sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

3-CAP. 08 - ESTARIA A MULHER CRISTÃ PERDENDO O PUDOR?: Cristandade, Moda Feminina...

(Terceira edição/temporada digital. Texto revisto - JAN/2015.)

Leitura: II Pedro 2 e Epístola de Judas



I – O FATOR MAMOM 



8.1. Nos últimos anos, moveu-me o Senhor a percorrer todos os bairros de minha cidade, numa ação de evangelismo pessoal. E foi interessante observar, principalmente na periferia, um sem número de igrejas pentecostais ou tradicionais pentecostalizadas; assim como de pequenos e médios negócios com nomes bíblicos. Lembro-me em especial de um salão de beleza, identificado como, se não me falha a memória, Siloé. À identificação seguia-se o sugestivo slogan "Unção de embelezamento". É fato que muitas famílias cristãs sobrevivem da indústria da beleza; e boa parte lidando com moda feminina, nos ramos confecção e venda (distribuição) principalmente. Seria uma grande bênção, se ao invés de apenas consumirmos, ousássemos, se não ditar, pelo menos propor moda. Moda, porém, como modelo dos valores cristãos, para que a coisa não fique somente na etiqueta. Ou apenas restrita ao ambiente de culto, como é, algumas vezes, satânica e sutilmente sugerido. Fora algumas escolhas pessoais bem acertadas ou uma rígida determinação denominacional, forçosa ou voluntariamente aceita, tenho observado que parcela da cristandade se contenta com um conceito muito evasivo de santidade, quando o assunto é vestimenta. Tal conceito quer prescindir da sobriedade e do pudor no consumo e na utilização da moda como meio de sobrevivência. E em decorrência disso, surge muita confusão, geram-se absurdos e até se cultiva abominações teológicas, travestidas de liberdade cristã.

8.2. Certo pastor confessou-me não saber lidar com um casal até sincero quanto à fé; o qual, embora pertencente já há alguns anos a denominação dele, estava ministerialmente fora de sua liderança. Marido e mulher, antes de se converterem ao evangelho, eram católicos realmente praticantes; vivendo, no entanto, de uma pequena loja de moda de ampla freguesia em seu bairro. O nome do negócio, em Francês, uma gíria trazendo inequívoca conotação de sexualidade pervertida; e a ilustração do néon, a figura de uma mulher puxando a barra da saia, mostrando despudoradamente as pernas. É o típico caso em que existe uma diferença abismal entre aquilo que uma pessoa professa ser e o que ela veste. E/ou também o modo como sobrevive e quer prosperar. Infelizmente, tal observação já não se aplica apenas a pessoas isoladas; mas também a empreendimentos coletivos e até ao que alguns podem tomar (Seja por imaturidade ou completa falta do conhecimento de Deus.) por ministério.

8.3. Mas por que tais coisas acontecem? Além do falso conceito disseminado na cristandade de que a santidade prescindiria do pudor, na falsa hipótese de Deus estar interessado apenas no coração, há também o fator Mamon. E poucos se dão conta, principalmente quando se têm rápidos e duvidosos resultados, de que alguns meios utilizados na desenfreada busca “do bom e do melhor” de Deus, muitas vezes alardeados como bênção, nem sempre contam com a aprovação do Senhor. Além disso, diante de pressões financeiras, muitos demoram a se dar conta do estrago que podem estar causando na própria vida e na vida espiritual de outros.

8.4. Emblemático no que diz respeito à reflexão a que proponho, foi o fato do pastor do qual falei, compartilhar comigo uma questão ainda mais delicada. Estava ele evangelizando determinada família. O marido, um já homem idoso, bastante doente, e estando a merecer contínuos cuidados. E a mulher, embora de certa idade, guardava ainda os traços de uma extrema beleza de quando jovem, além de totalmente saudável. Apesar dos longos anos de casamento, levando-se em conta as reclamações e o notório desabafo de frustrações da esposa, aquela relação marido-mulher, cada vez mais fragilizando-se, estava por um fio. Havia ainda um segundo complicador para o eminente abandono de incapaz e quebra de aliança matrimonial: o filho drogado do casal, que se lhes frustrara os sonhos de amparo e segurança na velhice, e a todos fazia sofrer. Como o já antes referido casal de comerciantes eram pessoas próximas da família em questão, o pastor dirigiu-se à loja de modas em busca de maiores informações e de uma estratégia conjunta para levar a mulher a Cristo, salvar àquele casamento em ruína e conseguir ajuda na recuperação do filho problemático. Mas o que encontrou? A irmã comerciante, oferecendo de brinde a certa freguesa (e contumaz compradora de peças semelhantes) uma blusa ou peça de verão extremamente transparente e com a “vantagem”, segundo a vendedora, de deixar as costas descobertas. A tal freguesa tratava-se de nada menos que a esposa do casal que o pastor estava evangelizando. E era evidente que aquele tipo de vestimenta somente poderia causar no marido inválido preocupação, ciúme e despeito; no filho, possivelmente vergonha pelo estilo nada decente que a loja de moda vestia-lhe a mãe, por sinal pra lá de vaidosa e sem muito respeito pelo próprio corpo. Além, evidentemente, dos olhares e comentários maldosos e gracejos que uma situação como essa tende a despertar. O casal de comerciantes cristãos estava dando ocasião a Satanás para tirar proveito de ovelhas ainda nem chamadas ao aprisco. Mamon e Jezabel já os estava desviando, antes mesmo da conversão. Para a vergonha nossa, diria Paulo. E tudo em função de um conceito evasivo de santidade e em nome da prosperidade.

II – "UMA NAÇÃO EVANGÉLICA? E DAÍ?"

8.5. Uma das mais perspicazes análises e contundente palavra de sabedoria a trazer o necessário discernimento do dilema da igreja brasileira atual, encontra-se no artigo UMA NAÇÃO EVANGÉLICA? E DAÍ? Foi escrito pelo jornalista Fábio Ganer e publicado na revista Atos hoje, em edição especial ao seminário Desperta Igreja, realizado pela Igreja Batista de Lagoinha, Belo Horizonte. À certa altura do seu arrazoado, o autor questiona: “Qual o impacto que o Cristianismo de linhagem protestante _ seja ele tradicional, pentencostal ou neopentencostal – tem provocado na vida espiritual do brasileiro? Será que nós temos influenciado a alma e os costumes dos nossos concidadãos como deveríamos? Será que temos contribuído para termos uma nação mais saudável do ponto de vista ético e moral, promovendo mais justiça e cidadania? (...).
Creio que se formos honestos e sem máscaras, as respostas para essas perguntas são embaraçosas. O crescimento evangélico até agora não veio acompanhado de uma revolução ética e moral nesse país. Tampouco promoveu uma escalada de solidariedade e amor ao próximo, de fome e sede de justiça, de misericórdia e sabedoria.”

8.6. O fato é que, como dizia Watchman Nee, Jesus reina, mas (sobre muitos) Mamom (ainda) domina. Daí que, se as coisas demoram a funcionar dentro dos princípios divinos, tendem a ser apressadas. Via de regra através de relacionamentos utilitaristas; quebra de confiança e falta de fidelidade, para não falar no rompimento de alianças; além dos jeitinhos inconfessáveis para se conseguir o que se quer, ainda que tudo isso a Deus desagrade. A falta de amor tem gerado em muita gente o desprezo pelos pobres; ao qual se alia a  típica insensibilidade social que, infelizmente, melhor se identifica ao conceito de igreja triunfalista, mas não triunfante; próprio do elitismo no seu pior sentido. Em função da luta pela sobrevivência, muitas vezes se negocia o inegociável. Em suma, acabamos por assumir comportamentos que caracterizam a busca de todas as coisas, antes do (e que o) Reino. A questão é que o Reino Deus tem seus valores e princípios dos quais Ele não abre mão (Mateus 18: 7-9). Ainda que de boa freqüência, nossos templos parecem estar repletos de pessoas interesseiras ou interessadas em apenas se dar bem nesta vida, fazendo (ou sendo estimuladas algumas) a fazer barganha com Deus. E só nos darmos conta do câncer que corrói essa cultura do cambalacho levada à religiosidade, quando nos assustamos com um indivíduo fazendo em rede nacional uma (até aparentemente sincera) oração da propina ou coisa do gênero. Não estaríamos diante de exceções em vias de tornarem-se a regra?

8.7. É um dos imperativos do Reino que tomemos a iniciativa de fazer pelo outro aquilo que desejaríamos que ele fizesse conosco. Logo, eu não devo fazer com o meu semelhante o que não gostaria que fosse feito comigo. Por exemplo: pôr tropeço, contribuindo desse modo para sua decadência espiritual. Como, então, concordar que alguém (Em nome de quê?) venda produtos ou itens da moda, aos quais não (lhe) é lícito ou conveniente utilizar? Biblicamente falando, não pecamos apenas por ação, mas também por omissão e por subjetiva ou prática concordância (Romanos 1: 18-32). E quando incitamos o outro ao pecado, invertemos a nossa condição de criados em Cristo Jesus para boas obras e aprovação das coisas excelentes, para, infelizmente, nos tornamos agentes do império das trevas. Infelizmente, além do questionamento sobre o conceito evasivo de santidade e do fator Mamom regendo muitas relações, o até aqui exposto leva-nos inevitavelmente ao terceiro e mais sério dos questionamentos:


 NÃO ESTARIA A MULHER CRISTÃ EVANGÉLICA PERDENDO O PUDOR???

8.8. No geral, acredito que não. Embora um simples passeio pela internet e pelas redes sociais nos fará deparar com modelitos e conceitos sobre santidade e moda que se querem cristãos, embora no ponto de vista bíblico abomináveis. Isso se nós tivermos em sua devida conta a perspectiva bíblica e o ensinamento apostólico, tão pontual sobre o assunto moda e pudor. Mas penso que são ainda exceções que não podem jamais vir a tornarem-se na regra. Assim como é também inegável o fato de muitas mulheres hoje em dia atraídas ao ambiente de culto, especialmente a geração pós anos 60, jamais terem conhecido o que seja decência no se vestir. E bem pode ser que, não havendo resposta consistente da Igreja à questão, sejam discipuladas ao contrário. Basta conviver com outras sem recato, ou em pecado de sexualidade ou simplesmente alardeadora de paradigmas errôneos sobre a santidade. E para vergonha nossa, diria Paulo, é corrente em nosso meio a ideia de que Deus vê apenas o coração. Trata de algo tão inconsistente, para não dizer demoníaco, teologicamente falando, que caberia considerar: ainda que fosse desse jeito, será que o homem, principalmente o mundano ou o mal intencionado, vê mesmo apenas o coração da mulher (Provérbios 26:23-25 RC)? Queiram os estranhamente ingênuos ou não, em qualquer civilização após a Queda, a mulher (ou o corpo dela) tornou-se objeto de disputa e desejo. As peças publicitárias e as revistas (tanto as femininas como as masculinas) estão aí para comprovar. Existe até uma tal religião em que ela seria objeto, num suposto paraíso. Logo, vestir-se em concordância com aquilo ela realmente é ou deveria ser trata-se do primeiro e melhor antídoto contra o veneno da perversão, progressiva desde os tempos pré-diluvianos, forjada por Satanás para tirar a dignidade da relação homem-mulher (I Pedro 3: 1-3 e I Timóteo 2: 8-10). E por outro lado, as assertivas paulíneas de que a mulher que se diz cristã mas se entrega aos prazeres mundanos do sexo está espiritualmente morta; e de que já se desviaram após Satanás a que dão ocasião favorável à maledicência (I Timóteo 5: 5-7 e 14-15); merecem os seguintes questionamentos: 1) Se o olhar concupiscente torna o homem adúltero, a estimulação desse mesmo olhar não inseriria a mulher na mesma categoria? 2) Faz parte da vaidade feminina o querer mostrar-se bela. Porém se, além da graciosidade e natural beleza comum a todas, o vestuário de algumas chamar (despudorada e/ou sugestivamente) atenção para particularidades do corpo feminino às quais um homem deve somente apreciar em sua esposa, Deus não veria isso como abominação (Levítico 18)? 3) Paulo fala da mulher espiritualmente morta porque se entregou ao prazer sexual fora do casamento, mas do mesmo modo que um homem pode pecar com uma mulher sem a tocar; apenas estimulando ou estimulado na sua imaginação; as mulheres que sentem ou buscam algum prazer na (simples e simplória) exibição, não estariam fazendo um grande estrago em sua própria vida e na vida espiritual de muitos?

8.9. Somente uma resposta piedosa a tais questionamentos pode nos dar a dimensão real das implicações do assunto em pauta. A nudez feminina e os usos e costumes da cultura ocidental precisam ser encarados com muita responsabilidade espiritual por toda a igreja do Deus vivo, à qual o apóstolo Paulo, sob a inspiração do Espírito, tão bem a definiu como coluna e baluarte da verdade. De tronos de Satanás, onde Jezabel, poderosíssima habita, já basta o mundo (I João 5: 19). Além do fato de nossa nação, infelizmente, estar deles repleta e os exportando às vezes para o resto do planeta. Que o Senhor Jesus, autor de cartas tão veementes às igrejas no Livro de Apocalipse, tenha compaixão de nós.


Saía Justa 08:
1) Alguma vez, depois de convertida a Cristo, você se percebeu alvo de olhares, comentários e gracejos libidinosos em função de suas vestimentas ou de apenas ser mulher?
2) Como se sentiu e reagiu ao fato? Identificou em sua alma algum tipo prazer ou sentiu-se realmente incomodada?
3) Como você tem percebido que as mulheres (cristãs e não cristãs) reagem a tais fatos?
4) Você entende que poderia haver um maior controle nas atitudes masculinas, se a mulher se resguardasse?
5) Você se viu inserida em algum questionamento do penúltimo parágrafo?
7) Se a sua resposta é Sim, o que pretende fazer a respeito?

PRÓXIMA POSTAGEM:
CULTURA CONTAMINADA PELA NUDEZ & A PARTIR DO OLHAR CONCUPISCENTE
(Ou: Quando Bate-Seba Desperta O pior Em Davi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário