sábado, 12 de setembro de 2015

"QUEM É JESUS & QUEM É MAOMÉ???": Introdução a Resposta Ao Islã - Vol. 02

“O ministério apologético, óbvio que passível de incompreensões, não fomenta o ódio entre religiões ou coisa quaisquer do gênero. Antes, pelo contrário, empenha-se no necessário estabelecimento da verdade, em seu caráter de valor absoluto, jamais relativo, quando há opiniões em conflito. E, infelizmente, isso é notório entre as religiões monoteístas, que tomam como fonte de sua autoridade um mesmo livro por elas considerado sagrado: a Bíblia. E não creio que o cristão verdadeiro ou o religioso sincero se contentem com menos.”
 .
Em RÉPLICA aos dois primeiros artigos da minha série Islã X Bíblia: Sete de Cinquenta Perguntas Cujas Respostas Precisam Falar Mais Alto Que O Silêncio Islâmico Ou do Que As Contradições Corânicas, UM DOS MEUS OPONENTES NA POLÊMICA travada no Facebook (Vide na Introdução ao Volume 01.), repassou-me o LINK DE UMA MATÉRIA PUBLICADA NUM DETERMINADO SITE MUÇULMANO. Constavam da mesma, interessantes, porém, mui equivocadas comparações entre Jesus e Maomé, com relação a Moisés, total de nove. O fundamento teológico seria Deuteronômio 18:18. E o que se propunham os autores, ao seu modo, sem levar em conta o contexto e até mesmo a Gramática, com o versículo bíblico em questão? Apontar semelhanças e/ou dessemelhanças porventura existentes entre os  personagens bíblicos e/ou corânicos; mas, com critérios duvidosos, forçar o cumprimento da profecia na vida religiosa e carreira política de Maomé.
Apesar de tudo, surpreendeu-me, na época, o fato positivamente. É que aquele oponente de Valdeci Garcia e eu, no referido debate, ao ser por nós confrontado, deixara de lado as acusações vazias e as ofensas pessoais, como é próprio de alguns islâmicos radicais. E indicava, enfim, algo que viesse a enriquecer o diálogo. Mas, se há uma questão, sobre a qual NÃO existe a mínima possibilidade de acordo, é a comparação islâmica Jesus versus Maomé com relação a Moisés!... E o leitor logo entenderá por que.
NOS ARTIGOS INICIAIS DAQUELA MINHA SÉRIE DE PERGUNTAS, às quais não houve uma sequer resposta, CONFRONTÁVAMOS JUSTAMENTE MAOMÉ E SUA PRETENSÃO (E DO ISLÃ) DE ATRIBUIR-SE QUAISQUER PROFECIAS BÍBLICAS. Examinando a questão, não encontramos nas Escrituras Sagradas nenhuma referência àquele líder religioso, como profeta; nem a Alah, enquanto Deus; e muito menos ao Alcorão, como sendo revelação do Deus bíblico. Antes, sobejam no texto sagrado as características e os requisitos do ministério profético; sendo alguns, específicos da pessoa e obra de Jesus, e de Moisés. Nenhuma ou nenhum, porém, aplicáveis a Maomé: dado ao fato de NÃO ter este espiritualidade fundamentada nas promessas e Alianças divinas; mas, vida e religiosidade reprováveis, se levarmos em conta os parâmetros do Novo e do Antigo Testamento. Cabendo, ainda, lembrar: NÃO é a Bíblia que toma o Alcorão por fonte ou testemunho de sua autoridade. É o livro tido por sagrado pelo Islã que ousa fazer tal relação com as Sagradas Escrituras, conforme foi analisado à exaustão e desmentido, no Volume 01 desta obra.
Voltando à matéria, referida no parágrafo inicial, e às questões suscitadas pelas comparações por ela ensejadas. Não seria mais o caso de eu, para refutá-las, precisar insistir, de novo ponderando sobre temas de obrigatório reconhecimento no meio teológico e acadêmico, dado a vasta bibliografia disponibilizada. (Vide, p.ex., em Fontes de Pesquisa e de Estudos.) Além do mais, um primeiro artigo, tratando exatamente de Deuteronômio 18:18, havíamos publicado, antes mesmo da matéria nos ser repassada. Reproduzo-o neste Volume 02, intitulando-lhe Réplica Primeira. Mesmo assim;  em mais um gesto boa vontade para com o Islã (de Bebane, Julaya, Satar, Gitaide e companhia.); PROPUS-ME responder àquela matéria (mais especificamente, a um box comparativo da mesma constante), através de outra série de artigos. Totalizariam, o artigo avulso mais a nova série, quatro textos: agora revisados e reunidos, na forma das três réplicas que compõem RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & A Sua Própria Fé) - Volume 02. (*)
AFERIR E ANALISAR MAIS A FUNDO O TEOR ESSENCIAL DAS COMPARAÇÕES DO ISLÃ ENTRE JESUS E MAOMÉ COM RELAÇÃO A MOISES, foi o trabalho a que me entreguei; e ao leitor entrego. Para que possa verificar por si mesmo a resposta bíblica a ser dada aos meus interlocutores, aos demais adeptos e sites da religião de Maomé e a quem mais se interessar possa. Em todo o RESPOSTA AO ISLÃ, pauto-me por uma crítica contundente às pretensões corânicas e ao estilo de vida réprobo do seu profeta. Mas, não por mero capricho. Pois de modo algum concordo ou quero incentivar o ódio entre religiões. Aos islâmicos ainda não esclarecidos sobre a opinião que, por amor à verdade, fomos/somos obrigados formar sobre seu profeta, livro e Alah, externo o meu respeito e a devida consideração. Aos já esclarecidos, mas insistem em recusar a verdade bíblica, caso dos meus interlocutores, se realmente atentaram para o que lhes demonstramos à exaustão, o meu pesar. A despeito do amor para com eles, os quais me são motivo de contínuas orações.
Ao cristão é ordenado oferecer a outra face; e, no que depender de dele,  viver em paz com todos, sem exceção. Fomos, também, comissionados ao amor sem trégua pela Verdade: por causa do teor libertador da virtude bíblica e constituir-se a mesma num fator capital para a salvação:

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”  JESUS, em João 8:32-b.
Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,  o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
                                                                        I Timóteo 2:3-4

A polêmica é uma dentre outras possibilidades da Apologia. E esta, nada mais que uma forma de diálogo, através do qual se busca o convencimento da outra parte. É preciso, então, que fique bem claro aos desavisados e àqueles que se apressam em formar juízo sobre o que deveriam melhor se inteirar: o ministério apologético, óbvio que passível de incompreensões, não fomenta o ódio entre religiões ou coisa quaisquer do gênero. Antes, pelo contrário, empenha-se no necessário estabelecimento da verdade, em seu caráter de valor absoluto, jamais relativo, quando há opiniões em conflito. E infelizmente, isso é notório entre as religiões monoteístas, que tomam como fonte de sua autoridade um mesmo livro por elas considerado sagrado: a Bíblia. E não creio que o cristão verdadeiro ou o religioso (ou não) sincero se contentem com menos.
Para que a verdade se estabeleça; e a mentira não mais se imponha às mentes que se querem esclarecidas; por mais desagradável que (nos) pareça; necessário se faz o ministério apologético. Em primeira e última análise, um ato de amor. Segundo estatísticas, morrem diariamente cerca de trinta e cinco mil muçulmanos. Sem o verdadeiro conhecimento bíblico sobre Deus, sobre a condição humana e sobre o único meio de salvação em Jesus Cristo, resta-nos a consternação pelo seu destino eterno. Mas, assim como grassa na cristandade brasileira o quase completo desconhecimento da questão (Islã X Bíblia), alguns dentre os nossos patrícios (e irmãos de todos os continentes) têm-se levantado em obediência ao Ide, no intuito de alcançá-los. Custe o que (lhes) custar. RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) é a nossa humilde contribuição. E obra dedicada aos amantes sem trégua da verdade.
Eu oro para que o meu leitor entre estes seja contado.
                                       Belo Horizonte, Agosto de 2014.

(*) Este livro reúne, num só volume e num total de três réplicas, os artigos originalmente intitulados "ISLÃ X BÍBLIA": RESPONDENDO A ANACLETO BEBANE SOBRE DEUTERONÔMIO 18:18 (Quem é O Profeta?)  e "ISLÃ X BÍBLIA" 01,02 e 03: SOBRE A COMPARAÇÃO ENTRE JESUS E MAOMÉ EM RELAÇÃO A MOISÉS (Ou Tréplica A Anacleto Bebane Sobre Deuteronômio 18: 18 E Réplica Ao Link Pelo Mesmo Enviado), publicados entre 18 de Outubro a 06 de Dezembro de 2013, no grupo no Facebook, grupo A SALVAÇÃO Em CRISTO JESUS e no meu blog, MISSÃO IMPACTAR.


(FIM)


PRESS RELEASE:
.

Já se encontra disponibilizado, no formato e-book, o livro RESPOSTA AO ISLÃ (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé) - Vol. 02.
.

Já se encontra disponibilizado, no formato e-book, o livro RESPOSTA AO ISLÃ – Vol. 02 (O Que Todo Cristão Precisa Saber Sobre O Islamismo & Sobre A Sua Própria Fé). Nesta obra, M. Madsaiin Dias faz a necessária comparação entre Jesus Cristo e Maomé, levando em consideração, não apenas a história e o legado teológico deixado por ambos. Mas, também, a veracidade da documentação disponibilizada pelas respectivas religiões sobre dois os personagens.
.
Marcos Antonio (Madsaiin) Dias é escritor e editor, desde 2011, do blog MISSÃO IMPACTAR. Converteu-se ao Evangelho nos anos 70 e, na mesma década, formou-se pelo Seminário Bíblico Mineiro no Curso Básico de Teologia. Nos últimos anos, tem se dedicado ao evangelismo e ao estudo de culturas não cristãs, como a islâmica.
.
FORMAS DE AQUISIÇÃO (R$ 7,55 cada volume):
- Clube de Autores 
www.clubedeautores.com.br e outras lojas virtuais, observando-se que a CAPA (imagem) da edição e-book é DIFERENTE.

Nota: Na COMPRA PELO SITE CLUBE DE AUTORES; FAZER A BUSCA PELO NOME DO LIVRO (e não pelo nome do autor.)
- Contato: m.madsaiin.ebook@gmail.com 
 .

IMPORTANTE 01:
Amados, mais que uma compra, veja o seu ato também com uma forma de contribuição a esse ministério. E caso queira ajudar, sim, aceitamos contribuição:
CONTA: 013.00026620-1 - Agência 0087 -  CEF (104) – Marcos Antonio Dias.

.
IMPORTANTE 02:
Palestras (Culto de Missões, etc.) e Curso (Aula semanal, duração mínima 03 meses): (31) 9948-6217.


Nenhum comentário:

Postar um comentário