quinta-feira, 23 de abril de 2020

UM VÍDEO PRÓ-ISLAM & O "EVANGELHO" AOS HEBREUS

IMPORTANTE:
Texto ainda em elaboração. 

I - EPÍGRAFES:
- "7 Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.
8 Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."
(LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 40, 720 a.C.)

- "11 Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
12 E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la."
(LIVRO DO PROFETA JEREMIAS 01)

- "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."
(EVANGELHO DE MATEUS 24:12)

II - ANTES DE TUDO,
este é um artigo na perspectiva teológica de quem acredita nos textos bíblicos em epígrafe. E  entende que é o próprio Deus (E não os homens.) o principal interessado em preservar inalterada a sua Palavra. E, para tanto, Ele sempre agiu soberanamente na História. As Escrituras bíblicas foram alvo da tentativa de destruição; mas, Deus não permitiu.  E sempre proveu os meios para que sejam identificadas e refutadas as tentativas de deturpações.

III - VOCÊ SABE O QUE SÃO COINCIDÊNCIAS DE PRONÚNCIA E/OU DE ESCRITA? 
Trata-se do caso de uma palavra, sendo dita e/ou escrita em uma Língua coincidir ou parecer com outra de um idioma diferente. Acontece com maior frequência com palavras de uma mesma MATRIZ. Caso das LÍNGUAS SEMITICAS,  o Aramaico, o Hebraico, o Árabe, dentre outras. 
Significa que tais COINCIDÊNCIAS possam ser tomada por PROFECIA?
Jamais!
Pode haver coincidência até de significado. Mas, é o TEXTO e o CONTEXTO (Teológico, cultural, histórico.) em que foram empregadas quem nos dirão do que realmente se trata.
Coincidência? Profecia??? 
Digo e reafirmo isso porque lido com a TENTATIVA DESESPERADA do Islamismo em querer provar o improvável: teria sido o seu profeta predito nas Escrituras bíblicas. Razão pela qual escrevi um livro inteiro, em REFUTAÇÃO as suposições Islâmicas a respeito de vários trechos. "MUHAMMAD (MAOMÉ): PREDITO NA BÍBLIA? (O Que Dizem As Sagradas Escrituras)" está disponibilizado neste blog para leitura.
Como os muçulmanos nunca foram convincentes em seus argumentos, no que diz respeito às SURAS 7:157 e 61:6, as quais alegam teria sido seu profeta mencionado  na Torah e no Evangelho, tentam de tudo: outras Escrituras bíblicas, os sempre discutíveis e jamais confiáveis livros apócrifos e, mais atualmente, as coincidências de pronúncias e/ou de escrita nos mesmos encontradas. Falta, evidentemente, provar ser possível transformar coincidências em profecias dadas por Deus. 
Um Caso:
Recentemente, um sheik muçulmano quis que o  "Eloí, Eloí, lamá sabatâni?" pudesse ter algo a ver com El Eloah (Variante do Hebraico significando Deus, estando ligada com Eláh, no Aramaico, e Iláh, no Árabe.)   com Allah. Sendo forte, portanto, o seu apego, apelativo um tanto, tanto à pronúncia quanto à grafia de tais palavras. E seria até aceitável, se o maior problema do Alcorão não fosse jamais o nome Deus (Sendo Allah um termo mais feliz ou não.). E, sim, o ser que se esconde por detrás do nome Allah (APÊNDICE).
E Alah, sem um dos L, fôssemos considerar tão somente o aspecto COINCIDÊNCIAS DA ESCRITA, no Hebraico, em alguns textos (E, óbvio, e seu contexto.) se traduz e SIGNIFICA pura e simplesmente por  "Maldição".
Um Outro Caso:
Tempos atrás, escrevi um artigo em REFUTAÇÃO a um outro vídeo. E, no mesmo, o autor, apelando e se apegando às COINCIDÊNCIAS DA PRONÚNCIA, quis fazer com que Muhammad (Maomé) tenha sido profetizado no Cântico dos Cânticos de Salomão. Ali, a palavra desejável, sequer um substantivo, teria pronúncia a semelhante ao nome do profeta. Só faltou o autor do vídeo mais o especialista invocado (Sempre há um.) terem lido a obra. E saberiam que desejável, sequer um adjetivo substantivado no livro, faz referência ao rei Salomão. Não, sendo, portanto, profecia e referência nem mesmo a Jesus, o qual, analogicamente, na Parábola das Dez Virgens, se identifica com o noivo. 
Então, temos um outro o caso da obra citada refutar o próprio vídeo:

"11 Teve Salomão uma vinha em Baal-Hamom; entregou-a a uns guardas; e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil peças de prata.
12 A minha vinha, que me pertence, está diante de mim; as mil peças de prata são para ti, ó Salomão, e duzentas para os que guardam o seu fruto.
13 (...)
14  Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes dos aromas."
Nota:
Precisa dizer mais?
Sim. O mesmo se sucede, conforme veremos, com o vídeo em questão neste artigo. Ei-lo:

IV - E COM VOCÊS, UM NOVO VÍDEO...


Recentemente, foi jogado nas redes um novo vídeo. Não taqyyoso do Islam, mas, PRÓ-ISLAM. Seria uma nova tendência? No meu artigo "A PAZ ILUSÓRIA DA 'RELIGIÃO DA PAZ' (& O Auxílio Luxuoso dos Inocentes)", exemplifiquei, ainda que incipientemente, o que pode ser um novo e lamentável fenômeno desse nosso Fim dos Tempos. 
Voltando ao vídeo: nosso autor supôs ter, finalmente, achado o Evangelho com a menção, nunca encontrada, a Maomé. E este seria um dos apócrifos: o tal  "Evangelho" aos Hebreus. Será? 

V - REFUTAÇÃO AO VÍDEO & À OBRA:
1 - Vendo o vídeo, o autor dirá que se trataria do primeiro Evangelho escrito. Não é verdade. Quando uma pessoa é tendenciosa, ela se apega a uma opinião, no caso, acadêmica, e a toma por (sua) verdade.
Veja as IMPLICAÇÕES do que afirmo numa simples pesquisa à Wikipedia:
"O Evangelho segundo os Hebreus é um evangelho perdido, preservado apenas em fragmentos dos escritos dos Pais da Igreja.[1] Os estudiosos acreditam que ele foi composto provavelmente no século II, no Egito. Já outro grupo de pesquisadores inclui a datação desse evangelho entre os anos 65-100.[2] Originalmente, foi escrito em grego[3], embora outros historiadores e teólogos tenham sugerido que o idioma utilizado tenha sido o hebraico ou o aramaico.[4][5]."
E se fosse eu me apegar a uma apenas das opiniões a respeito de tal obra, poderia, então (E após sua leitura.), afirmar:
"Os ebionitas deram o nome de Evangelho aos Hebreus de um Evangelho mutilado de Mateus. Isto traz-nos aos evangelhos heréticos." 
Fonte desta última citação (colhida em 23.04.2020):
https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2010/01/evangelho-aos-hebreus.html?m=1

2 - E Um "Evangelho" Perdido? Pode & Deve ser Classificado Como Palavra de Deus?
Não do Deus do Livro do Profeta Jeremias, o qual vela por sua palavra para fazê-la se cumprir. Não do Deus de Isaías, o qual, como verdadeiro profeta (A boca de Deus e este é o sentido da palavra!), assegura: "Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente." E não das verdadeiras palavras de Cristo, o qual  foi, também, categórico ao afirmar e com todas as letras:

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."
(EVANGELHO DE MATEUS 24:12)

Se a Providência divina não o preservou na sua totalidade, já temos a primeira EVIDÊNCIA de não se tratar tal evangelho de a verdadeira palavra de Deus. E ele somente existe em fragmentos,  através de CITAÇÕES de cristãos de depois dos tempos dos apóstolos. E isso não é tudo...

3 - E O Que Tem Tal "Evangelho" de Pior  Contra Si?  O Seu Próprio Texto!
Não se trata de uma máxima; é a verdade mais cristalina, até porque Deus é luz: as Escrituras verdadeiramente sagradas corroboram e são corroboradas pelas Escrituras Sagradas. Mas... determinadas escrituras são tão inverídicas que, além de se contradizer, podem ser desmentidas, não somente pelas Escrituras sagradas quanto por qualquer outra. E o que passo a demonstrar, a seguir, desmente o vídeo, o tal  "Evangelho"  aos Hebreus e o Alcorão. Até porque eles se desmentem entre si e, são, obviamente, desmentidos pelas Escrituras bíblicas.
i - SE... o autor do vídeo conhecesse melhor o tal "Evangelho" aos Hebreus, os Evangelhos bíblicos e a sua Torah, saberia que tal livro não pode ser verdadeiro, afirmando que Maria seria o Espírito Santo:

"E o senhor estava cheio da Inspiração do Sagrado no seu isolamento. E a Inspiração do Sagrado o tomou e fugiu com ele para a Galileia conforme ele nos disse, dizendo: Eis que a Inspiração do Sagrado, minha Mãe, me tomou pelas franjas da minha cabeça, e ela me levou ao monte Tabor..."
(PRÓLOGO, verso 20) 
Nota:
Este verso é o correspondente ao do EVANGELHO DE MATEUS 4:1: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo diabo."

ii - MAS... o autor, depois de engolir este camelo, ainda tentou coar mosquitos, na tentativa de provar o improvável: naquele "evangelho", Muhammad (Maomé) teria sido predito. E, logo, a  SURA 61:6 do Alcorão seria verdadeira.
Será?
Eis a SURA 61:6-a:
"E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vós, corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no tocante às predições, e alvissareiro de um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será Ahmad!"
Notas:
E seria o tal Evangelho aos Hebreus o suposto Injil coranico?  O que Allah alega teria dado (5:46-48)???  E que muçulmanos modernos (Sem uma sequer evidência e a mínima noção teológica, evidentemente.)  acusam os  cristãos de tê-lo alterado e/ou deixado se perder?  Vejamos o que o mínimo de critério, noção básica de Teologia e de honestidade intelectual nos mostram.

iii - EIS UM TEXTO DO "EVANGELHO" 
(Explorado Pelo Autor do Vídeo):
"E Gamaliel aproximou-se de Jesus e o beijou e disse:  Rabênus, nas Escrituras está escrito que o Nosso Deus nos enviará o Messias, que virá até nós e tornará visível o Reino dos Céus, e trará ao mundo a Misericórdia de Deus. Portanto, diga-nos, rogo a verdade, tu és o Messias que nós aguardamos?  E respondeu Jesus, e disse-lhe:  certamente eu não sou ele..." 
("EVANGELHO AOS HEBREUS, 3.11.01)
Nota:
Não bastasse o tal evangelho cometer a heresia de tomar Maria como sendo o Espírito Santo; sendo desmentido, portanto, pela TORAH (Gênesis 1:1-2);  pelos SALMOS (51:10-11); pelos Evangelhos verdadeiros (JOÃO 20: 21-23, etc.) e o Novo Testamento; ele é desmentido (Pasmem-se!) até pelo Alcorão! 

iv - E EIS O QUE DIZ O LIVRO DO ISLAM:
"Equando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus." (SURA 3:45)

v - O TEXTO DO "EVANGELHO" CONTINUA
 (& O Autor do VÍDEO Também Insiste):
"E Gamaliel disse:  Rabênus, como será chamado o Messias, qual sinal nos revelará a sua vinda?  E respondeu Jesus: O nome do Messias é prazeroso...".
("EVANGELHO AOS HEBREUS, 3.11. 02)
Nota:
Aqui, se é que é preciso estender-me mais nesta REFUTAÇÃO, o autor do vídeo chama-nos a atenção para uma de três COINCIDÊNCIAS DA ESCRITA. Visto que no texto, a palavra traduzida como prazeroso, no sentido de aprazível ou desejável é: ÉCHMOD . Além dessa (É bom que se diga, coincidência da escrita e jamais profecia, como estamos demonstrando.), nosso denodado pesquisador pró-Islamismo encontrou também: 
- MACHMAD, segundo ele, se poderia escrever Mohammad. 
- QORNI. O sentido é chifre, mas, segundo ele, se pode escrever Corão. 
E seriam estas a suposta referência no Evangelho a Maomé ou não se configuraria numa desesperada procura de chifres na cabeça de um cavalo? 
Ora, como já dissemos, nem mesmo o Alcorão aceita que Maomé seja o Messias. E pior: declara, tal como testemunha os Evangelhos bíblicos, ser o Messias Jesus. 
O que mais certamente ocorre, então? 
É que o autor do livro está repercutindo uma outra profecia messiânica e, esta, bíblica e verdadeira. O MESSIAS é, também, profetizado nas Escrituras bíblicas como o DESEJADO DAS NAÇÕES, Livro do Profeta Ageu 2:7.
A "profecia" do tal evangelho aponta para o futuro, tendo, naturalmente, como base algo fora dito no passado. Trata-se da explicação mais plausível, sabendo-se que um livro que confunde Maria com Espírito Santo não pode jamais ter sido inspirado por Deus. E um livro que nega ser Jesus o Messias não pode ser considerado cristão e nem mesmo Evangelho. 
O QUE SALVARIA tal vídeo, irrisório na sua tentativa de provar o que não se pode provar, do completo e irremediável constrangimento é o fato de ter sido editado com interrogação: "Profeta Muhammad no Evangelho dos Hebreus?". Não é pergunta que se faça conhecendo o mínimo do Alcorão e do "evangelho". 
Ainda, numa breve análise, o livro concorda com os Evangelhos bíblicos e discorda do Alcorão, mencionando Jesus como o Filho de Deus. Concorda com àqueles Evangelhos e com o Alcorão, na sua referência a Jesus como o Verbo divino. E, aqui, há que se perguntar, se quem o teria escrito (Embora mais pareça ser uma miscelânea dos Evangelhos bíblicos, portanto, uma compilação.) tinha a noção das implicações do termo, o qual é joanino. Quem escreveu o Alcorão (E não pode ser Deus!) plagiou o termo do apóstolo João (EVANGELHO 1:1-14), sem, todavia, entender o conceito. 
Há ainda, no tal evangelho, Gamaliel como personagem, sendo que este não consta dos Evangelhos bíblicos, apenas é mencionado no Livro Atos dos Apóstolos, inclusive por Paulo, como tendo sido, antes de sua conversão à fé cristã, um de seus mestres. E, como já vimos, no suposto diálogo de Gamaliel com Jesus, Cristo atribuindo a Si uma fala que nos verdadeiros Evangelho é de João Batista. 
E quanto ao suposto Injil coranico, no qual Maomé teria sido predito? No APÊNDICE, proporei uma questão a respeito. Confiram. 

vi - O QUE EXPLICA APÓCRIFOS COMO O "EVANGELHO" AOS HEBREUS?
(Continua) 


APÊNDICE 01:
Link do vídeo, o qual conta do CURSO DE CABALA NA PRÁTICA:
https://youtu.be/MWIzwYF3CKs

APÊNDICE 02:
Empreitadas mal resolvidas como a desse vídeo nascem da necessidade de alguém querer comprovar o improvável: a menção ou suposta profecia sobre Maomé no Evangelho. E, sendo as tentativas frustradas, não faltam a alegação de que tal menção não seria encontrada por que o Evangelho, assim como a Torah, teriam sido alterados ou perdidos. Para fazer calar tal sofismas, nos debates que participo, proponho, dentre outras, o seguinte:

QUESTÃO:
1 - Na SURA 6:34 - HN, o Alcorão diz:
"E não há quem troque as palavras de Allah". 
E numa tradução menos feliz diz que seriam inexoraveis as decisões de Allah. Ou, seja, versos e livros precisam estar nessa  conta. 
E, no mesmo Alcorão, Allah alega teria dado a TORAH, O EVANGELHO E OS SALMOS, além de citar dezenas de profetas e/ou personagens bíblicos, cujos livros e histórias somente na Bíblia se encontram, em se tratando de livros sagrados.

2 - O Islam, por DESINFORMAÇÃO ou má-fé, alega que tais livros teriam sido alterados e até perdidos.

3 - QUEM estaria dizendo a verdade?
O Islam???
A SURA 6:34 ?
Ou.. todos mentem?
 E por que o deus Allah não foi onipotente o suficiente pra impedir e fazer cumprir a Sura? E nem onisciente pra não dizer ser luz e orientação de livros que vocês supõem adulterados. 
E agora, Islam???

E MAIS:
O que o Islam  julga saber hoje, que o seu deus não sabia, quando disse que o Evangelho encerra luz e orientação e que os cristãos deveriam julgar por ele (SURA 5:46-48)?
Ou seja, depois 500 anos dos Evangelhos, em seu conjunto bíblico, ser escrito e já estar reunido no volume do "povo" ou "seguidores do Livro" , como aos cristãos se refere o Alcorão.
Povo esse, com  o qual o deus do Alcorão ordenou ao seu profeta tirar as dúvidas que tivesse (SURA 10:94). Mesmo tendo ele, segundo o Islam, um Cristo falso (Será?) e Escrituras alteradas (Mas, será mesmo???). 

SIMPLIFICANDO AO MÁXIMO:
Cadê a Torah, o Evangelho e o Salmos que seriam "as palavras de Allah que não há quem troque" ou constariam de suas "decisões inexoraveis"?        

APÊNDICE 03:
E por falar no deus Allah, eu publiquei, recentemente, uma Série de artigos enfocando a IDOLATRIA MASCARADA no Islam. Por Allah, o qual, biblicamente falando, não é Deus. Ou seja, não é o mesmo Deus, como o leitor verá, das Escrituras bíblicas. Por Maomé, uma vez que o Alcorão ensina que se lhe devote uma VENERAÇÃO IDÓLATRA. E, obviamente, pela Pedra Negra da Caaba, sendo o próprio Maomé um exemplo nisso. Segue um resumo do artigo sobre Allah, o qual pode ser acessado neste blog pela data (Ano e o mês.) da publicação:  

ALLAH
(A Idolatria, Mascarada, No Islam): 7 DICAS & 1 TEXTO (Link):

1 -  "As CARACTERÍSTICAS que o deus do Alcorão ostenta para si são, exatamente as mesmas que Jesus atribui a SATANÁS: mentiroso e homicida. Ele e seus filhos." (EVANGELHO DE JOÃO 8:43-44)
.
2 -  "O deus Allah se assume o PRINCIPAL AGENTE do que teria sido um dis/simulação."
(SURAS 4:157-158, 3:54). Allah, por este e outros versos, pode e deve ser conhecido como o "Deus" Makara (Enganador).
.
3 -  "Acusar os judeus e os cristãos de idolatria, por estupidez teológica e makara, foi o que restou ao livro tido por sagrado pelo Islam.
E, certamente, para esconder o verdadeiro rosto do seu Allah."
.
4 - "Allah É Deus?
Aos textos corânicos já citados, poderíamos acrescentar muitos outros. (...) Eles desvendam quem tal ser realmente é: um  DESENCAMINHADOR dos homens para a perdição (SURAS 7:178-179 e 4:60 - HN.")
.
5 - "Se os homens se tornaram dissimuladores (Mentirosos.) é porque aprenderam com o pai mentira. E, estranhamente, o atos de Satã são os mesmos de Allah."
.
6 - "...O Allah da SURA 9:30 foi capaz de inventar uma ACUSAÇÃO LEVIANA contra os judeus.
E para quê?
Tentar justificar a violência e o EXTERMÍNIO dos mesmos  (e dos cristãos)."
.
7 - "Tenho certeza que a maioria dos muçulmanos não sabem quem é Allah. E os que sabem não se importam.
E por quê?
Foram ensinados a ter um CONCEITO EQUIVOCADO  Deus: contraditório, absurdo e satânico."
EM TEMPO:
Na SURA DE ABERTURA do Alcorão, nos versos 5 e 6, lemos:
"Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda.
Guia-nos à senda reta."
Questão:
PRA QUEM ora o deus Allah?
E A QUEM ele diz adorar???
Seria para um ser tão maligno e ignorante quanto ele (TEXTO)?
.
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/09/allah-idolatria-mascarada-no-islam.html?m=1
SAIBA
nos pormenores, abrindo o LINK              . 


 QUESTIONE O MUSLIM: Farsas do Alcorão. 

- ALCORÃO, Sura 2:127 - HN:
"E lembrai-vos de quando Abraão levantava os alicerces da Casa, e Ismael também, dizendo: "Senhor nosso! Aceita-a de nós. Por certo, Tu, Tu és O Ouniouvinte, O Onisciente."
- ALCORÃO, Sura 3:96-a - HN:
"Por certo, a primeira Casa de Allah, edificada para os homens, é a que está em Bakkah."
Notas:
1 - Bakkah: Meca.
2 - Não há evidência, nas Escrituras bíblicas, da veracidade destes versos. Por elas, podemos simples e irrefutavelmente desmentir a farsa do Alcorão. 
3 - E PIOR PRA O ISLAM:
"Os muçulmanos afirmam que 'Meca é o centro do Islã e, também, o centro da História'. (...) Na sura 6:92 (...), vemos a descrição de Meca como a 'Mãe de todas as Cidades'."
"A partir de pesquisa realizada por Crone e Cook, a suposta primeira e única referência pré-islamica à cidade de Meca é uma referência a uma cidade chamada 'Makoraba', feita pelo geógrafo grego-egípcio Ptolomeu, em meados do século II d.C. (...)." Extraído de "É O Corão A Palavra de Deus?", de Jay Smith. 



IMPORTANTE:
Caso o leitor queira nos abençoar, leia
ESTE MINISTÉRIO APOLOGÉTICO & SUA COOPERAÇÃO, publicado em AGOSTO de 2019:
https://missaoimpactar.blogspot.com/2019/08/este-ministerio-apologetico-sua.html?m=1 
Obs.: não abrir, copie e cole o link na página de busca do Google ou o acesse, neste blogue, pela data da publicação.

"Pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."
(2 CORINTIOS 6: 10)














Nenhum comentário:

Postar um comentário