terça-feira, 10 de abril de 2018

JESUS CRISTO: DA TORAH AOS EVANGELHOS. Fundamentação Nas Escrituras da Necessidade & Vinda do "Cordeiro de Deus Que Tira O Pecado do Mundo!".

.

A SALVAÇÃO SOMENTE
  É POSSÍVEL ATRAVÉS DE JESUS,
“O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”.
ENTENDA A FUNDAMENTAÇÃO NAS ESCRITURAS BÍBLICAS.
.
I – EPÍGRAFES:
.
1 / PALAVRAS DE JOÃO BATISTA (Antes da Crucificação):
- “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim.
Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel".
Então João deu o seguinte testemunho: "Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele.
Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’.
Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus".
No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos.
Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus! "
(EVANGELHO DE JOÃO 1:29-36  NVI)
.
2 / PALAVRAS DE JESUS (Após A Crucificação):
- “Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.
Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".
(20:24-29)
.
3 / OUTRAS PALAVRAS DE JESUS
 (Antes de Sua Ascensão Aos Céus):
- “Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos,
que diziam: "É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! "
Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.
Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: "Paz seja com vocês! "
Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito.
Ele lhes disse: "Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas em seus corações?
Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho".
Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.
E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: "Vocês têm aqui algo para comer? "
Deram-lhe um pedaço de peixe assado,
e ele o comeu na presença deles.
E disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos".
(EVANGELHO DE LUCAS 24:33-44)
.
I I – A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE SACRÍFICIOS DA TORAH
.
i -  De acordo com a TORAH (Livro de Gênesis, capítulo terceiro), após e em função da QUEDA (A entrada do pecado no mundo por instigação de Satanás.), Deus fez a PRIMEIRA PROFECIA SOBRE O MESSIAS.
Na referida PROFECIA, o Messias:
1 – Se tornaria descendente da mulher (Eva.), o que implica na sua HUMANIZAÇÃO;
2 – Feriria a cabeça da Serpente (Satanás.), o que implica numGOLPE MORTAL OU VITÓRIA COMPLETA SOBRE O MAL, na pessoa do seu autor e instigador.
3 – Mas....TAMBÉM SERIA FERIDO NO CALCANHAR.
Temos, então, o primeiro indicativo da CRUCIFICAÇÃO. Pois a Cruz (e na Cruz) está a EVIDÊNCIA  DA VITÓRIA EM NÍVEL CÓSMICO do Messias Jesus Cristo sobre o Mal. E o Mal é representado nas Escrituras bíblicas:
a) pelo PECADO (Rebelião contra Deus.);
b)  pela MORTE (Consequência natural do Pecado.);
c) e por SATANÁS,  que instigou o homem a pecar  e a trazer sobre si tamanha condenação. A condenação  começou com a expulsão de Adão e Eva do Éden (paraíso); para o qual, sem a (compreensão da) Redenção, não poderiam voltar. E tendo, por destino final aSEGUNDA MORTE (Consequência eterna porque espiritual do Pecado.), após a Ressurreição do Juízo, que é o INFERNO DE FOGO (Livro do Apocalipse 20:11-15):
.
- “Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.
Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.”  
(LIVRO DO APOCALIPSE 20:12-15)
.
ii. A PARTIR DA PROMESSA, feita à humanidade e em represália a Satanás (A Serpente que se tornaria o Dragão de Apocalipse 20:12.), UMA ÚNICA FORMA DE CULTO FOI ESTABELECIDA e passou a ser observada: o Sistema de Sacrifícios Substitutivos.
Observaram-no:
- ABEL, filho de Adão e Eva (LIVRO DE DEGÊNESIS 4:3-5);
- JÓ (Livro de Jó, capitulo 01, etc.);
- NOÉ, o homem mais justo e íntegro da sua geração (8:20-22);
- ABRAÃO, o pai da fé monoteísta e patriarca da nação judaica (15:9-19);
- MOISÉS, o mediador da Antiga Aliança (Livro de Êxodo 8);
- OS JUDEUS;  uma vez que O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS FOI INSTITUÍDO NA LEI, através de Moisés, passando a ser observadoDIÁRIA E ANUALMENTE (Livro de Levítico) pelos verdadeiros monoteístas até da vinda do Messias, Jesus Cristo.
O Sistema foi estabelecido desde o princípio, após a Queda, e estabelecido na Lei não sem razão ou simples capricho divino.
Aquela forma de culto (Única estabelecida e aceita por Deus.) apontava profética e simbolicamente para “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!”, palavra de João Batista sobre Jesus.
Lendo no Novo Testamento a CARTA AOS HEBREUS, que é aINTERPRETAÇÃO DIVINAMENTE INSPIRADA do Sistema de Sacrifícios Substitutivos e do seu cumprimento na vida e obra expiatória de Jesus, qualquer leitor, por mais leigo, verá a dimensão do que eu digo. E, obviamente, da importância de Jesus Cristo ter ido à Cruz.
E se há versículo bíblico que pode sintetizá-la nas suas implicações...
- “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.”  (ATOS DOS APÓSTOLOS  20:28)
 .
iii – EM RESUMO: da Torah aos Evangelhos, passando pelos Salmos e o Profetas, a forma de culto observada e unicamente aceita é  O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS. E mesmo os mais rigorosos praticantes da Lei (Caso de Moisés, Samuel e dos judeus por mais piedosos.) não estavam insetos. Dado o fato de que este era, inquestionavelmente, O MEIO ATRAVÉS DO QUAL O HOMEM PODERIA SE RE-APROXIMAR DE DEUS, tendo sido perdoado o seu pecado e podendo, a partir daí, estabelecer com o Senhor uma vida de comunhão:
.
- "Se alguém pecar, fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos do Senhor, ainda que não o saiba, será culpado e sofrerá as conseqüências da sua iniqüidade.
Do rebanho ele trará ao sacerdote um carneiro, sem defeito e devidamente avaliado, como oferta pela culpa. Assim o sacerdote fará propiciação em favor dele pelo erro que cometeu sem intenção, e ele será perdoado.
É oferta pela culpa, pois com certeza tornou-se culpado perante o Senhor".
 (LIVRO DE LEVÍTICO 5:17-19)
Notas:
1 - Enquanto a OBSERVÂNICA DA LEI, apesar de louvável, trazia a CULPA e sua consequente maldição;  EXPIAÇÃO E PERDÃO da culpa, a  qual era inevitável, uma vez que todos os homens são em parte ou integralmente transgressores (DEUTERONÔMIO 27:26 / CARTAS AOS GÁLATAS 3:6-14), obtinha-se somente através doSISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS. A observância do Sistema implica em FÉ; e foi através da fé, quando nem mesmo havia sido estabelecida a Lei, que Abraão obteve aJUSTIFICAÇÃO. No caso, ele foi aceito por Deus como justo, não pelo mérito de suas boas obras (Ações.) ou pelas obras da Lei, as quais nenhum ser meramente humano pode integralmente praticar.
2 - O profeta Isaías (53:5-6), cerca de 750 anos antes daCRUCIFICAÇÃO, teve a visão da importância da vinda e da obra expiatória de Jesus Cristo:
- “Mas ele (O MESSSIAS)  foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”
.
3.1 -  SATANÁS (I), ao instigar o ser humano ao pecado, levaria Jesus Cristo à Cruz. Deus já sabia que o homem iria ceder à Tentação da Serpente. Por isso, antes mesmo da Criação, já havia previsto a Crucificação, para a Redenção dos pecadores arrependidos:
Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,
mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,
conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.”
                    (PRIMEIRA CARTA DE PEDRO 1:18-20)
.
3.2 – SATANÁS (II), antevendo a sua derrota, tentou desviar a Jesus Cristo da Cruz, o principal propósito da Sua primeira vinda.
a - Na Tentação (EVANGELHO DE MATEUS 4:1-11);
b - Quando do PRIMEIRO ANÚNCIO FEITO POR JESUS DA SUA CRUCIFICAÇÃO, para cumprimento das Escrituras:
.
- “Então advertiu a seus discípulos que não contassem a ninguém que ele era o Cristo.
Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que ERA NECESSÁRIO que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e FOSSE MORTO E RESSUSCITASSE NO TERCEIRO DIA.
Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "NUNCA , SENHOR! ISSO NUNCA TE ACONTECERÁ! "
Jesus virou-se e disse a Pedro: "PARA TRÁS DE MIM, SATANÁS! VOCÊ É UM PEDRA DE TROPEÇO PARA MIM, E NÃO PENSAS NAS COISAS DE DEUS, MAS NAS DOS HOMENS".
Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.
Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” (
EVANGELHO DE MATEUS 16:20-26)
.
c - Até mesmo NO MOMENTO DA CRUCIFICAÇÃO. E aqui convém notar que uma ação diabólica pode ser feita através dos seres humanos, que Satã consegue enganar. Ele enganou a Pedro, usando deste a melhor das intenções para com Jesus. E usou a pior das intenções das pessoas que desafiaram a Jesus descer da Cruz. Pois, se assim Ele fizesse, a Redenção não seria consumada e se tornaria em vão a observância do Sistema de Sacrifícios Substitutivo, que vinha desde o princípio do mundo, após o pecado de Adão.
- “Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: "Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias,
desça da cruz e salve-se a si mesmo! "
Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, dizendo: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo.
O Cristo, o Rei de Israel... Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos! " Os que foram crucificados com ele também o insultavam.”
 (EVANGELHO DE MARCOS 15:29-32)
.
Jesus, porém, foi até o fim:

- “Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus.
Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado! " Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.”
                           (EVANGELHO DE JOÃO 19:29-30)
.
3.3 – SATANÁS (III) NÃO PODE IMPEDIR CRISTO DE IR À CRUZ. Mas, sabe que a obra de Jesus será vã para aqueles que não a reconhecem e a querem negar. Por isso, usa de outros indivíduos e expedientes para o DESVIO DAS PESSOAS E DAS RELIGIÕES DA CRUZ DE CRISTO, para que estas se percam. Este, sem dúvida, é o caso do Islamismo, principalmente da SURA 4:157-158, a qual já nasceu DESMENTIDA com milênios (TORAH) e séculos (EVANGELHOS) de antecedência. E é de CRUCIAL IMPORTÂNCIA discernir que, assim como Satã, os adeptos de tal religião, também querem se utilizar até das Escrituras bíblicas para desviar os homens da Salvação. Salvação esta oferecida pelo“cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!”.
.
EM TEMPO:
ALCORÃO, Sura 4:157-158:
- "E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram. 
Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele , porque é Poderoso, Prudentíssimo."

Nota:
Na teologia islâmica, Jesus Cristo não teria sido crucificado, porque em seu lugar teria morrido um sósia, por um ato de DIS/SIMULAÇÃO "divina". Tal suposição foi emprestada do gnosticismo e não passa de é um PLÁGIO do suposto Evangelho de Pedro (Uma obra fictícia do Século II, atribuída ao personagem que bíblico que, segundo a História, morreu em meados do Século I, crucificado a seu pedido porque não se achava digno de ser morto igual ao seu Senhor.) Além disso e, sobre tudo, mostra o CONCEITO (Não bíblico e, porque não dizer,  SATÂNICO?) que a religião faz de Deus. Fato este apurado em outras textos do ALCORÃO(Suras 2:225, 3:54, 16:106, etc.)
Como demonstramos neste estudo, o Alcorão foi desmentido com milênios e séculos de antecedência pela Torah e os Evangelhos. E tudo que a religião de Maomé pode fazer é desviar os homens da Cruz de Jesus Cristo e, logo, da salvação. Até porque o deus do Islam quer todos os homens no LUGAR DE TORMENTO e na COMPANHIA DO DIABO (ALCORÃO,  Sura 19:67-72); além disso, ele também mente, dizendo que alguns acharão saída; pois Jesus Cristo (EVANGELHO DE LUCAS 16:19-31) já tinha dito que simplesmente não há, para os que vierem se deparar em tal situação. Afinal, que percepção se pode ter de um deus que quer todos, sem exceção, no Inferno? Este não é o Deus bíblico, o qual "deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade." (PRIMEIRA CARTA A TIMÓTEO 2:4).
.
III – QUESTÃO CRUCIAL:
SENDO DEUS, JESUS FOI À CRUZ. POR QUÊ? Fraqueza Ou Força, Na Evidência de Uma Vitória Em Nível Cósmico???
É a pergunta que o leitor deve (se) fazer e encontrar a verdadeira resposta nas mesmas Escrituras bíblicas. E caso queira se inteirar com pormenores, basta abrir o LINK da matéria abaixo, disponível neste blog e também no Facebook.
Embora, o essencial e irrefutável já esteja dito.
No Facebook:
https://www.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/965268516954793/


.
IMPORTANTE:

Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL) 

OU:

m.madsaiin.ebook@gmail.com

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário