quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Vamos Comparar??? ASPECTOS DA FORMAÇÃO DO NT X A COMPILAÇÃO DO ALCORÃO: O Evangelho de Marcos e de Lucas, Numa Comparação Com A Compilação Atribuída À Zaid Ibn Thabit.

.
.


INTRODUÇÃO:
ISLÂMICOS DESINFORMADOS, tal como tem acontecido em discussões recentes no grupo Bíblia & Alcorão / Facebook, ousam questionar o Evangelho de escritores bíblicos. E no caso de MARCOS e LUCAS (Apenas aparentemente, conforme é o caso de Marcos.) por não terem sido os mesmos testemunhas oculares de Jesus. Mal sabendo os tais que o Alcorão (Ou a SOBRA do que ficou, diria IBN UMAR.) que o Islamismo hoje alega possuir seria produto de uma compilação. E uma compilação, a ZAID IBN THABIT, que leva, conforme vamos verificar, ENORME DESVANTAGEM em relação aos dois Evangelho. Faltando ainda acrescentar: além de Marcos e Lucas, o Cristianismo ainda tem o Evangelho de João e Mateus, duas testemunhas oculares. E que o islamismo hoje somente NÃO tem o Alcorão de IBN MASUD, o principal recitador que teria sido apontado por Maomé (BUKHARI, Vol. 05, pág. 96), assim como o de mais de uma dezena de outros recitadores-compiladores porque OS ALCORÃO FORAM QUEIMADOS, por ordem do terceiro califa, UTHMAN.
Lendo minhas obras, como RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) - Vol. 01 e o primeiro volume do meu MANUAL DEFESA DA FÉ CRISTÃ (Contra Os Ataques do Islamismo), o leitor poderá saber sobre a formação do NT e a compilação do Alcorão. No primeiro livro, eu faço a necessária comparação. E, ainda, ao final de ambos, listo minhas fontes de estudos e de pesquisa, caso alguém queira no assunto aprofundar-se.
Nesta série de artigos, focalizaremos a pessoa dos dois evangelistas bíblicos; para, ao final extrairmos um comparativo com o Zaid Ibn Thabit e sua compilação do Alcorão.
.
.
I - A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO 01:
INFORMAÇÃO SOBRE MARCOS, O AUTOR DO EVANGELHO:
.
1 - Marcos era um jovem DISCÍPULO de Jesus, assim como tantos outros, além dos doze APÓSTOLOS.
Obs. :
Jesus NÃO teve apenas os doze apóstolos como discípulos, conforme testemunham os Evangelhos, o Livro de Atos e todo o NT.
DEMONSTRAÇÃO:
- “Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.
Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.
Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas.”
(LIVROS DE ATOS 1:13-15)
.
2 - VAMOS COMPARAR?
ZAID IBN THABIT, o compilador o Alcorão também era jovem, quando Maomé teria recebido tal livro. Ora, se algum islâmico desinformado da compilação do Alcorão (Sobra do que teria ficado, disse Ibn Umar!) insiste em querer questionar Marcos, deveria questionar também o compilador do seu livro. Sabendo-se que Zaid Ibn Thabit foi CONTESTADO por Ibn Masud, o principal recitador que teria sido apontado por Maomé (Ibn Sad, “Kitab-Tabaqat al-Kabir, Vol. 02, pág. 444).
.
3 - DEMONSTRAÇÃO 02 E CONCLUSÃO:
- “Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos? "
Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar".
Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: "Salvem-se desta geração corrompida! "
Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.”
(2:37-41)
.
CONCLUSÃO:
Quando qualquer islâmico questiona o evangelista Marcos, demonstra desconhecer:
1 – O fato de que Jesus tinham outros discípulos, além dos DOZE apóstolos.
2 – O fato de que Jesus ordenou aos apóstolos e primeiros discípulos, como Marcos, a fazerem novos discípulos (EVANGELHO DE MATEUS, capitulo 28). E, logo, todo cristão autêntico é um discípulo de Jesus.
3 - O seu próprio Alcorão, uma vez que Allah alega (SURA 61:14) ter auxiliado os DISCÍPULOS de Jesus (e não apenas os apóstolos) e os feito prevalecer (Mas... como?). Embora, como tenho demonstrado, autor do Alcorão (que não pode ser Deus) sequer sabe sobre quem e o quê exatamente estava falando, ao referir-se à Jesus, à Torá, ao Evangelho, aos discípulos, às Escrituras bíblicas, etc. e etc.
.
E MAIS:
O Evangelho de Marcos somente chegou até os nossos dias, porque nenhum dos DOZE apóstolos, sendo contemporâneo de Marcos, mandou queimá-lo. Bem ao contrário do Alcorão do principal recitador apontado por Maomé (Ibn Masud) e de mais de uma dezena de outros, os quais foram QUEIMADOS pelo terceiro califa.
.
II - A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO 02:
MAIS INFORMAÇÃO SOBRE MARCOS, O AUTOR DO EVANGELHO.
.
.
1 – MARCOS ESTAVA COM OS PRIMEIROS CRISTÃOS.
Ele morava em Jerusalém, certamente acompanhou os atos de Jesus, quando Este esteve na cidade. Na casa de Marcos casa reuniam-se os primeiros discípulos, entre eles os doze apóstolos. Foi pra onde se dirigiu Pedro, o principal dos apóstolos, quando liberto por um anjo prisão.
.
- “E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.” (LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS 12:12)
.
2 – MARCOS ACOMPANHOU PAULO E BARNABÉ, QUANDO ESTES ESTIVERAM EM ANTIOQUIA ENSINANDO O EVANGELHO DE JESUS.
E CABE LEMBRAR:
FOI NAQUELA CIDADE, EM VIRTUDE DA PREGAÇÃO, QUE OS DISCÍPULOS FORAM CHAMADOS DE CRISTÃOS PELA PRIMEIRA VEZ (Livro dos Atos dos Apóstolos 11:26)
.
- “E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém (PARA ANTIOQUIA), levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos”.
(LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS 12:26)
.
3 – MARCOS ESTEVE NA FASE INICIAL DA PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA QUE PAULO E BARNABÉ FIZERAM JUNTOS.
- “E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.” (LIVRO DE ATOS 13:13)
.
4 – MARCOS TORNOU-SE, MAIS TARDE, ASSIM COMO LUCAS, AUXILIAR DE PAULO:
- “Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” (SEGUNDA CARTA A TIMÓTEO 4:11)
.
5 – MARCOS TINHA POR PAI (ESPIRITUAL) E MENTOR O PRINCIPAL DOS APÓSTOLOS, PEDRO.
.
- “Aquela que está em Babilônia, também eleita, envia-lhes saudações, e também Marcos, meu filho.” (PRIMEIRA CARTA 5:13).
Nota:
Pedro, quando diz “Babilônia”, está se referindo à cidade de Roma, de forma figurada. A capital do Império Romano era conhecida pelo seu Paganismo e degeneração moral.
E a igreja cristã (Ou os cristãos que viviam em Roma, sem concordar, obviamente, com tais coisas.) estavam enviando uma saudação aos cristãos do mundo inteiro (Aos DISPERSOS, segundo 1:1.), para os quais foi dirigida a Carta.
E Pedro tem a Marcos,o Evangelista por filho (espiritual).
.
6 – VAMOS COMPARAR?
A – ZAID IBN THABIT, o compilador da sobra que teria ficado do Alcorão sequer é mencionado nominalmente no mesmo. Já Marcos, é mencionado no NT por Pedro, Paulo e Lucas, em seus escritos.
.
B – PEDRO, O PRINCIPAL DOS APÓSTOLOS tem ao evangelista Marcos por filho (espiritual); e PAULO, o tem por um auxiliar importante. (Vede versículos bíblicos já transcritos acima.)
MAS...
O que acontece com compilador do Alcorão???
IBN MASUD, O PRINCIPAL DOS RECITADORES APONTADO POR MAOMÉ contestou a compilação de Zaid ibn Thabit, chegando ao ponto de afirmar que o Alcorão de Zaid NÃO era o da recitação de Maomé:
"Gosto mais de ler (O ALCORAO) de acordo com a recitaçao dele (MAOMÉ), a quem eu amo, do que de ZAID IBN THABIT. (...) Eu aprendi setenta suras dos lábios do Apóstolo de Allah, enquanto Zaid era um jovem..." (PALAVRAS DE IBN MASUD, de acordo com IBN SA'D, no Kitab Tabaqat al-Kabir, Vol. 02, pág. 444.).
.
C – VALE SEMPRE ENFATIZAR:
Enquanto o EVANGELHOS BÍBLICOS, escritos no Século I, PERMANECEM dias de hoje, o Islamismo só não tem o ALCORÃO DO PRINCIPAL RECITADOR apontado por Maomé (Ibn Masud) e de outros mais de dez, simplesmente por quê??? Foram QUEIMADOS!
Conclusão: o islamismo não tem como dizer qual seria o verdadeiro.
Um dos que foram queimados? A SOBRA do que ficou???
.
7 – MARCOS, SEGUNDO PAPIAS, ESCRITOR CRISTÃO, DO SÉCULO II, TEVE POR FONTE DO SEU EVANGELHO UMA TESTEMUNHA OCULAR DAS MAIS IMPORTANTES: PEDRO, O APÓSTOLO.
.
Como é sabido por aqueles que conhecem o mínimo da História da Igreja, cristãos pós o tempo apostólico e pré-Catolicismo atestaram e conservaram (em seus escritos) AUTORIA E DATA dos livros que hoje compõem o NT.
E Papias (140 d.C.) cita Pedro como fonte para o Evangelho de Marcos.
Visto dessa forma, o Evangelho NÃO é uma compilação.
.
III - A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO 03:
LUCAS X ZAID IBN THABIT, NUMA COMPARAÇÃO,
.
Extraído de RESPOSTA AO ISLÃ – Vol. 01:
.
“VI – QUEM OS ESCREVEU (NOVO TESTAMENTO, ALCORÃO E SUNA) TINHA MESMO CAPACIDADE PARA FAZÊ-LO?
A) Resposta 01 (N ovo Testamento):
Os critérios de escolha dos livros que formaram o Novo Testamento respondem bem essa questão:
a – Precisavam ter AUTORIDADE APOSTÓLICA; ou seja: os autores teriam que estar entre os apóstolos e primeiros discípulos ou ser pessoas diretamente ligadas aos mesmos. Por exemplo: segundo o escritor cristão, Papias (125 d.C.), o Evangelista Marcos teve no apóstolo Pedro a sua fonte para o que escreveu. Paulo foi companheiro de Barnabé, o qual também conheceu e teve contato com os Doze; tendo ainda o evangelista Lucas por companheiro de trabalho missionário. Pedro, nas próprias páginas do Novo Testamento, confere aos escritos de Paulo o caráter de inspiração divina, tal como faz em relação aos profetas do Antigo Testamento. E, no sentido contrário, o apóstolo João condena a filosofia gnóstica docentista em seus escritos; o mesmo faz Paulo na sua Carta aos Colossenses. Estranhamente, o Alcorão reproduz como se fosse uma “nova revelação” conceitos gnósticos sobre a crucificação, além de outras heresias surgidas a partir do Século II.
b - Precisavam ser UTILIZADOS PELA IGREJA CRISTÃ DESDE O PRIMEIRO SÉCULO. De modo que livros escritos depois da morte dos apóstolos ou partir o segundo século (Caso dos apócrifos.), não foram incluídos; embora alguns possuam inestimável valor documental e até informativo. Não foram os escritores que impuseram livros às igrejas cristãs; as igrejas é que reconheceram a inspiração divina nos livros, reconhecendo os seus autores e tais escritos como dignos de confiança.
c - Eram ENSINAMENTOS ORTODOXOS E TRANSFORMADORES DE VIDAS. Assim como os livros apócrifos, a filosofia gnóstica, proliferaria no século II. Nenhum livro do período foi escolhido. Mesmo que alguns autores e cristãos autênticos, ainda vivos nas primeiras décadas daquele século, caso de Clemente, Irineu e Inácio, tivessem conhecido ou convivido com algum dos Doze. O fato dos escritos de Clemente e Irineu (E nem mesmo de Inácio, que fora discípulo de João!) não constarem do Novo Testamento demonstra o crivo altamente seletivo da tradição que preservou a autoria e atestou (ou não) o fator inspiração divina na literatura cristã produzida no Século I.
B) Resposta 02 (Alcorão e Suna):
1 – COMPILADOR IMPOSTO E CONTESTADO. O compilador do Alcorão imposto ao Islã por Uthman foi contestado por Mas’ud, considerado pelo próprio Maomé como uma das principais autoridades, em se tratando do livro considerado sagrado pelo Islã.
2 – COMPILADOR DESCRENTE. O próprio Zaid descrê na sua capacidade para fazer a compilação e, vendo as dificuldades, alega ser mais fácil transportar montanhas de um a outro lado. E os motivos dele precisam ser seriamente considerados, visto não haver na Arábia uma tradição de escribas, como a já milenar e em nível de excelência, existente na Palestina daquela época.
3 – O TRABALHO DE ZAID EQUIVALERIA TECNICAMENTE AO DO EVANGELISTA E HISTORIADOR LUCAS (1:1-4 e Atos 1: 1-3).
a - O problema é que Zaid foi contestado por uma das principais testemunhas oculares e tida pelo “profeta” como autoridade máxima no assunto. Lucas, pelo contrário: foi cooperador de Paulo na sua obra missionária. E se Paulo teve seu trabalho reconhecido por Pedro, um dos principais entre os Doze, com Lucas, por extensão, acontece o mesmo. De forma que Pedro reconhece Paulo, que autoriza Lucas. Tal não aconteceu com Zaid ibn Thabit.
b - Além disso, há dois evangelhos atribuídos a um dos Doze: João e Mateus.
c - Assim como no tempo de Zaid, no tempo de Lucas existiu outras narrativas (orais ou manuscritas) sobre as palavras e feitos de Jesus Cristo. Tais narrativas, por certo que tiveram valor relativo e circulação restrita entre os cristãos; porém, não se tornaram de uso continuado e de larga utilização nas igrejas, através do tempo. Nem foram transcritas continuamente, até serem reunidas em códice, como o Sinaítico, Alexandrino e Vaticano. Todavia, não se tem notícias de que fossem execradas por um dos Doze ou que fossem queimadas pelos apóstolos. Já no que diz respeito ao Alcorão e às versões expurgadas do mesmo, as perguntas que ficam são as seguintes:
1 - Subtraiam e/ou acrescentavam versos ou suras inteiras?
2 - Havia alterações consideráveis, que os modificavam em sua inteireza ou essencialidade?
3 - Não eram autênticas ou seriam também “perfeitas cópias custodiadas no céu” (Ou na casa de Hafsah?), como se atribuiu à duvidosa versão de Zaid?
Mas somos informados por ibn Abi Dawud (Kitab al-Masahif) que a própria versão “perfeita”, sancionada por Uthman, sofreria modificações, feitas por Al-Hajjaj ibn Yusuf, sob as ordens do califa Abd al-Malik...”
.
(FIM)
.
APÊNDICE 01:
O TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS SOBRE PAULO, DE QUEM LUCAS FOI COLABORADOR:
1 – JESUS:
- “E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.”

(ATOS DOS APÓSTOLOS 9:10-16)
.
2 – PEDRO, O PRINCIPAL DOS APÓSTOLOS:
-
“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.”
(SEGUNDA CARTA 3:15-16)
.
3 – OS APÓSTOLOS E LÍDERES DA IGREJA EM JERUSALÉM:
-
“Então os apóstolos e os presbíteros, com toda a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos.
Com eles enviaram a seguinte carta: Os irmãos apóstolos e presbíteros, aos cristãos gentios que estão em Antioquia, na Síria e na Cilícia: Saudações.
Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando suas mentes com o que disseram.
Assim, concordamos todos em escolher alguns homens e enviá-los a vocês com nossos amados irmãos Paulo e Barnabé,
homens que têm arriscado a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(ATOS DOS APÓSTOLOS 15:22-26)
.
APÊNDICE 02:
O TESTEMUNHO DE IBN MASUD, O PRINCIPAL RECITADOR APONTADO POR MAOMÉ, SOBRE ZAID IBN THABIT:
.
"Gosto mais de ler (O ALCORAO) de acordo com a recitaçao dele (MAOMÈ), a quem eu amo, do que de ZAID IBN THABIT. (...) Eu aprendi setenta suras dos lábios do Apóstolo de Allah, enquanto Zaid era um jovem..."
(PALAVRAS DE IBN MASUD, 
de acordo com IBN SA'D, no Kitab Tabaqat al-Kabir, Vol. 02, pág. 444.).

O TESTEMUNHO DE IBN UMAR
SOBRE O ALCORÃO QUE O ISLAMISMO HOJE TEM EM MÃOS:
-  "Que nenhum de vós diga: Adquiri todo o Alcorão.
Como pode alguém saber que todo é esse, quando MUITO DO ALCORÃO DESAPARECEU?
Ao invés disso, diga: Adquiri O QUE SOBREVIVEU
(do Alcorão) ATÉ NÓS."
(As-Suyuti, AL-ITAQAN FII ULUM AL-QUR'AN, pág. 524.)
.
APÊNDICE 03:
MENÇÃO DE LUCAS, O EVANGELISTA  NAS ESCRITURAS:
.
“Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus,
Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.”
(CARTA  DE PAULO  A FILEMON 1:23-25)
“Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.”
(CARTA AOS COLOSSENSES 4:14)
“Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.”
(SEGUNDA CARTA A TIMÓTEO 4:11)
.
EM TERMOS DE CONCLUSÃO: Dá para comparar???
.
LINKS
(Caso não abra, copie e cole na página de busca do GOOGLE):
RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) – Vol. 01.
MANUAL DEFESA DA FÉ CRISTÃ (Contra Os Ataqeus do ISLAMismo) – Vol. 01.

 http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2017/04/vol01-manual-defesa-da-fe-crista-contra_28.html

IMPORTANTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário