fórmula batismal “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (28:18-20). O termo TRINDADE, adotado por cristãos pós-apostólicos e pré-Catolicismo, é apenas uma forma resumida da expressão Pai, Filho e Espírito Santo. E na própria expressão e conceito doutrinário não há a ideia de uma pluralidade de deuses; antes, de um único Deus plural.
b) A CORRELAÇÃO DA PARÁBOLA COM OUTROS TEXTOS BÍBLICOS, p.ex., O LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (5:1-7). Sabendo-se ainda que Deus se utilizara no Antigo Testamento da comparação agricultor e sua vinha (ou lavoura), para ilustrar o relacionamento dEle com o povo judeu. No Novo Testamento, a mesma comparação é feita por Jesus, no exponencial CAPÍTULO 15 DO EVANGELHO DE JOÃO. E, ali, em relação à igreja (a qual é composta dos discípulos de Jesus), num outro texto bíblico TRINITARIANO NA PERCEPÇÃO DE DEUS, encontra-se a Parábola da videira verdadeira.
c) A CITAÇÃO DE JESUS DO SALMO 118:22-23, como explicação da Parábola, a qual ensejava o seu cumprimento profético, na rejeição dos judeus a Jesus. Tal rejeição culminaria com a morte de Cristo , semelhante ao que ocorre com o filho agricultor:
I - O Dono da Vinha: simboliza o Pai.
II - Plantara Ele uma a vinha, a qual simboliza o povo judeu.
À nação judaica foi entregue as promessas sobre o Messias e as Alianças de Deus. Em decorrência disso, os oráculos divinos e a forma correta de culto: monoteísta e através do Sistema de Sacrifícios Substitutivos. O sistema foi observado desde Abel e instituído por Moisés, na Lei; permanecendo até a vinda de Cristo. Sua morte e ressurreição redentoras trouxeram o cumprimento simbólico-profético de tudo o que aquele sistema prefigurava.
NA PRÁTICA 01
(Livro do Profeta Isaías 5:7):
Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.”
NA PRÁTICA 02
(Carta de Paulo aos Romanos 9:4-5):
...os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém. “
NA PRÁTICA 03
(Carta aos Hebreus 10:11-14):
Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, daí por diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados.”
.
III - Os lavradores maus simbolizam os líderes religiosos da época.
E o seu mais grave pecado: intentarem a morte do Filho, depois de terem espancado e matado os empregados do dono da vinha (O Pai). De modo que a tragédia judaica foi resumida da seguinte maneira neste mesmo Evangelho por Jesus, em forma de lamento.
EVANGELHO DE MATEUS 23:37-39:
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
Eis aí abandonada vos é a vossa casa.
Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.”
.
EM TEMPO:
Neste texto, salta aos olhos a lamentação “Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!”. Cristo fala na primeira pessoa; e, dentro da percepção trinitariana, como o próprio Deus.
E ainda: caberia ainda lembrar que o SALMO 118 foi citado para a aplicação e explicação do cumprimento iminente da Parábola: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal.” , MAS NÃO SE TRATA DE UM SALMO ATRIBUÍDO A DA DAVI; com a implicação de que o Alcorão somente cita, dentre os autores de Salmos, Davi, Salomão e Moisés.
.
III - REFUTAÇÕES À SUPOSIÇÃO CORÂNICA :
.
QUESTÃO 01
(Na Insensatez de Se Apelar Para Mateus, Verificamos As Mesmas Implicações do Apelo Ao Livro de Isaías e do Evangelho de João):
APELAR PARA MATEUS, querendo fazer valer a suposição islâmica, implica em aceitar o seu Evangelho por inteiro. P.ex.: a percepção trinitariana do apóstolo e evangelista, expressa na própria Parábola de Jesus. Isso já é por si mesmo UMA CONTRADIÇÃO. E tal contradição ainda se faz ainda maior, quando O SALMO CITADO POR JESUS, como explicação para transferência do Reino para outro povo (Resta saber qual ou quem.), NÃO É ATRIBUÍDO A DAVI, único dos salmistas reconhecidos pelo Alcorão, além de Moisés (Autor do Salmo 90.) e Salomão (Salmo 72.).
.
QUESTÃO 02
(A Iminência Histórica da Transferência do Reino):
JESUS FALA DO ACONTECIMENTO, COMO SENDO IMINENTE à morte do filho do dono da vinha, na Parábola. Pois em verdade, Ele ESTAVA REFERINDO A SUA PRÓPRIA MORTE. Em seguida, tal como aconteceu, o Reino (Promessas, Alianças, oráculos e a verdadeira adoração, conforme Suas palavras em João, capítulo quatro nos versículos 9 ao 26.) passou para a igreja. E como O ISLAMISMO SOMENTE IRIA SER FUNDANDO 500 ANOS DEPOIS, não há nenhuma base histórica e nem teológica aceitável para tal suposição.
NA PRÁTICA:
Evangelho de Marcos 1: 14-15:
Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”
.EM TEMPO:
Se o Reino de Deus já era chegado, melhor, estava em iminência, não poderia ser transferido aos árabes, 500 anos depois.
.
QUESTÃO 03
(O Conceito do Reino de Deus Nas Palavras do Próprio Jesus):
LUCAS 17:20-21 – NVI:
Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês".
.
CARACTERÍSTICA DO REINO DE DEUS (e de seus súditos), ANTES DA VOLTA DE CRISTO: está no mundo, mas, NÃO é deste mundo, segundo as palavras do Senhor (João 17:15-16 e 18:36). Quer dizer: materializado na forma de um Estado geopoliticamente constituído, com visível aparência. Isso somente acontecerá futuramente, com Israel na liderança espiritual das nações e todos os judeus convertidos ao Messias. Tal conjuntura será precedida por um grande conflito mundial, envolvendo os judeus e vários povos. Fato e cenário estão previstos no Livro do Profeta Zacarias, principalmente no exponencial capítulo 12. Nos versículos nove e dez, encontra-se a seguinte profecia a respeito de Israel que, espero, está por se cumprir muito em breve. Tenho por mim que não passa deste século.
LIVRO DO PROFETA ZACARIAS 12:9-10:
E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.
Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.”
NAS CARACTERÍSTICAS DO REINO, ACIMA APONTADAS, NÃO SE ENQUADRAM AS NAÇÕES ÁRABES OU ISLÂMICAS, com o seus Estados geopoliticamente organizados. Em verdade, não se enquadra nenhum povo, exceto a igreja de Jesus Cristo, uma nação imensa, composta de pessoas dentre todos os povos. Já quanto aos árabes, dada a atitude de beligerância com relação aos judeus, tendem a ser vistos como protagonistas do conflito mundial, que antecederá a volta do Messias. Porém, no lado oposto. Infelizmente, é o que se apura num estudo criterioso das escrituras bíblicas, caracterizadas pelo teor escatológico.
NA PRÁTICA 01
(Primeira Carta de Pedro 2:6-10):
Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.”
NA PRÁTICA 02
(Livro do Apocalipse de João 1:4-6):
João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra.
Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.”
NA PRÁTICA 03
(Livro do Profeta Isaías 2:2-4):
Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.”
.
QUESTÃO 04
(O Conceito Bíblico da Igreja Como O Povo de Deus Na Terra):
Sabendo-se que à igreja biblicamente cristã foi entregue o Reino; e que Cristo constituiu Seus discípulos um reino sacerdotal, não há a mínima possibilidade de Mateus 21:43 ser aplicado ao povo árabe ou a quaisquer outros.
NA PRÁTICA 01
(Primeira Carta de Pedro 2:9 - NVI):
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
NA PRÁTICA 02
(Carta de Paulo aos Efésios 2:11-22 - NVI):
Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que
naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.
Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.
Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,
anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,
e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.
Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.
Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,
no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.
Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.” 

NA PRÁTICA 03
(Apocalipse de João 1:4-8): já transcrito.. 
.
QUESTÃO 05
AS CHAVES DO REINO (entrada e abertura a novos conversos) FORAM DADAS POR CRISTO À IGREJA, em virtude da confissão de Pedro e da autoridade que a igreja de Jesus recebeu. E ISSO REFUTA POR COMPLETO A SUPOSIÇÃO ISLÂMICA.
NA PRÁTICA 01
(Evangelho de Mateus 16:13-19):
Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.
Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?
Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;
dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.”
NA PRÁTICA 02
(Evangelho de Mateus 18:15-20):
Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.
Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.
Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”
A PRÁTICA 03
(Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 5:3-5):
Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que cometeu este ultraje.
Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.”
.
QUESTÃO 06
(O Fato das Escrituras Sequer Mencionarem Ismael Como Um Adorador do Deus Bíblico. Fato Este Que, de Resto, Traz Muitas Outras Implicações).
.
Eu discorro, no meu artigo “Kaaba – O Mito Desconstruído (02)”, sobre SETE ASPECTOS IRRECONCILIÁVEIS ENTRE A BÍBLIA E O ALCORÃO. Eles DIZEM RESPEITO À ADORAÇÃO, formas de culto, conceito de templos e sobre alguns personagens bíblicos nesse conjunto de circunstâncias envolvidos, principalmente Ismael.
A análise que faço termina por responder se a forma de culto e as práticas corânicas, observadas hoje nas mesquitas e na Kaaba, desde os dias de Maomé, seriam mesmo validadas pelas Sagradas Escrituras (Leia-se:Bíblia).
Kaaba – O Mito Desconstruído (02) consta do meu A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS (Cujas Respostas Precisam Soar Mais Alto Que O Silêncio Islâmico & do Que As Contradições Corânicas). E vale de novo pontuar:
1- Até a construção do Tabernáculo de Moisés, não há nas Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia.) sequer o conceito de templo erguido ao Deus bíblico.
EM TEMPO: O FATO, quando analisado na perspectiva teológica e como um dado histórico, REFUTA OUTRA SUPOSIÇÃO CORÂNICA: A SURA 3:96. Historicamente, Moisés viveu cerca de 500 anos depois de Abraão e Ismael. Logo, o que diz tal sura não passa de uma mentira.
SURA 3:96:
A primeira Casa (Sagrada), erigida para o Gênero humano, é a de Bakka, onde reside a bênção servindo de orientação à humanidade.”
2 – Conceito de templo (Casa de Deus, ainda que móvel.) somente aparece na Torá no Livro de Êxodo.
Abraão (muito) e Ismael (bem pouco) aparecem no livro anterior, Gênesis, somente até antes da metade de sua narrativa. Em todo o Gênesis, o culto a Deus é observado através do Sistema de Sacrifícios Substitutivos, oferecidos em altares, erguidos com pedras rústicas ou encharcadas com óleo. Este conjunto de informação implica no reconhecimento da sura como uma farsa.
.
3 – Não há nas Sagradas Escrituras sequer a menção de que Abraão, juntamente com Ismael, teria peregrinado na Arábia. E muito menos que tenham ali estabelecido qualquer forma de culto e construído quaisquer templos.
4 – Ismael sequer é mencionado como adorador do Deus bíblico.
Sobre este ponto, vale rever a minha breve introdução ao comentário da questão, em A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS:
Não se tem notícia de que tenha erguido um altar sequer; e nem que o Senhor lhe tenha falado diretamente ou com ele estabelecido qualquer Aliança. E, aqui, é importante enfatizar que toda espiritualidade biblicamente aceitável apenas decorre das promessas e Alianças divinas.”
5 – Não há nas Sagradas Escrituras sequer a menção de que os ismaelitas (ou árabes?) adorassem ao Deus bíblico.
6 – Quando das instruções para a construção do Tabernáculo de Moisés, Deus sequer menciona a existência de uma suposta Kaaba, e com um agravante: as instruções foram dadas na Península Arábica.
Ver: Livro de Êxodo , capítulos 25 a 30.
7 – E quando da construção do Templo de Jerusalém, Deus sequer menciona (a Davi e a Salomão) a existência de qualquer templo construído por Abraão e Ismael. Antes, pelo contrário: afirma jamais ter habitado até àquela data (Cerca de 1000 anos depois de Abraão e Ismael.) qualquer casa (edificação), mas, sim, em tenda (Tabernáculo).
PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS DO REIS DE ISRAEL 17:3-6:
Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio à Natã, dizendo:
Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás casa para eu habitar; porque em nenhuma casa morei, desde o dia em que fiz subir Israel até o dia e hoje, mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo.
Por todas as partes por onde tenho andado com todo o Israel, porventura falei eu jamais uma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que não me tendes edificado uma casa de cedro?”
.
Nada, enfim, autoriza a suposição de que a forma de culto existente na Arábia, pagã desde sempre e supostamente monoteísta depois de Maomé, tenha se fundamentado nas promessas e Alianças do Deus bíblico. Ismael não fez parte das mesmas. E nada valida o pressuposto de que tenha adorado ao Senhor Deus. O raciocínio aqui é simples, mas, não é simplório: sequer há Monoteísmo, quando não se adora ao Deus verdadeiro.
Se Ismael o tivesse feito, o Sistema de Sacrifícios Substitutivos teria sido na Arábia historicamente adotado. Com a vinda do Messias (“O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!”, nas palavras de João Batista.) , trazendo ao mesmo o cumprimento profético daquilo que tal sistema prefigurava, a Arábia teria se tornado cristã. Visto desse modo, Maomé nunca restaurou (como o Islã julga ter ele feito) qualquer forma de culto aceitável ao Deus bíblico. O profeta do islamismo rejeita a Jesus; e quando retroage à Lei (Melhor: ao seu rebortalho.), ignora-lhes até os conceitos, depois de Jesus, ultrapassados. A forma de culto, hoje observada pelo Islamismo (E teria sido supostamente levada por Abraão e/ou Ismael na Antiguidade bíblica para a Arábia e restaurada por Maomé.) não diz respeito ao Reino de Deus. Ela em nada sequer se identifica com o que foi observado desde Abel (filho de Adão), instituído por Moisés e se cumpriu em Cristo.
NA PRÁTICA
(Evangelho de João 4:19-26):
Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas.
Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.”
.
QUESTÃO 07
(O Histórico das Apelações do Islamismo Para Tentar Validar As Suposições Corânicas: De Textos Fora do Contexto Às Palavras de Satanás, Na Tentativa de Distorcer O Real Significado das Sagradas Escrituras):
.
I – PARA QUE SE POSSA ENTENDER DEFINITIVAMENTE A QUESTÃO E REFUTARMOS A PRINCIPAL SUPOSIÇÃO ISLÂMICA: Sura 4:157-158. .
A análise deste último ponto deve servir também como conclusão deste livro. No capítulo seguinte, tratando de Deuteronômio 18:18, apenas reproduzo, na íntegra, um dos artigos publicados no meu RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) – Vol. 02 . Nesta obra, respondo à comparação islâmica Maomé versus Jesus com relação a Moisés, pormenorizadamente.
Conforme já afirmei e vale de novo enfatizar, o que se apura no histórico das apelações do Islamismo, no intuito de tentar validar as suposições corânicas a respeito de Maomé? Desde a interpretação de textos bíblicos, ignorando-lhes o real sentido (e o seu contexto), à confusão e erro teológico de grupos religiosos reprovados (Caso dos fariseus.). Mas, o Islã consegue ir além. E no ápice dessa grosseria e estupidez teológica está na tentativa de fazer do pressuposto da Sura 4:157-158 uma verdade. Em tal sura, na qual alega ter sido a Crucificação de Jesus um ato simulado, Allah assume seu caráter: o caráter satânico da mentira. E se põe (Verso 158.) como o agente principal do que teria sido (na subvertida versão corânica ) apenas um engodo.
QUAIS OS TEXTOS BÍBLICOS UTILIZAM OS TEÓLOGOS E ACADÊMICOS ISLÂMICOS, na frustrada tentativa de dar status de verdade histórico-teológica à suposição em pauta? E como são pelos mesmos interpretados?
Em especial, os textos que narram A ORAÇÃO DE JESUS NO GETSÊMANI (Lucas 22:40-42, Marcos 14:36, Mateus 26:39; fora do contexto, obviamente.) e... AS PALAVRAS DE SATANÁS, quando este tentou a Jesus, fazendo DISTORÇÕES DE VERSÍCULOS constantes do Salmo 91.
.
II - A ORAÇÃO DO GETSÊMANI .(Evangelho Marcos 14:35-36):
.
E adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres.”
.
Transcrito um dos textos bíblicos da oração, há que se perguntar: de qual raciocínio (Sofismas, em verdade.) quer se utilizar o Islamismo?
.
O PRIMEIRO EQUÍVOCO
é de que o Pai, ao contrário de fazer cumprir o Seu propósito de Redenção, preanunciado desde a Torá (Gênesis 3:4-15), através da morte e ressurreição do Messias, O teria elevado (ascendido aos Céus), momentos antes do acontecimento. Até porque Jesus, na Oração do Getsêmani, orou pela possibilidade de não sofrer a morte de Cruz: “...se possível passa de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero...”. Visto dessa forma, A CRUCIFICAÇÃO NÃO TERIA PASSADO DE UM TEATRO. Sendo Allah o principal agente (ou “o diretor por detrás das câmeras”) e assumindo-se um dissimulador (Leia-se: mentiroso.)
O Dr. Helmi Nars, acadêmico e tradutor corânico, na nota 04, ao verso 157, página 161 do seu Tradução do sentido do NOBRE ALCORÃO para a Língua Portuguesa, é taxativo, quando a percepção islâmica do fato histórica e biblicamente comprovado:
O Islão prega que não foi Jesus crucificado, mas o foi, em seu lugar um sósia.” .
QUESTÃO:
Ora, se ALLAH manda mentir (Sura 16:106) e, no texto corânIco em questão, SE ASSUME MENTIROSO, temos, então, uma clara EVIDÊNCIA DE QUE O “DEUS” CORÂNICO NÃO É MESMO O DEUS BÍBLICO. As próprias escrituras islâmicas, quando confrontadas com o ensinamento de Jesus, nos mostram conclusivamente Allah como um ser estranho: teria parte com o Diabo, até podendo ser o próprio? Se não, vejamos:
EVANGELHO DE JOÃO 8:44:
Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.”
.
E HÁ, AINDA, CONTRA ALLAH (COMO UM INEQUÍVOCO AGRAVANTE) A SURA 19:67-72. Nela, o deus corânico alega que fará com que todos os muçulmanos (Ou os humanos, sem exceção?) passem pelo Inferno, ou seja: gozarão da companhia dos demônios. Mas, pra tal lugar, na condição de tormento (representada pela companhia dos seres malignos), Jesus falou não haver saída (Lucas 16:24-26). Verdade bíblica que, por extensão, desmascarava o Purgatório católico romano com trezentos anos de antecedência. E como o Islã, sabe-se, bebe de fontes extra-Bíblia (e, por isso mesmo, refutáveis), tal como é evidente a influência gnóstica na Sura 4:157-158, na sura em questão (19:67-72) um pressuposto do Catolicismo está presente.
SURA 19:67-72:
Por que não recorda o homem que o criamos quando
nada era?
Por teu Senhor, que os congregaremos com os
demônios, e de pronto os faremos comparecer, de joelhos,
à beira do inferno!
Depois arrancaremos, de cada grupo, aquele que tiver
sido mais rebelde para com o Clemente.
Certamente, sabemos melhor do que ninguém quem
são os merecedores de ser ali queimados.
E não haverá nenhum de vós(902) que não tenha por ele,
porque é um decreto irrevogável do teu Senhor.
Logo salvaremos os devotos e deixaremos ali,
genuflexos, os iníquos.”


EVANGELHO DE LUCAS 16:24-26:
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.
E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.”
.
Bem ao contrário da estranhíssima, senão tenebrosa alegação de Allah, Jesus sequer permitiu passar pelo Inferno um dos ladrões crucificado juntamente com Ele. O malfeitor arrependeu-se no último momento de sua vida... E ouviu do Redentor as seguintes palavras (Lucas 23:43):
Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.”
.
III - A TENTAÇÃO DE JESUS (Mateus 4:5-7):
.
Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.”
.
O SEGUNDO EQUÍVOCO
VEM DO ESTRANHO FATO DO ISLAMISMO TOMAR COMO VERDADEIRAS AS DISTORÇÕES FEITAS POR SATANÁS, na interpretação de dois versículos do Salmo 91, quando da Tentação de Jesus.
.
Primeira Distorção:
SATÃ QUIS FAZER SUPOR QUE O SALMO 91:11-12 SEJA UMA PROFECIA MESSIÂNICA RELACIONADA COM A PRIMEIRA VINDA DE CRISTO.
Como O PROPÓSITO DA PRIMEIRA VINDA ERA A REDENÇÃO, a crucificação se fez necessário. A morte e a ressurreição redentoras, além de cumprir profecias bíblicas (de Davi e Isaías, dentre outros) dava o real sentido àquilo que o Sistema de Sacrifícios Substitutivos prefigurava.
JÁ NA SUA SEGUNDA VINDA (OU VOLTA), SIM: O MESSIAS É JUIZ E VINGADOR DOS QUE DESOBEDECEM AO SEU EVANGELHO (2Tessalonicenses 1:3-10, Apocalipse 19:11-21, etc.). O capítulo doze do Livro do Profeta Zacarias é exponencial na descrição do cenário dessa Vinda (ou Volta) e assinala o fato do reconhecimento (e aceitação) futura do Messias por todos os judeus. Pois, antevendo o que está por acontecer, num futuro que espero breve, o Senhor Deus disse:
ZACARIAS 12:9-10:
Naquele dia o Senhor defenderá os habitantes de Jerusalém, de sorte que o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles.
E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.
Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.”
.
Convém lembrar que há, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, inúmeras escrituras sobre este mesmo tema. Elas enfatizam os principais aspectos da segunda Vinda de Cristo, inclusive nas palavras do próprio Jesus, conforme Mateus, capítulo 24, etc.
A RAZÃO DO ISLÃ ENCONTRAR ENORMES DIFICULDADES PARA ENTENDER (e por isso, não aceitar) a Cruz de Cristo como um triunfo se deve:
a - À DESINFORMAÇÃO do seu profeta sobre a pregação, o ministério e experiência de vida dos apóstolos de Jesus e de alguns profetas do Antigo Testamento. Tantos os primeiros quanto alguns destes somente tiveram a vitória moral; não prevalecendo fisicamente, mas foram, como seria o Messias para cumprimento das Escrituras, martirizados. O despautério de Maomé (ou de quem em verdade escreveu o Alcorão) sobre os apóstolos de Jesus e os profetas está expresso na Sura 61:14:
.
Ó fiéis, sede os auxiliadores de Deus(1655), como disse
Jesus, filho de Maria(1656), aos discípulos: Quem são os
meus auxiliadores, na causa de Deus? Responderam: Nós
somos os auxiliadores de Deus! Acreditou, então, uma
parte dos israelitas, e outra desacreditou; então,
socorremos os fiéis contra seus inimigos, e eles saíram
vitoriosos.”
.
b - AO CARÁTER BELIGERANTE DA RELIGIÃO de Maomé. Tal caráter, exemplificado hoje pelo Terror islâmico, cujos integrantes tem em Maomé maior exemplo e motivo de inspiração, se explica: 1 - pelos MAIS DE CEM VERSOS CORÂNICOS SANGUINÁRIOS; 2 - e também pela exponencial Sura 61:9:
Foi Ele (ALLAH) Quem enviou o Seu Mensageiro, com a
orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las
prevalecer sobre toda a religião, ainda que isso
desgoste os idólatras.”


c – E SOBRE TUDO: POR NÃO TER EM PERSPECTIVA A DIMENSÃO DA VITÓRIA ESPIRITUAL (E EM NÍVEL CÓSMICO) DE JESUS:
1- Primeiramente SOBRE O PECADO (em virtude de Sua vida em perfeita santidade e, num extremo-oposto, às abominações do profeta do Islamismo). 2 - Depois, SOBRE A MORTE (que não teve como corromper o seu corpo físico, imaculado. E tendo ressuscitado, para nunca mais morrer fisicamente, venceu-a por completo.).
3 - E, finalmente, SOBRE SATANÁS. Este não O pode vencer, seduzindo-O e O escravizando às paixões do pecado. Pecado que aos homens escraviza e sob cujas paixões, ainda no mesmo extremo-oposto, Maomé sucumbiu. .
Fazendo, então, um paralelo, Satã, assim como o deus Allah, quer ver a todos no sem saída do Inferno. E no seu mesmo estado de engano e de condenação eterna. Jesus, porém, ao transferir o mérito da sua vitória aos crentes, liberta-os, por identificação e compaixão de tamanha desgraça e maldição. E, aqui, convém revermos o testemunho das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia):
LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 53:4-6:
Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
.
CARTA AOS HEBREUS 2:14-18:
Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.
Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão.
Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.”
.
NA PRÁTICA
( CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS 3:7-14):
Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.
Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.
De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão.
Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;
ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.”
.
Todavia, indo NA CONTRAMÃO DO ENSINO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS BÍBLICOS, o Alcorão insiste na justificação por boas obras; mesmo não tendo o seu profeta em nome das quais como se justificar: em verdade, ele não as praticou; antes, pelo contrário. E Maomé, numa outra suposição corânica (Suras 33:21-23 e 68:4), seria exemplo e paradigma dos que irão passar pelo Juízo Final e deparar-se com o julgamento do Criador.
Pobre Islã! Ele nem sabe que os que recebem a Jesus como Redentor (A exemplo do ladrão da cruz, lembram-se?) já se livraram do referido tribunal. E ainda precisa de muitos e muitos sofismas para fazer uma mente livre e minimamente esclarecida acreditar na probidade do seu profeta. Um indivíduo em cuja conduta se apura (E isso no próprio Alcorão e nas Tradições!) práticas mais abomináveis (Biblicamente falando, cabe frisar.) que as dos que morreram no Dilúvio ou quando da subversão de Sodoma e Gomorra.
Daí, nem chega a ser novidade o fato de seus teólogos e acadêmicos apelarem pra tudo (de textos bíblicos fora de seu contexto a distorções satânicas dos mesmos), na tentativa de validar suposições do Alcorão com respeito a Maomé. Este (ou quem de verdade escreveu o Alcorão), não sabia do erro estratégico que estava cometendo, ao dizer-se predito na Bíblia. Pois já vinha sendo desmascarado, conforme estamos demonstrando a exaustão, com séculos e milênios de antecedência.
Segunda Distorção:
SATÃ QUIS FAZER DE UMA PRERROGATIVA UMA PROFECIA MESSIÂNICA. E O ISLÃ QUER QUE OS LEVEMOS À SÉRIO. Os versos do Salmo 91, “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para que te guardem em todos os seus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares em pedra alguma.”, jamais foram uma profecia sobre o Messias, relacionada com a Sua primeira Vinda. No máximo, uma prerrogativa da qual Ele abriu mão. E quando e como se deu este abrir mão da prerrogativa, a despeito do natural conflito íntimo, cujo ápice foi Oração do Getsêmani?
NA PRÁTICA 01:
Marcos 10:32-34
(Jesus Vai Para Jerusalém Resoluto: Sabia Que Sua Hora Era Chegada):
Ora, estavam a caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles, e eles se maravilhavam e o seguiam atemorizados. De novo tomou consigo os doze e começou a contar-lhes as coisas que lhe haviam de sobrevir,
dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios;
e hão de escarnecê-lo e cuspir nele, e açoitá-lo, e matá-lo; e depois de três dias ressurgirá.”
NA PRÁTICA 02
João 12:27
(Jesus, Já Em Jerusalém, Reafirma O Propósito da Sua Primeira Vinda):
Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora.”
NA PRÁTICA 03
Mateus 26:47-54
(Depois de Preso, Estando Sendo Levado Para Ser Crucificado):
Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras.
Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos, vâmo-nos; eis que é chegado aquele que me trai.
E estando ele ainda a falar, eis que veio Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo.
Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é: prendei-o.
E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou.
Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.
E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.
Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?”
.
O TERCEIRO EQUÍVOCO
do Islã estar no fato de APELAR PARA BÍBLIA: Escrituras com as quais o Alcorão não corrobora e nem é pelas mesmas corroborado. No final das contas, como exemplificamos nos casos Maomé e da Sura 4:157-158: aquilo que o Alcorão afirma a Bíblia desmascara (com séculos e milênios de antecedência). E aquilo que na Bíblia se constitui (do início ao fim) em doutrina quis o Alcorão negar, tentando validar a estupidez teológica e a má conduta do profeta do Islamismo.
Voltando à Oração do Getsêmani e às distorções do Salmo 91, feitas por Satanás, quando da Tentação: 1 – O Contexto da Oração já mostra Jesus resoluto quanto à Crucificação e indo de encontro à mesma (Marcos 14:39-42). 2 – Já o contexto bíblico do Salmo 91, citado quando da Tentação, deixa muito claro tratar-se apenas de uma prerrogativa da qual Jesus abriu mão, quando foi preso para ser crucificado. Neste contexto, estão o Sistema de Sacrifícios Substitutivos; as dezenas de profecias em torno da Crucificação; e as palavras de João Batista, um profeta curiosamente também validado pelo Alcorão. E o qual o seu testemunho sobre Jesus?
.
EVANGELHO DE JOÃO, O APÓSTOLO 1:29 e 36:
Eis o cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!”
Ora, se Jesus não abrisse mão daquela prerrogativa; sem aceitar que se contrariasse a Sua vontade humana em conflito, as Escrituras quanto à Crucificação jamais se cumpririam. E de fato, enquanto profecia messiânica, no caso, os versos que Satanás quis distorcer estão relacionados à Segunda Vinda. E os acadêmicos islâmicos não têm como apelar para a Bíblia, tentando desacreditar a própria Bíblia. A não ser por estupidez teológica ou... engano, engodo, má fé e falta de honestidade intelectual. Também para estes Jesus poderia dizer o mesmo que disse a dois de Seus discípulos, depois de ressuscitado:
...: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!
Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.”
.
O mesmo intento fazer, não sei se com mérito, em todas as minhas obras. E fi-lo também neste livro como refutação às suposições corânicas da Sura 4:157-158. Tão somente para que maior ênfase nas respostas à pergunta que propus responder
Eis o veredito que se segue...
.
.
.
.
.
.


MAOMÉ: PREDITO NA BÍBLIA?
O Que Dizem As Sagradas Escrituras?
.
Primeira Resposta:
ABSOLUTAMENTE NADA. (Direta e literalmente falando).
Maomé, conforme demonstramos à exaustão, não é o Consolador. E nem Jesus, em Suas palavras no Evangelho de João sobre o Paracletos, fez referência alguma a qualquer outro ser que não fosse o Espírito Santo.
Na Parábola dos Trabalhadores e a Vinha, proferida e interpretada no contexto da rejeição aos judeus, esta se fez em função da iminência do surgimento da igreja: um povo constituído de todos os povos. Não há, portanto, chance qualquer de que Jesus estivesse prevendo o Islamismo. A interpretação e o caráter iminente da Sua Morte, Ressurreição e Ascensão apontam para fatos (naquela narrativa invocados) que se cumpriram 500 anos antes de Maomé existir.
Resta ao Islamismo moderno apegar-se à confusão e ao erro teológico dos fariseus e à tentativa de Satanás em distorcer o Salmo 91. Sem sucesso, evidentemente.
Mas, ao lidarmos com os atropelos da religião, deparamo-nos com ações tão desesperadas quanto irrefletidas. A mais capciosa e perigosa está em afirmar que a Bíblia teria sido adulterada; tão somente para tentar validar suposições as corânicas.
PARA QUE SE POSSA ENTENDER A MAIS PERIGOSA DAS SUPOSIÇÕES:
A palavra no original do Evangelho de João, traduzida por Consolador, é Paracletos. Foi aportuguesada por Paráclito. Embora possa trazer o sentido de confortador, advogado e ajudador, significa aquele que seria um conselheiro ou mentor sempre presente ou próximo.
Alguns islâmicos, porém, teimam, fundamentados em fonte nenhuma de comprovação, que Paracletos seria uma leitura corrompida de um outro termo grego: Periklytos. E, de acordo com mais esta suposição, João teria usado originalmente este último termo; o qual não foi conservado nos manuscritos; de modo a inferir ter sido todas as nossas Bíblias corrompidas! Ora, o sofisma engendrado por teólogos e acadêmicos islâmicos se explica pelo fato de que Periklytos teria o sentido de “aquele que é louvado”. E então, ainda segundo e seguindo a engenhosa suposição, seria Periklytos uma referência à Sura 61:6. E, nesta, Jesus teria anunciado um profeta por nome Ahmad. E, seria na suposição islâmica, uma referência direta ao nome Muhammad (ou Maomé), “aquele que é louvado”.
SURA 61:6:
.“Ó filhos de Israel! Por certo, sou para vós o Mensageiro de Allah, para confirmar a Torá, que havia antes de mim, e anunciar um Mensageiro, que virá depois de mim, cujo nome é Ahmad.” (HN)
.
Contra tal suposição temos seriíssimas evidências: bíblico-teológica, histórica e moral.
I – A QUESTÃO BÍBLICO-TEOLÓGICA:
Na própria tradução do Dr. Helmi Nars, da qual transcrevi o verso corânico, Jesus teria dito ser O mensageiro e teria anunciado UM outro. Até pela força do enunciado, não seria, então, Jesus mais importante? Também as próprias circunstâncias (O fato da revelação bíblica ser progressiva, etc.) evidenciam que o mais importante dos profetas teria que ser necessariamente o último: ele é o Selo da Revelação. E de acordo com o Novo Testamento, Jesus não é apenas o Selo da Revelação; é a própria revelação em si mesma. Ora, Jesus é reconhecido até pelo Alcorão como o Verbo divino.
Depois da Sua Vinda, restou aos apóstolos, evangelistas e escritores bíblicos apenas dar, com a ajuda ou juntamente com o Espírito Santo, testemunho sobre a Sua pessoa e obra, repercutindo os Seus ensinos. De modo não haver, assim como nunca antes houvera nas Sagradas Escrituras, tema e pessoa mais central do que o Messias. Não há, portanto, de acordo com a revelação bíblica que foi progressiva e se fez perfeita com Jesus, espaço para outro profeta com suas supostas revelações.
(Se o Maomé e o Alcorão apelam para a Bíblia, buscando nela uma inexistente validação, as Sagradas Escrituras já estavam completas, 500 anos antes do Islamismo e 200 do Catolicismo romano. E, nas mesmas, sequer são mencionados Maomé, Alcorão, Allah e o Islamismo. Isso eu tenho enfatizado e demonstrado à exaustão. E, se entrevistos aqueles, apenas dentro do perfil de falsos profetas, condutas e heresias que viriam grassar, entre a primeira e a segunda Vinda de Jesus. E, historicamente, aconteceu, está acontecendo e irá acontecer.)
NA PRÁTICA:
1 - Carta aos Hebreus 1-4:
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;
sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas.”
2 – Evangelho de Lucas 24:44-48:
Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
Vós sois testemunhas destas coisas.”
3 – Apocalipse 22:18-20:
Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;
e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.”
Nota:
Jesus é reconhecido como o Verbo divino até pelo Alcorão. E é preciso que fique claro, não conforme a mentalidade corânica, mas, de acordo com a teologia bíblica: o Verbo é o elo de comunicação (e de ligação) entre Deus e o ser humano. Ele define, explica e expressa o Ser Deus. E quaisquer supostas revelações (gnósticas, católicas, corânicas, mórmons, espíritas, Nova Era, etc.) que discordaram do que está nas Sagradas Escrituras tornam-se, em termos estritamente bíblicos, inaceitáveis. Vistos que tais sistemas de pensamentos ou de crenças trouxeram à luz pressupostos refutados pelo ensino apostólico, antes mesmo da maioria deles vir a existir.
A maldição prevista aos que tiram ou acrescentam coisas ao livro sagrado não diz respeito apenas ao Apocalipse. Por extensão, ela se aplica a todos os demais livros da Bíblia. A Bíblia (biblioteca) forma uma coleção, em vários volumes, de um só livro: a Palavra de Deus revelada. Nessa mesma percepção das coisas é que João afirma, na sua Segunda Carta, verso nove:
Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus.”
Eis o ponto comum nos falsos profetas, condutas e ensinos, ao longo da História. Não permaneceram em unidade (perfeita comunhão) com Cristo e, tentando se explicar e/ou explicá-Lo sem a iluminação do Espírito Santo Consolador, ultrapassaram (foram além, desviaram-se ou se sequer se ativeram-se) o fundamento dos apóstolos (N.T.) e do profetas (V.T.).
2 – A QUESTÃO HISTÓRICA:
Contra suposição de que o termo grego Periklytos teria sido originalmente utilizado por João, em seu Evangelho, existem irrefutáveis evidências.
Periklytos não é um termo bíblico, na medida em que não há nenhum indicativo que a palavra (e com tal sentido) pudesse constar do Evangelho original. Tanto que não consta de nenhum dos manuscritos. E nem o sentido que querem lhe dar (“aquele que é louvado”) se encaixa na correta interpretação das palavras de Cristo, em se considerando o contexto.
E cabe ainda enfatizar: há cerca 25 mil manuscritos anteriores a 350 d.C., quando se deu a iminência e posterior consolidação do Catolicismo. Da data dos últimos destes manuscritos ao surgimento do Islamismo abre-se uma carência (período) de 200 anos. Como poderia alguém corromper 25 mil manuscritos, tendo em vista ao que nem se sabia que iria acontecer?
A suposição islâmica não resiste às evidências históricas; e nem tem como contra-argumentar ao mais simples dos raciocínios lógico.
.
3 – A QUESTÃO MORAL:
Parácletos: Consolador, confortador, ajudador, advogado. O mentor ou conselheiro sempre presente ou próximo.
Periklytos; Louvor, louvável , Louvado, “aquele que é louvado” .
Tanto no termo existente nas duas dezenas de milhares de manuscritos quanto no inexistente, salientam-se qualidades que o profeta do islamismo nunca teve. Principalmente no trato com os cristãos; e também com os judeus. No banho de sangue em que o mesmo fez derramar na Arábia, trucidou a ambos os povos, assenhorando-se de seus bens, além de exterminar tribos inteiras. Então, há que se perguntar: como ter na conta de consolador ou louvável alguém que com suas tropas trucidou os cristãos, dentre outros povos, abusando de suas viúvas e órfãs?
Ora, com tal “critério” de interpretação, a Sharia torna-se o melhor regime legal; o Terror, totalmente justificável; e a barbárie, uma forma aceitável de convivência. E Deus, logicamente, um absurdo que a religião ainda quer fazer crer, no dizer algumas versões corânicas, “misericordiador”. Mas, isso nada tem a ver com a revelação das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia).
E sua uma nova questão: estamos tratando do Monoteísmo ou de um Satanismo travestido de religião monoteísta?
.
Segunda Resposta:
I – INDIRETAMENTE FALANDO, O Perfil (& Não A Pessoa) d0 Profeta do Islamismo Estaria Em Tudo O Quanto É Biblicamente Reprovável.
Basicamente, em se tratando de heresias, do ponto de vista bíblico, o desvio de conduta leva ao erro doutrinário e o erro doutrinário ao desvio de conduta. Como “justificar” a emergência e o status, adquirido junto a pessoas iludidas, de um profeta com o comportamento biblicamente abominável?
Como explicar a criação de mais uma religião ao longo da História, quando se sabe que o termo religião sequer se aplica à espiritualidade bíblica (fundamentada nas promessas e Alianças divinas) e muito menos a fé cristã? E o surgimento de religiões ditas cristãs, mas, com práticas e formas não e até anticristãs?
O surgimento do Catolicismo e do Islamismo teria pego de surpresa algum estudioso das Sagradas Escrituras de sua época? E os acontecimentos verificados no início da igreja cristã (Atos, capítulo dois.) e agora, nesse fim dos tempos (Apocalipse 6:9-11, 22:11, etc.) foram os únicos anunciados e previstos (ainda que indiretamente) na Bíblia?
Não, necessariamente: a expressão fim dos tempos e últimos dias referem ao período entre a primeira e a segunda Vinda do Messias. Este é o espaço de tempo da igreja cristã aqui na terra. E no que diz respeito ao período, profecias bíblicas se cumpriram, estão a se cumprir (Apocalipse 6:9-11, etc.) e ainda se cumprirão (Zacarias 12:9-10). Sabendo-se, porém, que nos dias apostólicos e nestes que antecedem à segunda Vinda de Jesus, cumprir-se-ão num grau maior de incidência e com evidências em maior número.
O Novo Testamento, entretanto, já traçara o perfil dos falsos cristãos, dos falsos profetas e mestres, e dos falsos ensinos e condutas que haveriam de surgir ao longo da História, dentro e fora do contexto do Cristianismo autenticamente bíblico. E nestes perfis, ainda que indiretamente, Maomé e os pressupostos corânicos certamente se inserem. Logo, não é na Bíblia que o Islã vai encontrar qualquer validação. Antes, as Sagradas Escrituras o refuta; e desmascara com séculos e milênios de antecedência aos seus pressupostos: Allah como o mesmo Deus bíblico; Maomé como profeta do Deus verdadeiro; o Alcorão como Dele a Palavra. Como de resto, todo o arcabouço doutrinário do Islamismo (Justificação por obras. Negação da pessoa e obra redentora do Messias, veneração do seu líder réprobo, forma de culto, etc.).
.
.
.
NA PRÁTICA:
1 – Livro dos Atos dos Apóstolos 20:28-30:
Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele (DEUS) adquiriu com seu próprio sangue.
Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós LOBOS CRUÉIS QUE NÃO POUPARÃO O REBANHO, e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.”
2 – Primeira Carta de João 2:18-21:
Filhinhos, ESTA É A ULTIMA HORA; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já MUITOS ANTICRISTOS TÊM SE LEVANTADO; por onde conhecemos que é a última hora.
Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.
Ora, vós tendes a unção da parte do Santo (O ESPÍRITO CONSOLADOR) , e todos tendes conhecimento.
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.”
3 – Segunda Carta de João, verso 09:
Todo aquele que VAI ALÉM DO ENSINO DE CRISTO E NELE NÃO PERMANECE, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.”
4 – Carta de Paulo aos Colossenses 2:16-19 e 23:
- “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.
Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, INCHADO VÃMENTE PELO SEU ENTENDIMENTO CARNAL, E NÃO RETENDO A CABEÇA (Cristo), da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.”


- “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.”


5 – Primeira Carta de Paulo a Timóteo 5:3-5:
Se alguém ENSINA ALGUMA DOUTRINA DIVERSA, E NÃO SE CONFORMA COM AS SÃS PALAVRAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, E COM A DOUTRINA QUE É SEGUNDO A PIEDADE,
é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro.”
6 – Segunda Carta de Pedro 2:1-3:
Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais INTRODUZIRÃO ENCOBERTAMENTE HERESIAS DESTRUIDORAS, NEGANDO ATÉ O SENHOR QUE OS RESGATOU, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.”
7 – Carta de Judas (O Irmão do Senhor por parte de mãe), versos 3-4:
Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.
Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, HOMENS ÍMPIOS, QUE CONVERTEM EM DISSOLUÇÃO (Libertinagem.) A GRAÇA DE NOSSO DEUS, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.”
.
.
.
.
.
.
.
.


.
.
.
.


.
.
.
.
.
7 / DA REFUTAÇÃO, 
VERSÍCULO POR VERSÍCULO:
Deuteronômio 18:18.
.
Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos,
semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras,
e ele lhes falará tudo o que eu ordenar.”
.
1 – PARA QUE SE POSSA ENTENDER A QUESTÃO,
(Excertos de Quem é Jesus & Quem é Maomé???, introdução a RESPOSTA AO ISLÃ – Vol. 02, obra em que discorro sobre a comparação islâmica Jesus versus Maomé, com relação a Moisés):
.
Em RÉPLICA aos dois primeiros artigos da minha série Islã X Bíblia: Sete de Cinqüenta Perguntas Cujas Respostas Precisam Falar Mais Alto Que O Silêncio Islâmico Ou do Que As Contradições Corânicas, UM DOS MEUS OPONENTES NA POLÊMICA travada no Facebook (Vide na Introdução ao Volume 01.), repassou-me o LINK DE UMA MATÉRIA PUBLICADA NUM DETERMINADO SITE MUÇULMANO. Constavam da mesma, interessantes, porém, mui equivocadas comparações entre Jesus e Maomé, com relação a Moisés, total de nove. O fundamento teológico seria Deuteronômio 18:18.
E o que se propunham os autores, ao seu modo, sem levar em conta o contexto e até mesmo a Gramática, com o versículo bíblico em questão? Apontar semelhanças e/ou dessemelhanças porventura existentes entre os personagens bíblicos e/ou corânicos; mas, com critérios duvidosos, forçar o cumprimento da profecia na vida religiosa e carreira política de Maomé.
(...)
AFERIR E ANALISAR MAIS A FUNDO O TEOR ESSENCIAL DAS COMPARAÇÕES DO ISLÃ ENTRE JESUS E MAOMÉ COM RELAÇÃO A MOISÉS, foi o trabalho a que me entreguei; e ao leitor entrego. Para que possa verificar por si mesmo a resposta bíblica a ser dada aos meus interlocutores, aos demais adeptos e sites da religião de Maomé e a quem mais se interessar possa. Em todo o RESPOSTA AO ISLÃ, pauto-me por uma crítica contundente às pretensões corânicas e ao estilo de vida réprobo do seu profeta. Mas, não por mero capricho. Pois de modo algum concordo ou quero incentivar o ódio entre religiões. Aos islâmicos ainda não esclarecidos sobre a opinião que, por amor à verdade, fomos/somos obrigados formar sobre seu profeta, livro e Alah, externo o meu respeito e a devida consideração. Aos já esclarecidos, mas insistem em recusar a verdade bíblica, caso dos meus interlocutores, se realmente atentaram para o que lhes demonstramos à exaustão, o meu pesar. A despeito do amor para com eles, os quais me são motivo de contínuas orações.
Ao cristão é ordenado oferecer a outra face; e, no que depender de dele, viver em paz com todos, sem exceção. Fomos, também, comissionados ao amor sem trégua pela Verdade: por causa do teor libertador da virtude bíblica e constituir-se a mesma num fator capital para a salvação:
e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
JESUS, em João 8:32-b.
Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” 1Timóteo 2:3-4
.
A polêmica é uma dentre outras possibilidades da Apologia. E esta, nada mais que uma forma de diálogo, através do qual se busca o convencimento da outra parte. É preciso, então, que fique bem claro aos desavisados e àqueles que se apressam em formar juízo sobre o que deveriam melhor se inteirar: o ministério apologético, óbvio que passível de incompreensões, não fomenta o ódio entre religiões ou coisa quaisquer do gênero. Antes, pelo contrário, empenha-se no necessário estabelecimento da verdade, em seu caráter de valor absoluto, jamais relativo, quando há opiniões em conflito. (...)
Para que a verdade se estabeleça; e a mentira não mais se imponha às mentes que se querem esclarecidas; por mais desagradável que (nos) pareça; necessário se faz o ministério apologético. Em primeira e última análise, um ato de amor.”
.
II – REFUTAÇÃO
(RÉPLICA PRIMEIRA –
artigo extraído de RESPOSTA AO ISLÃ – Vol. 02):
.
Notas Preliminares:
SOBRE DEUTERONÔMIO 18:18 & TEXTOS BÍBLICOS AFINS.
.
Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram. Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas. Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás.”
(Deuteronômio 18:17-22)


I – AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Moisés e Maomé NÃO ELIMINAM O FATO HISTÓRICO E NEM O FATOR TEOLÓGICO de ter Jesus Cristo atribuído a Si mesmo a profecia de Deuteronômio 18:18:
- João 5:45-46:
Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu.”
.
II - AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Moisés e Maomé NÃO ELIMINAM O FATO HISTÓRICO E NEM O FATOR TEOLÓGICO dos discípulos de Jesus, inclusive tidos por aprovados e comissionado por Deus pelo próprio Alcorão (Sura 61:14) terem a mesma compreensão:
1 - JOÃO BATISTA E OS PRINCIPAIS APÓSTOLOS:
- João 1:35-37:
No dia seguinte João (BATISTA) estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.”
- João 1:40-41:
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).”
- João 1:45:
Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.”
.
2 - O EVANGELISTA LUCAS E O APÓSTOLO PEDRO:
- Atos 3:19-25:
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.
Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo. E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias.
Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.”
.
3 - O ESCRITOR DA CARTA AOS HEBREUS:
- Hebreus 3:3-4:
Pois ele (JESUS CRISTO) é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas é Deus.”
.
III – AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés NÃO ELIMINAM A INTERPRETAÇÃO CORRETA pela Exegese e a Hermenêutica de Deuteronômio 18:18. O Texto, interpretado no seu contexto, NÃO dá nenhuma margem para que o termo “do meio de seus irmãos” faça referência a Ismael. Ismael NÃO era filho do patriarca Jacó; razão pela qual NÃO pertenceu às tribos (doze) formadoras do povo judeu, constituindo tal fato numa questão crucial para a correta interpretação de Deuteronômio 18:18.
.
1 - TEXTO E CONTEXTO NA PERSPECTIVA DA PRÓPRIA TORÁ:
- Deuteronômio 17:15:
Porás certamente sobre ti como rei aquele que o Senhor teu Deus escolher. Porás um dentre teus irmãos como rei sobre ti; não poderás pôr sobre ti um estrangeiro, homem que não seja de teus irmãos.”
OBSERVAÇÃO: Está claro, pelo contexto, que Deus não aceitava um NÃO judeu como autoridade espiritual sobre a nação, tornada Estado teocrático, quando do estabelecimento da Antiga Aliança. O rei era considerado representante de Deus e autoridade espiritual, assim como os profetas e os sacerdotes. E todos eles deveriam ser escolhidos dentre os membros de uma das doze tribos co-irmãs formadoras da nação. Não há na Antiga Aliança um só profeta verdadeiro que fale em nome de Deus ao povo de Israel, não sendo judeu!!! E o único não judeu mencionado, Balaão, é tido por falso; sendo, por isso mesmo e pelo mal que causou aos judeus, exterminado. A explicação é simples: aos israelitas foram confiados os oráculos divinos e a forma aceitável de culto (João 4:19-22, Romanos 3:1-2 e 9:4-5, Hebreus 8:3-6); já com às demais nações, o mesmo NÃO ocorre.
2 - TEXTO E CONTEXTO FORA DA TORÁ, PORÉM, AINDA DENTRO DA PERSPECTIVA E CONTEXTO BÍBLICOS:
- Juízes 20:12-13:
Então as tribos de Israel enviaram homens por toda a tribo de Benjamim, para lhe dizerem: Que maldade é essa que se fez entre vós?
Entregai-nos, pois, agora aqueles homens, filhos de Belial, que estão em Gibeá, para que os matemos, e extirpemos de Israel este mal. Mas os filhos de Benjamim não quiseram dar ouvidos à voz de seus irmãos, os filhos de Israel.”
3 - TEXTO E CONTEXTO NA PERSPECTIVA DO PRÓPRIO CAPÍTULO:
- Deuteronômio 18:1-2:
Os levitas sacerdotes, e toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel. Comerão das ofertas queimadas do Senhor e da herança dele. Não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito.”
.
IV - AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés NÃO ELIMINAM A CORREÇÃO GRAMATICAL NECESSÁRIA À LEITURA de Deuteronômio 18:18.
Como eu já disse, no segundo artigo da série “ISLÃ X BÍBLIA”: Sete de Cinqüenta Perguntas Cujas Respostas Precisam Falar Mais Alto do Que O Silêncio do Islã Ou do Que As Contradições Corânicas: para que a referência fosse feita à pessoa de Ismael, mesmo sabendo que Abraão teve outros filhos, além daquele e Isaque (Gênesis 25:1-6), o texto precisaria estar no singular. E tendo o seguinte significado: “o seu irmão, Ismael”; o que absolutamente NÃO acontece.
Nada no texto está diretamente relacionado àqueles dois filhos de Abraão (Isaque e Ismael); mas, aos filhos de Jacó, os quais eram os bisnetos ou trinetos (Caso de Benjamim e Efraim.) do patriarca, num total de doze. Dos descendentes dos bisnetos e trinetos de Abrão, num total de doze, foi a nação judaica formada, através de tribos co-irmãs. Além disso, Ismael e seus descendentes, assim como as demais nações da Terra, para efeito das promessas e Alianças divinas, NÃO contam. É a compreensão bíblica.
V - AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés NÃO DÃO A MAOMÉ SEQUER O STATUS DE PROFETA, segundo os critérios bíblicos, da espiritualidade fundamentada nas promessas e Alianças de Deus. De modo que:
1 - TODOS OS PROFETAS ERAM JUDEUS. E isto, dentro da perspectiva das promessas e Alianças é tudo. O próprio Senhor JESUS DISSE QUE A SALVAÇÃO (E logo, a revelação, as profecias, os ministérios sacerdotal e profético, a forma de culto, a verdadeira adoração, etc. e etc.) VEM DOS JUDEUS:
- João 4:19-25:
Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. (...)
Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.”
- Romanos 9:3-8:
Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
- Romanos 3:1-2:
Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.”
.
2 - TODOS ELES FALARAM EM NOME DO DEUS DA BÍBLIA: O SENHOR OU JEOVÁ, CONFORME A TRADUÇÃO MAIS COMUM PARA O PORTUGUÊS. AO CONTRÁRIO DO NOME GENÉRICO DEUS; SEGUNDO ALGUNS, ALLAH EM ÁRABE. ALÉM DISSO, FORAM TODOS ELES INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO, O QUE SERIA IMPOSSÍVEL A MAOMÉ. ESTE, ALEGA TER RECEBIDO O ALCORÃO DO ANJO GABRIEL, A QUEM CONFUNDIU COM O ESPÍRITO SANTO.
- Êxodo 3:15:
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.”
- Isaías 42:8:
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.”
- Salmo 51:11:
Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.” (DAVI)
- 2 Pedro 1:20-21:
...sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”
- Zacarias 7:11-12:
Eles, porém, não quiseram escutar, e me deram o ombro rebelde, e taparam os ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram duro como diamante o seu coração, para não ouvirem a lei, nem as palavras que o Senhor dos exércitos enviara pelo seu Espírito mediante os profetas antigos (PROFETAS VERDADEIROS): por isso veio a grande ira do Senhor dos exércitos.”
- Isaías 63:11 - RA:
Então, o povo se lembrou dos dias da antigos, de Moisés, e disse: Onde está aquele que os fez subir do mar pastor do seu rebanho? Onde está o que pôs nele o seu Espírito Santo?”
- João 14:17:
A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.”
.
3 - TODOS ELES CONCORDAM ENTRE SI NO QUE DIZ RESPEITO À PESSOA DE DEUS, À CONDIÇÃO PECAMINOSA DO HOMEM E À OBRA DIVINA DA REDENÇÃO, ATRAVÉS DO MESSIAS, JESUS CRISTO. Em suma: corroboram-se entre si. Já com Maomé, acontece justamente o contrário. Isso porque, biblicamente falando, em tal categoria Maomé sequer se enquadra.
- 1Pedro 1:10-12:
Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.”
- Atos 3:19-24:
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.
Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo.
E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias.”
.
VI – AS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS NÃO ELIMINAM O FATO DE MAOMÉ NÃO TER SIDO MEDIADOR DE UMA ALIANÇA (Concerto ou Pacto.). É delas que decorrem a espiritualidade, a legislação e as formas de culto, conforme a Lei, os profetas e o ensino apostólico. FORA DAS MESMAS, TUDO SE TORNA SECUNDÁRIO E FALSO (INCLUSIVE A RELIGIOSIDADE).
.
1 - AS ALIANÇAS E PROMESSAS NA LEI:
- Êxodo 24:4-8:
Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado de manhã cedo, edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel, e enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos, de bois. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.
Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.
Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o sangue do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.”
.
2 - NOS PROFETAS (NO CASO, JEREMIAS E ISAÍAS):
- Jeremias 31:31:
Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, (...).”
- 31:33-34:
Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.”
- Isaías 59:20-21:
E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se desviarem da transgressão, diz o Senhor. Quanto a mim, este é o meu pacto com eles, diz o Senhor: meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca, nem da boca dos teus filhos, nem da boca dos filhos dos teus filhos, diz o Senhor, desde agora e para todo o sempre.
- Isaías 49:8-9:
Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi, e no dia da salvação te ajudei; e te guardarei, e te darei por pacto do povo, para restaurares a terra, e lhe dares em herança as herdades assoladas; para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei; eles pastarão nos caminhos, e em todos os altos desnudados haverá o seu pasto.”


3 - NO ENSINO APOSTÓLICO (NOVO TESTAMENTO):
- Lucas 22:19-20:
E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.” (JESUS CRISTO)
- Atos 3:22-24:
Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta, será exterminada dentre o povo. E todos os profetas, desde Samuel e os que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias.
Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.” (APÓSTOLO PEDRO)
- Hebreus 9:13-15:
Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?
E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.”
CABE AQUI UMA ESPÉCIE DE PARÊNTESES PARA MOSTRAR O BÁSICO DAS COMPARAÇÕES, SEGUNDO A MATÉRIA DO LINK QUE NOS FOI REPASSADO.
Fica evidente que as comparações islâmicas salientam mais os aspectos humanos que a espiritualidade fundamentada nas promessas e Alianças de Deus. É como se não decorresse primeiro da espiritualidade (Maomé, em comparação a Cristo e a Moisés, JAMAIS possuiu.) os grandes feitos dos personagens bíblicos.
A despeito de tudo disso, levaremos em consideração as comparações islâmicas, no que a matéria, no seu TEOR ESSENCIAL denomina Áreas de Comparação. Ei-las: .
ÁRÉA DE COMPARAÇÃO
Muhammad Moisés Jesus
NASCENÇA
Normal
Normal
Anormal (milagre)
VIDA FAMILIAR
Casou e teve filhos
Casou e teve filhos
Não casou
MORTE
Normal
Normal
Anormal
CARREIRA
Profeta Estadista
Profeta Estadista
Profeta
EMIGRAÇÃO FORÇADA
Para Madian
Para Madina
Não emigrou
ENFRENTAR INIMIGOS
Foi perseguido
Foi perseguido
Não teve algo
semelhante
RESULTADO
CONFRONTO
Vitória moral e física
Vitória moral e física
Vitória moral
ESCRITA DA REVELAÇÃO
Durante a sua vida (Torah)
Durante a sua vida (Alcorão)
Depois dele (Bíblia)
ACEITAÇÃO PELO SEU
SEU POVO
Rejeitado finalmente aceito
Rejeitado finalmente aceito
Rejeitado pela maioria dos judeus até hoje
Fonte:www.religiaodedeus.net/muhammad_na_escritura.htm
.
.


.
VII – FINALMENTE, ALGUMAS POSSÍVEIS COINCIDÊNCIAS entre Maomé e Moisés: a) Quando os diferenciam em relação a Cristo, AINDA MAIS SALIENTAM A CONDIÇÃO DIVINA DE JESUS; b) Ao mesmo tempo, DIMINUEM A MAOMÉ, ENQUANTO SER HUMANO (réprobo tanto para os padrões éticos e morais tanto do Antigo quanto do Novo Testamento).
É o que veremos ao analisarmos as comparações a fundo. Sabendo, antes de tudo, que: muita coisa já se cumpriu, estão se cumprindo e ainda haverão de se cumprir a respeito de Jesus. Ele é o tema central da Bíblia, exatamente por ser o Verbo divino e O Messias (Deus salvador), esperado durante gerações. Títulos ou atributos que até o Alcorão de Maomé reconhece; sem, todavia, através de suas páginas, demonstrar o autor (ou autores?) possuir a mínima noção das implicações do fato. Assunto, vale informar, analisado também a fundo no Volume 03 desta obra.
- Sura 3:45:
E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus.”
(Fonte digital: Centro Cultural Beneficente Árabe Islâmico de Foz do Iguaçu – Brasil http://www.islam.com.br)
- Sura 3:45:
Lembra-lhes de quando os anjos disseram: “Ó Maria! Por certo, Allah te alvissara um Verbo, vindo dEle; seu nome é O Messias, Jesus, Filho de Maria, sendo honorável na vida terrena e na Derradeira Vida, e dos achegados a Allah.”
(Tradução do sentido do NOBRE ALCORÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA, realizada pelo Dr. Helmi NASR.).”.”
.
.
.
.
.
APÊNDICE:
SOBRE SERVOS, BASTARDOS & FILHOS DO REI (JESUS)
.
1/ Só sei que sou
bem mais que servo.
E, amigo, esforço-me
muito, muito, muito
.
por fazer
o que nos foi ordenado.
(Ir além ao tudo
o que deveríamos ter feito.)
.
2/ Alguns filhos barganham
privilégios?
Escravo não cobra
direitos! Não os possui.
.
Quem sou eu & quem é você,
quando se pode estar
na conta de um servo (inútil)
ou de um imprestável
bastardo que se basta
.
com a negação da identidade.
.
3/ Quem sou eu & quem
é você, mas, na perspectiva,
abnegada, do Serviço?
.
Forma única de
co-herdeiros com Cristo
não d i l a p i d a r m o s
a herança (Imarcessível).
.
Sou filho do Rei
& em quê
posso servir?
.
Sou filho
do Rei.
E em quê
posso servir?


.
FONTES DE ESTUDOS E DE CONSULTAS:
.
.
1 - BÍBLIA SAGRADA:
- Tradução de João Ferreira da Almeida, Atualizada: e-Sword - the Sword of the LORD with an electronic edge: www.e-Sword.net;
- Bíblia Online NVI;
- Bíblia Sagrada RA.
2 - ALCORÃO:
- Fonte digital: Centro Cultural Beneficente Árabe Islâmico de Foz do Iguaçu (RocketEdition);
- Tradução de Sentido do NOBRE ALCORÃO Para A Língua Portuguesa, realizada por Dr. Helmi NASR. (Por ordem e às expensas do Rei Fahd, da Arábia Saudita).
3 – AUTORES:
. Andrew Rippin:
- Muçulmanos Suas Crenças e Práticas.
. Don Richardson:
- Segredos do Alcorão.
. John Gilchrist:
- Enfrentando O Desafio Muçulmano.
. Joshua Lingel:
- Reconsiderando a Vocação.
. Lee Strobel:
- Em Defesa de Cristo.
M. (Marcos) Madsaiin Dias:
- Resposta Ao Islã (O que todo cristão precisa saber sobre o Islamismo & sobre a sua própria fé) – Vols. 01, 02 e 03;
- A Bíblia & O Islã: 50 Perguntas (Cujas respostas precisam soar mais alto do que o silêncio islâmico & do que as contradições corânicas);
- Crer ou Crer na Trindade (Implicações & Apontamentos Históricos) *
. Toby Lester:
- O Que é O Corão? Uma Análise Histórico-arqueológica.
. W.H.T. Gairdner:
- A Vida Real de Maomé.
. Jay Smith:
- A Bíblia e o Corão, Uma Comparação Histórica;
- Evidências Para A Autoridade da Bíblia – Uma Apologética Cristã;
- Autoridade do Corão – Uma Crítica Interna;
- O Corão: Uma Análise Apologética;
- Maomé – Uma Apologética Cristã;
- OUSARÍAMOS CONFRONTAR? Um chamado a um novo paradigma de evangelismo a muçulmanos.
- Apostilas e DVDs da Amal (M3):
- Curso de missões e evangelismo.
(*) Obra em preparo.
.
(Primeira Edição digital: Abril 2016 / Versão no formato e-book: Abril 2016)
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário