sábado, 24 de dezembro de 2022

NATAL: BÍBLIA & HISTÓRIA.

 I

APRENDER
(Para, Se For Mesmo O Caso...) QUESTIONAR 01:



1 - Seria honesto dizer que a ORIGEM (da comemoração) do Natal é pagã?
Biblicamente, não. O ATO de comemorar e festejar o nascimento de Jesus surge primeiro no EVANGELHO (Lucas 2), com os anjos.
2 - A Igreja primitiva, do Novo Testamento, comemorava? Não há registro.
3 - E QUANDO os cristãos (Ou algum grupo dos mesmos.) passaram a fazê-lo?
De acordo com o artigo "O NATAL NÃO TEM ORIGEM PAGÃ" (Abra o LINK abaixo.), de Conservadorismo Cristão, não existem informações precisas. E, no mesmo, há três pontos a ser salientados:
1 - O autor postula que a data de 25 de Dezembro e sua escolha "é o resultado de tentativas entre os primeiros cristãos de descobrirem a data do nascimento de Jesus com base em cálculos calendáricos que nada tinham a ver com festas pagãs".
2 - Mas há, também, quem alegue que a  adoção do dia 25 de Dezembro,teria sido por causa do festival pagão do "Nascimento do Sol Invicto", instituído pelo imperador romano Aureliano em 274 d.C.
3 - Só que o autor referido também postula o seguinte:
- "a data não tinha significado religioso antes da época de Aureliano".
- Havia dois templos ao Sol em Roma, mas,  suas festas não eram em 25 de Dezembro.
- "E a festa pagã que o imperador Aureliano instituiu, (...) uma tentativa de dar um significado pagão a uma data já importante para Cristãos romanos."
E, então, para o autor, ao contrário de  paganizarem sua data e comemoração, teria sido o imperador quem teria tentado dar um significado pagão a "uma data já importante para Cristãos romanos".

LINK:

https://www.facebook.com/100041276424311/posts/pfbid02b2Vq2SzuRM6prvPJpPyzbsxf7SXG7d9XhorZM3w9oKcQKVBQ5epeqcco63utZ7JRl/?app=fbl

QUESTÃO (Sobre a Questão):
"10 Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.
12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
13 De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
14 "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor"."
(EVANGELHO, Lucas 2)
Pergunta:
O Natal do Senhor e Salvador foi celebrado por multidão de anjos. E eles vieram do céu para, ao seu modo, festejar. Logo, a verdadeira ORIGEM do Natal (Ou da sua comemoração.) é a comemoração dos anjos.
Observe que não estamos falando dos DESDOBRAMENTOS de tal comemoração.
E haveria mesmo algum problema em os homens fazer o mesmo, desde que observando os princípios cristãos (da paz, da alegria com sobriedade e da gratidão)?

II - APRENDER
(Para, Se For Mesmo O Caso...): QUESTIONAR 02:

1

Veja, no vídeo abaixo, a matéria intitulada "COMO É O NATAL EM ISRAEL? Existe Natal Em Israel, Jesus Nasceu Em Dezembro?"
https://www.facebook.com/1313372652138587/posts/2525240867618420/?app=fbl

2

"Celebrava-se a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno, e Jesus estava no templo, caminhando pelo Pórtico de Salomão.”
(EVANGELHO,  João 10:22-23)
Nota:
É importante observar que Jesus participava de uma festa judaica, caso da FESTA DA DEDICAÇÃO, não mencionada nos livros considerados inspirados do A.T. e não ordenada por Deus.
O último profeta autor de livro inspirado, Malaquias, tinha vivido há cerca de 400 anos. E o incidente histórico que deu origem à Festa da Dedicação, mais de 200 após Malaquias. Óbvio o não haver registro ou ordenança para aquela festa na Bíblia Judaica. 
Mas a FESTA DA DEDICAÇÃO, ou das Luzes ou Chanucá passou a fazer PARTE DA CULTURA. E, principalmente, não feria os princípios bíblicos.
E AQUI ESTÁ A CHAVE PARA QUALQUER COMEMORAÇÃO a que devamos ou não aderir: ferir os princípios cristãos.
A Chanucá não era bíblica e mesmo assim o Senhor Jesus dela participava. Já o Natal....
1 - Tem a sua ORIGEM bíblica, caso da comemoração e o festejo dos anjos (EVANGELHO, Lucas 2).
2 - Não tem orientação quanto a comemorar ou não. E a acusação quanto a ser imitação pagã é, também, questionável:
https://www.facebook.com/100041276424311/posts/802536627798877/?app=fbl
3 - Adquiriu, através dos tempos, elementos não bíblicos e outros que fogem aos princípios cristãos.
Eu, particularmente, não comemoro o Natal. Só que não vejo problema em alguém comemorar, desde que não fira os princípios da  fé cristã. E, nesse caso, nada de bebedeiras, consumismo e de mentir para as crianças, dizendo que papai Noel existe. Mas, sim: dê-lhes presentes, de preferência brinquedos. Afinal, quem não gosta de ver uma criança feliz?!...

E, NO MAIS : BOAS FESTAS e um 2023 "na pureza e simplicidade devidas a Cristo"! 

3

LEIA TAMBÉM:
https://www.facebook.com/100041276424311/posts/820554022663804/?app=fbl

III - JESUS NASCEU EM 25 DE DEZEMBRO?
Ao que tudo indica, não, deduz e explica a apresentadora no vídeo "COMO É O NATAL EM ISRAEL?". 
E não se sabe precisamente o porque da escolha do 25 de Dezembro pelos primeiros cristãos que adotaram a data.

Dizer que seria influência pagã e por que o solstício de inverno, no Calendário Juliano, caía em 25 de Dezembro, perde o sentido, se "a data não tinha significado religioso no calendário festivo pagão romano antes da época de Aureliano". Fora também o fato de, nos dois templos do sol em Roma, a festa era em Agosto, como também afirma o artigo de Conservadorismo Cristão.
O mais importante a se dizer a respeito do assunto é que os cristãos não celebram a DATA, mas, o NASCIMENTO. Ou seja, a vinda do Senhor e Salvador ao mundo:

"10 Mas o anjo lhes disse (AOS PASTORES): "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.
12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
13 De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
14 "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor"."
(EVANGELHO, Lucas 2) 

Nota:
Se alguém adotar uma criança de quem não se sabe exatamente quando nasceu:

- Deixaria de comemorar o aniversário da mesma?
- Ou escolheria uma data para celebrar, não o dia, mas, o NASCIMENTO?

APÊNDICE: 

"A ÁRVORE DE NATAL é considerado por alguns como uma "cristianização" da tradições e rituais pagãos em torno do Solstício de Inverno, que incluía o uso de ramos verdes, além de ser uma adaptação de adoração pagã das árvores.[32] Outra versão sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, uma das mais populares atribui a novidade ao monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.[32"

Extraído de:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Natal

Nota:

É também importante observar que, no que diz respeito aos símbolos e tradições natalinas, também não temos informações precisas. E as que nos chegam podem e tendem a ser utilizadas de acordo com a  conveniência de quem celebra ou repudia o Natal. 

"A tradição católica diz que o PRESÉPIO (do lat. praesepio) surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível", diz o texto por mim citado da Wikipedia. Mas, haverá quem queira ver elementos do Paganismo na tradição já um tanto tardia. 

A figura do PAPAI NOEL remonta a Nicolau, "bispo de Mira, na atual Turquia, durante o século IV. Entre outros atributos dados ao santo, ele foi associado ao cuidado das crianças, à generosidade e à doação de presentes" (Wikipedia). 

Não haveria nenhum problema se o Papai Noel não tivesse sido transformado por muitos em um ser mítico, principalmente para enganar as crianças.  E seria até salutar ensinar-lhes que houve alguém que exerceu o cuidado para com os necescitados e para com as crianças, mas, que também avaliava o comportamento delas. 

Então, há muito de INFORMAÇÕES imprecisas, ELEMENTOS bíblicos e não bíblicos e possíveis RESSIGNIFICAÇÕES no desdobramento da comemoração do Natal do Senhor Jesus, o qual começou com os anjos. E disso o cristão deve estar atento para, caso deva (Reunião de família, no ambiente de trabalho, etc.) e queira comemorar, depurar a sua comemoração, mantendo-a sempre dentro dos princípios cristãos. E nem tudo precisa ser necessariamente bíblico, como demonstra a participação do Senhor Jesus na FESTA DA DEDICAÇÃO judaica. Mas, torna-se imperativo não fugir aos princípios cristãos. 

Acredito que Paulo tinha em vista a sabedoria e o COMPORTAMENTO de Cristo, de quem ele foi o principal imitador, quando escreveu:

"19 Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.

20 Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.

21 Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei.

22 Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.

23 Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele."

(PRIMEIRA CARTA AOS CORINTIOS 9)

.
IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves:

OU:

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)



Nenhum comentário:

Postar um comentário