sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

"ISLÃ X BÍBLIA" 03: SOBRE A COMPARAÇÃO ENTRE JESUS E MAOMÉ EM RELAÇÃO A MOISÉS (Ou Tréplica A Anacleto Benane Sobre Deuteronômio 18: 18 E Réplica Ao Link Pelo Mesmo Enviado)

1/ No artigo anterior, nos propusemos  analisar AS COMPARAÇÕES  ENTRE MAOMÉ E JESUS COM RELAÇÃO A MOISÉS. E como o leitor deve estar a par, esta série de artigos oferece réplica a um box comparativo, constante de matéria linkada por Anacleto Bebane, em postagem no Facebook; mais especificamente no grupo A SALVAÇÃO Em CRISTO JESUS, tendo em vista a polêmica que ora ali se trava. Muito embora o próprio Anacleto pareça agora ter abandonado o debate, desde a publicação do primeiro artigo em 14 de Novembro.

Conforme enfatizamos, já no início da matéria, TAL COMPARAÇÃO, QUANDO FEITA TENDO-SE EM VISTA OS CRITÉRIOS DA ESPIRITUALIDADE, ética e moralidade do Antigo e do Novo Testamento, tão somente PÕEM EM EVIDÊNCIA: a) de um lado, A CONDIÇÃO DIVINA DE JESUS CRISTO; e b) do outro, O QUANTO como ser humano e estadista, MAOMÉ SE APEQUENA DIANTE ATÉ MESMO DIANTE DE MOISÉS.
E ainda no que diz respeito à Moisés, um dos principais aspectos, fundamentadamente demonstrado no artigo anterior, tratava da Área de Comparação CARREIRA. Razão pela qual, deixamos por último NASCENÇA, VIDA FAMILIAR e MORTE, porque importa agora que a dessemelhanças entre Jesus com relação não somente a Maomé, mas a todos os homens,  possa nos revelar quem realmente Cristo é.

2/ Quanto à VIDA FAMILIAR, conforme observa acertadamente os  autores da matéria linkada por Benane,  MOISÉS E MAOMÉ SE ASSEMELHAM POR TEREM SIDOS CASADOS E TEREM FILHOS. Mas, conforme também observamos no texto anterior, apenas Jesus e Moisés sofreram incompreensão de seus familiares (Êxodo 4: 24-24, Números 12 e João 7: 2-7); enquanto que Maomé, aparentemente não. QUANTO AO MAIS, ESTA É UMA ÁREA EM QUE JESUS (E NÃO SEM GRANDESSÍSSIMAS  RAZÕES) SE DIFERENCIA DE TODOS OS SERES HUMANOS. E a mais simples delas, uma vez quase tudo sobre Ele estava predito no Antigo Testamento, em suas mais de trezentas profecias sobre o Messias, é a seguinte: ELE, O SENHOR, NÃO DEIXARIA DESCENDÊNCIA HUMANA, MAS UMA POSTERIDADE ESPIRITUAL. É o que consta do Livro do Profeta Isaías, no emblemático capítulo 53:
Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeadoFoi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Pelo texto acima, se verifica que o Messias NÃO deixaria descendência humana, mas posteridade espiritual. E mesmo após se oferecer, a exemplo do que acontecia no sistema de sacrifícios da Torá (O qual apontava principalmente para a Sua obra expiatória.), veria Sua prole e teria os seus dias prolongados. Em resumo, o texto trata da morte e ressurreição de Jesus Cristo, segundo a verdade bíblica e mensagem central dos Evangelhos.    

3/ Enquanto o Islã e as demais religiões conseguem para os seus quadros no máximo adeptos e pessoas religiosas, o Evangelho, em virtude da experiência espiritual, denominada novo nascimento (João 3.), da qual Paulo é o exemplo exponencial, gera para Deus filhos e filhas. Não no aspecto humano da coisa, mas no sentido de que os filhos possuem a mesma natureza (Digamos o DNA espiritual.) do Pai. E o cristão nascido de novo deixa de ser apenas criatura, para viver com Deus uma relação pessoal:

-  João 1:10  Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. 1:11  Veio para o que era seu (A HUMANIDADE), e os seus (OS JUDEUS, MAIS PARTICULARMENTE.)  não o receberam. 1:12  Mas, a todos quantos o receberam (COMO DEUS SALVADOR), aos que crêem (CORRETAMENTE) no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; 1:13  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
Efésios 2:8  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;  2:9  não vem das obras, para que ninguém se glorie.  2:10  Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.
2Pe 1:3  visto como o seu divino poder nos tem dado (CRISTO) tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;  1:4  pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

Exemplificando:  DEUS, EM CRISTO, SE FEZ PARTICIPANTE DA NATUREZA HUMANA, PARA QUE OS HOMENS PUDESSEM TORNAREM-SE PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA: E ISTO É CONDICIONAL PARA A ENTRADA NO CÉU. (O qual, evidentemente nada tem a ver com o “paraíso” corânico, em que, por exemplo, a mulher continua como objeto de concupiscência carnal, conforme o confrontamos na parte última do artigo anterior.)
Jesus Cristo, nos Evangelhos, diz que no Céu não se casam e nem se dão em casamento (Conjunção carnal.), pois todos são como os anjos. E o apóstolo Paulo, escrevendo sob a inspiração do Espírito Santo, é por demais categórico:
- 1Coríntios  15:50  Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.  15:51  Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 15:52  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.  15:53  Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

Certa feita, em conversa com o cheik de uma mesquita, disse-me ele que interpretava como literal o conceito corânico de Paraíso. Eu sei que outra parcela dos islâmicos toma apenas no sentido simbólico as descrições de Maomé. Mesmo assim tais descrições não deixam de causar espécie e até de servir de inspiração para o fanatismo religioso. E de fato, aquele Cheik não tinha o alcance da enormidade da contradição existente  no fato de o Alcorão querer tomar a Cristo e até os apóstolos como fonte de autoridade (Sura 61: 14), estando em completo desacordo com os mesmos.  Até no que diz respeito ao destino final dos que haverão de se salvar.

4/ Ainda no que diz respeito à aceitação ou não dos critérios corânicos para uma possível comparação entre Jesus e Maomé com relação a Moisés, é preciso enfatizar:  O ISLÃ SE APEGA ERRONEAMENTE À COMPARAÇÃO de Maomé com Moisés. QUANDO, de acordo com o testemunho de Jesus Cristo,  O MAIOR PROFETA DA ANTIGA ALIANÇA NÃO É MOISÉS; mas, João Batista.
Por outro lado, não sendo Allah o mesmo Deus da Bíblia; nem Maomé profeta, de acordo com as Sagradas Escrituras de judeus e cristãos; e muito menos podendo o Alcorão ser considerado palavra de Deus;  tal comparação nem teria razão de ser.
E somente ofereço esta e outras réplicas ao Islã devido a um só fato. O de Maomé e o Alcorão, contraditoriamente, querer tomar a Bíblia como fonte de autoridade, não corroborando e nem sendo corroborado por ela. Na qual, aliás, inexistem; tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
E ainda no que diz respeito ao apego exacerbado  à comparação entre Moisés e Maomé (E sem nenhuma razão ser, conforme fundamentamos mas no primeiro artigo desta série), cabe outra vez repetir, em em termos de finalização, o que eu disse no artigo anterior:

“NA PERSPECTIVA DAS PROMESSAS E ALIANÇAS MENOS VALE UMA CARREIRA POLÍTICA (Por exemplo, a de estadista.) QUE UMA FUNÇÃO PECULIAR NOS PROPÓSITOS DIVINOS. E nesse sentido, João Batista foi maior do que Moisés e que todos os demais profetas do Antigo Testamento, conforme o testemunho de Jesus (Mateus 11:7-15).
João Batista foi previsto por profecias bíblicas (Isaías 40:1-9 e Malaquias 4:5-6 em conformação com Mateus 3:1-3 e 11:7-15) e, além disso, teve o seu nascimento anunciado pelo anjo Gabriel (Lucas 1:8-23).  E Cristo, conforme o testemunho de João Batista (O maior dos profetas a exceção de Jesus.) era maior do ele (Evangelho de São João, Apóstolo 1: 15-17). Já Maomé, embora também estadista como fora Moisés, SEQUER consta das Sagradas Escrituras.”

O simples fato de João Batista ter vindo como o precursor do Deus Salvador, Jesus Cristo, o faz, biblicamente falando, superior a Moisés. E eis o testemunho das Escrituras:
 - Malaquias  3:1  Eis que eu (DEUS) envio o meu mensageiro (JOÃO BATISTA), e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor (JESUS), a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.
- Mat 3:1  Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,  3:2  dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.  3:3  Porque este (JOÃO BATISTA)  é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor (JESUS CRISTO), endireitai as suas veredas.
- Lucas 1:15  porque ele (JOÃO)  será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe; 1:16  converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus;  1:17  irá adiante dele (DO SENHOR) no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor (JESUS) um povo apercebido.

Isto posto, convém, a partir de agora, nos determos mais demoradamente nas áreas de comparação NASCENÇA e MORTE. Até porque é da compreensão das mesmas que poderemos vislumbrar a real dimensão da pessoa e obra de Jesus Cristo em favor de todos os pecadores. Dentre os quais Moisés e Maomé.

5/ TRÊS PROMESSAS SOBRE O NASCIMENTO E POR DEMAIS DEFINIDORAS DA CONDIÇÃO DIVINA (DEIDADE) DE JESUS CRISTO.

I – GÊNESIS 3: 13-15:

Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi (DO FRUTO DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL).  3:14  Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.  3:15  Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

Esta é a primeira profecia bíblica a respeito do Messias. E mesmo considerado a linguagem oral, pode-se verificar: a) após o homem ter pecado e, em conseqüência da desobediência, se ver na eminência de ser expulso do Paraíso, Deus faz à humanidade, na pessoa de Adão e Eva, uma promessa; b) e, ao mesmo tempo, julga e sentencia a Satanás.
É bom enfatizar que a expulsão do Paraíso se configuraria principalmente pelo afastamento e perda do relacionamento pessoal entre o homem, agora pecador, e o Seu criador. E o que diz a promessa em resumo? Um descendente de (ou da) mulher esmagaria a cabeça (Golpe mortal.) da serpente, Satanás;  enquanto que esta (Ou este.) O feriria  no calcanhar. A profecia, então, nos aponta, já de início, tudo o que seria mais amplamente profetizado através de gerações (No Antigo Testamento) e reconhecido, testemunhado, além de melhor compreendido, no Novo Testamento:

I  – A PROFECIA APONTA O NASCIMENTO EM FORMA HUMANA do Messias, enquanto descendente de Eva ou de mulher. E é importante observar que Deus NÃO disse o Messias descenderia do (ou de) casal; já que Jesus Cristo viria a nascer por concepção do Espírito Santo e não de um ato sexual, conforme ainda veremos nesta parte.

II  – A PROFECIA APONTA CONDIÇÃO DIVINA do Messias; o qual, mesmo existindo em forma humana, teria a capacidade de impor uma derrota definitiva a Satanás, o maior adversário de Deus e até mais poderoso que os principais anjos (Judas 9). O Islã não pode ainda compreender que homem nenhum seria capaz de fazê-lo, uma vez as principais armas do Diabo sempre em toda a Bíblia, desconhecidas por todas as religiões, são:
A) O PECADO. Ao incitar o homem ao pecado, Satanás que o  afasta de Deus (Isaías 59:2):
- Isaías 59:1  Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;  59:2  mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
B) A MORTE ESPIRITUAL E FÍSICA. Ao incitar o homem ao pecado, ele sabia que levaria o homem à morte física. Adão e Eva, após o ato de desobediência morreram espiritualmente, deixando aos futuros filhos, esta terrível condição. Mas também começaram a morrer fisicamente, já que a vida do Paraíso é eterna. E naquela condição ali eles não mais poderiam estar:
- Romanos 3:23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
-Romanos 6:23  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
- Efésios 2:1  Ele (JESUS CRISTO) vos vivificou (DEU NOVA VIDA), estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2:2  nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 2:3  entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; 
C) A MORTE ETERNA. Ao incitar o homem ao pecado, Satanás sabe pode levá-lo à perdição eterna (Segunda morte), conforme o Apocalipse 20:14:
- Apocalipse 20:14  E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 20:15  E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

HOMEM NENHUM, exceto Jesus Cristo, FOI CAPAZ DE VENCER TOTALMENTE O PECADO, sendo imaculado, conforme reconhece o próprio Alcorão (Sura 19: 18-22). Lembremo-nos de que Moisés não pode entrar em Canaã, terra  prometia por Deus ao judeus, porque, além da condição de pecador, comum a todos os homens (Romanos 3:23), exceto Jesus, também pecou gravemente contra Ele:
- Números 20:12  Pelo que o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes dei.
HOMEM NENHUM VENCEU DEFINITIVAMENTE A MORTE, morrendo e ressuscitando, para não mais morrer. Somente Jesus, conforme o testemunho apostólico, sendo esta a mensagem central do Evangelho:
- Atos 1:1  Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar,  1:2  até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;  1:3  aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
HOMEM NENHUM PÔDE LIVRAR OS PECADORES DA CONDENAÇÃO DO INFERNO. Já que quanto ao Paraíso, nem mesmo Abraão, considerado pelo Islã, errônea e contraditoriamente, o “primeiro muçulmano”, o alcançou por mérito próprio. Porém, num ato de fé na vinda do descendente de Eva e descendente seu, Abraão, através da linhagem de Isaque; o qual abençoaria a todas as famílias da Terra (Gênesis 15:1-6):
- Hebreus 2:14  Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele (JESUS)  semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo;   2:15  e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.  2:16  Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão.

3 – A PROFECIA APONTA PARA A OBRA REDENTORA DO Messias: Enquanto o Messias iria ferir a Satanás mortal e definitivamente, este O iria “ferir no calcanhar”. É este o primeiro indicativo da cruz e da morte de Jesus Cristo em favor dos homens. Não é sem motivo que Satanás utiliza-se até da religião para negar tanto a condição divina (Deidade) quanto o valor da obra expiatória de Cristo: ele sabe que fazendo isso desvia milhões ou bilhões da verdadeira fé de Abraão. E como resultado, estes se perdem eternamente. Somente no Islamismo, cerca de trinta mil por dia, estatisticamente falando. E não há religião (E até mesmo em alguns meios dito cristãos, mas NÃO apostólicos.) na qual o espírito do anti-Cristo deixa de se manifestar na pessoa dos incrédulos e desviados da verdade. Tal espírito engana a pessoas, fazendo-as a verem Jesus apenas como profeta e mestre ou até poeta e revolucionário; negando, todavia, a pessoa divina e a obra do salvador. O anti-cristo sabe que se conseguir enganá-las, fará com que as mesmas tragam a condenação eterna sobre si. Por isso, se utiliza de todo os meios: religião, filosofias, falsos mestres e profetas, pessoas, no geral, iludidas pelo Diabo.
- 2Pedro 2:1  Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor (CONDIÇÃO DIVINA) que os resgatou (OBRA EXPIATÓRIA), trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
 - 1João 2:22  Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. 2:23  Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. 2:24  Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 2:25  E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
 - 2Tessalonicenses 1:7  e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo,  1:8  e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;  1:9  os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder,  1:10  quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

II – ISAÍAS 9:6

Isaías 9:6  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Em outras versões da Bíblia, a expressão Pai Eterno é, mais acertadamente, mudada para PAI DA ETERNIDADE; o qual, vindo em forma humana, porque nascido de mulher como qualquer outra pessoa. E a compreensão apostólica do fato, assim como testemunho Jesus (“O meu reino não é deste mundo.”), é que Ele veio para o estabelecimento do Seu reino (“O Reino de Deus está dentro de vós.”), primeiramente em nível espiritual. E virá, depois, para estabelecê-lo ao nível também humano (e cósmico) por toda a Eternidade.
- Hebreus  2:8  todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse sujeito. Mas agora ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele; 2:9  vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
O contexto, mormente nos versos anteriores, no informa as principais localidades e o efeito que a estada de Deus Nosso Salvador entre os homens faria nas multidões por Ele libertas, curadas e ensinadas. E qualquer pessoa que conheça o mínimo dos Evangelhos, lendo esta passagem, escrita cerca de 750 anos antes de Jesus vir ter conosco, verá o quanto o Novo Testamento corrobora e é corroborado pelo Novo, totalmente o contrário do que acontece com o Alcorão e o “profeta” do Islã. 

III – Isaías 7:14

- Isaías 7:14  Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
Nesta profecia estão claramente definidos o nascimento milagroso e a condição divina expressa no nome: Emanuel. E segundo a compreensão apostólica, Deus conosco ou Deus está entre nós, os homens.
- Mat 1:18  Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 1:19  E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente.  1:20  E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;  1:21  ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.  1:22  Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta:  1:23  Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.

6/ DAS MAIS DE TREZENTAS PROFECIAS SOBRE JESUS CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO E DO TESTEMUNHO APOSTÓLICOS CONSTAM:

I – ATRIBUTOS ABSOLUTAMENTE DIVINOS:

1 - Eternidade (João 8: 56-58 e Isaías 9:6;);
2 – Juiz dos vivos e dos mortos (Daniel 7: 13-14; I Tessalonicenses 1: 6-10);
3 – Soberania (Mateus 22:43-45; Salmo 110);
4 – Onisciência (I Pedro 3:12);
5 – Onipotência (Apocalipse 1: 8; Isaías 44:6);
6 – Onipresença (Mateus 28: 19-20);
7 – O princípio e o fim (finalidade) de todas as coisas (Apocalipse 21: 5-6: Isaías 41:4).

II – ATOS ABSOLUTAMENTE DIVINOS:

1 -  Perdoar pecados (Lucas 5: 20-24; Isaías 1: 18);
2 - Aceitar Adoração (João 9: 35-38; Lucas 24: 50-53; Zacarias 12:10);
3 – Juízo Final (com destinação eterna das pessoas e nações): Mateus 25: 31-46; I Tessalonicenses 1: 6-10; Daniel 7: 9-10 e 13-14.

III – OS TRÊS PRINCIPAIS MINISTÉRIOS (Ou Funções Espirituais) NUM EXERCÍCIO PERFEITO Perfeito, Seja: Divino.

(Esses mesmos ministérios foram exercidos por alguns homens. E aqueles que lograram maior êxito, tomados por tipificação do seu exercício perfeito em Jesus Cristo).

1 - PROFETA: Jesus foi predito por Moisés em Deuteronômio 18:18; atribui-se a Si mesmo a profecia (João 5: 45-47; sendo esta também a compreensão apostólica do fato (Atos 3: 22-24).
2 - REI: Em Isaías 9:1-7, o “menino que nos nasceu” tem sobre os seus ombros o governo, desde agora para sempre. Davi e seu reinado ao longo das Sagradas Escrituras tipificam a Jesus Cristo e o Seu reinado eterno.
3 - SUMO-SACERDOTE: este é o tema por excelência da CARTA AOS HEBREUS, tendo-se em vista que O SISTEMA DE SACRIFÍCIO CONSTANTE DA TORÁ APONTAVA TANTO PARA O SACERDOTE (SACERDÓCIO) QUANTO PARA O SACRIFÍCIO PERFEITO PELOS PECADOS, na obra e pessoa de Jesus Cristo. ESTE ERA O MINISTÉRIO MAIS IMPORTANTE; E nem mesmo Moisés e seus descendentes puderam exercer o sacerdócio no Tabernáculo e no Templo de Jerusalém perpetuamente. A honra coube a Arão (o o qual também tipifica a Cristo) e aos seus descendentes. Toda a vida espiritual da nação judaica deveria girar em torno do Santuário  do sistema de sacrifícios; sem o mesmo, os demais ministérios ficariam “esvaziados”, pois foram instituídos para preservação dos valores de uma espiritualidade fundamenta nas promessas e Alianças. Sendo a principal promessa a vinda de um Deus Salvador, nascido de mulher, e doador de Si mesmo.
João Batista, ao ver Jesus, testemunhou sobre a Sua obra expiatória (“Eis o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo!”) e a Sua condição divina (“Este de quem eu disse: o que vem (POR NASCIMENTO) depois de mim tem, contudo, a primazia, porque já existia (ETERNAMENTE) antes de mim” – João 1: 29 e 15). 
  
 - Mal 3:1  Eis que eu envio o meu mensageiro (JOÃO BATISTA), e ele há de preparar o caminho diante de mim (DEUS); e de repente virá ao seu templo o Senhor (JESUS), a quem vós buscais, e o anjo do pacto (NOVA ALIANÇA), a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. 3:2  Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros;  3:3  assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça.  3:4  Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos.  3:5  E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o trabalhador em seu salário, a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos exércitos.  3:6  Pois eu, o Senhor (DEUS TODO-PODEROSO), não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
- Heb 9:11  Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação),  9:12  e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.  9:13  Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,  9:14  quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? 9:15  E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
- Atos 20:28  Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.

IV  – O LUGAR DO NASCIMENTO:

- Mateus 2:3  O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele
toda a Jerusalém; 2:4  e, reunindo todos os principais
sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes
onde havia de nascer o Cristo.  2:5 responderam-lhe
eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo
profeta (MIQUÉIAS):  2:6  E tu, Belém, terra de Judá, de
modo nenhum és a menor entre as principais cidades
de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de
Israel.

V – LOCALIDADES ONDE EXERCERIA O SEU MINISTÉRIO:

- Isías 9:1  Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. 9:2  O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.

VI – REJEIÇÃO INICIAL E ACEITAÇÃO FINAL PELA NAÇÃO JUDAICA:

- Isaías 53:1  Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?  53:2  Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 53:3  Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.  53:4  Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

- Zacarias 12:8  Naquele dia o Senhor defenderá os habitantes de Jerusalém, de sorte que o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles.  12:9  E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.  12:10  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

- Atos 1:6  Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?

VII  – LOCAL (DA) E SEGUNDA VINDA (AGORA COMO JUIZ) TRIUNFANTE:

- Zacarias 14:4  Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul.  14:5  E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azael; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele. 14:6  Acontecerá naquele dia, que não haverá calor, nem frio, nem geada;  14:7  porém será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas até na parte da tarde haverá luz.

- 2Tessalonicenses 1:7  e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo1:8  e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;  1:9  os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder,  1:10  quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

- Mat 24:30  Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

7.1/  TRÊS PROFECIAS SOBRE A MORTE (EXPIATÓRIA) E A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO:

1 – DANIEL 9: 24-26

- Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Sabe e entende:
desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador
, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.Daniel 9:24-27

Quando os sábios do oriente de lá saíram e foram adorar o recém-nascido rei dos judeus (Mateus 2), a estrela que os orientou sobre o local onde Jesus estava NÃO poderia ter dado aos mesmos a precisão da data do Seu nascimento. Nesta profecia de Daniel interpretando o tempo da primeira Vinda,  foi feita cerca de 550 a.C.; e  em se considerando cada semana mencionada como um período de sete anos, permitia que o estudiosos das Sagradas Escrituras soubesse, senão o ano, com certeza a década da primeira vinda do Messias. E não é sem qual causa que Ana, intercederia a maior parte da sua existência pelo dia glorioso e o velho Simeão orou fervorosamente que somente viesse a morrer depois de ver com os próprio olhos Deus, o seu Deus Salvador (Lucas 2). Trinta anos depois, vemos nos primeiros capítulos de João como alguns daqueles que se tornaram apóstolos já procuravam pelo Messias, possivelmente orientado por João Batista:

- André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus. 
O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" ( isto é, o Cristo ). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" ( que significa Pedro ).
No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: "Siga-me". Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida.Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José". João 1:40-45

Diferentemente da Segunda Vinda, da qual somente haverá (E já há.) tantos sinais, a primeira poderia ser datada. A profecia de Daniel dava margem para isso. Nela o Messias faria (daria fim) ao pecado e depois seria tirado. Abre-se, então, um hiato e depois viria os tempos do fim, conforme também profetizariam o Senhor Jesus e o apóstolo Paulo. E por que da morte do ungido se passa para o fim dos tempos, conforme se repete em algumas outras profecias? É que o texto se refere aos judeus. Após os mesmos rejeitarem o Messias, inicia-se o tempo da Igreja de Jesus na Terra. E como ele voltará especialmente para o judeus num tempo de muita tribulação para eles, fecha-se o hiato, aberto entre a primeira e a segunda vinda. A profecia de Zacarias (Veja no final desta parte.), quando tomada no seu contexto é bastante categórica quanto ao fato.   
  
2 – ISAÍAS 53: 7-10:

Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.
Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.
Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  
Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

3 – ZACARIAS 12: 9-10   

- E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.



7.2/ ALGUNS DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS DO ANTIGO TESTAMENTO E A  PESSOA E OBRA DO MESSIAS:

1 – JÓ (Cerca de 200 a.C):
- Porque eu sei que o meu Redentor vive (PRÉ-EXISTENTE A JÓ), e que por fim se levantará sobre a terra (VIR NA FORMA HUMANA). E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão (NA GLÓRIA, APÓS A RESSURREIÇÃO DO JUSTOS); e por isso os meus rins se consomem no meu interior.
Jó 19:25-27

2 – ABRAÃO (Cerca de 1850 ac.):
Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça. Gênesis 15:5-6
Abraão tinha a compreensão de que o Messias seria seu descendente, na linhagem de Isaque e que através Dele e por Ele seriam abençoadas todas as famílias ou Nações:
-  E Abraão disse a Deus: "Permite que Ismael seja o meu herdeiro! " Então Deus respondeu: "Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes. E no caso de Ismael, levarei em conta o seu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo. Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara lhe dará no ano que vem, por esta época".Gênesis 17:18-21
Esta é a razão de Jesus dizer, no capítulo 8 de João, que Abraão viu o dia da Sua vinda em forma humana e se alegrou. O judeus logo O questionaram, dizendo que, se Ele não tinha ainda cinquenta anos (Na existência humana.), como poderia Jesus dizer que tinha visto a Abraão. E Ele respondeu: "Antes que Abraão existisse, Eu Sou." (Em conformação como Êxodo 3: 14-15):
Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Disse também Deus a Moisés: "Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração
Logo, quando Jesus Cristo é chamado no Novo Testamento de Senhor pelos seus discípulos Ele está sendo tratado como Deus e pelo Seu nome de geração em geração. 

3 - JACÓ:
"Judá, seus irmãos o louvarão, sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos; os filhos de seu pai se curvarão diante de vocêJudá é um leão novo. Você vem subindo, filho meu, depois de matar a presa. Como um leão, ele se assenta; e deita-se como uma leoa; quem tem coragem de acordá-lo? O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Gênesis 49:8-10
Jesus descende de Abraão por parte de isaque e Jacó. Jacó teve dez filhos e tomou os dois filhos de José como componentes das doze tribos que formaram a nação judaica. E, dentre as quais Judá, o qual era um dos filhos de Jacó. JESUS É DESCENDENTE DE JUDÁ. E  mesmo antes que Moisés existisse,  a SUA CONDIÇÃO DE REI SOBRE TODAS AS NAÇÕES (Profecia para ser cumprida literalmente no futuro, quando Ele voltar.) FOI PROFETIZADA PELO PATRIARCA JACÓ.

4 - MOISÉS (Cerca de 1500 a.C.):
Instituiu o sistema de sacrifícios, o qual apontava para a obra expiatória de Jesus e para Jesus como o sacerdote perfeito (Livro de Levítico). Esta é a mensagem central dos Evangelhos e está, ampla e detalhadamente, na Carta aos Hebreus. E escrevendo sobre Jesus também como profeta, disse o que está bem claro em Deuteronômio 18:18, texto que é razão de ser de todo este meu arrazoado. 
- O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no. Pois foi isso que pediram ao Senhor, ao seu Deus, em Horebe, no dia em que se reuniram, quando disseram: "Não queremos ouvir a voz do Senhor, do nosso Deus, nem ver o seu grande fogo, se não morreremos! " O Senhor me disse: "Eles têm razão!
Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas.Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto". Deuteronômio 18:15-20


5 - DAVI E SALOMÃO (Cerca de 1000 a.C):
- O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés". O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigosSalmos 110:1-2
- O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria Salmos 45:6-7
Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre". E Natã transmitiu a Davi tudo o que o Senhor lhe tinha falado e revelado. Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: "Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto? E, como se isso não bastasse para ti, ó Soberano Senhor, também falaste sobre o futuro da família deste teu servo. É assim que procedes com os homens, ó Soberano Senhor? 2 Samuel 7:16-19
O Messias é chamado Senhor por Davi, que fala também do seu reinado eterno no primeiro texto. Já no segundo, Salomão, também inspirado pelo Espírito Santo, nos mostra o Pai tratando o Filho por Deus ("O teu trono, ó Deus''.) e o contrário ocorre no final do versículo. Quando o Islã ou quaisquer desinformados (ou intencionalmente "mal informado") afirmam que o termo Trindade e a compreensão de Deus como tri-unidade surgiram no século IV d.C., com a fundação da Igreja Católica, mostra quão errados estão. O termo Trindade é pós-apostólico e pré-catolicismo; quem o utilizou para expressar esta compreensão bíblica de Deus, Tertuliano, viveu entre o segundo e terceiro século. E textos como os acima citados, além de muitos outros nesta série de artigo, são a prova clara que a doutrina é bíblica. Do contrário, o Deus da Bíblia teria que ser tão limitado quanto o Allah: preso entre o isolamento e o panteísmo, caso quisesse se relacionar com a criatura.
No último texto, Deus promete a Davi que o Messias, o qual teria um reinado sem fim, seria descendente de dele.  Razão pela qual um dos temas mais presentes no Livro do Profeta Isaías, o mais messiânico de todos os livros do Antigo Testamento, além da obra expiatória é o futuro e eterno reinado do Messias.

6 - ISAÍAS (Cerca de 750 a.C): Vede as profecias estudadas neste artigo.

7 - JOÃO BATISTA (Cerca de 30 d.C):
João dá testemunho dele. Ele exclama: "Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim".
João 1:15
- No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:26-29
Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar"João 1:27

7.3/ EM TERMOS DE CONCLUSÃO:
NENHUMA MENTIRA PROCEDE DA VERDADE, disse João, o apóstolo, inspirado pelo Espírito Santo. Nem mesmo o Alcorão tem as informações fundamentais sobre a vida de Maomé. Razão pela qual os muçulmanos, mais especificamente os sunitas, precisam recorrer à Sirat (Biografias de Maomé) e aos Hadit (Os Ditos e os Feitos do Profeta), escritos de cem a duzentos anos da morte de Maomé. E nessas e outras fontes se verificam informações, ora pontuais ora escamoteadas, que o apequenam diante de Moisés e enormemente diante de Jesus e seus primeiros apóstolos. Ainda que tais escritos queiram dar à Maomé uma dimensão de espiritualidade que ele e nenhum outro teria, ser estarem fundamentados nas promessas e Alianças de Deus. 
Restou ao Islã moderno querer desacreditar a Bíblia e, contraditoriamente, querer tomá-la por fonte de autoridade. E, nesse descalabro, a pretensão de aplicar à Maomé profecias bíblicas que NADA ABSOLUTAMENTE dizem a seu respeito: principalmente Deuteronômio 18:18. Por tudo o que foi dito e fundamentadamente exposto nesta série de artigos, fica claro que o Islã precisa apoiar-se em mentiras "teológicas", para impor-se às consciências. 
E quanto às Áreas de Comparação NASCENÇA e MORTE, nenhum outro homem poderia ser semelhante a Jesus Cristo. Nascimento e morte põem de evidência a Sua condição divina; enquanto que os outros homens, inclusive os fundadores de religião, são apenas pó.
Ninguém nascido apenas humanamente poderia realizar a obra que Ele, Jesus, realizou. E a mensagem apostólica em resumo é esta: Deus se fez homem e foi à cruz por amor aos pecadores. Somente Ele (Tri-unidade e Todo-poderoso) poderia salvá-los e com sacrifício de Si mesmo: sacrifício perfeito e capaz de favorecer a todos quanto se arrependem. Primeiramente da incredulidade. 

NOTA: texto revisto em 09.12.2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário