sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"ISLÃ X BÍBLIA" 02: SOBRE A TRINDADE, RÉPLICA A AMYR ALY JULAYA.

INTRODUÇÃO

Na primeira parte desta réplica, propus-me a responder, com várias citações, bíblicas, as primeiras afirmações de Amyr Aly Julaya. Nelas, o mesmo quer sustentar (erroneamente) que o conceito de Deus vindo em na forma humana e Sua  obra redentora não seria baseado em palavras claras de Jesus, entre outros erros teológicos, biblicamente falando.
Esse tipo de afirmações, muito próprio do Islã moderno, beira à irresponsabilidade intelectual, para se dizer o mínimo.



E se equivale, outro mito do Islã de Amyr, ao afirmar que as Sagradas Escrituras de judeus e cristãos foram adulteradas e NÃO poder provar nada a respeito. Até porque, como poderia Allah ordenar ao seu profeta e demais islâmicos a tirar suas dúvidas com pessoas que possuem uma Escritura supostamente adulterada? Não é contraditório? Mas qualquer leitor dos artigos da série “Islã X Bíblia” logo perceberá que, em se tratando do Islã de Amyr, Satar, Bebane e companhia a contradição não é nenhuma novidade.
Nessa segunda parte, acho por bem continuar a reproduzir na sua inteireza as palavras de Amyr. Agora, ele quer questionar o conceito da Expiação e, mais uma vez, na perspectiva da irresponsabilidade intelectual, ousa afirmar: “A morte de Jesus não traz nem expiação do pecado, nem é de forma alguma o cumprimento de profecia bíblica.” Será que está mesmo dizendo a verdade??? Ou será que, alguém por repetir ininterruptamente uma mentira, querendo dar à mesma o status acadêmico ou teológico, teria a capacidade de mudar o seu caráter, aliás, satânico (João 8: 43-44)?
Então, vejamos:


AS PALAVRAS DE AMYR 02:
Deus perdoou os pecados antes do aparecimento de Jesus, e Ele continua a perdoar sem qualquer assistência. Quando um crente peca, ele pode se apresentar perante Deus em arrependimento sincero para receber o perdão. De fato, a oferta de se humilhar perante Deus e ser salvo é feita a toda a humanidade.
Isaías 45:21-22, compare Jonas 3:5-10 “Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.”

“Biblicamente, as pessoas podem receber perdão dos pecados diretamente de Deus através de arrependimento sincero. Isso é verdade em todos os tempos e em todos os lugares. Nunca houve necessidade de um suposto papel intercessor de Jesus na obtenção de expiação. Os fatos falam por si. Não existe verdade na crença cristã de que Jesus morreu por nossos pecados e de que a salvação se dá somente através de Jesus. E sobre a salvação das pessoas antes de Jesus? A morte de Jesus não traz nem expiação do pecado, nem é de forma alguma o cumprimento de profecia bíblica.”  

Amir Aly Julaya
, em Problemas Adicionais com a Trindade,
https://www.facebook.com/groups/451501171573444/permalink/644357935621099/ (Obs.: os grifos são meus.)



RÉPLICA (EM TRÊS TEMPOS):

Amyr Aly Julaya está certo ao afirmar que Deus perdoou os pecados antes do aparecimento de Jesus. Biblicamente falando, “o cordeiro foi morto antes da fundação do mundo“ (Apocalipse 13:8/I Pedro I: 18-20). E o que isso quer dizer? Quer dizer que, na presciência de Deus o plano de salvação, através da pessoa e obra do Redentor já existia. E até Jó, o mais árabe dos crentes, cerca de 2000 a.C,  sabia disso (Jó 19: 23-27).   
Na Bíblia o passado, o presente e o futuro são a mesma coisa. Quando Deus se manifestou a Moisés, identificou-se como o EU SOU (Êxodo 3:14). Do mesmo modo, Jesus Cristo, afirmou aos judeus, quando questionado sobre a Sua existência eterna (E não por mera coincidência.):

- João 8:56-58 “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se.   Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?  Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU.”

Mas a questão que Amyr NÃO pode ignorar, principalmente utilizando-se irresponsavelmente de termos como biblicamente ou os fatos (QUAIS???) falam por si, quando se trata da Bíblia, é a seguinte: para um Deus NÃO limitado pelo tempo, o QUANDO perdão não interessa tanto quanto o COMO (único meio de salvação):

- 1Pedro 1:18-20 “... sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,   mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,  o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós.”

E isso biblicamente bem entendido, resta-nos, então, ponderarmos sobre o que se segue. E que o leitor tire as suas próprias conclusões.    

I - A INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA DO ISLÃ DE (AMYR) SOBRE O MEIO DE SALVAÇÃO, OFERECIDO POR DEUS EM TODA A BÍBLIA, IGNORA:

1 – Que A PROFECIA em Isaías 45:21-22, ESTÁ FALANDO DO MESSIAS:

a) O livro de Isaías é o mais messiânico de todos os profetas do Antigo Testamento. E Nele a obra de Cristo como Salvador e rei é descortinada. Mas como estamos tratando do meio de salvação, a leitura de alguns poucos trechos do livro esclarece:

- “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ELE FOI FERIDO POR CAUSA DAS NOSSAS TRANSGRESSÕES, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:4-5

b) Que  A COMPREENSÃO APOSTÓLICA DAS PROFECIAS DE ISAÍAS está claramente exposta  NOS EVANGELHOS E NO LIVRO DE ATOS:

- Marcos 15:27 / Isaías 53:12: “Também, com ele, crucificaram dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda. E cumpriu-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.“

- Atos 8: 27-35 / Isaías 53: “E levantou-se (FELIPE, O EVANGELISTA) e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo- mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar,   regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.  E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?   Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.
Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: “Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca.  Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra.” (ISAIÁS 53). Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro?  Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.”

- Isaías 50:6 / Atos 9: 3-5:
. Isaías 50:6  “Ofereci (JESUS CRISTO) as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam.”
 . Atos 9: 3-5:  “Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu;   e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?   Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;”

c) E finalmente, a compreensão errônea do Islã (de Amyr) sobre o meio de salvação, oferecido por Deus em toda a Bíblia, TAMBÉM IGNORA QUE A COMPREENSÃO APOSTÓLICA DAS PROFECIAS DE ISAÍAS está claramente exposta EM TODOS OS DEMAIS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO.
Agora, quando Amyr (ou o Islã) cita um livro da Bíblia, significa que ele deve reconhecer tal livro na sua totalidade; e não apenas nos trechos que parecem favoráveis à sua (equivocada) argumentação. E se Amyr Aly Julaya cita o Livro do Profeta Isaías como fonte de autoridade para as suas argumentações, precisa também reconhecer as profecias do próprio livro apontando a condição (deidade) de Jesus Cristo e a Sua obra redentora:

- ISAÍAS 7:  / MATEUS 1: 22-23 “Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta (ISAÍAS):  Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.”

 - ISAÍAS 9:2- 6 / MATEUS 4: 12-16: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. (...) Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, Príncipe da Paz.”

-  ISAÍAS 42:1-4 / MATEUS 12: 15-21 / FILIPENSES 2: 5-12:
“Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos,   e advertiu-lhes que não o dessem a conhecer;   para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo.  Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz.
Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o mourão que fumega, até que faça triunfar o juízo;  e no seu nome os gentios esperarão.”

II  – A INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA DO ISLÃ DE (AMYR) SOBRE O MEIO DE SALVAÇÃO, OFERECIDO POR DEUS EM TODA A BÍBLIA, TAMBÉM IGNORA:

1 -  Que NA TORÁ (Livro de Levítico) OS PECADOS ERAM PREVIAMENTE PERDOADOS, PORQUE O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS, instituído por Moisés, inspirado pelo Espírito Santo, APONTAVA PARA A OBRA DE CRISTO, “o cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo!” (João Batista). Exemplos:

a) “Disse mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma (PESSOA) pecar , por ignorância, contra alguns dos mandamentos do Senhor, acerca do que não se deve fazer, e proceder contra algum deles; Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao Senhor, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado.” Levítico 4:1-3

b) “Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância, e o erro for oculto aos olhos do povo, e se fizerem contra alguns dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, e forem culpados, E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado, e o trará diante da tenda da congregação,
E os anciãos da congregação porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho perante o Senhor; e degolar-se-á o novilho perante o Senhor.
Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregação,
E o sacerdote molhará o seu dedo naquele sangue, e o espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu.” Levítico 4:13-17

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Tal sistema em si mesmo não teria valor. Toda a sua importância e sentido prático vinham do fato daquele sistema (O levítico.) apontar para a obra de Jesus Cristo, em favor dos pecadores. Está é a compreensão apostólica do que o profeta Isaías diz com todas as letras no capítulo 53 de seu messiânico livro. Senão vejamos:

1 - APÓSTOLO E EVANGELISTA MATEUS:
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21

2 - APÓSTOLO E EVANGELISTA PEDRO:
- “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.” 1 Pedro 2:21-22
OBS.: Na essência de todas as coisas, precisamos comparar esse “nem na sua boca se achou engano” com as Suras 4:157-158. Até para sabermos em quem e no que acreditar, ou seja: que Deus é Jesus e quem tipo de Deus seria Allah.

3 - O APÓSTOLO E EVANGELISTA JOÃO COM O PROFETA JOÃO BATISTA:
-  “No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.” João 1:35-37

III – A INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA DO ISLÃ DE (AMYR) SOBRE O MEIO DE SALVAÇÃO, OFERECIDO POR DEUS EM TODA A BÍBLIA, IGNORA a compreensão bíblica (Clara tanto no Antigo quanto no Novo Testamento) de que  “SEM DERRAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO DE PECADOS” (Carta aos Hebreus em conformação com o Livro de Levítico (Torá):

MOISÉS:
- “Por isso também o primeiro (TESTAMENTO, CONCERTO, ALIANÇA) não foi consagrado sem sangue; Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.
E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” Hebreus 9:18-22 / Êxodo 24: 3-8 

OS APÓSTOLOS:
- Heb 9:11-15 “Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação),  e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,  quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?
E por isso é mediador de um novo pacto (TESTAMENTO, CONCERTO, ALIANÇA), para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.”  

JESUS CRISTO:
-  Lucas 22:14-20:  E, chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.  E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão;  pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. (...)  E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.  Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto (TESTAMENTO, ALIANÇA, CONCERTO) em meu sangue, que é derramado por vós.

EM TERMOS DE CONCLUSÃO:
Amyr Aly Julaya, tenta em vão negar: a) a essência da vida religiosa dos judeus do Antigo Testamento: o sistema de sacrifícios, no tabernáculo e, mais tarde, no templo;  e, b) a essência da mensagem dos Evangelhos e todo o Novo Testamento: a pessoa e a obra salvadora de Jesus Cristo. Não sabendo ele, que o meio de salvação do Deus da Bíblia já existia na primeira Eternidade, antes mesmo da Criação (Apocalipse 13:8 / I Pedro 1: 18- ).
Deus já sabia, na presciência que o homem, seduzido por Satanás, iria pecar. E que o pecado poderia separá-lo de Si por toda a Eternidade (Isaías 59:1-2). Havia, portanto, um preço a pagar; e Ele pagou:

- Atos 20:28-30  Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.  Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho,  e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.

Que Amyr Aly Julaya e companhia possam ter um mínimo de critério ao tratar de temas bíblicos. Além do necessário cuidado com expressões do tipo Biblicamente, ou Isso (O QUE EXATAMENTE???) é verdade em todos os tempos e lugares, ou Os fatos (QUAIS???) falam por si e demais impropriedades desse naipe, verificadas em seus escritos.
O Deus da Bíblia não é, como Allah (Sura 4: 157-158), dissimulador: Ele não suporta e julga como rigor a mentira (Apocalipse 21:8). E até agora, em toda essa polêmica, Amyr e companhia mais ser afiguram aos falsos mestres do tempo de Paulo: pretendiam passar por mestres da Lei, não compreendendo, todavia, o que diziam, e nem os assuntos sobre os quais faziam ousadas asseverações. Como se vê por essa réplica a uma apenas postagem. Há, nos mesmos, a pretensão de se questionar a doutrina bíblica de Deus e a condição divina de Jesus Cristo. A despeito do testemunho das Sagradas Escrituras de judeus e cristãos, que são às opiniões corânicas totalmente contrárias. Logo, não estamos falando do mesmo Deus e nem da mesma revelação. Alguém (O Senhor ou Allah.) estaria mentindo; porém, um outro modo de saber se uma escritura é mesmo verdadeira está em aferir o que tal escritura revela sobre o caráter de Deus.
                                    (Continua na próxima postagem)    


EM TEMPO: Ainda hoje neste blog, “ISLÃ X BÍBLIA”: SOBRE FALSOS PROFETAS,  RÉPLICA A ABDUL SATAR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário