terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

MULHER VESTIDA DE LOUVOR / Poemas: Livro Completo - 2016


 “A beleza
é enganosa,
e a formosura
é passageira;
mas
a mulher
que teme
ao Senhor

será elogiada."
                                        
                                                 PROVÉRBIOS 31:30



A ELAS,
COM TODO O CARINHO
& GRATIDÃO A DEUS
PELO O QUE SÃO.

E para aquela que há de ser 
a minha irmã mais amada,
a mulher do meu amor.



APRESENTAÇÃO:

"Como são lindas as filhas do meu povo!"

.

   Conforme afirmei, na primeira edição/temporada de publicação: a "milhonesínfima" parcela do corpo de Cristo, a que tenho o tido o privilégio de edificar, através dos textos publicados nesse blog, não pode imaginar minha alegria em organizar esta coletânea. MULHER VESTIDA DE LOUVOR não insistiu apenas na proposta de um necessário desagravo à mulher cristã autêntica, conforme aconteceu, Setembro de 2013, com a publicação do nunca jamais cogitado DELAS QUANDO JEZA. Mas, antes de tudo e indo um pouco mais além, na presente coletânea propus compartilhar uma percepção do universo feminino, dentro da ótica cristã e através de uma realmente privilegiada perspectiva. Coisas da incomensurável graça do Senhor Jesus:
.

  1Coríntios 2:9-10 “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.

.

   Foi o que pude vislumbrar, quando escrevi o poema que dá nome a antologia. Eu estava em plena elaboração e publicação em capítulos de CRISTANDADE, MODA FEMININA & O XIS DA QUESTÃO. Um tanto quanto preocupado com a maneira rigorosa com que tive que tratar do tema pudor (Ou a ausência do mesmo.) em parcela da igreja brasileira e mulheres cristãs desse fim dos tempos. E jamais poderia imaginar que um verso que ainda não dera em poesia ("Como são lindas as filhas do meu povo!") e um interessante titulo viessem gerar o que considero a minha obra-prima, em se tratando de literatura cristã.
.
   Assistia a um culto de minha comunidade na TV e... de repente, imagens saíam para fora da tela, deixando, em meu ser, fortíssima e indizível impressão! Então pude ver, creio, com os olhos do Espírito, o quanto que a adoração feminina beija e acaricia o coração do Pai, quando feita com autenticidade. Era o bálsamo que aquele livro precisava (Fora o estudo sobre Débora, constante do décimo-primeiro capítulo.), para amenizar o rigor e, quem sabe, alguns necessários vergões, abertos pela sua admoestação. Algo semelhante viria novamente ocorrer, mas como testemunho de um bálsamo para as minhas próprias feridas: a voz feminina num cântico de adoração. E o relato consta do artigo OUVINDO MIRIAM WEBSTER COMO OS CÉUS A ESCUTAM.
.
   Que possa o Senhor, sempre que Lhe aprouver, agraciar-me com esses mimos. E quanto a mim, ter a graça de saber expressivamente reparti-los com a "milhonesínfima" parcela do corpo de Cristo a quem as publicações desse blog vem edificando.
.
   Voltando à antologia e à inesquecível circunstância do poema homônimo, todos os demais já estavam escritos e, no blog, publicados, quando o fato ocorreu. Exceção, talvez de MULHER NUMA PALAVRA DE SABEDORIA II. Neste, a reflexão alcançou as filhas de Eva do Oriente Médio e culturas afins. Fora isso, o Senhor tem nos dado a graça de honrar à mulher cristã com poemas que de um modo peculiar as homenageia e as identifica. Portanto, eu não via mesmo a hora de reuni-los numa publicação. Acrescentei-lhes CANTARES AO MELHOR DO AMOR, que é uma poesia nupcial, em louvor do leito sem mácula (Hebreus 13:4-a) e um outro inédito: + DE 40.5 (Súplica Por Uma Esposa). Este último, atende a uma particular motivação (E oro ao Senhor Jesus, no sentido de que alguma futura especial irmã, realmente sábia, o leia.); além de, no aspecto literário, quebrar, suponho, alguns paradigmas.
Bem, acho que é isso.
   A elas, com todo o carinho e gratidão a Deus pelo o que são, ofereço.
.
NOTAS
(à terceira temporada de divulgação digital):
.
Esta apresentação foi publicada originalmente em 2015, quando da segunda temporada de divulgação digital.
O blog a que me refiro é o MISSÃO IMPACTAR, no qual, via de regra, são as minha publicações originalmente publicadas.
Onde se lê + DE 40.5 (Súplica Por Uma Esposa) leia:se: + DE 50.0.
.


SOBRE O AUTOR:
.
Marcos (Madsaiin) Dias conhece o Evangelho desde a década de 70, tendo, inclusive, concluído o Curso Teológico Básico pelo Seminário Bíblico Mineiro. 
Poeta, escritor e autor de algumas canções gospel, dedica-se ao projeto embrionário MISSÃO IMPACTAR e ao blog homônimo. Neles, compartilha textos (artigos e poesias), eventuais crítica muscal e das artes e, principalmente, uma visão de evangelismo consistente e de baixíssimo custo. E há, ainda, uma outra área de aprendizado/ensinamento a que tem se dedicado: o estudo de culturas não-cristãs, como, por exemplo, a islâmica. 
Marcos é autor de RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) - Vol. 01, 02 e 03; CRISTANDADE, MODA FEMININA & O XIS DA QUESTÃO; MULHER VESTIDA DE LOUVOR, dentre outros livros. Sua obra literária de cunho secular foi objeto de Dissertação de Mestrado em algumas faculdades brasileiras e de estudos no exterior. E, recentemente, M. Madsaiin Dias lançou um novo livro, como que obrigatório diante das questões e aflições que se abatem sobre o tempo presente: A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS (Cujas Respostas Precisam Soar Mais Altos Que O Silêncio Islâmico & Do Que As Contradições Corânicas).


MULHER VESTIDA DE LOUVOR:
- O Poema 

A ELAS,
COM TODO O CARINHO
& GRATIDÃO A DEUS
PELO O QUE SÃO.

1/ Como são lindas
as filhas do meu povo!...

Manhã de adoração,
vestes de Domingo;
& toda a graciosidade
de quem se adorna 
com os retoques & os mimos
da Noiva para o Noivo.

2/ Como são lindas
as filhas do meu povo!...

Nos cânticos & na dança,
 a leveza dos movimentos
 (Cabeças em belos meneios!)
& a sofreguidão no olhar, 

de como quem vê o in-
visivel & O saúdam.
Beijam o coração do Pai:
t r a n s f I g u r a m - s e!

3/ Como são lindas
as filhas do meu povo!...

Ao timbre da voz
suave (em unissono)
soma-se o perfeito
louvor dos pequeninos. 
Senhor, é o Céu aqui?

Como são puras
as filhas do meu povo!...
Modulam achados
 & canções coreografam
 que a Eternidade talvez
 já não mais possa prescindir

4/ Netos ao colo,
& família em torno;

o peso de tudo
(& do mundo)
sobre os ombros
de quem em Ti,
Senhor, se sustenta

& pelo ausente
ainda intercede.

Como são fortes
as filhas do meu povo!..

5/ E como são frágeis....

O coração (Às vezes, 
carregado de mágoa.)
levam-No & o lavam
na fonte cristalina
do perdão, água rara.

Dissolve-se, então,
a tristeza dos olhos, 
cujas lágrimas
por enxugar Deus anela.

Como são puras!...
Como são fortes!...
Como são belas!...

6/ VidEvas
Na Videira rediviva

No afã de ver-Te,
afagam o inefável.
E a Ti revelam,
ó Grande Eu Sou,
nos grandes feitos,
nas coisa mínimas,
nos pequeninos milagres.

E como são lindas!...

7/ Como são lindas
as filhas do meu povo!...

Que a pureza sempre
em meu olhar esteja
(& nunca se me traia
o coração ao vê-las) 

Como são puras!...
Como são fortes!...
Como são belas!...
Senhor, são tuas!

"A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada." 
(PROVÉRBIOS 31:30) 

- Meditação:
TORAH (Livro do Êxodo 15:20-21)
LIVRO DOS SALMOS 150

1 -


2 -


3 -

4 -

5 -

6 -


7 -


Apêndice:


.

EM TEMPO:
Onde se lê + DE 40.5 leia-se + DE 50.5. 



.

3 comentários:

  1. Olá, Marcos! Recebi seu link com a obra poética que você, com Amor, vem desenvolvendo, publicando e compartilhando conosco Palavras das Escrituras, com uma inspiração Divina, que nos é dada através da Graça abundante do nosso Senhor Jesus. Estarei lendo com tempo cada uma delas (algumas eu já conheço), com carinho, e meditando. Eu louvo a Deus por se dispor e perseverar neste campo da arte, para mim um dos mais inóspitos, por causa da nossa pouca cultura. De antemão, comunico-lhe que vibrei (novamente)com o lay-out que você fez cada texto (o meu forte é a visão rs rs), o quem vem mostrar que a arte que você nos envia não é só literária, mas, também visual. Fica aqui o meu abraço de Paz no Senhor Jesus. Maranata!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos! Recebi seu link com a obra poética que você, com Amor, vem desenvolvendo, publicando e compartilhando conosco Palavras das Escrituras, com uma inspiração Divina, que nos é dada através da Graça abundante do nosso Senhor Jesus. Estarei lendo com tempo cada uma delas (algumas eu já conheço), com carinho, e meditando. Eu louvo a Deus por se dispor e perseverar neste campo da arte, para mim um dos mais inóspitos, por causa da nossa pouca cultura. De antemão, comunico-lhe que vibrei (novamente)com o lay-out que você fez cada texto (o meu forte é a visão rs rs), o quem vem mostrar que a arte que você nos envia não é só literária, mas, também visual. Fica aqui o meu abraço de Paz no Senhor Jesus. Maranata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Tentei fazer o melhor com os recursos de que disponho. Até porque as filhas de Eva e, em especial, as minhas irmãs na fé, merecem.
      Toda sorte de bênçãos.

      Excluir