"1 Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus.
2 Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.
3 "Que impressionante! ", pensou. "Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto. "
4 O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
5 Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa".
6 Disse ainda: "Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó". Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus."
(TORAH, Livro do Êxodo 3)
Fonte:
https://bibliaestudos.com/nvi/exodo/3/
1/ Tempos atrás, eu refutei alguns posts, aqui no grupo Bíblia & Alcorão, sobre a oração e o comportamento dos muçulmanos nas mesquitas. Mas ERREI AO FAZER UMA DETERMINADA AFIRMAÇÃO. Eu disse, na ocasião, que a fala do Senhor Deus a Moisés, "Tire as sandálias dos seus pés porque o lugar em que estás é terra santa." não podia ser interpretada como ordem literal.
Falei, tendo em vista que toda a terra dada aos judeus é considerada santa (SALMOS 105:4-11). Fato este que até o ALCORÃO (Sura 5:20-21) reconhece.
E nem por isso foi ordenado aos judeus viverem descalços nela.
2/ Numa outra ocasião, porém, debatendo sobre o mesmo assunto, fui alertado pelo muçulmano Samuel Saide Eugénio quanto a LIVRO DE JOSUÉ 5:13-15. No texto bíblico, Josué já estava em Canaã, atual Israel e Palestina. E, ao receber aquelas mesmas palavras, tirou as sandálias.
Quero, todavia, alertar o leitor quanto ao seguinte: Apenas nas referidas ocasiões, nas quais, como em algumas outras, houve TEOFANIA, tal ordem foi proferida.
Teofania: manifestação ou revelação de Deus, na FORMA VISÍVEL, a alguém em especial. Como sabemos e o disse Jesus (EVANGELHO DE JOÃO 4), Deus é espirito. E, na sua FORMA ESSENCIAL de ser (Ou, como o ser espiritual que é.), Ele não pode ser visto pelos olhos humanos. A menos que ocorra uma TEOFANIA. Disso trataremos mais acuradamente na última parte deste artigo.
3/ VOLTANDO AO TEMA EM QUESTÃO:
No texto sobre Moisés (TORAH, Livro do Êxodo 3), não diz que o mesmo tenha feito o que faria Josué. Mas, devemos inferir que sim.
E o que é uma INFERÊNCIA?
A quase absoluta certeza a respeito de algo. E só não é absoluta à falta de uma informação de cunho literal. O texto sobre Moisés não disse que ele tirou as sandálias. Mas, o texto sobre Josué nos faz inferir que Moisés o teria feito, assim como fez (ou faria) Josué.
4/ Agradeço, portanto ao Samuel por ter me alertado. E como eu disse a um outro muçulmano, num comentário mais recente: não sou o dono da verdade e nem o doutor sabe tudo. E, sendo humanos, estamos sujeitos ao erro. E deste erro de interpretação precisava me corrigir; o que estou fazendo agora.
5/ IMPORTANTE:
i - Estou com isso reconhecendo que se deve entrar descalço nos lugares tidos por sagrados, numa mesquita, por exemplo?
Absolutamente não. Nas minhas REFUTAÇÕES, a essa prática muçulmana, eu reafirmo: toda terra dada aos judeus é santa. E nem por isso eles receberam orientação para viver na mesma descalços.
ii - Além disso, o lugar mais santo da terra santa era o TEMPLO DE JERUSALÉM. E no Templo, o SANTO DOS SANTOS ou Lugar Santíssimo. Este era adentrado somente uma vez por ano, e apenas pelo Sumo-sacerdote. E não sem o sangue do sangue do SACRIFÍCIO SUBSTITUTIVO., no Grande Dia da Expiação (TORAH, Livro de Levítico 16).
O Santos dos Santos simbolizava a presença plena de Deus no próprio Céu (CARTA AOS HEBREUS 9:23-38, etc.).. E não consta das Escrituras bíblicas que o Sumo-sacerdote tinha Mandamento para fazer isso descalço. Embora também pudesse fazê-lo.
iii - Na minha REFUTAÇÃO à forma única de oração (Melhor dizendo, reza.) dos muçulmanos, eu também demonstrei as várias outras POSIÇÕES DE ORAÇÃO encontradas nas Escrituras bíblicas. Em pé, de joelhos, sentado, caminhando e até deitado. E poderia acrescentar até mesmo correndo, visto que somos orientados a adorarmos a Deus em "espírito e em verdade", como disse Jesus (EVANGELHO DE JOÃO 4). E também a orarmos "em todo o tempo e para isso vigiando com ações de graça" (CARTA AOS EFESIOS 6:18). Aqueles que têm uma experiência real com Jesus. E, consequentemente, vida de intimidade com Deus, sabem do que estou falando.
Concluindo esta exposição até aqui, devo dizer que a minha REFUTAÇÃO ao Islam permanece. Confira-a, abrindo o LINK 01. Embora, na mesma, eu tenha errado ao afirmar que a ordem dada por Deus a Moisés, na TORAH, somente poderia ser entendida como simbólica. O texto em LIVRO DE JOSUÉ 5 nos leva a inferir que não.
6/ MAS... POR QUE, ENTÃO, DA ORDEM DADA A MOISÉS E A JOSUÉ?
i - Sendo toda a terra dada aos judeus santa... E não havendo Mandamento para se viver na mesma descalço... A ordem dada a Moisés e a Josué parece ser contraditória.
ii - Além do mais, Moisés não estava em Canaã, atual Israel e Palestina, quando a recebeu. Josué, sim: ele já até havia atravessado o Jordão. Moisés recebeu a ordem de tirar as sandálias de seus pés no Monte Horebe. E este monte fica atualmente no Egito e não na terra santa, a qual é Israel.
iii - Cabe lembrar: a terra que havia sido prometida ainda não pertencia aos judeus. Nem mesmo quando Josué recebeu ordem semelhante à dada a Moisés. A terra, na ocasião, estava de posse e repleta de povos promíscuos. Podemos também inferir que não estava ainda santificada com a presença e ocupação judaica. E, sendo na mesma, estabelecida a observação do SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS. Esta era a forma de culto monoteísta que vinha desde o tempo de Adão e Eva (TORAH, Livro de Gênesis 4).
iv - A palavra SANTIFICAÇÃO significa separação. Alguém ou algo é separado (do resto ou dos demais) para pertencer e cumprir um propósito de Deus. Aconteceu com os judeus, no passado, e com os cristãos, no presente. Ambos os povos foram santificados e têm o Mandamento de serem santos, com Deus santo é (TORAH, Livro de Levítico 11:45 / PRIMEIRA CARTA DE PEDRO 1:16).
vi - MAS, ENTÃO, o que tornou o Monte Horebe e o lugar onde estava Josué, na terra que seria santa, TÃO ESPECIAL e ainda MAIS "SANTOS" do que a terra santa? E santos, ao ponto deles receberem a mesma ordem: "Tire as sandálias dos seus pés porque o lugar em que estás é terra santa!".
vii - Recapitulando: Horebe não pertence a Israel, a terra santa. E nem Israel pertencia ainda aos judeus, como terra santa deles, quando Josué recebeu tal ordem. E, além do mais, não há Mandamento para se viver descalço na terra santa, que é Israel. E nem mesmo o Sumo-sacerdote tinha Mandamento para entrar no lugar mais santo da terra santa descalço. O QUE EXATAMENTE DE ESPECIAL ESTAVA ACONTECENDO COM O LUGAR ONDE SE ENCONTRAVAM MOISÉS E JOSUÉ, quando receberam a ordem de tirar as sandálias de seus pés?
A resposta teológica e por inferência será dada a seguir.
7/EXEMPLOS DE TEOFANIA NAS ESCRITURAS BÍBLICAS:
i - TORAH (Livro de Gênesis 16):
"7 O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur,
8 e perguntou-lhe: "Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? " Respondeu ela: "Estou fugindo de Sarai, a minha senhora".
9 Disse-lhe então o Anjo do Senhor: "Volte à sua senhora e sujeite-se a ela".
10 Disse mais o anjo: "Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar".
11 Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento.
12 Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos".
13 Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: "Tu és o Deus que me vê", pois dissera: "Teria eu visto Aquele que me vê? "
14 Por isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi."
Nota:
1 - Podemos inferir que Adão e Eva foram os primeiros a ver uma manifestação visível de Deus. Pois, não haveria como os dois perceberem a MANIFESTA PRESENÇA do Senhor Deus no Éden, quando do Senhor tentaram se esconder por terem pecado.
2 - Mas, neste texto, está claro que Agar, futura mãe de Ismael, viu o Senhor Deus numa TEOFANIA (Forma manifesta e visível).
Nenhum anjo apenas poderia lhe promoter o que lhe foi prometido: "(EU) Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém poderá contar".
A promessa é sobre vida e vidas humanas, as quais somente Deus pode dar.
3 - Inferência ou, melhor, conclusão óbvia: Deus, na FORMA VISÍVEL E MANIFESTA de um anjo (Ou do Anjo do Senhor.) tratou com Agar. E ela entendeu isso, quando diz: "Tu és o Deus que me vê". E o texto bíblico ainda é mais claro ao afirmar que o nome "O Deus que me vê" foi dado por Agar ao Senhor (Deus).
Como seria bom, se os muslins tivessem a mesma percepção que teve Agar. Eles não se deixariam cegar por Maomé e sua estupidez teológica.
ii - TORAH (Livro de Gênesis 17):
"1 Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade O SENHOR LHE APARECEU e disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.
(...)
22 Quando terminou de falar com Abraão, DEUS SUBIU E RETIROU-SE da presença dele."
Nota:
Noutras traduções, mais acertadamente, diz que o Senhor, elevando-se, deixou Abraão (sozinho) . Ou seja, deixou Abraão sem a PRESENÇA VISÍVEL E MANIFESTA da Sua companhia. Em sua forma essencial de ser (espírito), óbvio: Deus sempre estaria com Abraão.
iii - TORAH (Livro de Gênesis 18):
"1 O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia.
2 Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até ao chão.
3 Disse ele: "Meu senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada.
4 Mandarei buscar um pouco d’água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore.
5 Vou trazer-lhes também o que comer, para que recobrem forças e prossigam pelo caminho, agora que já chegaram até este seu servo". "Está bem; faça como está dizendo", responderam.
6 Abraão foi apressadamente à tenda e disse a Sara: "Depressa, pegue três medidas da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães".
7 Depois correu ao rebanho e escolheu o melhor novilho, e o deu a um servo, que se apressou em prepará-lo.
8 Trouxe então coalhada, leite e o novilho que havia sido preparado, e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore.
(...)
33 Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa."
iv - TORAH (Livro de Gênesis 22):
"1 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele respondeu: "Eis-me aqui".
2 Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei".
(...)
10 Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.
11 Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
12 "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. "
13 Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho.
14 Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".
15 Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão
16 e disse: "Juro por mim mesmo", declara o Senhor, "que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho,
17 esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos
18 e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu""
Nota:
1 - No início do capítulo Deus fala com clareza a Abraão. Tanto que ele não hesita em obedecer.
2 - Quando Abraão irá fazer o que Deus, para provar sua obediência, exigiu, Deus interveio.
3 - O que o Senhor diz a Abraão?
"(VOCÊ) não me negou seu filho, o seu único filho" e "Juro por mim mesmo".
O escritor da CARTA AOS HEBREUS irá nos lembrar, a respeito deste texto, que Deus jurou por Si mesmo. E por quê? Deus não tem ninguém superior a Si para fazer um juramento.
E em que FORMA DE MANIFESTAÇÃO visível ele falou e foi visto por Abraão?
De um anjo (O Anjo do Senhor).
V - TORAH (Livro do Êxodo 24):
"1 Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.
(...)
9 E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.
10 E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.
11 Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam."
vi - TORAH (Livro do Êxodo 3):
"1 E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus."
Nota:
1 - O texto é claro quanto a FORMA VISÍVEL DE MANIFESTAÇÃO de Deus a Moisés: um anjo (O anjo do Senhor).
2 - O texto também é claro em como o anjo do Senhor (Ou o Senhor naquela sua manifestação.) se identifica a Moisés:
"Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó."
3 - Ninguém que realmente crê na Torah como palavra de Deus pode ignorar o que está escrito. E como vimos, Deus se manifesta visivelmente, seja na forma humana ou angelical, àqueles a quem lhe aprouve.
Nesta e apenas numa outra (e a seguinte) ocasião é que a ordem para que as sandálias dos pés fossem tiradas é dada. O que esta e a outra passagem bíblica têm em comum (E que as demais não têm)? Inclusive, outras não citadas.
vii - LIVRO DE JOSUÉ 5:
"13 E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
14 E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
15 Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim."
Notas:
1 - Aqui, a FORMA VISÍVEL MANIFESTA de Deus é, tal como em Gênesis 18, a humana. E como o PRÍNCIPE (Sentido de o LÍDER.) do exército do Senhor.
2 - Somente nessas duas ocasiões é que aqueles que viram a Deus receberam a ordem. E é também nessas ocasiões que eles teriam que, por fé e sem ver, a todo momento, Deus em alguma de suas formas manifestas, operar GRANDES FEITOS MILAGRES. Inclusive milagres de cunho militar. Moisés teve a incumbência de tirar Israel do Egito. Já Josué, estava incumbido de expulsar sete povos da terra que lhes fora prometida. Em eram nações mais fortes e numerosas do que os judeus, os quais nem eram homens de guerra.
3 - O príncipe (Líder.) do exército do Senhor (Deus na forma humana.) recebeu a adoração de Josué. O mesmo aconteceu, quando dessa mesma forma, Ele visitou a Abraão, em Gênesis 22.
Voltando a Moisés e Josué: o Monte Horebe não pertence à terra (Israel. E nem a antiga Canaã estava santificada pela presença dos judeus, em todos os seus limites e com o estabelecimento do SISTEMA DE SACRIFÍCIOS SUBSTITUTIVOS. Cabe lembrar: este era a FORMA DE CULTO MONOTEÍSTA que vinha desde os tempos de Adão e Eva.
Logo, inferimos que, não era o LOCAL (Pois Moisés sequer estava na terra que foi santificada.), mas, a aquelas duas especiais PRESENÇA MANIFESTAS DO SENHOR DEUS. E tudo para lhes mostrar que Moisés e Josué estavam para operar grandes feitos. Mas, era Deus, ora visível ora invisível, quem estava no controle.
Eles não tinham o que temer aos inimigos, mas, também, se manter humildes. Até porque é este o significado principal do tirar as saudades dos pés. É não um ritual para ser cumprido Tanto que nenhum profeta das Escrituras bíblicas e nem o Senhor Jesus ensinaram isso como prática nos lugares tidos por sagrados.
LINKS:
1 - ORAÇÃO: TEMA DISTORCIDO PELO ISLAM (Série completa de artigos intitulados CARAVANA DE DAWAH DISTORCE O TEMA ORAÇÃO 01, 02 e 03) :
https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/03/oracao-tema-distorcido-pelo-islam-ou-03.html?m=1
2 - CARAVANA DE DAWAH DISTORCE O TEMA ORAÇÃO - Parte Primeira.
https://m.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1837035973111372/
3 - CARAVANA DE DAWAH DISTORCE O TEMA ORAÇÃO - Parte Segunda:
https://m.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1838823202932649/
4 - CARAVANA DE DAWAH DISTORCE O TEMA ORAÇÃO - Parte Última:
https://m.facebook.com/groups/Biblia.Alcorao/permalink/1839376089544027/
5 - FONTE (Para este artigo e dos prints 02 e 03):
https://estiloadoracao.com/teofania-significado/
6 - POR QUE ESCREVO CONTRA O ISLAM
https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/04/por-que-escrevo-contra-o-islam.html?m=1
7 - POR QUE ALLAH NÃO É DEUS:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2021/04/por-que-allah-nao-e-deus.html?m=1
IMPORTANTE:
Obs.: não abrir, copie e cole o link na página de busca do Google ou o acesse, neste blogue, pela data da publicação.
"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)
.