sábado, 6 de abril de 2013

2CAP. 01: O Ato De Se Vestir: Éden - CRISTANDADE, MODA FEMININA & O XIS DA QUESTÃO


(Terceira edição/temporada digital: texto revisto em Outubro de 2014)


Leitura: Gênesis 3: 1-7 e 20-24.

1.1.  O ato de se vestir e, consequentemente, desnudar-se, atravessa toda a Bíblia numa apenas recomendável perspectiva: a ótica divina do que seja o pudor. De Gênesis à Primeira Carta de Pedro. E sem que possamos ignorar, nos capítulos 17 e 18 de Apocalipse, como em Ezequiel 16 e 23, um importante fato: as mais contundentes descrições da apostasia espiritual são personificadas por uma mulher despudorada e, no mínimo, em se levando em conta os padrões atuais, consumista. São analogias e comparações que tendem a chocar o leitor descontextualizado, imaturo ou ainda não completamente adulto, a quem este estudo também não seria recomendável. 

1.2. Quando, após a Queda, Adão e Eva tomam folhas de figueira e cozem roupas para si (O que aparentemente não faria menor sentido, sendo ambos casados.) eles dão testemunho de duas novas e preponderantes situações, desde então inerentes à condição humana. Primeiro, de que a plena pureza e inocência, que como uma espécie de véu invisível se lhes cobria o olhar, havia  se perdido. E segundo, de que a necessidade de vestir-se adequadamente adviria do temor de Deus. E se não foi pelo temor que o primeiro casal (ainda que apressada e insuficientemente) se cobriu, os elementos tremor e vergonha não podem ser negados.

1.3. O Senhor sacrificou animais para melhor cobrir o casal. E há no gesto um sentido profundo e profético, somente percebido por aqueles que conhecem a real dimensão da obra de Cristo na cruz. Porém, tão importante quanto o gesto foi o sentido prático do ato divino. Homem e mulher se contentaram com tangas ou aventais; O Pai, porém, modelou para eles um outro tipo de vestimentas. Mais duráveis vestimentas (Não cintas ou aventais.) e melhor adequadas ao convívio com os semelhantes. Estes haveriam de povoar a Terra. E ato de se vestir adquire também, conforme veremos ao longo deste estudo, um sentido não só de proteção pessoal, mas também de profundo respeito para com os semelhantes. Não devendo os mesmos ser seduzidos, defraudados ou terem em si despertada a lascívia; quer pelo despudor, quer pelo caráter sugestivo da nudez. Entenda por defraudação o ato de despertar em alguém a concupiscência ou desejos que não podemos (ou devemos) satisfazê-los.  

1.4. Nossos primeiros pais pensaram numa solução apressada, momentânea e paliativa para uma questão já que havia tomado dimensão da vergonha e de vergonha eterna. O Pai, ao contrário e já divisando a necessidade de um dia sermos revestidos da incorruptibilidade dos anjos não decaídos, cobriu-os com dignidade. Do ponto de vista da sexualidade e da moda, mormente a feminina, isso é tudo o que Satanás intentará perverter. Por quê? O primeiro indicativo de moda, e moda feminina (sem as mãos do Senhor), é por demais esclarecedor quanto preocupante (Gênesis 6: 1-4). Principalmente nesses nossos tempos trabalhosos, quando tantos crentes já não conseguem discernir o andar na luz do seja andar segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar e do espírito que agora atua nos filhos da desobediência, conforme Paulo descreve a terrível condição do homem não regenerado por Cristo Jesus  (Efésios 2:1-3).  No geral, é esse mesmo homem decaído quem faz e massifica a moda. E cabe lembrar de que nem mesmo os seres angelicais se dão ao luxo do despudor, quando manifestos aos olhos do ser humano (Ezequiel 1: 11).





Saia Justa 01:
1) O seu ato de se vestir advém do temor de Deus?
2) Na roupa que você veste pode ser vista a mão (corretiva) do Senhor?  
3)Se você se colocasse na pele do sexo oposto, se sentiria respeitado ou defraudado?
4) O seu modo de se vestir a protege de olhares, intenções e comentários lascivos?
5) A moda que você curte traz como marca o que são tendências momentâneas ou um caráter de dignidade permanente (I Pedro 3: 3-4)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário