segunda-feira, 15 de novembro de 2021

RESPOSTA SOBRE JOÃO 20:17 (POR QUE JESUS DIZ "SUBO PARA O MEU DEUS E O VOSSO DEUS"). E Isso Significa Que Ele Não Seja Um Com (10:30) & Deus Igualmente Como O Pai (5:18)???

Publicado originalmente em partes no grupo de debates Bíblia & Alcorão.

Leia também:

- POR QUE JESUS É REPRESENTADO À DIREITA DO TRONO NOS CÉUS?

(E Seria Essa A Única Posição Em Que Ele É Descrito Nas Escrituras Bíblicas???)

https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/07/por-que-jesus-e-representado-direita-do.html?m=1

- RESPOSTA SOBRE MATEUS 24:36

(Ou Por que Jesus Disse, Numa Determinada Ocasião, Não Saber O Dia & A Hora da Sua Segunda Vinda):

https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/08/resposta-sobre-mateus-2436-ou-por-que.html?m=1 


- Parte Primeira:

POR QUE JESUS DIZ "SUBO PARA O MEU DEUS E O VOSSO DEUS" EM JOÃO 20:17?

- 1Isso Significa Que Ele Não Seja Um Com & Deus Igualmente Como O Pai???


EPÍGRAFES:

i - "37 No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM E BEBA .

38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".

39 Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então O ESPÍRITO AINDA NÃO TINHA SIDO DADO, POIS JESUS AINDA NÃO FORA GLORIFICADO ."

(EVANGELHO, João 7)

Nota:

Jesus está fazendo referência a vinda do Espírito Santo da Verdade, O Consolador Isso se cumpre em ATOS DOS APÓSTOLOS 2, cerca de quarenta dias após a sua ressurreição. 


ii - "12 Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro

13 e entre os candelabros alguém "semelhante a um filho de homem", com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.

14 Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo.

15 Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.

16 Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.

17 Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: "Não tenha medo. EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO. 

18 Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E TENHO AS CHAVES DA MORTE E DO HADES. 

19 "Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir."

(LIVRO DO APOCALIPSE 1)

Nota:

Esta é VISÃO que João, o Apóstolo, teve de JESUS GLORIFICADO. Diferente de quando Ele apareceu aos discípulos, depois de ressurreto. Na ocasião, Ele até mostrou-lhes as marcas da Crucificação em seu corpo (EVANGELHO, JOÃO 20:24-29).Já está visão DELE, na glória dos Céus, mais se assemelha a TRANSFIGURAÇÃO (Quem lê entenda).


iii - "6 Disse-me (JESUS) ainda: "ESTÁ FEITO . Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

7 O VENCEDOR HERDARÁ TUDO ISTO , E EU SEREI SEU DEUS E ELE SERÁ MEU FILHO. .

8 Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".

(LIVRO DO APOCALIPSE 21)

Nota:

Aqui, já está GLORIFICADO. E com a mesma glória que tinha antes da fundação do mundo (JOÃO 17:5). Então, Ele fala a João como o Pai Eterno (Ou o Pai da Eternidade) do LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 9:6.

Quem lê entenda. 


1/ Geralmente, muçu1manos e outros se  apegam a um só versículo bíblico. Normalmente, tal versículo carece da correta INTERPRETAÇÃO e não das SUPOSIÇÕES que os mesmos querem que seja verdade.

E por que fazem isso?

Desinformação, estupidez teológica, desonestidade intelectual ou o que é pior: tudo isso junto.

É o que ocorre, por exemplo, com EVANGELHO, João 20:17.

1 - Citam 20:17 mas se esquecem que João, já nos primeiros quatorze versículos do livro, nos apresenta Jesus como?

Aquele que já EXISTIA NO PRINCÍPIO, criou todos os seres e coisas (Visíveis e invisíveis). E, para cumprimento das Escrituras bíblicas, assumiu a CONDIÇÃO HUMANA.

2  - Citam 20:17, mas, insistem em ignorar que Jesus declara "EU E O PAI SOMOS UM" (10:30) e as implicações advindas disso.

3: - Citam 20:17, mas, não querem compreender o SIGNIFICADO E O CONCEITO do termo O Filho de Deus. Quando em referência ao Messias, tanto significa UM COM, mas, também DEUS IGUALMENTE COMO o Pai (5:18).

4  - Citam 20:17, mas, esqueceram, se pudessem, que, no próprio EVANGELHO (9:35-38) JESUS ACEITA ADORAÇÃO.

Meros mortais e anjos, nas próprias Escrituras bíblicas, simplesmente a  rejeitaram (e com toda a razão)! E mesmo faria Jesus, caso fosse (Mas, nunca foi.) um mero ser humano ou apenas um anjo.

Porém, não o fez. 

Somente este ATO, narrado por todos os evangelistas, já seria o SUFICIENTE PARA REFUTAR TODAS AS OBJEÇÕES e calar todas as suposições.

Até porque não vemos Jesus declarar "Eu não sou Deus" e nem dizer a ninguém "Não me adore".

Enquanto que, bem ao contrário disso, o que vemos, por exemplo, no Alcorão?

O ser que se esconde por detrás do nome Allah no livro orando e dizendo adorar a um outro ser (SURA 1:5-6).

E quem tem discernimento espiritual entende de quem se trata. Daquele de quem Allah até se gaba de fazer o tal deseja: desviar os homens para a perdição (SURA 4:60 X 7:178-179). 

5 - Mas... os musl1ns citam EVANGELHO, João 20:17, como se pudesse ignorar 17:5.

E o que ocorre no referido versículo? 

JESUS DECLARA EXISTIA EM GLÓRIA ANTES DA CRIAÇÃO.

6 - Citam 20:17, como se pudessem ignorar que o próprio João não concordaria com eles. E por quê? Fora tudo o que foi exposto até aqui, João era discípulos de Jesus. E como tal, estava entre aqueles que O adoravam.

7 - Citam 20:17, como se pudessem apagar o que sobre Jesus dizem: as Escrituras bíblicas, profetas verdadeiros do Antigo Testamento, os apóstolos e primeiros discípulos e... o próprio Jesus, através de seus palavras e atos.

Ora,

alguém pode até ignorar o que acabei de  expor por DESINFORMAÇÃO. É o que seria aceitável, somente até ser devidamente informado, como acabo de fazer.

Alguém pode não entender o que acabo de expor por FALTA DE COMPREENSÃO TEOLÓGICA. É também aceitável e o nosso papel, ao elaborar este artigo, é dar-lhes a devida compreensão.

Mas... quando alguém, depois de informado, tenta ignorar a informação e recusa a compreender o por que das coisas... é mesmo um caso de DESONESTIDADE INTELECTUAL.

Espero, todavia, que o meu leitor não cristão, até então desinformado, tenha a honestidade intelectual de não ignorar o que foi exposto. Pois será de fundamental importância para compreender não apenas por que Jesus disse "o meu Deus e vosso Deus", como também "o Pai é maior do que eu", além de ser representado à direita do trono da Majestade na glória

Cabendo ainda eu lhe advertir que UMA GRANDE SURPRESA, ao final deste artigo, aguarda a maioria dos leitores. Pois, de acordo a interpretação divinamente inspirada das Escrituras bíblicas sagradas, também o Pai chama o Filho de Deus. 


- Parte Segunda::

POR QUE JESUS DIZ "SUBO PARA O MEU DEUS E O VOSSO DEUS" EM JOÃO 20:17?

- 1Isso Significa Que Ele Não Seja Um Com & Deus Igualmente Como O Pai???


2/ Extraído de

RESPOSTA SOBRE MATEUS 24:36

(Ou Por que Jesus Disse, Numa Determinada Ocasião, Não Saber O Dia & A Hora da Sua Segunda Vinda):

Jesus estava se dirigindo a homens, os quais não sabem, mas, não se põe na mesma categoria dos mesmos. Jesus também não se põe na categoria dos anjos. O porquê de Jesus não se pôr em nenhuma das categorias referidas e ter dito, naquela determinada ocasião, não saber o dia e a hora tem explicação teológica.

Desde que entendamos QUEM Ele é; a sua CONDIÇÃO (divina). E, obviamente, a POSIÇÃO em que Ele se pôs.

Basta ler e compreender, por exemplo, CARTA AOS FILIPENSES 2:5-11 e relacionar com a declaração por Ele feita em EVANGELHO, Marcos 10:45.

Isso serve também para explicar por que Ele é, em várias (Mas, não em todas.) ocasiões representado à direita do Trono (...). 

1 - Basta entender o que Jesus fez (ESVAZIAR-SE da sua condição divina, assumindo a posição de servo e a condição humana), para entendermos o que Jesus falou:

2 - SEGUE UMA BOA EXPLICAÇÃO:

"(...) 

Enquanto esteve aqui, Jesus podia voar até a lua e voltar? A resposta é depende. Se estivermos falando dele como homem, então não podia, porque homem não voa. Mas se estivermos falando dele como Deus todo poderoso, daquele que "todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez", então ele podia se deslocar no tempo e no espaço conforme quisesse. Mas não iria querer enquanto estivesse cumprindo sua missão de servo em obediência ao Pai."

AGORA, A OBSERVAÇÃO MINHA: Servo é a POSIÇÃO que Jesus se colocou. Logo, Ele se limitou em todos os sentidos. Sendo obediente também ao Espírito incondicionalmente (EVANGELHO, Mateus 4:1)

De volta à explicação, que não é minha, cabe ressaltar, mas, com a qual concordo plenamente (Ao final deste estudo, o leitor entenderá por que):

"(...) 

Quando lemos Flp 2:7 "Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens" vemos que ele realmente "vestiu a camisa", por assim dizer, de humanidade, mas basta algumas passagens em que ele deixa "escapar" lampejos de seu poder para exclamarmos: "Oops! Mas não disse que ele "esvaziou-e a si mesmo"? Então aí nos damos conta de que todos os atributos da divindade continuavam ao seu dispor como Deus, porém ele não iria valer-se de qualquer um deles a não ser quando fosse absolutamente necessário e dentro da vontade do Pai."

3 - UMA CONCLUSÃO (TAMBÉM MINHA) :

- Estando aqui, na POSIÇÃO de servo, Ele também tomou por completo a CONDIÇÃO HUMANA.

- E, para isso, momentaneamente, Ele abriu mão dos seus ATRIBUTOS e AUTORIDADE (no céu e na terra).

- Estes atributos e autoridade Ele sempre teve e os exerceu em conjunto e no mesmo NÍVEL de autoridade com o Pai e o Espírito Santo. Até porque são um.

- E se não entendermos desta maneira, teríamos que  advogar também que:

1 - Jesus ao dizer "é me dada toda autoridade no céu e na terra" (EVANGELHO, Mateus 28);

2  - ao contrário de receber de volta o que sempre teve,  uma autoridade que  implica, para o seu exercício,  em ser  onisciente, onipresente e onipotente;

3 - teria despojado o Pai da  autoridade em questão.

Mas não é o que aconteceu.

Extraído de

TRINDADE (Em Três & Outras Sete Questões)


- Parte Terceira::

POR QUE JESUS DIZ "SUBO PARA O MEU DEUS E O VOSSO DEUS" EM JOÃO 20:17?

- 1Isso Significa Que Ele Não Seja Um Com & Deus Igualmente Como O Pai???


3/ E ENTÃO?

Por que Jesus diz "o meu Deus e o vosso Deus" em EVANGELHO, João 20:17?

- 1Isso Significa Que Ele Não Seja Um Com & Deus Igualmente Como O Pai???

i  - Ficou claro pelo CONJUNTO DE INFORMAÇÕES constante da parte primeira deste artigo. E também pela EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA na segunda parte que Jesus é UM COM E DEUS IGUALMENTE COMO o Pai.

Além de estar posto literalmente, o conjunto de informações demonstram claramente isso. Já a explicação teológica serve também para explicar a fala de Jesus.

Alguém poderá questionar: mas,  já não havia acontecido a RESSURREIÇÃO, quando Jesus refere ao Pai como o meu Deus e o vosso Deus?

Sim.

Só que a GLORIFICAÇÃO (Ou retomada de todos os seus atributos.):se dá, após a sua ASCENSÃO com o corpo ressurreto aos céus.

Isso é narrado no EVANGELHO (Lucas 24) e em ATOS DOS APÓSTOLOS, capítulo primeiro.

ii - Mesmo sendo exaltado (GLORIFICAÇÃO), de novo elevado à sua CONDIÇÃO DIVINA, Jesus, quase sempre, é representado à DIREITA DO TRONO.

E por quê? Extraído de

"POR QUE JESUS É REPRESENTADO À DIREITA DO TRONO NOS CÉUS?

(E Seria Essa A Única Posição Em Que Ele É Descrito Nas Escrituras Bíblicas)???":

"1 - A visão de Jesus à direita, no trono, é, também, uma das FORMAS MANIFESTAS de Deus. Manifestação esta possível de ser enxergada pelo olhar (ainda) humano.

2 - Trata-se de como os cristãos verão a Deus, quando da Ressurreição, em que já serão como os anjos (que O vêem)?

Infere-se que não. Pois Deus, sendo espírito, há de se revelar aos cristãos nesta que é a sua forma essencial de ser.

3 - É natural que na VISÃO DO TRONO de Deus, Jesus seja visto à direita do Pai. E isso significa que Ele não seja Deus?

Não. Tanto que Ele está no trono, onde somente a Majestade pode estar.

- E somente isso (O estar no Trono.);

-  fora o fato Dele ter declarado "Eu e o Pai somos um" (EVANGELHO DE JOÃO 10:30) e Deus igualmente como o Pai (5:18);

já nos diz, clara e definitivamente, respeito à sua CONDIÇÃO divina (ou deidade). 

E o fato dele estar representando à direita? Diz respeito a quê???

À POSIÇÃO em Ele se colocou, no que diz respeito ao PLANO DA REDENÇÃO.

E, aqui, é preciso reconhecer que a REVELAÇÃO de Deus nas Escrituras bíblicas está ESTRITAMENTE RELACIONADA À SALVAÇÃO. E jamais ao conhecimento do Altíssimo, no sentido absoluto de uma perfeita compreensão, sequer definição. Pois; sendo Deus espírito (E o Espírito Santo, dizem-no as Escrituras.), é esta a sua FORMA ESSENCIAL DE SER e na qual irá perfeitamente se revelar."

iii - Mesmo glorificado, tendo recobrado de volta os seus ATRIBUTOS, Jesus ainda exerce, no céu, FUNÇÃO que diz respeito à REDENÇÃO:

"26 Por isso, (JESUS) pode também salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."

(CARTA AOS HEBREUS 7) 

- "34:E quem os condenará (AOS CRISTÃOS)? É Cristo Jesus quem morreu, ou, antes, quem ressuscitou, o qual está a direita de Deus e intercede por nós."

(CARTA AOS ROMANOS 8)

- "Por que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem."

(1 TIMÓTEO 2:5)

CONCLUSÃO:

É natural que, no geral, toda a REPRESENTAÇÃO de Jesus seja estritamente relacionada à Redenção.

E para efetua-la, Ele, num ato de amor, abriu mão da sua CONDIÇÃO DIVINA e se pôs na POSIÇÃO de servo, adquirindo também para Si a nossa NATUREZA HUMANA.

E, mesmo, nessa posição fez o que somente Deus pode fazer: salvar os pecadores do perdição eterna (O inferno de fogo):

"45 Porque também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas, para servir e dar a sua vida para o resgate (SALVAÇÃO) de muitos.

(EVANGELHO, Marcos 10) 

Nota:

"É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o SALVADOR, que Cristo, o Senhor."

(EVANGELHO, Lucas 2)

Todavia, no que diz respeito ao tema deste artigo, não é tudo o que temos a dizer. Pois para quem tem a devida compreensão teológica e sabe que o Novo Testamento é quem nos fornece a mais correta interpretação do Antigo, o que aprendemos?

Não é só o Filho que refere ao Pai como Deus.

iii - Voltemos à pergunta, já respondida, de maneira pormenorizada:

Por que Jesus diz "o meu Deus e o vosso Deus" em EVANGELHO, João 20:17?

- 1Isso Significa Que Ele Não Seja Um Com & Deus Igualmente Como O Pai???

Resposta simplificada ao máximo:

Mesmo tendo já ressuscitado, a GLORIFICAÇÃO de Jesus ocorre somente após a sua ASCENSÃO. A sua volta com o corpo humano ressurreto ao céu, onde, então, Ele passa a ser representando à direita do trono.

"EXALTADO, pois, à destra de Deus, tendo recebido a promessa do Pai a promessa do Espírito, derramou isso que vedes e ouvis.`

(ATOS DOS APÓSTOLOS 2:33)

Nota:

"Tendo (JESUS) feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas."

MAS...

Seria apenas Jesus que refere ao Pai como Deus nas ESCRITURAS BÍBLICAS?

Não.

O Pai também refere ao Filho como tal. Desde conheçamos as Escrituras e, obviamente, a INTERPRETAÇÃO DIVINAMENTE INSPIRADA de partes do Antigo Testamento, feita por escritores do Novo.

1 - TEXTO:

"6 - O TEU TRONO, Ó DEUS, é para todo o sempre. Cetro de equiedade é o teu cetro. 

7 - Amas a justiça e odeias a iniqüidade. Por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum de seus companheiros."

(SALMO 45)

2 - A INTERPRETAÇÃO DIVINA:

"7 Ainda, quanto aos anjos, (O PAI) diz:

Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labaredas de fogo" ;

8 mas, (DIZ) acerca do Filho:

"O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre..."

3 - CONCLUSÃO:

A profecia do Salmo é a respeito de Jesus. Deus fala através de Davi, o profeta. E a palavra PROFETA significa ser a BOCA DE DEUS. E o Pai, pela boca de Davi (Lembrem que os Salmos eram pra ser cantados) diz ao e do Messias:


"6 - O TEU TRONO, Ó DEUS, é para todo o sempre (...)."


Para, então, depois, dizer:

"Por isso, DEUS , O TEU DEUS, te ungiu com o óleo de alegria mais do que a seus companheiros."


Nos CREDOS antigos, trinitarianos, existem a expressão "Deus de Deus". E ela é totalmente correta, de acordo com o texto acima. Já o Salmo profetiza que, Jesus sendo Deus e assim reconhecido pelo Pai, iria se colocar na POSIÇÃO de servo a que colocou. Razão pela qual, Ele, Jesus,  disse:


"45 Porque também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas, para servir e dar a sua vida para o resgate (SALVAÇÃO) de muitos.

(EVANGELHO, Marcos 10) 

Nota:

"É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o SALVADOR, que Cristo, o Senhor."

(EVANGELHO, Lucas 2)


.
IMPORTANTE:

Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) 

OU:

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário