terça-feira, 23 de setembro de 2014

INTRODUÇÃO Resposta Ao Islã - Vol. 03: MONOTEÍSTAS? ATÉ OS DEMÔNIOS O SÃO. É PRECISO REVELAR O CARÁTER DE DEUS.

CARO LEITOR,


Atendendo às palavras de Jesus, "de graça recebestes, de graça dai", artigos e os LIVROS DO AUTOR sobre o tema (num total de quatro, sendo dois em três volumes) estarão sempre disponibilizados neste blog para leitura.
Compreendendo, porém, que a rolagem é um tanto deficitária, a obra pode ser adquirida no formato PDF (e-book), mediante oferta única de qualquer valor. Uma forma também de ajuda a este ministério.
PEDIDO ecomprovação de pagamento (fotografia do extrato) para o seguinte e-mail:
m.madsaiin.ebook@gmail.com
.
CONTA: 013.00026620-1 - Agência 0087 - CEF (104) – Marcos Antonio Dias.
.
AGENDE:
palestras, testemunho (Culto de missões, etc.) e cursos, com aula semanal e duração mínima de três meses.


O LIVRO PODE SER LIDO TAMBÉM COMO PÁGINA DA WEB. Siga os Links: 
Vol. 01: 
https://docs.google.com/document/d/1W4qImyoYQ8OjXyaOXW1dzZNXkuc_HAgDMZwbYG_l0Os/edit 

Vol. 02: 
https://docs.google.com/document/d/1Xe9lmbhEhF5US-jYpQANqTR1PqXvwyM3GNxoWsB6EDg/edit

AOS AMANTES DA VERDADE (Introdução Vol. 01):

https://docs.google.com/document/d/1ZD9UFvgq75120EVeP455aDYOXfEGLTtfczOwNruA9iE/edit


QUEM É JESUS & QUEM É MAOMÉ??? (Introdução Vol. 02):

https://docs.google.com/document/d/11fryyKTFNTCKaovcJ-b3pJ1KDXn32EagzieYeuEveTo/edit

MONOTEÍSTAS? ATÉ OS DEMÔNIOS O SÃO. É PRECISO REVELAR O CARÁTER DE DEUS. (Introdução Vol. 03):

https://docs.google.com/document/d/1c6cyLKlNPGM2QP5_lTM3-uf5F1HR3YpctkFmo34MaBk/edit


https://docs.google.com/document/d/1c6cyLKlNPGM2QP5_lTM3-uf5F1HR3YpctkFmo34MaBk/pub



Texto revisto em 26.09.2014:



                                                                 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem;
 os demônios também o crêem, e estremecem.
 Tiago 2:19


1/ Qual é a verdadeira doutrina bíblica de Deus? Um leitor atento do Novo Testamento por si mesmo verificará que desvios de conduta e erros doutrinários nunca foram novidade e nem motivo de escândalo (Senão para os neófitos.), mesmo nos tempos apostólicos. Antes, tais desvios e equívocos podem e devem ser vistos como profecias a se cumprir ou se já cumprindo, se levarmos em conta, p.ex., o Sermão do Monte (Mateus 25 e 25); a Carta de Judas, o irmão do Senhor, por parte de mãe; e a Segunda Carta de Pedro, apóstolo.
No século I, quando ocorreram, tais fatos proporcionaram aos escritores da Bíblia a oportunidade de, inicialmente, identificá-los; depois, apologeticamente combatê-los (e aos seus propagadores); e, por fim, esclarecer e precaver aos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo quanto perigo representado por ensinamentos (doutrina de demônios e de espíritos enganadores, dizer de Paulo) às Sagradas Escrituras contrários (Hebreus 13:9, etc.).
Falta, então,  dizer que de uma breve Súmula Teológica sobre o assunto combate direto ou indireto a heresias, constariam, p.ex.: Atos 15; as cartas aos Gálatas e aos Hebreus; I Coríntios 15; Filipenses 3; Colossenses 2:16-23; II Tessalonicenses 2; I e II Timóteo 4:1-5; a Segunda Carta de João, mais as recomendações contra os anti-Cristos e falsos profetas constantes da Primeira; além da recomendações do próprio Jesus, em Sua cartas às igrejas e à Igreja, no segundo e terceiros capítulos do Apocalipse.

2/ A despeito do testemunho profético (Antigo Testamento) e apostólico (Novo Testamento), tema por excelência deste RESPOSTA AO ISLÃ –   Vol. 03, algumas questões sobre a) a doutrina bíblica de Deus; b) a natureza divina (deidade); e c) a humanidade de (e em) Jesus Cristo;  recrudesceriam a partir do Século II. Nesse tempo, os principais apóstolos (Paulo e os Doze) já estavam mortos; e o Gnosticismo alcançaria certa projeção. E coube aos cristãos pós-apostólicos e pré-Catolicismo debruçaram-se sobre tais questões, para biblicamente respondê-las, enquanto se refutava a todo vento de doutrinas estranhas às Sagradas Escrituras. O embate praticamente encerrou-se no Século V, deixando em evidência (e até hoje em nível de algum confronto) três principais correntes (se assim podemos dizer) teológicas: Unitarismo, Unicismo e Trinitarianismo. Mas qual delas teria o aval apostólico e a necessária fundamentação bíblica?
No Século VI, o mal informado Maomé (ou quem escreveu o Alcorão) quis requentar o debate, acrescentando à polêmica nada em absoluto. Senão a violência, jamais biblicamente justificada, contra aqueles que o profeta do Islã considerou “infiéis”: judeus e cristãos, também monoteístas, e árabes pagãos, conforme já o demonstramos no Vol. 02 desta obra. Ao estilo dos falsos pregadores dos tempos apostólicos, diria Paulo, o profeta do Islã se pretendeu passar por mestre do que não compreendia e fez ousadas asseverações sobre temas a respeito dos quais deveria melhor se inteirar (I Carta a Timóteo 1:5-7). A título de ilustração da completa falta de capacidade do mesmo para o debate, temos, entre outras, as Suras 5:75 e 116: por estes e outros textos corânicos, entendia o supremo líder do Islamismo que a trindade advogada pelos cristãos pós-apostólicos e pré-Catolicismo (também chamados de Os Pais da Igreja) seria Pai, Filho e... Maria, a mãe de Jesus! Ora, a Bíblia, os judeus e os cristãos verdadeiros de todos os tempos nunca professaram o contrário de Deus ser um e único (Mateus 20:34-40 / Deuteronômio 6:4-5)). E quanto à doutrina da Trindade, até para que possamos combater algum ensinamento que, porventura,  julgamos errôneo, devemos sobre o mesmo nos inteirar o suficiente, para que possamos falar com propriedade e o devido conhecimento de causa. Não foi esse o caso de Maomé e nem do autor da postagem, à qual esta obra oferece réplica: dado o fato de um discípulo do profeta do Islã, em plena pós-modernidade, repetir os mesmos equívocos. Soma-se a tudo isso, como um forte agravante, o fato de Maomé (e do Alcorão) rejeitar o testemunho apostólico e de toda a Bíblia, conforme veremos, sobre a condição divina (deidade) de Jesus Cristo e Sua Obra redentora. Além, é óbvio, de demonstrar também o mais completo desconhecimento da doutrina bíblica do Espírito Santo.
À título de curiosidade: mesmo na Arábia do tempo do profeta do Islã, a correta compreensão da doutrina da Trindade já era possível. É o que nos informa o estudioso John Gilchrist, no seu Enfrentando O Desafio Muçulmano, ao tratar sobre uma inscrição yemita, descoberta pelo explorador Edward Glasser, em 1888. Da inscrição, datada de 542 d.C. e escrita em Árabe da época (sem as vogais) consta: “(no poder do) Compassivo, do Messias e do Espírito Santo”.  Diante do exposto, falta-nos, então, salientar que o testemunho apostólico e de toda a Bíblia, se por um lado confronta o Unicismo nos moldes islâmico (e a quaisquer outros dogmas afins), também nos levam, consequentemente, à avaliação de toda e quaisquer correntes teológicas. E a pergunta que este RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Alcorão & Sobre A Sua Própria Bíblia), em seu Vol. 03, procura responder e fundamentar é: Qual é a verdadeira doutrina de Deus? A corânica ou a bíblica? E na perspectiva bíblica, a unitarista, a unicista ou a trinitariana?  

3/ Nenhuma doutrina das Sagradas Escrituras pode ser definida apenas por um termo, por mais auspicioso ou aparentemente estranho que este nos possa parecer; antes, alguns critérios devem ser observados:
I  - Devemos levar em conta todas as informações de cunho literal sobre o tema. E esta literalidade NÃO pode ser desprezada em função de qualquer que seja interpretação contrária. Já os pareceres que à interpretação literal proporcionada pelas Sagradas Escrituras não se conformam, assim como as pessoas que os articulam, devem ser prontamente rejeitados (II João 8-9). Se for o caso, como aconteceu na polêmica travada no Facebook e razão de ser desta obra, podemos confrontar-lhes, na esperança que possam vir a se salvar, através do arrependimento em função do pleno conhecimento da verdade (I Timóteo 2: 1-4 e II Pedro 3: 9). Esta é esta a vontade de Deus.
II  - A mais autorizada interpretação de passagens, conceitos e doutrinas  do Antigo Testamento são as que se encontram no Novo. Pois o fundamento da fé cristã verdadeira é o ensino dos profetas e dos apóstolos (Efésios 2: 17-22). Um exemplo clássico desta premissa pode ser verificado na leitura da Carta aos Hebreus para compreensão do sistema de sacrifícios e coisas afins instituídas pela Lei de Moisés. E conforme já provamos à exaustão no Vol. 01 desta obra, existe na Bíblia toda uma tradição corroboradora, do Gênesis ao Apocalipse. E o Alcorão, não passa de um corpo estranho, tentando inocular-se na verdadeira revelação Deus ao homem, através das Sagradas Escrituras.   
III  - Toda interpretação de um texto bíblico deve levar em conta o seu contexto: ou seja, o de um versículo, o parágrafo; o do parágrafo, o capítulo; o do capítulo, o livro; o de um livro, os outros livros afins; o de um conjunto de livros afins, todo o Testamento; o do Testamento, a Bíblia por inteiro.

Qual, então, das três correntes teológicas (em conflito do século II ao presente) passaria pelo crivo da Hermenêutica e teriam o suporte, quem sabe, suas elucidações de passagens e de conceitos bíblicos, da Exegese?
O UNITARISMO (OU UNITARIANISMO), assim como o Islã, nega a deidade de Jesus Cristo e do Espírito Santo (a quem define não como um ser, mas como uma força), reconhecendo tão somente o Pai como Deus.
O UNICISMO, depois da emergência da religião de Maomé, pôde ser dividido em dois: cristão (Modalismo ou Sabelianismo) e islâmico. O Sabelianismo surgiu por volta do ano 260 d.C., sendo tal ensinamento defendido por um teólogo chamado Sabélius. Em termos essenciais, a corrente teológica afirma o seguinte: Jesus é o Pai e o Espírito Santo; de modo que NÃO existem três pessoas, mas apenas uma, Deus. E este teria se manifestado COMO Pai,  Filho e Espírito Santo. Para Sabélius, esses seriam “modos”, “aspectos” ou “formas” comunicantes do único Deus, assim percebidos pelos crentes. Já o Unicismo Islâmico é, teologicamente, o mais pobre de todos. Limita-se em afirmar o óbvio: que Deus é um e único (e a Bíblia nunca disse o contrário.); e, depois, confunde o que seja o conceito de um Deus plural como uma pluralidade de deuses. Coisa que a Bíblia, nenhum dos apóstolos e profetas e nem mesmo o Credo Niceno ou qualquer outro (Católico, Ortodoxo ou Protestante) preconizam.
No TRINITARIANISMO,  Deus é um e único, mas existe, desde sempre em (O que não quer dizer como.) três pessoas. Enquanto o Sabelianismo (Unicismo cristão) acredita num só Deus e no que seriam as Suas três manifestações (modos de ser percebido pelo crente), o Trinitarianismo crê em um e único Deus (a divindade), existente (ou coexistente) em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
O que o leitor precisa ter em vista é que crer ou não crer na forma (ou doutrina) correta traz implicações. E dentre estas, conforme analiso mais a fundo em livro ainda inédito (Vede Fontes de Estudos e de Pesquisa.), poderia eu adiantar:
1 – A permanência na Unção e na doutrina dos apóstolos (I João 2:27);
2 – A adoração Perfeita (Marcos 7:1-7);
3 – O ter em perspectiva o caráter de Deus e grandeza da Sua graça;
4 – O lutar pela unidade da Fé (Judas 3-4);
5 – O fato de que a correta compreensão da Doutrina de Deus permite-nos desfrutar de um melhor relacionamento com Ele: Deus para, conosco e em nós (João 14:16-18);
6 – A possibilidade da correta compreensão de termos e passagens bíblicas aparentemente difíceis (Filho de Deus, Filho do Homem, Primogênito da criação, etc.);
7 – E o estarmos habilitados para responder àqueles que nos interrogam sobre os fundamentos da fé cristã biblicamente defensável (A apostólica, mas somente da acepção do Novo Testamento.), com a devida utilização da Bíblia por inteiro (I Pedro 3:13-17).
Nada disso, óbvio, se verifica nas religiões, pelo simples fato das mesmas NÃO se fundamentarem nas promessas e Alianças divinas; bem como nas correntes teológicas que, de alguma forma ou em um ou outro ponto ao pensamento corânico se ajusta. Dado o fato do livro tido por sagrado pelos seguidores de Maomé beber de fontes extra-Bíblia, NÂO apostólicas e gnósticas, além de querer dar a todo vento de doutrinas estranhas à Bíblia o status de “nova” revelação, conforme já o demonstramos no Vol. 01 desta obra. E assim como nunca foi novidade desvio de conduta e erros doutrinários desde o início da Era Cristã, também não chega a ser novidade adeptos do Islã, bem como ateus e defensores de outras filosofias e religiões monoteístas ou não, confundir o Cristianismo apostólico, na acepção do Novo Testamento (O único biblicamente defensável.) com o Catolicismo romano. E até mesmo atribuir a formação do Novo Testamento à igreja católica, conforme foi desmentido no referido volume. Muitos, por desinformação; já outros, com intencionada má informação. Neste  RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & A Sua Própria Fé) – Vol. 03 procuramos responder às perguntas e questões até aqui formuladas. E para isso, utilizamos-nos de todo o Antigo e do Novo Testamento; tendo-se em visa que a Doutrina bíblica de Deus é única: do Gênesis ao Apocalipse.

Em todos os meus escritos sobre o tema “Islã X Bíblia”, tenho, antes de tudo, salientado o principal critério para que possamos saber se alguma escritura, conceito ou doutrina tidos por sagrados possuem mesmo a marca da inspiração divina e/ou da verdade (II Pedro 1:16-21). Revelam ou corrompem o caráter de Deus??? E isso é facilmente verificável, p.ex., quando comparamos a Sura 4:157-158 com João 8:43-44 (e o testemunho apostólico sobre a pessoa e obra do Messias); O Alcorão com o Novo Testamento;  a vida do profeta do Islã com o exemplo deixado por Jesus Cristo e seus apóstolos (I Pedro 4:12-19); e, sobre tudo: o Cristianismo apostólico, na acepção do Novo Testamento, no qual Jesus previu a propagação da fé, sem o uso da violência e com  real possibilidade do martírio versus religião. Nesta última; monoteísta ou não; e até mesmo nas ditas cristãs, mas que adquiriram formas NÃO e/ou ANTI Cristianismo apostólico, o que se verifica? Além do caráter idólatra da falsa adoração, máculas da enormidade das Cruzadas, da Inquisição, do banho de sangue contra inocentes, promovido por Maomé e seus seguidores na Arábia e do terrorismo religioso em plena pós-modernidade. A comparação que passo a fazer agora entre a fé e a concepção de Deus corânico-islâmica e a fé bíblica (dos cristãos apostólicos e pós-apostólicos pré-Catolicismo) serve também, em alguns casos, como referencial. Se o leitor atentou para o texto em epígrafe (Tiago 2:19), percebeu que nem mesmo Satanás deixou de ser monoteísta, após ter se tornado adversário de Deus e dos homens. Suas obras e caráter (Pois, para o Diabo, a verdade jamais será um valor absoluto.) é que demonstram o risco que o seu peculiar monoteísmo representou na perdição dos anjos decaídos (Seriam os jiins, no Islamismo.) e ainda hoje representa para todo ser humano desviado da verdade. Oro para que o meu leitor entre estes NÃO seja contado. Até porque a completa segurança da vida eterna em Cristo Jesus é algo palpável (Romanos 8:14-17), quando advinda do pleno conhecimento de Deus: sua pessoa, caráter, atributos e obra redentora. 


Brevíssima Súmula Teológica:


             “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.”             Atos 20:28 (NVI)
      

P.S.: A série de artigos (Agora revisada e acrescida de novos dados.), reunida neste volume, foi originalmente publicada sob o título “ISLÃ X BÍBLIA”: Sobre A Trindade, Réplica A Amyr Aly Julaya, entre Fevereiro e Março deste ano, no blog MISSÃO IMPACTAR e no grupo A SALVAÇÃO Em CRISTO JESUS, do Facebook. Com ela respondíamos a publicações de um dos oponentes de Valdeci Garcia e eu na polêmica travada (Vede Introdução Vol. 01.). Nas quatro primeiras réplicas refutamos conceitos errôneos do Islã, da fundação à modernidade, sobre p.ex., a pessoa e a Obra redentora de Jesus Cristo. Nas três últimas, tratamos, ainda que de maneira pontual, mais didaticamente do assunto em pauta, caso o leitor queira ir diretamente ao tema (TRINDADE: Sobre A Doutrina Bíblica de Deus).

                                                         Belo Horizonte, Setembro de 2014.    




Nenhum comentário:

Postar um comentário