Um
daqueles mimos que a “jesuscidência” costuma nos proporcionar, para avivar em nós a
tão desejada (Porém, em alguns, já quase ausente.) “pureza e simplicidade devidas a Cristo", Jesus Nosso Senhor:
.
J.O.J:
_ Wi
tens um pc
_ ??
Marcos
Antônio Dias:
_ Tudo
na Paz?
J.O.J:
_ Ya
aqui tbm,,,,,, stou a precisar de um PC, e uma pen drive pra enviar la um movie
,, q queremos assistir hoje no projetor , numa actividade da igreja,, podes me
dar um sangue
Marcos
Antônio Dias:
_ Você
é de onde?
J.O.J:
Foi
um engano desculpe , achei q,, fosse j. m. a.
Sou
do camama (ANGOLA)
Marcos
Antônio Dias:
_ Tudo
bem. Eu estou no Brasil e mesmo se você fosse daqui, não poderia, porque sou
pobre.
J.O.J:
_ Rsrsrs
, pobreza nao é ausencia de dinheiro ou bens materiais , o q te faz pensar q vc
é pobre, ?? Tudo q pode se comprar nao tem valor ,, familia,, Deus ,, e a vida
q te foi conservada nao é suficiente , ,, a pobreza esta na mente
Marcos
Antônio Dias:
_ Modo
de dizer, mas, como disse Paulo, "pobres, mas, enriquecendo a muitos; nada
tendo, mas, possuindo tudo".
Fica na Paz.
J.O.J:
_ Amem
rsrs
Nota:
Reprodução de um breve e prazeroso diálogo inbox, recentemente,
no Facebook.
.
IV -
POSICIONANDO-ME
SOBRE
UM HISTÓRICO INDIGNO DO NOME DE CRISTO (& Acerca do Principal Inimigo & dos Adversários de Nossa Fé).
.
1
O MAIOR INIMIGO DE NOSSA FÉ (Porque este tende a
surgir e se estabelecer no seio da Cristandade.) sempre foi e será O CRISTÃO NOMINAL.
Nesta série de artigo, ela será definido e analisado, se possível, à exaustão
como o (apenas) religioso. Os adversários são muitos; todavia, externos. Foram e serão vencidos, porque
contra a verdadeira igreja de Jesus Cristo não prevalecem as portas do inferno. Mas, isso não quer
dizer que Satanás não tenha logrado intentos e que não possa apresentar os seus
trunfos.
E como Paulo nos adverte a não ignorar do Adversário os ardis,
cabe-nos, portanto, o discernimento. Para que saibamos identificá-los, em sua
ação e modus operandi ao longo da história da igreja, assim como os seus ministros
da injustiça, para a devida objeção e toda a prevenção necessária.
O MAIOR TRUNFO DE SATANÁS é a contradição. E não há maior CONTRADIÇÃO do
que o Cristianismo ser supostamente representado por aqueles (Ver artigos
anteriores.) que o próprio Jesus na Sua Palavra não os reconhece. LIBERTINOS,
porque rejeitam o senhorio do Senhor sobre as suas ações (COMPORTAMENTO) e palavras (DOUTRINAÇÃO) e/ou APENAS RELIGIOSOS, porque neles o princípio ativo de vida
espiritual, a vida de Cristo (Uma vida que se doa pelos pecadores até a
morte...), na pessoa do Espírito Santo, inexiste.
Ao longo da História algumas FORMAS NÃO E ANTICRISTÃS de “Cristianismo” foram
sacramentadas, tendo as religiões e as confissões tidas como tal alimentado os
seus ícones e expoentes. E dentre os mesmos, figurando inúmeros supostos
representantes de nossa fé que jamais saíram de sua (apenas) religiosidade para experimentarem a realidade do novo nascimento (CARTA
AOS EFÉSIOS 2:1-8, EVANGELHO DE JOÃO 3: 1-8, etc. e etc. ). Fecharam aos outros e a si mesmos as portas do Reino, no qual não puderam entrar, porque não tiveram a percepção espiritual do mesmo. Como disse Jesus, aquele
que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (como um cristão cristão, o
nascido de novo, o enxerga). Daí porque, à luz da Palavra de Cristo e do discernimento
espiritual (IJOÃO 4:1), os (apenas) religiosos não passam de Saulos de Tarso,
que precisavam, antes, cair de seus cavalos (sofismáticos), serem iluminados
pelo clarão do Espírito, para, enfim, poderem chamar Jesus de Senhor (EVANGELHO DE MATEUS
15:7-9). E não é sem causa (ou exatamente por causa deles) que o Cristianismo
historicamente institucionalizado está repleto de mandamentos de homens; e
alguns, sabidamente desviados da verdade.
Fizeram e ainda fazem
escola?
Têm muitos adeptos???
Evidentemente. Até porque o próprio Jesus já havia
previsto e predito que larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem não a
Ele, mas, à eterna perdição (EVANGELHO DE MATEUS 7:13).
.
2
CONTRADIÇÃO É COISA SÉRIA; NÃO PODE SER RELEVADA.
Pois, enquanto JESUS é a expressão exata ser Deus e na sua mais perfeita,
porque progressiva, revelação aos homens (HEBREUS 1:1-4), O QUE É SATANÁS?
A MÁXIMA EXPRESSÃO DA MAIS
INFLUENCIADORA E PERIGOSA DAS CONTRADIÇÕES: a daquele
que ostentou ser (Ainda que para alguns consiga!) o que não é. E seu maior trunfo sempre vai estar em reduzir algum
cristão e as formas não e anticristãs de “Cristianismo” ao que ele próprio se
tornou.
Como?
Num PROCESSO que tem necessariamente começar por
determinados indivíduos, ministros da injustiça para os neófitos tomados por
anjos de luz. Estes, contaminam nossas comunidades (TITO 1:11, 2TIMÓTEO 2:17-18,
JUDAS 1:3-4, etc.) e terminam por influenciar ao máximo a sociedade e, quem
sabe, até mesmo uma cultura. E estas, tidas por cristãs, oferecerão ao mundo a
CONTRADIÇÃO que ao/s adversário/s interessa. O Acusador de nossos irmãos quererá ininterruptamente acusar-nos do que ele próprio se tornou. Melhor será, se com base em alguma legalidade.
Para ser o que não era, SATANÁS PRECISAVA ASSASSINAR DEUS;
e na ostentação de si mesmo, O (APENAS) RELIGIOSO
REPETE O INTENTO. Não há maior desgraça
do que a fé cristã, exemplificada principalmente através do que se convencionou
chamar de Cristianismo, em ser representada pelo cristão apenas nominal. Pois o seu ponto máximo neste mister será
fazer as obras do Diabo em O nome de Jesus; assim como Muhammad (Maomé) também as fez
(Assassinatos; mentiras; perversão
sexual; enes atrocidades; etc.) em nome
de Deus. Na verdade, em nome de um suposto Deus: Allah.
.
3 – QUANDO A CONTRADIÇÃO ATINGE O SEU ÁPICE, maior (e
apenas) blasfêmia ela trará ao nome de
Jesus. Paulo, identificando-a nos judeus também apenas religiosos, seria, pelo Espírito, taxativo:
.
- “Eis
que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; E sabes a sua vontade e aprovas as coisas
excelentes, sendo instruído por lei; E confias que és guia dos cegos, luz dos que
estão em trevas, Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que
tens a forma da ciência e da verdade na lei; Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a
ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve adulterar,
adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela
transgressão da lei? Porque, como está escrito, o nome de Deus é
blasfemado entre os gentios por causa de vós.”
(CARTA AOS ROMANOS 2:17-24)
.
E cabe, aqui, uma DEDUÇÃO
LÓGICA: se eu tenho por mestre o Mestre do bem por excelência e, de um simples
debate à leitura crítico-analítica de uma história milenar, procedo igual (ou
pior) que aqueles que tiveram uma das piores influência para a prática da maldade, eu apenas deMONSTRO quão
ordinário (Apesar de Jesus.) me tornei.
Uma leitura apenas histórica
(e política) do que se convencionou chamar
Cristianismo não foge disso. Principalmente, se levarmos em
conta a conduta e os feitos dos seus representantes menos piedosos ou mesmo impiedosos.
Enes conflitos internos e, vários deles, mal resolvidos; Cruzada; Inquisição; Escravidão; antissemitismo; guerras da religião; aliança com estados
totalitários, desde o Império Romano, etc. e etc. E, consequentemente, a sua progressiva
desmoralização e perda do seu poder (apenas) mundano, dado o progresso e conquistas
humanas. Já que quase sempre lhe faltou autoridade espiritual para real e
piedosamente influenciar e, pelo testemunho condizente, se impor ao mundo. E,
quando se impôs, quão não e anticristão foi esse mundo... O mundo do Mercantilismo,
da Escravidão Negra ou do Apartheid em pleno Século XX, p.ex., tão abominável e contraditório
quanto o Terror do fundamentalismo Islâmico em nossa plena Pós-modernidade.
RESUMINDO NUMA SÓ IMAGEM:
que tal o senhor feudal e o seu “direito divino” da primae noctis? Pode-se até argumentar tratar-se de uma ficção, mas,
quem sabe tirada de alguma triste realidade “cristã”??? Todavia, da figura do patriarca escravocrata
e suas mucamas, a composição étnica do Brasil e a população miscigenada do país serve de
vivo testemunho do “Cristianismo” aqui praticado. Ele aliou à sua (apenas)
religiosidade o comportamento libertino. Vestiu o índio; para depois, deixar as suas filhas (igualmente cristãs nominais) abarrotar
de top lease e fio dental a praia de Ipanema. Com a complacência, óbvio, da religião um
dia até chegou a ser a oficial.
E quanta coisa mais a
merecer a devida objeção!...
E SE É ESSE O “CRISTIANISMO”
QUE TEMOS PARA APRESENTAR aos islâmicos e ao mundo; se alguns de seus ícones e expoentes
seriam mesmo da fé cristã os reais representantes; então, estamos oferecendo ao
Diabo tudo o que ele quer. E ao Islamismo, o que este mais precisa para se
impor: re/baixar a fé cristã ao mesmo nível de uma religião sem (o verdadeiro) Deus.
A FÉ CRISTÃ VERDADEIRA ou o
Cristianismo autenticamente bíblico, precisa ser DEPURADA DO QUE ACABO DE APONTAR, para ser apresentada aos homens. Caso contrário, não teríamos apenas
(mais) uma religião que a Europa, quem sabe, não faz bem, em lhe virar as
costas? Abraçar o Islamismo, óbvio, é
ainda uma maior tolice. Mas há que considerar que a tática de convencimento desta religião para "justificar" as suas guerras, no passado, e o seu Terror, no presente, são
as ações lamentáveis praticadas em nome de Jesus. Às vezes contra os não (Mas,
a quem?) conversos; e, muitas das vezes, contra os verdadeiros cristãos.
.
4 - A PERGUNTA QUE CRISTÃOS QUE NÃO SEJAM
APENAS CRISTÃOS JAMAIS PODERÃO RESPONDER, sem entrar e mostrar as suas
contradições e sendo estas tudo o que o Diabo quer:
Onde no Evangelho e no NT o Senhor Jesus Cristo teria ordenado a propagação (ou
até mesmo a defesa) da fé com o uso da
violência?
.
5 - HÁ TRÊS EXECUÇÕES DIVINAS em todo o NT e nenhuma
tendo a mão humana como instrumento. E elas podem, para a devida compreensão do
tema, nos servir de paradigma da ação divina e do nosso agir sobe o senhorio de Jesus Cristo.
ANANIAS E SAFIRA representam a tentativa primeira de Satã em corromper uma
comunidade, que estava vivenciando a tão hoje desejada plena “pureza e
simplicidade devidas a Cristo” (ATOS 5:1-13). Tentaram enganar os irmãos e mentir para o
Espírito Santo. Pedro não lhes armou um tribunal; não os levou a nenhum cadafalso e nem, às
escusas, lhes ameaçou ou preparou um plano para sabotar-lhes a vida. Apenas
anunciou o juízo que ele já sabia vindo de Deus. Deus mesmo, e não o homem, os executaria. Depois de Jesus, que nos amou até a Cruz e ainda nos dispensou, como
princípio ativo a Sua própria vida, seria contraditório por demais se fosse
diferente. Mas apenas cristãos cristãos podem enxergar isso.
HERODES REPRESENTA AQUELES EM FUNÇÃO DE GOVERNO; razão
pela qual, o seu caso é por demais emblemático. Ele mandou assassinar a Tiago, o
primeiro dos apóstolos a ser martirizado. E, então, "se achou" com a autoridade de vida
e morte sobre os filhos de Deus, a qual só Este confere (APOCALIPSE 6:9-11) e a retira, quando quer. Nabucodonosor que o
diga!
Tendo agradado às lideranças (apenas) religiosas judaicas, Herodes intentava
também executar a Pedro. Deus, porém, através de um anjo a este livrou; mesmo
estando o apóstolo guardado por cadeias
e guardas.
Depois, Herodes, ferido também por um anjo, morreria
bichado.
Que fique o aprendizado: as execuções divinas, permitidas, previstas e sentenciadas
no AT trocam de mãos no NT. Pois aqueles que trazem em si o princípio ativo de
nossa vida espiritual, a vida de Cristo, uma vida que se doa até à Cruz, não se
pode dar a tais tarefas, principalmente em nome dEle, O Senhor.
Ele deixa os mortos (espirituais) enterrarem (Depois de assassinar, se for o caso.)
a seus mortos. E quanto aos que Ele vivificou no espírito, pelo Espírito, o que este fazem?
Seguem o seu Senhor!
Para onde?
O martírio, se for o caso. Nesse Fim dos Tempos, em que muitos irão se escandalizar, trair e odiar
uns aos outros, é uma real possibilidade. Além de profético (APOCALIPSE
6:9-11).
O MAIOR CONFLITO MUNDIAL DA HISTÓRIA, que podemos
denominar de a III Guerra, também se resolverá sem as mãos humanas como
instrumento da justiça divina. O APOCALIPSE sintetiza-o, desse modo:
.
“E vi a besta, e os
reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que
estava assentado sobre o cavalo
(JESUS CRISTO), e ao seu exército (ANGELICAL). (...) E os demais foram mortos com a espada que
saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se
fartaram das suas carnes.”
(19:19-21)
Mais dramática e detalhadamente, este mesmo
acontecimento, no que diz respeito aos envolvidos e o local do embate,
encontra-se AT (Antigo Testamento):
.
“Eis que vem o dia do
Senhor, em que os teus despojos serão divididos no meio de ti. Juntarei todas as nações ao redor de Jerusalém:
a cidade será atacada e tomada, as casas serão destruídas, as mulheres,
violadas; metade da cidade irá para o cativeiro, mas o resto do povo não será
expulso. Então sairá o Senhor e pelejará contra aquelas
nações: ele combaterá como {o sabe} fazer em tempo de guerra. Naquele dia os seus pés se apoiarão no monte das
Oliveiras, defronte de Jerusalém, para o lado do oriente, e o monte
dividir-se-á em dois pelo meio, do oriente ao ocidente, formando assim um
grande vale. Uma metade do monte se afastará para o norte, a outra para o sul. Fugireis pelo vale aberto entre as montanhas,
porque este vale se prolongará até o lugar do julgamento; e fugireis como
fugistes do terremoto no tempo de Ozias, rei de Judá. Então aparecerá o Senhor
vosso Deus, com todos os seus santos. Naquele dia não haverá frio nem gelo. Será um dia contínuo {conhecido somente do
Senhor}, e não haverá sucessão de dia e noite, e a noite será clara. Naquele dia jorrará água corrente de Jerusalém,
metade para o mar do nascente e metade para o mar do poente; jorrará tanto no
verão como no inverno. O Senhor reinará sobre toda a terra. Naquele dia
o Senhor será o único Deus e só o seu nome será invocado. (...) Eis a praga com que o Senhor vai ferir todos os
povos que atacaram Jerusalém: apodrecerá sua carne, estando eles ainda de pé;
seus olhos apodrecerão dentro de suas órbitas, e apodrecer-lhes-á a língua
dentro da boca. Naquele dia o Senhor semeará o pânico no meio
deles, de sorte que se atacarão mutuamente, e levantarão as mãos uns contra os
outros. Também Judá combaterá em Jerusalém; juntar-se-ão
as riquezas de todas as nações vizinhas: ouro, prata e vestes em grande
quantidade. Cavalos, mulos, camelos, jumentos, e todo animal
que se encontrar nos campos, serão feridos com a mesma praga. Os que restarem de todas as nações que tiverem
atacado Jerusalém virão todos os anos adorar o rei, Senhor dos exércitos, e
celebrar a festa dos Tabernáculos.” (LIVRO DO PROFETA ZACARIAS 14)
.
6 – Voltemos ao (apenas) religioso. Na iminência do FIM
DA HISTÓRIA, Satã apresentará ao mundo o seu maior trunfo, depois da QUEDA: a
duas bestas do Apocalipse.
Um é ostensivamente libertino (Ou seja: anti governo de Deus para as suas ações);
o outro, todavia, é a expressão máxima
do (apenas) religioso. E o seu anticristianismo, obviamente, camuflado.
O mais curioso, no caso do falso profeta, A BESTA QUE SUBIU DA TERRA, é que a
sua contradição não aparece, tão evidente, ao nível do comportamento; mas, de sua
fala (MENSAGEM). Ele fala como o dragão (SATANÁS). O seu discurso, quando
passado pelo crivo das Escrituras bíblicas e do exemplo de Jesus, redundará num SATANISMO travestido de religião, instrumento
que ele se fez do Diabo. E como bem o sabemos: o ladrão vem somente para
roubar, matar e destruir a todos, principalmente do Senhor os pequeninos, pois
deles se tornou o principal adversário (I PEDRO 5:8).
O apenas (apenas) religioso se revelará mais um
infiltrado por Satanás na Cristandade,
elevado à condição de honra e liderança (E para muitos inconteste.) até
evidenciar o seu anticristianismo, quando da sua aliança com a BESTA QUE SUBIU
DO MAR. Então, a política de estado e de
governo (Agora mundial.), a economia e a
religião serão uma. Sem direito, obviamente, à discordância!
O que Satanás apresentará como o seu maior trunfo depois
da Queda, através daquelas duas
lideranças, são as características por ele mais instigadas. No mundo e no seio
da Cristandade. O COMPORTAMENTO
LIBERTINO, próprio, p.ex., de algumas culturas pagãs. E no meio cristão, A
(APENAS) RELIGIOSIDADE, exemplarmente desenvolvida nos indivíduos desprovidos
do princípio ativo da vida espiritual, a pessoa do Espírito. Caso ele consiga
juntar num mesmo indivíduo as duas
características, este se torna, sem
dúvida, preferido seu para ser plantado como joio na Lavoura de Deus. E tudo
Satã lhe facultará para que galgue posições
de lideranças e/ou de estratégica influência nas comunidades, na sociedade;
quem sabe tornando-se expoente na cultura ou detentora de funções de governo.
Segue o raio-x bíblico da geração que irá aclamar as duas Bestas
do Apocalipse. Apesar do medo e da imposição (LIVRO DO APOCALIPSE, capítulo
13), não haverá como negar a identificação. É como diz o ditado, ”Diga-me com quem
andas e eu lhe direi quem tu és.”. Melhor: a quem tu segues.
“Saiba
disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos,
arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis,
caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes
dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu
poder. Afaste-se também destes.”
(SEGUNDA CARTA A TIMÓTEO
3:1-5)
.
7 – QUAL A RAZÃO DESTE TÃO DURO (MAS NECESSÁRIO) ARRAZOADO?
Para que, porventura, não estejamos julgando defender a fé cristã, porém, no
mesmo espírito do Anticristo. Isso pode ser ostensivo, como também mascarado,
apesar pôr em evidência uma das maiores contradições. Não tão fácil de discernimento
para um neófito; principalmente para os cristãos não autenticamente bíblicos.
.
“Irmãos,
sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que
lhes apresentamos. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com
lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o
estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos
ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo
do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem
semelhantes ao seu corpo glorioso.”
III -
SETE NOVAS EPÍGRAFES PARA CRISTÃOS CRISTÃOS:
.
1 – “O que
receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a
mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a
Cristo.”
(SEGUNDA CARTA AOS CORÍNTIOS
11:3)
Nota:
O CRISTÃO NOMINAL ou o (apenas) religioso é,
caso seja convencido pelo Espírito Santo e não se arrependa, crendo verdadeiramente,
UM CASO PERDIDO. Disto quero tratar mais demoradamente, quem sabe, na Quarta
desta série de artigos. Os coríntios enquadram-se, felizmente, naquele perfil
do CRENTE CARNAL E IMATURO AO EXTREMO. Eram nascidos de novo: nada a ver,
porém, com ato exterior batismo; e tudo com
a experiência espiritual descrita por Paulo nos oito primeiros versículos do
capítulo segundo sua CARTA AOS EFÉSIOS. E Paulo os descreveu, na Carta aos
Coríntios, crianças em Cristo.
Toda criança traz dentro de si o princípio ativo
de vida; no caso, do cristão, a própria vida de Jesus, na pessoa do Espírito
Santo. DESGRAÇA ETERNA é quanto àqueles que, mesmo inseridos na Cristandade (Galgando, quem sabe, condição de influência ou posição de liderança.) ainda seguem “a presente ordem
deste mundo e o príncipe do poder do ar, (n)o espírito que agora está atuando nos
que vivem na desobediência.”
O TEMOR E O RISCO que incorriam os coríntios, se exemplificado na prática, encontra-se
no próprio testemunho de Paulo, a respeito de alguns.
.
2 – “Pois temo que, ao
visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como
esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira,
divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem. Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe
diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e
não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que
praticaram.”(12:20-21)
Nota:
Eu gostaria muito de lançar
um expressivo e taxativo “Sem comentário” aqui. Mas precisava demonstrar este
exemplo prático de até onde pode chegar os que têm a MENTE CORROMPIDA PELO DIABO e são levados ao DESVIO daquela tão fundamental
“pureza e simplicidade devidas a Cristo” (Dize-no uma outra versão.)
.
3 – “Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar
frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no
fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos
céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos
nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não
fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci;
apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”
(EVANGELHO DE MATEUS
7:18-23)
Nota:
Haveria muito que dizer, mas, como estamos tratando de
IDENTIDADE ESPIRITUAL em detrimento de uma prática (apenas) religiosa, temos: 1
– Somente são re/conhecidos por Jesus os que estão debaixo do Seu senhorio, o
que implica na obediência não apenas aparente ou sofismática. 2 – As obras e palavras em Seu
nome são coisa de somenos, se dessas obras (feitos) e palavras (coração e boca)
Ele não seja o Senhor. 3 – Se até o fazer o bem (Não sei se apenas o aparente.), ainda
que em Seu nome, não basta; então, imaginemos o causar o mal (Físico ou moral.)
a quem quer que seja? Podem até as curas, as
libertações e até mesmo o correto ensinamento (Porém, não posto em prática.) adquirir o terrível
status de INIQUIDADE!
.
4 – “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com
esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e
"afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor". (SEGUNDA CARTA A TIMÓTEO 2:19)
Nota:
O reconhecimento
do Senhor dos que alegam conhecê-lo e ousam representá-lo passa pelo crivo da
conduta. E tem um selo que dispensa comentário.
.
5 – “Já lhes disse por
carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos
avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair
deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com
qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador,
alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não
devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora.”
(PRIMEIRA CARTA AOS
CORÍNTIOS 5: 9-13)
Nota:
Em
perspectiva, o caráter exclusivista e jamais inclusivista, como quereriam alguns,
do Reino.
Tal caráter, exclusivisa e não inclusivista do Reino de Deus, precisa ser manifesto nas comunidades autenticamente cristãs. Estas ACOLHEM a qualquer um, visando, obviamente, a cura espiritual de todos, fator esta de TRANSFORMAÇÃO. Mas, porém, todavia, JAMAIS ACOITAM aos que a transformação não aceita; antes, querem, como hoje infelizmente se vê, acreditam poder fazer lobby e apologia de seus DESVIOS DE CONDUTA e/ou ERROS DOUTRINÁRIOS. Sabendo-se que, no que diz respeito a desvios e erros, inevitavelmente, uma coisa levará e alimentará a outra.
Agora vejam: o apóstolo diz ser inevitável o associar-se, no sentido de CONVIVÊNCIA com pessoas imorais, avarentas, idólatras, caluniadoras (Pense num espalhador de fake news...) e ladras. Seria preciso sairmos deste mundo. Todavia, o que deve ser evitado é a associação, no sentido de COMUNHÃO, com tais pessoas que querem se passar e serem aceitas como irmãos.
.
6 – “Disse-me ainda:
"Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver
sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será
meu filho. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos,
os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos
os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é
a segunda morte". (LIVRO DO APOCALIPSE 21:6-8)
Nota:
Eis o caráter, nada inclusivista do Reino de Deus, de novo
reafirmado.
.
7 – “Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo
na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a
santificar-se". "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo,
e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e
o Fim. "Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham
direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que
cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e
praticam a mentira.”
"Muitos, porém, nesse Fim dos Tempos (...) querem agir, em nome da fé cristã, como se o Novo Testamento não existisse e o exemplo deixado por Jesus e seus apóstolos não precisasse servir de parâmetro."
.
II – POSICIONANDO-ME CONTRA UM TIPO DE COMPORTAMENTO INDIGNO DO NOME DE CRISTO.
.
COMO UM CRISTÃO que se esforça por ser autenticamente bíblico (Apesar e com o pesar das minhas muitas falhas, fraquezas e pecados.); mas, QUE NÃO COMUNGA com qualquer forma (e comportamento) não e anticristã de “CristianISMO”; tive, recentemente, que me solidarizar com um irmão que levou à público uma dessas COISAS DO FIM DOS TEMPOS E DAS REDES SOCIAIS. Trata-se do comportamento (Indigno de Cristo.) de boa parcela (Na verdade, a maior.) dos cristãos e/ou “cristãos” para com os muçulmanos, verificado em alguns grupos de debates.
.
ANTES, UM NECESSÁRIO ESCLARECIMENTO.
O meu leitor mais habitual sabe: já há alguns anos, escrevo sobre e contra o ISLAMISMO, por entender que sua prática, tal como preceitua o ALCORÃO e as TRADIÇÕES ISLÂMICAS, tende a conduzir inexoravelmente os seus mais autênticos praticantes à violência. Afinal, este foi o exemplo de vida e o legado (Homicida.) deixado por Maomé. Conforme se apura naquelas Tradições (BUKHARI, Vol. 04, Livro 52, Número 22), ele gabou-se até de ter sido feito “vitorioso” através do Terror. E somando-se isso aos mais de 150 VERSOS VIOLENTOS do Alcorão, coroados pelo CARÁTER LITERALMENTE SUPREMACISTA DA SURA 61:9, apuramos, então, como eu costumo dizer, os pressupostos de uma religião que até seria da paz: sem o seu deus, livro e profeta.
FATOR MAIS DELICADO é o Alcorão não corroborar e nem ser corroborado pelas Escrituras bíblicas. Mesmo, convenientemente, referindo-se a elas como que inspiradas pelo deus Allah. Quer-se, desse modo, usar as Escrituras bíblicas como fonte de uma suposta autoridade. “Autoridade” esta que a Bíblia, obviamente, não confirma e nem confere ao livro tido por sagrado pelo Islamismo. CONCLUSÃO INEVITÁVEL: para qualquer bom conhecedor das Escrituras bíblicas e do básico do Alcorão e das Tradições, um conflito de imediato se estabelece: Deus bíblico X Allah; Jesus X Maomé; Bíblia X Alcorão mais as Tradições Islâmicas. Na prática, tal conflito se traduz em crenças, moral e condutas antagônicas e, realmente, jamais conciliáveis. Restando, portanto, saber quem, em verdade, estaria com a razão. BEM PIOR, PORÉM, E MAIOR QUE O CONFLITO APOLOGÉTICO é o fato do Islamismo ser a religião mais assassinou cristãos ao longo da História; e o mesmo voltou a ocorrer nesse início de Século XXI, com dados e fatos aterrorizantes. Um simples passeio pelas páginas da Ecoando A Voz dos Mártires, da Portas Abertas, dentre algumas outras, e o crente ainda (Pasmem-se!) desavisado verá a pertinência do que eu digo.
.
VOLTANDO AO ASSUNTO EM PAUTA.
Diante do até aqui exposto torna-se natural que haja CONSIDERÁVEL TENSÃO, quando os adeptos da religião islâmica e os que professam a fé cristã se encontram, principalmente nos GRUPOS DE DEBATES das redes sociais. E a referida tensão toma dimensões incontornáveis quando cristãos e “cristãos” (No geral, em revide a provocações.) deixam de agir digna e biblicamente. De modo que, tendo um comportamento não e anticristão, p.ex., sem estar em consonância com a parte primeira deste artigo, se tornam os cristãos iguais ou se fazem pior que seus provocadores.
NESSES ANOS DE DEBATE, COM CENTENAS DE ISLÂMICOS, foram poucas as vezes que encontrei quem realmente não quisesse sabotar, através de ações escusas, o bom andamento das discussões. Principalmente quando estas se lhes tornam desfavoráveis. E é, no geral, o que acontece. Daí, a utilização de vários subterfúgios para a tumultuação do diálogo.
Podemos, então, enumerar:
1 – FUGAS do assunto em pauta;
2 – Publicação e PROLIFERAÇÃO de novas postagens;
3 – Utilização do que eu defino como “KÁ-KÁ-KÁ, BLÁ-BLÁ-BLÁ e palavras de efeitos, porém, vazias”;
4 – Uma insistência em levantar QUESTÕES ALHEIAS, sem responder as que lhes são postas;
5 – além, obviamente, de O PIOR: linguagem obscena; ofensas e ameaças pessoais (Agressão, morte...); divulgação de imagens e ilustrações de cunho pornográfico; a profanação, através de palavras e imagens, de personagens, símbolos e elementos da fé cristã, etc. e etc.
Como se vê, requer paciência, muita boa vontade, o amor de Cristo derramado em nossos corações, além de uma desejada qualificação para podermos levar o debate com tais pessoas ao seu bom termo, o esclarecimento. E bem mais do que isso, conforme tenho por meta, apresentar-lhe a cruz de Cristo e o Jesus do Evangelho (e o não de algumas religiões e confissões apenas tidas por cristãs).
Tendo feito isso, evito as intermináveis discussões sobre os mesmos temas com as mesmas pessoas. Tento discernir (E o universo de 1.6 bilhão de pessoas é infinito...) quem, porventura, ame mais a verdade do que a religião. Todavia, infelizmente, não é esta postura de todos os que professam a Cristo. Não a digo e nem quero a minha exemplar; mas, a sei salutar; e, principalmente, pautada por dignificar o nome do Senhor.
Muitos crentes, por opinião, falta de qualificação, além das óbvias provocações recebidas, acabam também por se enredar naquele O PIOR acima enumerado. Adotam-no por revanchismo com relação ao fazem alguns islâmicos. Querem pagar com o mal o mal recebido. E O PIOR DO PIOR é quando isso tende a ser tornar uma prática, um estilo apologético ou uma “escola”. Não sabendo o quanto tal proceder é reprovável e biblicamente vergonhoso.
E por que isso ocorre???
Cabe-me, antes, enfatizar o que afirmo em QUEM É JESUS & QUEM É MAOMÉ (II), introdução completa ao meu RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) – Vol. 02:
“A polêmica é uma dentre outras possibilidades da Apologia. E esta, nada mais que uma forma de diálogo, através do qual se busca o convencimento da outra parte. É preciso, então, que fique bem claro aos desavisados e àqueles que se apressam em formar juízo sobre o que deveriam melhor se inteirar: o ministério apologético, óbvio que passível de incompreensões, não fomenta o ódio entre religiões ou coisa quaisquer do gênero. Antes, pelo contrário, empenha-se no necessário estabelecimento da verdade, em seu caráter de valor absoluto, jamais relativo, quando há opiniões em conflito.
(...)
Para que a verdade se estabeleça; e a mentira não mais se imponha às mentes que se querem esclarecidas; por mais desagradável que (nos) pareça; se faz o ministério apologético. Em primeira e última análise, um ato de amor.”
.
Além da GRITANTE FALTA DE AMOR para com aqueles por quem Jesus também, na Cruz, se doou, haveria também que se levantar aqui, ainda que ligeiramente, o PERFIL DESSES CRISTÃOS no seu aspecto negativo:
- São NOMINAIS, porque ainda sequer nascidos de novo (JOÃO 3:1-10; EFÉSIOS 2:1-8, etc.);
- E se nascidos de novo, ainda CARNAIS (Primeira Carta aos Coríntios 3:1-4. Carta aos Gálatas 5:16-24);
- São, também, IMATUROS ao extremo, exatamente por não serem autenticamente bíblicos. E , daí, deixarem-se levar por opiniões e interpretações de pessoas visivelmente contrárias e contrários ao que nas Escrituras bíblicas está escrito. Se o leitor voltar à parte primeira deste artigo, verá como aqueles poucos textos transcritos e sucintamente interpretados se opõem frontalmente ao que enumeramos e nomeamos aqui, enquanto comportamento, de O PIOR.
Fora isso, cresce cada vez mais em mim a suspeita de INDIVÍDUOS DISSIMULADAMENTE INFILTRADOS, repetindo o que denunciou Judas, o irmão do Senhor, em sua CARTA (1:3-4):
“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos. Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.”
.
Evidente que tais indivíduos, de ateus a satanistas, passando por adeptos de religiões ativamente também contrárias a fé cristã, irão propor e estimular e, quem sabe, até consigam fazer escola de um COMPORTAMENTO LIBERTINO. Simplificando ao máximo: comportamento do qual o Senhor Jesus e os seus ensinos não sejam O Senhor; das motivações, das reais intenções, das palavras, dos gestos e das atitudes, ainda que feitas em nome dEle.
Quando em debate com muçulmanos sobre ética e moral, geralmente proponho o seguinte DESAFIO: onde no NT há uma sequer APROVAÇÃO dos que pecados e crimes que cristãos e pseudo-cristãos iriam cometer, ao longo da História? E onde no Alcorão e nas Tradições Islâmicas existe uma sequer REPROVAÇÃO às atrocidades praticadas por Maomé???
Muitos, porém, nesse Fim dos Tempos, especialmente nos grupos de debates das redes sociais, querem agir, em nome da fé cristã, como se o NT não existisse e o exemplo deixado por Jesus e seus apóstolos não fosse o parâmetro. Logo, incorrem no mesmo engano de Maomé: fazer as obras do Diabo, em nome de Deus. E não há como um cristão autêntico e amadurecido aprovar e nem ao menos ser conivente com isso. A grandeza da nossa vocação impede por completo tal postura.