sábado, 29 de outubro de 2016

EM DEFESA DA BÍBLIA (01): Resolvendo & Refutando Conceitos Sobre Supostas Alterações, Na Perspectiva Teológica do Que Sejam Deus & Escrituras Sagradas.



Este é o primeiro de uma série, quero crer, de sete artigos. Eles  estão sendo escritos em virtude de um maciço ataque que as Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia) estão sofrendo, vindo de quase todos os setores: do acadêmico aos religiosos. E, dentre estes últimos, até alguns tidos por cristãos.
   Optei por dar à série um caráter informativo e didático; ao mesmo tempo em que enfatizo a perspectiva teológica. E, sendo assim, o leitor ainda leigo no assunto (Porém, cristão autêntico.) terá a oportunidade de atentar para uma variada gama de informações. Elas são, hoje, mais do que necessárias à defesa da fé. E, quem sabe, possam lhe ensejar o aprofundamento num tema realmente palpitante: a revelação, o registro (em livro) e a conservação da Palavra de Deus, através do tempo.
   Se você ler tendo em perspectiva a grandeza do fato, logo perceberá que ninguém maior e melhor do que o próprio Deus para velar por Sua Palavra. E, por isso, Ele sempre agiu soberanamente na História, através dos seus verdadeiros adoradores.  Somente aqueles que têm uma percepção tacanha do Senhor é que advogariam um conceito contrário: conferindo ao ser humano a capacidade de deturpar (irremediavelmente) o que não pôde ser deturpado, senão por suposições.  
.
I - FUNDAMENTO TEOLÓGICO:
.
- EVANGELHO DE MATEUS 24:35 (Palavras de Jesus Cristo):
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” 
- LIVRO DO PROFETA JEREMIAS 1:12:
E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.
- LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 8:20:
À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.”
NOTA (A título de esclarecimento):
Como este artigo está sendo produzido em REFUTAÇÃO a acusações feitas por religiosos, principalmente islâmicos, de supostas alterações (Tidas por adulterações intencionais.) nas escrituras consideradas sagradas, cabe-nos lembrar:
- No Alcorão, o deus Allah que o Islamismo adora, alega que a palavra dele NÃO poderia ser alterada (mudada, adulterada, etc.). Isso está dito literalmente em Suras como 6:34, 115 (Versão do Dr. Helmi Nars) e que tal palavra seria concludente (decisiva), na Sura 86: 11-15.
E ainda: O Alcorão diz que Allah (Embora não possa ser reconhecido biblicamente como Deus.) teria revelado a Torá e o Evangelho (SURA 5:46-48); além de reconhecer escritores bíblicos, como Davi e Salomão; e a João Batista e outros profetas bíblicos (6:84-89, etc.). 
SURAS CORÂNICAS (Versão Dr. Helmi Nars):
- 6:34-b: "E não há quem troque as palavras de Allah. E, com efeito, chegaram-te alguns informes dos outros Mensageiros." (Página 205.)
- 6: 115-b: “E não há quem troque Suas Palavras. E Ele é O Oniouvinte, O Onisciente.” (Página 221.)
.
II - ANTES, UMA BREVE HISTÓRIA DE UM GRANDE MILAGRE.
.
1/ 3500 Anos de História da Bíblia:
A história da revelação, escrita e conservação dos livros bíblicos, através do tempo, é a história de um milagre. E prova inconteste do agir soberano de Deus na História. Como eu digo em RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre o Islamismo & Sobre A Sua Própria Fè) - Vol. 01:
Antes de Moisés, os fatos mais importantes da História da humanidade, do início da vida no planeta àqueles dias (Cerca de 1450 a.C.) foram retransmitidos entre os judeus, através da tradição oral. (...) Mais tarde, a classe dos escribas judeus surgiu da necessidade de se conservar a Palavra de Deus através de manuscritos, porque estes ensejavam uma maior segurança que a da oralidade. (...) SOMENTE UMA CONCEPÇÃO TACANHA DE DEUS pode ignorar que a Bíblia (tal como a temos hoje) é o único livro que conserva os fatos mais importantes da História humana desde Adão e Eva.”
.
2/ Sobre Os Primeiros 1800 Anos.
(Ou O Que Dizer Quando Te Questionarem Sobre A Não Existência, Nos Dias de Hoje, dos Originais dos Livros da Bíblia) :
Desde Moisés até o Século IV, os Anos 300 d.C., os livros sagrados foram conservados, na forma manuscrita, sendo copiados letra a letra ou palavra por palavra. Era assim como recopiar uma carta gigantesca por diversas vezes, através dos séculos.
Usava-se o PAPIRO, feito de tira vegetal. E este, quando manuseado, tinha uma durabilidade de no máximo de 200 anos. De modo que, nem mesmo o rolo do LIVRO DO PROFETA ISAÍAS que Jesus leu na Sinagoga de Nazaré (EVANGELHO DE LUCAS, capítulo Quarto) poderia ter sido conservado até os dias de hoje. E, mesmo no Século IV; quando se tornou usual outra TECNOLOGIA; aquela cópia do livro (Escrito cerca de 750 anos antes.) NÃO poderia mais existir. E o mesmo se pode dizer da cópia original dos 27 livros constantes do Novo Testamento: também eles já tinham sofrido o inevitável PROCESSO DE DESINTEGRAÇÃO.
.
3/ Do Século IV (Anos Trezentos.) Até A Descoberta da Imprensa E Aos Nossos Dias.
Passou-se, então, depois da larga utilização dos rolos de Papiro, à utilização do PERGAMINHO. Este material era feito de pele de animais. Ao contrário do formado rolo, adquiririam os livros o formato quadrado ou retangular atual. Isso duraria até a descoberta da Imprensa e a utilização do PAPEL. A vantagem do Pergaminho em relação ao papel é a sua maior durabilidade; mas, o pergaminho NÃO pode ter a reprodução mecânica e eletrônica daquele.
Em Pergaminho se encontram três dos mais importantes manuscritos da Bíblia, contendo em conjunto os 66 livros escritos no Século I e conservados, desde o Século IV (Anos 300 d.C.) até os dias de hoje. São os CÓDICES ALEXANDRINO, SINÁTICO E DO VATICANO. 
Estes Códices são a PROVA DOCUMENTAL de que estes livros foram escritos no Século I e estavam em circulação nas igrejas, antes de integrarem áqueles Códices.
- SOBRE OS CÓDICES CITADOS:
Os três grandes códices antigos:
Há três grandes manuscritos da Bíblia em grego que chegaram até nós (contendo a Septuaginta do Velho Testamento e o original em grego do Novo Testamento), os quais datam de séculos antes de Maomé. São eles:
 1. Codex Alexandrinus.  Este volume, escrito no século V d.C., contém toda a Bíblia, exceto por algumas páginas do Novo Testamento, que foram perdidas (Mateus 1:1 a 25, João 6:50 e 5:52 e 2 Coríntios 4:13 a 12:6). Tudo que este manuscrito contém faz parte da nossa Bíblia hoje. O manuscrito está no Museu Britânico, em Londres.
2. Codex Sinaiticus Este texto antiquíssimo, datado do final do século IV d.C., contém todo o Novo Testamento e grande parte do Velho. Preservado por séculos na Biblioteca Imperial em São Petesburgo, na Rússia, foi vendido por cem mil libras ao governo britânico, e agora também faz parte do acervo do Museu Britânico.
3. Codex Vaticanus Provavelmente, é o mais velho manuscrito bíblico existente. Escrito no século IV d.C., hoje faz parte da Biblioteca do Vaticano, em Roma. A parte final do Novo Testamento, de Hebreus 9:14 até o fim do Apocalipse, está escrita em letra diferente do restante (o escriba original provavelmente não conseguiu completar o texto porque morreu, ou alguma outra razão). Estes manuscritos provam conclusivamente que as únicas escrituras nas mãos da Igreja, pelo menos duzentos anos de Maomé, eram o Velho e o Novo Testamentos que conhecemos.”
.
Extraído de
Enfrentando O Desafio Muçulmano, de JOHN GILCHRIST.
.
- E HAVERIA AINDA OUTRA FORMA DE CONFIRMAÇÃO?
Depois da morte dos escritores do Novo Testamento, LIDERANÇAS CRISTÃS PÓS-APOSTÓLICAS PRÉ-CATOLICISMO (No sentido de tempo.) tinham o hábito de TRANSCREVER TRECHOS BÍBLICOS em suas cartas, sermões e escritos. Mesmo depois da Igreja Católica surgir, esta tradição continuou. PORÉM, DE ANTES DE 325 d.C. quando ocorreu o Concílio de Nicéia, SOMAM-SE DEZENAS DE MILHARES DE TRANSCRIÇÕES.
E Jay Smith observa: “Em realidade, há 32.000 citações do Novo Testamento encontradas em escritos que datam de antes do Concílio de Nicéia em 325 d.C. (...) J. Harold Greenlee ressalta que as citações da escritura nas obras dos escritores da Igreja Primitiva são tão extensas que o Novo Testamento poderia ser virtualmente reconstruído a partir delas sem a necessidade de utilizar-se os manuscritos originais do Novo Testamento. 
Sir David Dalrymple se esforçou em extremo para realizar tal feito e, lançando mão apenas dos escritos dos pais da Igreja datados dos séculos II e III, ele foi capaz de reconstruir todo o Novo Testamento citado, com exceção de apenas onze versículos (...) Portanto, poderíamos nos desfazer dos manuscritos do Novo Testamento e, ainda assim, reconstruí-lo com o auxílio destas simples cartas. Alguns exemplos destes escritos estão em Evidência, Mcdowell, 1972, pg. 
5.” 
Extraído de RESPOSTA AO ISLÃ - Vol. 01.
.
- E QUAL SERIA AINDA OUTRA FORMA DE CONFIRMAÇÃO? 
A TRADUÇÃO DA BÍBLIA PARA OUTROS IDIOMAS, antes do islamismo surgir (no Séc. VII), sendo algumas destas traduções bastante primitivas. Feitas a partir da metade do Século II: Latim, Siríaco, Cóptico, Armênio, Gótico, Etíope.
CONCLUSÃO:
Por que, antes de entrar na questão alteração/manipulação de sentido ou de conteúdo, precisei falar tudo isso?
Para que o leitor tenha em mente que alguns erros humanos, principalmente sendo  não intencionais, jamais podem desmerecer o esforço feito por milhares de pessoas, durante estes TRÊS MIL E QUINHENTOS ANOS da História da Bíblia. Esforço orientado e contando com a ajuda do próprio Deus, para que a Palavra Dele não fosse desfigurada naquilo que ela essencialmente é: revelação à humanidade, na forma de livro. A Bíblia foi escrita durante 1600 anos; por dezenas de escritores inspirados por um só espírito, o Espírito Santo de Deus; sendo o seu tema principal a pessoa, a obra e a Vinda do Messias (Jesus Cristo). Ele é PROFETIZADO NO AT em mais de 300 profecias e PROCLAMADO Deus e Redentor no NT. E somente o AGIR SOBERANO DE DEUS NA HISTÓRIA, considerando o tanto que os judeus e os cristãos foram perseguidos, poderia impedir que fosse corrompida ou destruída. 
Até porque, como diz uma das epígrafes, O PRÓPRIO DEUS VELA POR SUA PALAVRA PARA FAZER SE CUMPRIR. 
E somente aqueles que têm uma percepção errada de Deus podem achar que alguma ação humana seria capaz de alterar (ou adulterar) substancialmente o que Ele falou. Na minha opinião, estes são os “catedráticos em picuinhas” e formadores de mestres na arte de falar mal do que não sabem e fazer ousadas asseverações sobre assuntos a respeito dos quais deveriam melhor se informar. Foi o disse Paulo, no seu testemunho sobre alguns falsos mestres do seu tempo.
É o que passamos a ver, agora, ao entrarmos na questão proposta por este artigo. 
(CONTINUA)
.
.

LEIA TODOS OS ARTIGOS DA SÉRIE:
(Se não abrir, copie e cole o link na página de busca do Google)
..
.
01 – Fundamento teológico e UMA BREVE HISTÓRIA DE UM GRANDE MILAGRE: a Bíblia
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/10/sobre-supostas-adulteracoes-na-biblia_29.html
-
02 – CONCEITUAÇÃO DE POSSÍVEIS ERROS verificáveis nas cópias manuscritas.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/10/sobre-supostas-adulteracoes-na-biblia.html
-
03 – Sobre o Antigo Testamento & respondendo à pergunta: QUAL A BÍBLIA VERDADEIRA.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-03-parte-i.html
-
04 – REVISÃO DE LINGUAGEM implica na  alteração de conteúdo?
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-04-resolvendo.html
-
05 –  PERFIL E REFUTAÇÃO de alguns detratores dos dias atuais.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-05-resolvendo_28.html
-
06 –  MAIS REFUTAÇÕES: O Jesus Bíblico X O "Jesus" das Religiões.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-06-resolvendo.html
-
07 –  RESPONDENDO QUESTÕES pontuais.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/12/em-defesa-da-biblia-07-resolvendo.html

 .
 LEIA TAMBÉM:
POR QUE TANTOS PASTORES E LÍDERES OMISSOS, NA DEFESA DE NOSSA FÉ, DIANTE DO MAIOR DESAFIO? (Acaso Possuem Mais Unção Que A dos Apóstolos?)
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/10/dedo-na-ferida-por-que-tantos-pastores.html
.
.
PALESTRAS, CURSOS, LIVROS, ETC:
.
.
- RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) - Vol. 01:
Trata das evidências manuscritas da Bíblia e do Alcorão, para que fique evidenciado qual dos livros deve ser reconhecido como verdadeira revelação de Deus à humanidade. E leva-se em conta o conteúdo dos mesmos e a documentação histórica pelas respectivas religiões disponibilizadas.
.
- RESPOSTA AO ISLÃ - Vol. 02:
Este livro refuta a pretensão islâmica em fazer de Maomé profeta do Deus bíblico, o qual não é, evidentemente, o Allah corânico.
É que na sustentação do seu discurso sobre a suposta autoridade profética que teria tido Maomé (para a correção da revelação), o Islã ousa negar o testemunho apostólico sobre a pessoa e obra de Cristo (Sura 4:157-158, etc. e etc.). Uma de suas premissas e preferido leque de argumentações está na comparação que seus teólogos intentam fazer entre Jesus e Maomé, com relação a Moisés. Evidentemente, focalizando aspectos comparativos de menor interesse à espiritualidade fundamentada nas promessas e alianças de Deus, conforme ensina a Bíblia; todavia, superestimados por aquela religião.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/08/vol-02-resposta-ao-isla-comparacao.html
.
- RESPOSTA AO ISLÃ - Vol. 03:
Seria bíblica a doutrina ou o conceito Trindade? O leitor verificará não ser nenhuma novidade adeptos do Islamismo, assim como ateus e defensores de outras filosofias e religiões, confundir o Cristianismo apostólico (O único biblicamente defensável.) com o Catolicismo. Muitos, por desinformação; já outros, com intencional má informação. E querem atribuir à religião romana a criação do Novo Testamento. No caso do Islã, trata-se, em verdade, de uma tática que seus militantes modernos encontraram, supondo ser a mesma eficaz no combate à Doutrina bíblica de Deus. Partindo de tal pressuposto, alegam ter havido manipulação dos ensinamentos originais de Jesus; e que a concepção de Sua pessoa e obra (de que dá testemunho o Novo Testamento), teria sido não a proclamada; mas, atribuída aos apóstolos. No terceiro volume de RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & A Sua Própria Fé), procuramos responder à pergunta formulada no início deste parágrafo. Para isso, utilizamo-nos também tanto do Antigo quanto do Novo Testamento; tendo-se em visa que a Doutrina de Deus é única: do Gênesis ao Apocalipse.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/10/resposta-ao-isla-vol-03-sobre-doutrina.html
.
- A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS
(Cujas Respostas Precisam Soar Mais Alto Que O Silêncio Islâmico & do Que As Contradições Corânicas):
Nesse livro, levanto e fundamento, através de sérios e duros questionamentos, cerca de 50 PONTOS IRRECONCILIÁVEIS ENTRE A BÍBLIA E A RELIGIÃO ISLÂMICA. Destaque para as formas de CULTO, os LEGADOS e a CONDUTA dos principais líderes (Jesus, Moisés e Maomé.), a própria CONCEPÇÃO DE DEUS e os LIVROS tidos por SAGRADOS pelas respectivas religiões.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2015/12/a-biblia-o-isla-50-perguntas-cujas.html
.
 - MAOMÉ: PREDITO NA BÍBLIA?
(O Que Dizem As Sagradas Escrituras).
Para a melhor compreensão da proposta desta obra, eis o Índice:
.
ÍNDICE
MAOMÉ; PREDITO NA BÍBLIA? (O Que Dizem As Sagradas Escrituras)
.
1/ Introdução: DOS PRESSUPOSTOS ISLÂMICOS
& A NECESSIDADE DA DEVIDA REFUTAÇÃO.
.
2 / SOBRE AS ESCRITURAS CORÂNICAS QUE ALEGAM TER SIDO MAOMÉ PREDITO NA BÍBLIA (E O Aspecto Mais Evidente da Expansão do Islamismo Ontem e Hoje).
.
3 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Isaías 29:12.
I - Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO: Questões 01 a 07.
.
4 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: João 1:19-25.
I – Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO: Questões 01 a 03.
III – Uma Questão Crucial.
.
5 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: João 16:7-8
& Passagens Afins.
Para Que Se Possa Entender A Suposição.
I – REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:7-8.
II – REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:16-17:
Questões 01 a 03.
III - REFUTAÇÃO (Textos Afins) : João 14:16-17, Interpretação Correta.
Questões 01 a 05.
IV - REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:25:26.
V - REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 16:12-13.
Para Que Se Possa Entender A Suposição.
Questões: 01 e 02.
Uma Questão Crucial
VI – REFUTAÇÃO (Textos Afins): Evangelho, Cartas de João & Toda A Bíblia.
VII - REFUTAÇÃO (Textos Afins): A Doutrina Bíblica do Espírito Santo..
.
6 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Mateus 21:43.
I – Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO
Questões: 01 a 07.
III – Maomé: Predito Na Bíblia? O Que Dizem As Sagradas Escrituras?
Primeira Resposta (Diretamente Falando).
Segunda Resposta (Falando Indiretamente).
Na Prática
7 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO:
Deuteronômio 18:18.
I - EXCERTOS (Introdução Resposta ao Islã – Vol. 02):
Quem é Jesus & Quem é Maomé???
II - ARTIGO:
Réplica Primeira.
Extraído de RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) – Vol. 02.
APÊNDICE (Poema da Contracapa):
Sobre Servos, Bastardos & Filhos do Rei (Jesus).
LINK:
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/04/livro-completo-maome-predito-na-biblia.html


IMPORTANTE:

Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves:

9920d2ee-5e34-434d-825e-dfd96c5a5a69

OU
m.madsaiin.ebook@gmail.com

MARCOS ANTÔNIO DIAS 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)





EM DEFESA DA BÍBLIA (02): Resolvendo & Refutando Conceitos Sobre Supostas Alterações, Na Perspectiva Teológica do Que Sejam Deus & Escrituras Sagradas.

.

Antes de Moisés, os fatos mais importantes da História da humanidade, do início da vida no planeta àqueles dias (Cerca de 1450 a.C.) foram retransmitidos entre os judeus, através da tradição oral. (...) Mais tarde, a classe dos escribas judeus surgiu da necessidade de se conservar a Palavra de Deus através de manuscritos, porque estes ensejavam uma maior segurança que a da oralidade.  (...) SOMENTE UMA CONCEPÇÃO TACANHA DE DEUS pode ignorar que a Bíblia (tal como a temos hoje) é o único livro que conserva os fatos mais importantes da História humana desde Adão e Eva.
                                  M. (Marcos) Madsaiin Dias
.
.
III - CONCEITUAÇÃO DE POSSÍVEIS ERROS (HUMANOS), POSSÍVEIS ALTERAÇÕES (NÃO INTENCIONAIS) OU DE MANIPULAÇÃO DO TEXTO.
Antes de procurar entender algumas ocorrências,  é preciso QUE FIQUE BASTANTE CLARO. A simples tradução da Bíblia, como a de qualquer outro livro, jamais significa adulteração do seu texto.
Pode ocorrer erros?
Sendo a tradução um trabalho humano, sim. O importante é poder e ter como corrigi-los. De outro modo, a simples tradução de um livro para outro idioma tenderia a ser considerada uma fraude.
 - ADULTERAÇÕES:
Seriam mesmo possíveis, quando se trata da Palavra (revelação)  de um Deus que por ela vela, para fazê-la cumprir?
Teologicamente (E sem que se tenha meios para identificação, confronto e correção das mal intencionadas.), NÃO!
Neste caso, Deus deixaria de ser Deus ou de agir soberanamente  na História. No caso da Bíblia, Os CÓDICES e as demais EVIDÊNCIAS MANUSCRITAS não permitiriam.
E quando eu defendo este conceito, em meus debates com os islâmicos principalmente,  comprovo-o, até a partir de escrituras não bíblicas, embora tidas por sagradas, como é o caso do Alcorão. Ao final deste artigo, numa REFUTAÇÃO comum que faço meus em debates, proponho a DEMONSTRAÇÃO. 
E por que disso?
Segundo nos informa John Gilchrist, no seu Enfrentando O Desafio Muçulmano: nomes renomados e incontestes dentro do Islamismo tradicional como Al TABARI, ensinavam que a Torá e o Evangelho continuavam sob a guarda dos judeus e dos cristãos, respectivamente. E, obviamente que sem nenhuma deturpação. Além dele, pensadores ou teólogos, como AL GHAZZALI e FAKHRUDDIN RAZI, dois séculos depois, compartilhavam daquela mesma (e verdadeira) opinião.
Ora, Al Tabari é do Seculo X e um dos principais comentaristas (Tafsir) do Alcorão. A despeito do seu testemunho,  um outro islâmico, também do X,  passaria a questionar a confiabilidade, a autenticidade e a autoridades das Sagradas Escrituras. Trata-se de IBN HAZM. 
AS RAZÕES, creio, serão as de sempre: Bíblia e Alcorão são ESCRITURAS EM CONFLITO, logo irá perceber qualquer leitor. O principal  está no conceito que estas fazem do que sejam Deus, profeta e livro sagrado. E, nesse caso, a confissão islâmica (de que Allah seja Deus; Maomé, profeta; e o Alcorão, revelação  divina) simplesmente na Bíblia NÃO encontra respaldo. 
Em verdade, Allah, Alcorão, Maomé e o Islamismo sequer na Bíblia são mencionados; assim como a Caaba e absurdos de ordem teológica (como a Sura 2:34), etc. e etc. As formas de cultos aceitáveis do Deus bíblico e a do deus corânico também NÃO sãos as mesmas. E, apesar de Maomé dizer-se predito na Torá e no Evangelho (ALCORÃO, Suras 7:157 e 61:6), o Islamismo NÃO tem como comprovar. Esta é uma questão é tratada, em seus pormenores, no meu MAOMÉ: PREDITO NA BÍBLIA? (O Que Dizem As Sagradas Escrituras). 
NÃO havendo a possibilidade (teológica) de adulterações, que não possam ser detectadas e refutadas, sobraria dois outros conceitos. Depois de os definir,  eles serão também postos em questão.
- VARIAÇÕES  (Não Intencionais de significado):
É algo possível. Sendo que uma Variante não significa necessariamente uma Variação. Pois esta última, sim: alteraria o sentido de um versículo. 
No entanto, pode haver ocorrer uma Variante como o objetivo de Variação intencional, no intuito de mudar o sentido de um versículo.
Ex.:
EVANGELHO DE LUCAS 23:42-43  (Bíblia Protestante):
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”
.
EVANGELHO DE LUCAS 23:42-43
(Tradução Novo Mundo, dos “Testemunhas de Jeová”:
“E ele prosseguiu a dizer: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” E ele (JESUS) lhe disse: “Deveras, te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso.”
.
Ora, Jesus disse, a um dos ladrões, juntamente com ele crucificado, que NAQUELE MESMO DIA AQUELE HOMEM ESTARIA CONSIGO NO PARAÍSO. E passagens bíblicas com CARTA AOS FILIPENSES 2:21-23 têm o mesmo sentido. Elas fundamentam, assim como APOCALIPSE 6:9-11, a morte dos salvos, seguida da ida dos mesmos para o Paraíso, num estado de consciência plena.. 
Mas, na Tradução Novo Mundo, lançou-se mão de uma Variante, com a intenção de modificar o sentido do versículo e temos, então, uma Variação. E por quê? Para tentar forçar a Bíblia a concordar uma doutrina não bíblica, defendida por aquele grupo também não biblicamente cristão.
- VARIAÇÕES (Intencionais): exemplo dado acima.
- VARIANTES: pela sua enorme quantidade, em detrimento da inexpressiva quantidade de  Variações e/ou de  possíveis adulterações (passíveis estas de detecção e correção), vamos tratar mais detidamente. 
 . 
IV – VARIANTES: A QUESTÃO VISTA COM PORMENORES.
.
1/ Números Versus Números & Uma Comparação Pertinente.

- O NÚMERO DE CÓPIAS MANUSCRITAS DO NT: 24 MIL.
Pense em NÚMERO ALTÍSSIMO  DE CÓPIAS MANUSCRITAS DO  NT, completo ou parcial. E entenda que, através delas, torna-se perfeitamente possível conferir livro por livro e versículo por versículo se houve variação (que alterasse ou modificasse o sentido original) de algum verso. Pois bem: o número destas cópias, disponibilizadas para comparação chega a VINTE QUATRO MIL.
(Em termos de comparação: na COMPILAÇÃO DO ALCORÃO, de acordo com a versão sunita, acontece o oposto.  Houve mais de uma dezena de compilações de um mesmo livros por mais de uma de dezena de pessoas. Tendo, porém, sido imposta apenas uma delas, com as demais sido queimadas, por um ato político do terceiro califa, Uthman. E há, além da tamanha escassez de material (Cópias originais das outras compilações.), o testemunho de versos e suras (capítulos) inteiras perdidos em todas elas. De forma que, honestamente,  sequer se pode afirmar QUAL SERIA O ALCORÃO VERDADEIRO e completo. E o islamismo não sabe como dizer: se o que teria sobrevivido e foi imposto um daqueles que foram queimados.)

- O NÚMERO DE TRANSCRIÇÕES DE TEXTOS: 86 MIL
Voltando à Bíblia, mais especificamente ao NT: Pense agora em um NÚMERO ALTÍSSIMO DE TRANSCRIÇÕES de passagens bíblicas. Estas transcrições estão nos escritos de alguns autores cristãos não bíblicos, desde o Século I.  Em seus livros, cartas, sermões, além de lecionários, elas CHEGAM A 86 MIL.
Importante é saber que antes do Catolicismo e do Concílio de Nicéia e outros dos Anos Trezentos, elas somam cerca de TRINTA E DUAS MIL. E que por elas se pôde reconstruir  todo o NT, versículo por versículo: de modo a prescindir (Fosse o caso.) dos principais Códices: Alexandrino, Sináitico e do Vaticano. Estes Códices existem desde o Século IV, quando a tecnologia (Pergaminho.) permitiu a conservação dos livros sagrados por mais bem mais que 200 anos. 
CONCLUSÃO: A quantidade de cópias manuscritas citadas, assim como a de transcrições de versículos dá-se o nome de EVIDÊNCIAS MANUSCRITAS. E elas são a base de confiabilidade nas Sagradas Escrituras. É que por elas se verifica se há VARIANTES e se teria havido VARIAÇÕES  (com alguma alteração de sentido). E é justamente por isso que a regra geral entre os estudiosos, diria o escritor Jay Smith, é: quanto maior o número de manuscritos maior a credibilidade. E qualquer estudioso da matéria, logo chegaria à ÓBVIA CONCLUSÃO: na comparação dos manuscritos disponíveis, podemos ter segurança a respeito do conteúdo original de cada livro do NT. Visto que os originais de tais livros tão somente NÃO puderam ser conservados, desde quando foram escritos até os dias hoje, apenas por causa da tecnologia.

QUESTÃO DE ORDEM PRÁTICA:
- A grande quantidade de cópias manuscritas não apresentaria uma grande quantidade de VARIANTES? 
Certamente.
- Mas, esta mesma quantidade de manuscritos também não serviria para, como é caso, para correção destas mesmas Variantes e se houve alguma alteração de sentido ( = Variação)?
Também. 
Ora, se temos inúmeras cópias, encontramos na grande QUANTIDADE  E  ANTIGUIDADE delas a SEGURANÇA, quanto ao foi escrito originalmente. E sempre lembrando da comparação a ser feita: os textos originais dos livros somente não mais existem por uma questão de tecnologia. E não porque alguém teria dado cabo deles.
.
2 / A Presença de Variantes  Implica Necessariamente em Variação (Com Alteração de Sentido)?
Quase nunca.
- MAS O QUE SÃO ESTAS VARIANTES?
Elas envolvem no mais das vezes as seguintes ações, todas elas NÃO INTENCIONAIS, porém, produto de falhas humanas:
- O ESQUECIMENTO DE UMA LETRA, quando da transcrição de uma palavra ou de um ELEMENTO DA FRASE (Uma preposição,  p. ex., ou um artigo) numa oração.
Ex.: Para a expressão  “Deus amou o mundo de tal maneira”, seria escrito “Deus amou o mndo de tal maneira” ou “Deus amou mundo  tal maneira”. Observando-se que houve, nesses casos, variantes na escrita e NÃO variação do sentido da expressão “Deus amou o mundo de tal maneira”. Isso NÃO deixou de ser compreensível, tanto no caso em que faltou uma letra numa palavra ou um elemento secundário na frase.
-  A INVERSÃO DA ORDEM DAS PALAVRAS NUMA FRASE, de modo que Jesus Cristo poderia variar (Mas sem alterar o sentido.) para Cristo Jesus.
QUESTÃO DE ORDEM PRÁTICA 02:
 Como foi dito, são mais de VINTE E QUATRO MIL NT, completos ou não. E isso serviria, por um acaso serviria, como indicativo de que alguém teria querido subtrair-lhe algum livro ou parte do mesmo?
Não, em absoluto.
Tratava-se de um trabalho, lento e penoso, porque  manual. E nada impedia, assim como nos dias de hoje, de que se fizesse o manuseio de cada livro, à medida em que este era copiado (transcrito).
E o caso de capítulos ou livros que ficaram incompletos, em alguns dos manuscritos? Isso serve de indicativo de manipulação?
Também não.
Até o Século IV, a igreja cristã esteve debaixo de terrível perseguição. Logo, este era um tipo de trabalho que poderia ser interrompido a qualquer momento. E  os copistas, leitores e pregadores, presos ou mortos.
POR UMA QUESTÃO DE HONESTIDADE,  os editores modernos da Bíblia (e não de uma Bíblia  que seria “moderna”) sempre fazem o seguinte: quando verso ou algum trecho (E são pouquíssimos.) não é encontrado numa quantidade considerável dos manuscritos  mais antigos, eles os identificam. Tais versículos  são postos entre colchetes  e/ou se tem uma Nota- de- rodapé explicando o fato. E nenhum destes, caso fossem retirados, alteraria a compreensão bíblica de qualquer uma de suas doutrinas. 
.
3 / Importa  A Todo Cristão Saber:
EMBORA EM GRANDE QUANTIDADE;  já que estamos falando de Vinte e Quatro mil manuscritos do NT e de quase Cem Mil transcrições de passagens bíblicas; sendo destas, mais de 30 Mil antes do Catolicismo; noventa e nove (99%) por cento das Variantes NÃO se transforma em Variação.
- QUESTÃO DE ORDEM PRÁTICA 03:
Praticando a ciência da crítica textual — comparando todos os manuscritos disponíveis um com o outro — podemos vir a ter segurança concernente ao que os documentos originais devem ter dito.
Deixe-nos supor que temos cinco cópias manuscritas de um documento original que não mais existe. Cada uma das cópias do manuscrito é diferente. Nosso objetivo é comparar as cópias manuscritas e averiguar o que o original deve ter dito. Aqui estão cinco cópias:
Manuscrito 1 — Jesus Cristo é o Salvador do mundo tod.
Manuscrito 2 — Cristo Jesus é o Salvador do mundo todo.
Manuscrito 3 — Jesus Cristo o Salvador do mundo todo.
Manuscrito 4 — Jesus Cristo é Salvador do mndo todo.
Manuscrito 5 — Jesus Cristo é o Salvor do mudo todo.
Você pode, comparando as cópias dos manuscritos, averiguar o que o documento original disse com um alto grau de certeza de que está correto? Com certeza você pode.
Esta ilustração pode ser extremamente simples, mas, uma grande maioria da 150.000 variações são resolvidas através do método acima.
Comparando os vários manuscritos, cada um deles contém certas diferenças reais minoritárias, como o modelo acima; e isso torna muito claro de se entender o que os documentos bíblicos originais disseram.
Se o número de [manuscritos] aumenta o número de erros do copiador, esse número também aumenta proporcionalmente a capacidade de corrigir tais erros, então, a margem de dúvida que permanece ao processo de recuperação do exato texto original não é tão grande quanto temíamos; ele é, realmente, notavelmente pequeno.”
Extraído de
 “A Base Manuscrita Para A Confiabilidade da Bíblia”, de Ron Rhodes.
.
ORA, 150 MIL VARIANTES (E que não se transformam jamais numa Variação do sentido.) pode até parecer um exagero. Mas, se considerarmos o número de cópias manuscritas do NT (24 MIL), não passaria de Cinco para cada cópia manuscrita de um livro, inteiro ou parcial.

E se às cópias manuscritas do NT juntássemos as transcrições, e sendo estas em número de 86 MIL, daria menos de 1,5.  SÃO NÚMEROS IRRISÓRIOS, MAS, também demonstradores de que jamais haverá perfeição num trabalho humano, ainda que para o serviço de Deus. O essencial do que estou a demonstrar é que, nem por isso (E Deus também não permitiria.) a revelação divina, através das Sagradas Escrituras (Leia-se: Bíblia.) se viu comprometida.   

(CONTINUA)
.
.
        LEIA TODOS OS ARTIGOS DA SÉRIE:
(Se não abrir, copie e cole o link na página de busca do Google)
..
.
01 – Fundamento teológico e UMA BREVE HISTÓRIA DE UM GRANDE MILAGRE: a Bíblia
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/10/sobre-supostas-adulteracoes-na-biblia_29.html
-
02 – CONCEITUAÇÃO DE POSSÍVEIS ERROS verificáveis nas cópias manuscritas.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/10/sobre-supostas-adulteracoes-na-biblia.html
-
03 – Sobre o Antigo Testamento & respondendo à pergunta: QUAL A BÍBLIA VERDADEIRA.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-03-parte-i.html
-
04 – REVISÃO DE LINGUAGEM implica na  alteração de conteúdo?
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-04-resolvendo.html
-
05 –  PERFIL E REFUTAÇÃO de alguns detratores dos dias atuais.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-05-resolvendo_28.html
-
06 –  MAIS REFUTAÇÕES: O Jesus Bíblico X O "Jesus" das Religiões.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/11/em-defesa-da-biblia-06-resolvendo.html
-
07 –  RESPONDENDO QUESTÕES pontuais.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/12/em-defesa-da-biblia-07-resolvendo.html

 .
 LEIA TAMBÉM:
POR QUE TANTOS PASTORES E LÍDERES OMISSOS, NA DEFESA DE NOSSA FÉ, DIANTE DO MAIOR DESAFIO? (Acaso Possuem Mais Unção Que A dos Apóstolos?)
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/10/dedo-na-ferida-por-que-tantos-pastores.html
.
PALESTRAS, CURSOS, LIVROS, ETC:
.
.
- RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) - Vol. 01:
Trata das evidências manuscritas da Bíblia e do Alcorão, para que fique evidenciado qual dos livros deve ser reconhecido como verdadeira revelação de Deus à humanidade. E leva-se em conta o conteúdo dos mesmos e a documentação histórica pelas respectivas religiões disponibilizadas.
.
- RESPOSTA AO ISLÃ - Vol. 02:
Este livro refuta a pretensão islâmica em fazer de Maomé profeta do Deus bíblico, o qual não é, evidentemente, o Allah corânico.
É que na sustentação do seu discurso sobre a suposta autoridade profética que teria tido Maomé (para a correção da revelação), o Islã ousa negar o testemunho apostólico sobre a pessoa e obra de Cristo (Sura 4:157-158, etc. e etc.). Uma de suas premissas e preferido leque de argumentações está na comparação que seus teólogos intentam fazer entre Jesus e Maomé, com relação a Moisés. Evidentemente, focalizando aspectos comparativos de menor interesse à espiritualidade fundamentada nas promessas e alianças de Deus, conforme ensina a Bíblia; todavia, superestimados por aquela religião.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/08/vol-02-resposta-ao-isla-comparacao.html
.
- RESPOSTA AO ISLÃ - Vol. 03:
Seria bíblica a doutrina ou o conceito Trindade? O leitor verificará não ser nenhuma novidade adeptos do Islamismo, assim como ateus e defensores de outras filosofias e religiões, confundir o Cristianismo apostólico (O único biblicamente defensável.) com o Catolicismo. Muitos, por desinformação; já outros, com intencional má informação. E querem atribuir à religião romana a criação do Novo Testamento. No caso do Islã, trata-se, em verdade, de uma tática que seus militantes modernos encontraram, supondo ser a mesma eficaz no combate à Doutrina bíblica de Deus. Partindo de tal pressuposto, alegam ter havido manipulação dos ensinamentos originais de Jesus; e que a concepção de Sua pessoa e obra (de que dá testemunho o Novo Testamento), teria sido não a proclamada; mas, atribuída aos apóstolos. No terceiro volume de RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & A Sua Própria Fé), procuramos responder à pergunta formulada no início deste parágrafo. Para isso, utilizamo-nos também tanto do Antigo quanto do Novo Testamento; tendo-se em visa que a Doutrina de Deus é única: do Gênesis ao Apocalipse.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2014/10/resposta-ao-isla-vol-03-sobre-doutrina.html
.
- A BÍBLIA & O ISLÃ: 50 PERGUNTAS
(Cujas Respostas Precisam Soar Mais Alto Que O Silêncio Islâmico & do Que As Contradições Corânicas):
Nesse livro, levanto e fundamento, através de sérios e duros questionamentos, cerca de 50 PONTOS IRRECONCILIÁVEIS ENTRE A BÍBLIA E A RELIGIÃO ISLÂMICA. Destaque para as formas de CULTO, os LEGADOS e a CONDUTA dos principais líderes (Jesus, Moisés e Maomé.), a própria CONCEPÇÃO DE DEUS e os LIVROS tidos por SAGRADOS pelas respectivas religiões.
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2015/12/a-biblia-o-isla-50-perguntas-cujas.html
.
- MAOMÉ: PREDITO NA BÍBLIA?
(O Que Dizem As Sagradas Escrituras).
Para a melhor compreensão da proposta desta obra, eis o Índice:
.
ÍNDICE
MAOMÉ; PREDITO NA BÍBLIA? (O Que Dizem As Sagradas Escrituras)
.
1/ Introdução: DOS PRESSUPOSTOS ISLÂMICOS
& A NECESSIDADE DA DEVIDA REFUTAÇÃO.
.
2 / SOBRE AS ESCRITURAS CORÂNICAS QUE ALEGAM TER SIDO MAOMÉ PREDITO NA BÍBLIA (E O Aspecto Mais Evidente da Expansão do Islamismo Ontem e Hoje).
.
3 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Isaías 29:12.
I - Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO: Questões 01 a 07.
.
4 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: João 1:19-25.
I – Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO: Questões 01 a 03.
III – Uma Questão Crucial.
.
5 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: João 16:7-8
& Passagens Afins.
Para Que Se Possa Entender A Suposição.
I – REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:7-8.
II – REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:16-17:
Questões 01 a 03.
III - REFUTAÇÃO (Textos Afins) : João 14:16-17, Interpretação Correta.
Questões 01 a 05.
IV - REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 14:25:26.
V - REFUTAÇÃO (Textos Afins): João 16:12-13.
Para Que Se Possa Entender A Suposição.
Questões: 01 e 02.
Uma Questão Crucial
VI – REFUTAÇÃO (Textos Afins): Evangelho, Cartas de João & Toda A Bíblia.
VII - REFUTAÇÃO (Textos Afins): A Doutrina Bíblica do Espírito Santo..
.
6 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Mateus 21:43.
I – Para Que Se Possa Entender A Suposição.
II – REFUTAÇÃO
Questões: 01 a 07.
III – Maomé: Predito Na Bíblia? O Que Dizem As Sagradas Escrituras?
Primeira Resposta (Diretamente Falando).
Segunda Resposta (Falando Indiretamente).
Na Prática
7 / DA REFUTAÇÃO, VERSÍCULO POR VERSÍCULO:
Deuteronômio 18:18.
I - EXCERTOS (Introdução Resposta ao Islã – Vol. 02):
Quem é Jesus & Quem é Maomé???
II - ARTIGO:
Réplica Primeira.
Extraído de RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) – Vol. 02.
APÊNDICE (Poema da Contracapa):
Sobre Servos, Bastardos & Filhos do Rei (Jesus).
LINK:
http://missaoimpactar.blogspot.com.br/2016/04/livro-completo-maome-predito-na-biblia.html

.
   IMPORTANTE:

Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 

OUTRA OPÇÃO DE AJUDA:
Faça um PIX sem compromisso pras seguintes chaves:

9920d2ee-5e34-434d-825e-dfd96c5a5a69

OU
m.madsaiin.ebook@gmail.com

MARCOS ANTÔNIO DIAS 
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)

.